Como Lidar com Emoções no Trabalho

Como lidar com emoções no trabalho?

Ter um equilíbrio emocional no trabalho é fundamental para conseguirmos alcançar nossas metas e objetivos. Literalmente, realizar tudo o que foi planejado.

Mas para conseguirmos gerenciar nossas emoções, é preciso manter o controle em todos os momentos. Principalmente em períodos de estresse, cansaço, insegurança e irritações, por exemplo.

Por isso, entenda agora como lidar com as emoções no trabalho em 12 passos surpreendentes e bastante funcionais.

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente esse assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

COMO LIDAR COM EMOÇÕES NO TRABALHO

Seja na vida profissional quanto na pessoal, ter controle emocional é muito importante. Com ele, você estará bem mais preparado(a) para lidar com suas emoções do jeito certo e com muita coerência.

Então, sem enrolação, vamos lá para os 12 passos de como lidar com emoções no trabalho.

1. FAÇA UMA AUTOANÁLISE

É preciso ter muita sinceridade e apontar não só seus pontos positivos, mas também os negativos.

Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais.

Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:

  • habilidades
  • talentos
  • desejos
  • e defeitos

De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.

Por isso, se quiser fazer uma boa autoanálise, recomendamos muito assistir nosso vídeo que mostra como fazer uma Análise SWOT Pessoal. Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

2. TRABALHE A EMPATIA

Entender o comportamento das outras pessoas é muito importante na inteligência emocional.

Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Então, conseguir compreender o comportamento dos outros fará com que você tenha um preparo melhor para lidar com as situações.

Ou seja, entender o lado da outra pessoa para saber o que ela espera e como lidar isso de forma compreensível, amigável e coerente para todos.

E ainda, ter humildade nesse momento é muito importante. Isso fará com que você consiga compreender ainda mais o lado de todos.

Desse modo, todos reconhecerão que você é uma pessoa sem arrogância e passarão a acreditar e se inspirar ainda mais.

3. RESOLVA SEUS PROBLEMAS

Toda vez que tiver algum problema ou pendência, resolva-as o quanto antes. Caso contrário, essas situações acabam se tornando algo negativo na sua frente.

Até porque pode parecer que você não é capaz de resolvê-los, causando cansaço e até sensação de insegurança ou fracasso.

Por isso, conseguindo executar ou solucionar todos os tipos de problemas ou pendências fará com que você se sinta mais seguro. Com a sensação de que é capaz de resolver tudo o que for preciso.

Isso é bem importante para manter sua autoconfiança em alta.

4. RESILIÊNCIA

De maneira prática, resiliência é uma característica que faz uma pessoa superar adversidades e obstáculos ou até lidar com mudanças inesperadas com certa facilidade.

Em outras palavras, uma pessoa resiliente é flexível a adversidades.

Ela consegue lidar com problemas e contratempos de um jeito positivo, fazendo com que fique mais forte na medida que os enfrenta.

Pode ter certeza que a resiliência fará com que sua inteligência emocional seja muito melhor trabalhada todos os dias. Assim, nenhuma situação será capaz de te fazer desistir. 

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Como Lidar com Emoções no Trabalho

5. AMBIENTE DE TRABALHO

Avaliar o ambiente de trabalho em que está inserido(a) é muito importante para conseguir controlar suas emoções e estresse.

E um ambiente tóxico é um dos principais vilões para perdermos o nosso controle emocional. Basicamente, trata-se de um ambiente que pode ser definido como aquele que afeta negativamente os trabalhadores de uma empresa.

Ou seja, influencia as ações, comportamentos, regras e rotinas que comprometem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais de um negócio.

Por isso, fugir desse ambiente ou até trabalhar para melhorá-lo será muito benéfico para conseguirmos ter um controle emocional muito forte e sólido.

6. SAÚDE MENTAL

Resumidamente, saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida. Bem como lidar com seus desejos, ambições, emoções, capacidades, ideias, entre outros.

Ou seja, ter saúde mental é estar bem com você mesmo(a) e com os outros também. E do mesmo modo, conseguir lidar bem com as exigências da vida.

Logo, sem uma boa saúde mental, possíveis problemas podem aparecer. Como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de stress e até síndrome de burnout.

Por isso, recomendamos muito assistir nosso vídeo sobre Saúde Mental. Com certeza, te ajudará muito a lidar com as emoções e sentimentos.

Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

7. VALORIZE SEUS LIMITES

Proponha-se a realizar o que você realmente consegue. Seja consciente e se organize para entregar tudo aquilo que foi combinado.

E separe um tempo também entre as suas atividades para poder respirar e relaxar um pouco para conseguir ter um descanso mental.

8. TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

Um ponto bem importante é se valorizar e cuidar de você mesmo(a). Tenha uma boa alimentação, sem pular nenhuma refeição.

Pratique exercícios físicos regularmente e durma bem todos os dias.

Lembre-se sempre: o trabalho pode exigir muito da gente sim. Por isso, hábitos saudáveis não podem ser ignorados porque são essenciais para conseguir manter uma vida feliz.

E quanto maior for o seu bem-estar, maior será sua produtividade.

9. EVITE DECISÕES NO CALOR DA EMOÇÃO

Geralmente, quando estamos no calor da emoção, as chances de tomarmos decisões ruins são grandes.

Por isso, tente identificar sempre esses momentos e tenha calma ao tomar qualquer tipo de atitude ou decisão.

Pare, respire, pense um pouco, tente se acalmar e esfrie a cabeça para conseguir pensar melhor e encontrar uma boa solução.

Assim, evitamos agir por impulso e até de uma maneira que não gostaríamos que fosse de um determinado jeito.

10. APRENDA COM OS ERROS

Aprender com os seus erros, e até dos outros, nos faz lidar melhor com situações futuras. Errar é humano, mas aprender com os erros é fundamental para criarmos uma base muito maior. E ter experiência e inteligência para tomarmos decisões.

E se quiser entender como aprender com os erros, assista um vídeo que mostra dicas que funcionam de verdade para trabalharmos este assunto.

Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

11. PEÇA E ACEITE AJUDA

A sobrecarga é um dos principais causadores pela perda do nosso controle emocional.

E pedir e aceitar ajuda é fundamental para evitá-la. Isso vale tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

Ouça a opinião de seus familiares, amigos e colegas. Divida suas preocupações ou frustrações com seu chefe ou colegas de trabalho. Mas sempre de forma sincera, clara e calma.

Isso fará com que as pessoas ao seu redor procurem entender a sua situação e tentar te ajudar de alguma forma.

E não hesite em procurar ajuda profissional, como um psiquiatra ou psicoterapeuta. Até porque eles conseguirão te ajudar de modo profissional e até recomendar algum medicamento adequado, caso necessário.

12. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Em alguns casos, as pessoas poderão reagir de uma forma que você não tenha esperado. Como por exemplo, de maneira agressiva ou até indiferente.

Quando isso acontecer, não responda ou reaja da mesma forma. Mantenha a calma e postura e saiba que você consegue controlar apenas seus próprios sentimentos e comportamentos.

Assim, quando continuar mantendo o respeito e não violar os direitos da outra pessoa, você ainda tem o direito de defender seu posicionamento.

Caso contrário, haverá muitos desentendimentos e conflitos. O que será bastante negativo e não agregará nada a seu favor.

E um assunto que pode te ajudar muito nisso é trabalhar sua Inteligência Emocional.

Que basicamente, é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nossos relacionamentos.

Trata-se da habilidade de saber lidar com as nossas próprias emoções e sentimentos. E assim, gerir bem nossos relacionamentos.

Logo, se quiser trabalhar bem a sua inteligência emocional, assista nosso vídeo bem prático sobre isso. Clicando aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO COMO LIDAR COM EMOÇÕES NO TRABALHO

Viu como lidar com emoções no trabalho pode ser feito através de alguns passos bem simples, mas muito importantes e poderosos?

Com certeza, saber controlar nossas emoções é fundamental para conseguirmos conquistar nossas metas e objetivos sempre. E isso precisa ser trabalhado todos os dias.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
  2. TRABALHE A EMPATIA
  3. RESOLVA SEUS PROBLEMAS
  4. RESILIÊNCIA
  5. AMBIENTE DE TRABALHO
  6. SAÚDE MENTAL
  7. VALORIZE SEUS LIMITES
  8. TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS
  9. EVITE DECISÕES NO CALOR DA EMOÇÃO
  10. APRENDA COM OS ERROS
  11. PEÇA E ACEITE AJUDA
  12. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Como Lidar com Emoções no Trabalho”