Abri Minha Empresa E Agora? (O Que Fazer Logo Depois Disso)

Abri minha empresa e agora? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores iniciantes fazem logo depois que começam seu negócio próprio. Ou então no momento de planejamento da sua empresa própria.

Por isso, separamos aqui 17 pontos bem importantes e muito práticos que todos os empreendedores precisam trabalhar para conseguir ter sucesso com a sua empresa própria. Tudo de forma resumida e direto ao ponto!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

ABRI MINHA EMPRESA E AGORA?

Muitos empreendedores ficam em dúvida sobre o que fazer logo depois de abrir sua empresa.

No entanto, neste vídeo, vamos mostrar, de forma muito prática e bem resumida, os 17 pontos bem importantes que todos os empreendedores precisam trabalhar logo depois que o seu negócio já começou a funcionar.

No entanto, a pergunta “Abri minha empresa, e agora?” muitas vezes é feita durante o planejamento inicial da abertura de um negócio próprio.

Por isso, para este caso, recomendamos muito assistir antes o nosso vídeo que mostra como empreender do zero do jeito prático e planejado.

Ele mostra o passo-a-passo para criar, planejar, organizar e executar todo o processo para montar sua empresa própria.

Logo, se estiver nesta fase, assista antes este vídeo que falamos agora porque vai te ajudar muito. Além disso, os pontos que falaremos agora ficarão muito mais claros e sólidos.

Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

Agora, se você já abriu o seu negócio ou já fez seu planejamento, então vamos lá!

1. CERTIFIQUE-SE DE TODAS AS AUTORIZAÇÕES

Para começar uma empresa própria, é preciso ter autorizações e alvarás de funcionamento. Bem como questões de segurança e higiene, se for o caso.

Por isso, tenha tudo anotado e guardado todas as autorizações e obrigatoriedades necessárias para que o seu negócio funcione de forma regularizada. Bem como as validades e prazos para renovações.

Desse modo, evitará qualquer tipo de possíveis advertências, multas e até fechamento do negócio.

Aqui, a ajuda de contadores ou assessorias contábeis podem ajudar bastante neste ponto.

2. ENTENDA O QUE ESTÁ VENDENDO

Primeiramente, é muito importante você entender a fundo o que está vendendo. Seja um produto ou um serviço.

Veja como ele resolverá o problema ou necessidade dos clientes. E analise quais são os reais benefícios que eles proporcionarão para o seu público-alvo.

Coloque-se no lugar de cada cliente e estude se o que você está vendendo é realmente atrativo e necessário para eles.

Muitas vezes, empreendedores acreditam no seu produto/serviço, mas esquecem de analisar se isso seria realmente relevante para o seu público-alvo.

Porém, caso o produto/serviço seja realmente relevante, faça os consumidores entenderem isso. Deixe claro quais são os benefícios que eles terão ao comprar o que você está vendendo. Mostre que a compra vale a pena.

3. PÚBLICO-ALVO

Um passo essencial é trabalhar muito para conquistar seus clientes. Mas para isso acontecer, é preciso entender bem quem é o seu público-alvo.

Em suma, público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a sua empresa identifica no mercado. Assim, direciona seus esforços e estratégias para ele.

Basicamente, o público-alvo consiste em consumidores que são semelhantes em termos de idade, classe social e comportamento de compra.

Desse modo, serve como um guia e direcional para definir o que o seu negócio precisa fazer para conseguir realizar suas vendas.

Portanto, conquistar seu público-alvo deve ser o foco da sua empresa. Sem eles do seu lado, as chances de sucesso do seu negócio são inexistentes.

E analise pontos como hábitos de consumo, idade, sexo, onde moram, preferências, enfim. Faça um estudo profundo e detalhado para conhecer bem os seus consumidores.

Assista nosso vídeo sobre público-alvo 🙂

4. CONQUISTE SEUS CLIENTES

Esse passo parece básico, mas muitos empreendedores não conseguem trabalhar bem este ponto.

Conquistar clientes não é apenas esperar e apresentar seu produto ou serviço. Na verdade, é muito mais que isso.

Clientes precisam ser conquistados em todos os momentos. Principalmente porque a concorrência é cada vez mais forte. Desse modo, os clientes passam a ter mais e mais opções para resolverem seus problemas.

Então, se não souber conquistá-los do jeito certo e adequado, dificilmente seu negócio terá sucesso.

Por isso, vamos recomendar aqui um vídeo que mostra o passo-a-passo para conseguir conquistar clientes de uma maneira organizada e planejada.

Como trabalhar um bom marketing e divulgação, oferecer benefícios, técnicas de atração e muito mais.

Então, se quiser assisti-lo para se preparar bem, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

5. TRABALHE CADA CLIENTE SEMPRE

Ainda sobre os clientes, é preciso trabalhar cada ponto de contato do seu negócio com um deles. E mantê-los satisfeitos todos os dias.

Ter um cliente satisfeito é essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Dessa maneira, eles confiarão no que sua empresa está oferecendo. Ainda, serão defensores da marca.

E isso é algo muito forte no mercado. Muito mesmo.

Desse modo, existem pontos bem importantes a serem trabalhados. Como: bom atendimento aos clientes, fidelização de cada um deles, sucesso dos clientes, experiência deles, CRM, pós-venda, entre muitos outros.

Por isso, vamos recomendar assistir a nossa playlist com os vídeos que explicam cada um desses pontos de um jeito bem prático. Com certeza, você terá uma base muito mais sólida para conquistar clientes todos os dias.

Se quiser assistí-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

6. VENDA BENEFÍCIO E NÃO PRODUTO/SERVIÇO

Tenha em mente sempre que vender benefício é muito mais poderoso do que simplesmente vender produto ou serviço.

Vender uma solução ou benefício de um produto/serviço é, literalmente, mostrar para os clientes as soluções ou benefícios que eles terão ao adquirir o seu produto/serviço.

Ou seja, ao invés de mostrar os atributos do seu produto/serviço, você mostrará o que os clientes ganharão ou terão de vantagens ao comprar o que a sua empresa está vendendo.

De modo prático, atributos são características ou especificações de um produto/serviço.

Como exemplos, podemos citar: medidas, tipo de material, opções de modelos, formas de funcionamento, qualidade técnica, resolução de imagens, cores, entre outros.

E no caso da solução ou benefício, trata-se dos resultados finais do produto/serviço.

Em outras palavras, o que os atributos trarão de vantagens para os clientes. Ou quais problemas ou necessidades serão resolvidas, de fato.

E é exatamente a solução ou benefícios que os clientes compram. Logo, compram aquilo que entendem e acreditam que resolverá o que precisam.

7. PESSOAS CERTAS

Na jornada empreendedora, é preciso ter pessoas que realmente agreguem valor e te ajudem. Quando tem uma equipe muito boa, com pessoas que entendem e acreditem no que precisa ser feito, isso é um grande diferencial.

Por isso, entenda realmente onde você pode precisar de ajuda. E escolha pessoas que você confie para te ajudar em todas as tarefas e obrigações. Bem como se certificar em criar um bom ambiente de trabalho. Que seja harmônico.

Isso trará resultados de forma mais natural. E o clima de parceria é muito importante para o sucesso de qualquer negócio.

Isso vale para todas as pessoas envolvidas. Como membros da sua equipe, fornecedores, parceiros, enfim.

8. PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA

Outro pilar muito importante é saber de modo detalhado o quanto precisará investir para viabilizar e manter a sua ideia de negócio.

Desse modo, trabalhar o Planejamento Financeiro do seu negócio é fundamental. E quando ele não é trabalhado do jeito certo, com certeza será um grande problema. E um dos principais vilões por muitas empresas fecharem as portas.

Com o planejamento financeiro, você terá bem claro os valores e investimentos que precisam ser feitos.

Bem como analisar todo o dinheiro que entra e o que sai. Juntamente com suas provisões no curto, médio e longo prazo. E é aqui que entra o Fluxo de Caixa, Capital de Giro, entre outros assuntos bem importantes nas finanças do seu negócio.

Por isso, deixamos na descrição os links dos nossos vídeos que mostram e explicam esses assuntos também para você entender tudo sobre eles.

9. ANALISE A CONCORRÊNCIA

Estudar a concorrência é um ponto importante no desenvolvimento de sua estratégia de negócios.

Analise os preços trabalhados, qualidade dos produtos, satisfação dos clientes, prazos de entrega, condições de pagamento, enfim.

Conhecer bem seus concorrentes fará com que você consiga identificar se o seu negócio tem um diferencial competitivo para conquistar espaço no mercado. E, consequentemente, conquistar seu público-alvo.

10. COMPROMETIMENTO, PERSISTÊNCIA E RESILIÊNCIA

Será através do comprometimento diário que os resultados aparecerão. Trabalhar duro e fazer alguns sacrifícios são pontos que o empreendedorismo exige.

E muitas vezes, o cansaço e frustrações aparecerão durante a nossa jornada. No entanto, o comprometimento precisa persistir.

Em momentos negativos, tire lições e aprendizados disso. E trabalhe ainda mais para ajustar o que precisa e continuar o seu trabalho.

O comprometimento precisa estar sempre na mentalidade. É isso que diferencia os que tem sucesso.

E é aí que entram a persistência e resiliência.

Que em poucas palavras, persistência é continuar tentando, mas de formas diferentes até encontrar a maneira correta para dar certo. E não se abalar com os resultados negativos, quando eles aparecerem.

E resiliência é uma característica que faz uma pessoa superar adversidades e obstáculos ou até lidar com mudanças inesperadas com certa facilidade.

Em outras palavras, uma pessoa resiliente é flexível a adversidades.

Portanto, ser persistente e resiliente são características muito presentes numa mente empreendedora de sucesso.

11. FLEXIBILIDADE

Ter uma mente flexível é muito importante também. Porque coisas inesperadas acontecerão nas nossas vidas. Inclusive, até de forma constante.

Por isso, a flexibilidade irá ajudar para conseguir se adaptar e se preparar para cada situação da melhor forma possível.

Dessa maneira, entenda tudo o que pode estar acontecendo de forma diferente do que foi planejado. Então, estude maneiras e formas para conseguir se adaptar para fazerem as coisas funcionarem de forma positiva.

A flexibilidade será bem importante para não nos abalarmos a qualquer tipo de imprevistos. Inclusive, ela pode ser bastante importante em diversos tipos de situações. Trazendo grandes benefícios e melhorias também.

12. CONTABILIDADE

Este assunto é ignorado muitas vezes por muitos empreendedores iniciantes.

Em poucas palavras, contabilidade auxilia o processo de administração das empresas. Tudo através de informações e relatórios que orientam os gestores a seguirem determinados caminhos para ter mais lucratividade e sucesso do negócio. Tudo conforme as leis.

Em parte, trata-se do registro, controle e gerenciamento da entrada e saída de dinheiro. No entanto, esse simples movimento influencia diversos outros assuntos e frentes.

O que influencia na quantidade de impostos, taxas e obrigações que devem ser cumpridas conforme a legislação.

E é justamente isso que a contabilidade monitora e gerencia. Por isso, trabalhar a sua contabilidade ou contratar alguém especializado no assunto é muito importante também.

E caso precise entender mais sobre contabilidade, vamos deixar o vídeo aqui embaixo 🙂

13. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL

Trabalhar seu planejamento é fundamental em todos os momentos. Por isso, trabalhe e atualize sempre o seu planejamento estratégico. Bem como o tático e operacional. Fazendo isso, você conseguirá traçar metas e objetivos que realmente valem a pena para o seu negócio.

De forma bem resumida:

  • O planejamento estratégico orienta a visão e caminhos da empresa no geral.
  • Já o planejamento tático desdobra os objetivos do planejamento estratégico em planos de ação menores. Organizados em departamentos e equipes.
  • Por fim, o operacional trabalha para que todas as tarefas e atividades sejam realizadas para que todos os objetivos, sejam táticos ou estratégicos, sejam alcançados ao longo do tempo.

Desse modo, saber trabalhar cada um deles te deixará na frente de muitos concorrentes. Por isso, recomendamos muito entender bem este assunto.

E se quiser, temos um vídeo bem prático que mostra cada um deles de modo resumido e prático. Caso queira assisti-lo, é só assistir aqui embaixo 🙂

14. ESTUDE SEMPRE

Entenda quais são as áreas e assuntos que você precisa conhecer ou até aprimorar.

Estudar é um pilar fundamental para aumentar sua base de conhecimento sobre diversos assuntos. Ou seja, procure se aprimorar e esteja em evolução sempre.

Isso te trará resultados tanto no curto, médio e principalmente, no longo prazo. Assim, quanto mais você conhecer sobre algo, mais informações e elementos terá para tomar decisões.

Da mesma forma, mantenha-se informado(a) todos os dias. Entenda o que está acontecendo no mercado, na sua empresa e até na sociedade em geral.

Ainda, fique a par das tendências também. Isso é essencial para antecipar e encontrar soluções ou oportunidades para o seu negócio.

15. OTIMISMO E CORAGEM

Ser otimista traz uma atitude positiva. Ou seja, quando acontecer algo não esperado, como um problema, o otimismo fará com que a gente encontre soluções de maneira racional e coerente. Sem ter desespero.

Enxergar o lado positivo em todas as situações nos trará mais clareza para encontrar melhorias.

Do mesmo modo, para empreender é preciso coragem. Dificilmente encontraremos o cenário perfeito para começar um negócio próprio. Por isso, ter coragem para começar é fundamental.

16. ACOMPANHE E MONITORE DE PERTO

Acompanhar o andamento do trabalho e olhar os resultados de perto é fundamental.

Fazendo isso, você conseguirá mensurar se os resultados estão sendo alcançados e também realizar possíveis ajuste, caso necessário.

Assim, você terá certeza se o plano está sendo executado conforme o esperado e que os resultados estão sendo alcançados.

17. COMEMORE AS CONQUISTAS

Ao atingir alguma meta importante ou o objetivo final, comemore. Isso faz toda a diferença. Celebrar faz bem para todos e mostra que foi merecido por todo o trabalho realizado.

É uma recompensa gratificante para todos. Além de promover a integração da equipe. Bem como renovar as energias para os próximos desafios. 

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Abri Minha Empresa E Agora? (O Que Fazer Logo Depois Disso)

CONCLUSÃO SOBRE ABRI MINHA EMPRESA E AGORA

Essas foram as nossas dicas do que trabalhar logo depois que você abre a sua empresa. De fato, achamos bem importantes para trabalhá-las todos os dias. Assim, as chances do seu negócio próprio ter sucesso crescerão bastante.

No entanto, elas não são as únicas. Então, caso tenha alguma outra dica que não falamos aqui, comente nos comentários e compartilhe a com a gente.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. CERTIFIQUE-SE DE TODAS AS AUTORIZAÇÕES
  2. ENTENDA O QUE ESTÁ VENDENDO
  3. PÚBLICO-ALVO
  4. CONQUISTE SEUS CLIENTES
  5. TRABALHE CADA CLIENTE SEMPRE
  6. VENDA BENEFÍCIO. E NÃO PRODUTO/SERVIÇO
  7. PESSOAS CERTAS
  8. PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA
  9. ANALISE A CONCORRÊNCIA
  10. COMPROMETIMENTO, PERSISTÊNCIA E RESILIÊNCIA
  11. FLEXIBILIDADE
  12. CONTABILIDADE
  13. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
  14. ESTUDE SEMPRE
  15. OTIMISMO E CORAGEM
  16. ACOMPANHE E MONITORE DE PERTO
  17. COMEMORE AS CONQUISTAS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *