Como Não Abrir Negócio Próprio (15 Erros Muito Perigosos)

Como não abrir negócio próprio? Empreender é algo muito realizador. No entanto, é preciso muito trabalho, planejamento e resiliência.

Por isso, separamos aqui 15 erros bem perigosos que todos empreendedores precisam evitar a todo custo para conseguir montar o seu negócio próprio do jeito certo e com muito sucesso.

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

COMO NÃO ABRIR NEGÓCIO PRÓPRIO

Para montar uma empresa própria e conseguir ter sucesso não é algo fácil. Mas com muita organização, planejamento, coerência e paciência, as chances de ter sucesso aumenta bastante.

No entanto, existem muitos erros que os empreendedores iniciantes acabam não tomando cuidado. E isso é muito perigoso.

Por isso, neste vídeo, listamos 15 erros bem comuns de como não abrir negócio próprio. Assim, trabalhando cada um deles, pode ter certeza que a sua jornada empreendedora será muito mais forte e duradoura.

Então, vamos lá!

1. NÃO TRABALHAR UM PLANO DE NEGÓCIO

Em um plano de negócio, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:

  • Tamanho do Mercado
  • Quem serão seus clientes
  • Concorrentes
  • Produtos/Serviços oferecidos atualmente
  • Fornecedores
  • Investimentos e estruturas necessárias
  • Equipe
  • Riscos
  • Metas e Objetivos a serem alcançados

Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.

De fato, desenvolver um plano de negócio é um passo fundamental e obrigatório para para começar a empreender do jeito certo.

Com ele, as chances do seu negócio dar certo são muito maiores mesmo. E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.

Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

2. NÃO SE CONHECER

Outro erro comum é não ter um autoconhecimento profundo e sincero. Dessa forma, sem ter um conhecimento de si próprio(a), dificilmente saberemos nossos pontos fortes e fracos. E como trabalhá-los para conseguir melhorar sempre.

Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais. Tenha em mente que o principal pilar do empreendedorismo é o próprio(a) empreendedor(a).

Porque será você a principal pessoa para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. E para empreender, a razão precisa ser sempre, sempre muito clara.

Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:

  • habilidades
  • talentos
  • desejos
  • e defeitos

De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.

Por isso, se quiser fazer uma boa autoanálise, recomendamos muito assistir nosso vídeo que mostra como fazer uma Análise SWOT Pessoal. Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

3. NÃO TRABALHAR COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO

Um ponto importante aqui é escolher uma ideia em uma área ou assunto que você tenha paixão. Quanto mais você gostar e se interessar por este assunto, melhor será o seu envolvimento com ela.

Trabalhar com que realmente gosta te dará muita energia e motivação todos os dias. De fato, você se interessará por isso e fará de tudo para dar certo.

4. NÃO SABER SEU PROPÓSITO 

Procure definir, entender e enxergar bem o seu propósito. Tanto da sua vida quanto do seu negócio.

O propósito faz com que a gente acredite no caminho a ser seguido. Isso nos dá motivação e inspiração verdadeira todos os dias. Aumentando sempre as nossas energias para conquistar nossas metas e objetivos.

Muitos profissionais trabalham apenas para ganhar dinheiro. Este pode até ser um propósito, mas se trabalhar com algo que não acredita ou não tem paixão, pode ter certeza que ganhar dinheiro vai durar bem pouco (ou até nem acontecer).

Tenha em mente que se o seu propósito é só ganhar dinheiro, esse tipo de mentalidade não consegue sustentar seu plano de carreira pessoal por muito tempo.

Dinheiro é consequência e resultado do seu trabalho bem-feito e sólido de todos os dias. E fazer algo bem feito por muito tempo funciona muito melhor quando você tem um propósito bem definido.

Algo que realmente você acredita e tenha muito valor para você. Trabalhe com algo que tenha paixão, combinado?

E uma maneira que pode te ajudar a encontrar e definir o seu propósito é o Ikigai. Ele é bem prático e muito profundo. Caso queira conhecer esse método, assista nosso vídeo sobre ele, clicando aqui embaixo 🙂

5. NÃO TER UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO

Ter uma ideia de negócio não é simplesmente acreditar que a sua ideia é a melhor. Antes, é preciso avaliar se ela realmente é a melhor opção. E que ainda, esteja no momento ideal para ser trabalhada.

Será justamente esta ideia de negócio que vai direcionar todos os seus esforços para montar sua própria empresa.

E para te ajudar a encontrar ideia, pesquise muito e repare no que já está sendo feito atualmente. E procure maneiras de encontrar espaços que podem ser ocupados.

Ou então estudar o que já é feito e encontrar maneiras de aprimorar. Tudo para atender uma demanda de mercado que não está sendo atendida de maneira satisfatória.

Além disso, veja em que tipos de mercados você se encaixa.

Nesta hora, liste o maior número de ideias que tiver, sem ainda se aprofundar do assunto. Feito isso, comece a ligar suas habilidades, talentos, desejos e defeitos com cada ideia de mercado listado.

E então, elimine as ideias mais fracas até encontrar a sua opção favorita.

Um ponto importante aqui é escolher uma ideia em uma área ou assunto que você tenha paixão. Quanto mais você gostar e se interessar por este assunto, melhor será o seu envolvimento com ela.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Como Não Abrir Negócio Próprio (15 Erros Muito Perigosos)

6. NÃO TRABALHAR A CONTABILIDADE

Em poucas palavras, contabilidade auxilia o processo de administração das empresas. Tudo através de informações e relatórios que orientam os gestores a seguirem determinados caminhos para ter mais lucratividade e sucesso do negócio. Tudo conforme as leis.

Em parte, trata-se do registro, controle e gerenciamento da entrada e saída de dinheiro. No entanto, esse simples movimento influencia diversos outros assuntos e frentes.

O que influencia na quantidade de impostos, taxas e obrigações que devem ser cumpridas conforme a legislação.

E é justamente isso que a contabilidade monitora e gerencia. Por isso, trabalhar a sua contabilidade ou contratar alguém especializado no assunto é muito importante também.

E caso precise entender mais sobre contabilidade, você pode assistir nosso vídeo que explica tudo de um jeito bem prático. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

7. NÃO TER UM GESTÃO FINANCEIRA 

Outro pilar muito importante é saber de modo detalhado o quanto precisará investir para viabilizar e manter a sua ideia de negócio.

Definitivamente, com o plano de negócios, você terá a noção de quanto dinheiro vai precisar. Tanto para começar, quanto para fazer com que a empresa continue funcionando.

Desse modo, trabalhar o Planejamento Financeiro do seu negócio é fundamental. E quando ele não é trabalhado do jeito certo, com certeza será um grande problema. E um dos principais vilões por muitas empresas fecharem as portas.

Inclusive, um grande erro é misturar as finanças pessoais com a da empresa. Isso é muito perigoso mesmo.

Com o planejamento financeiro, você terá bem claro os valores e investimentos que precisam ser feitos. Bem como analisar todo o dinheiro que entra e o que sai.

Juntamente com suas provisões no curto, médio e longo prazo. E é aqui que entra o Fluxo de Caixa, Capital de Giro, entre outros assuntos bem importantes nas finanças do seu negócio.

Por isso, deixamos aqui embaixo os nossos vídeos que mostram e explicam esses assuntos também para você entender tudo sobre eles 🙂

8. NÃO CONHECER O PÚBLICO-ALVO

Em suma, público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a sua empresa identifica no mercado. Assim, direciona seus esforços e estratégias para ele.

Basicamente, consiste em consumidores que são semelhantes em termos de idade, classe social e comportamento de compra. Desse modo, serve como um guia e direcional para definir o que o seu negócio precisa fazer para conseguir realizar suas vendas.

Portanto, conquistar seu público-alvo deve ser o foco da sua empresa. Sem eles do seu lado, as chances de sucesso do seu negócio são inexistentes.

Por isso, estude bem quem realmente é o seu público. Identifique e analise pontos como hábitos de consumo, idade, sexo, onde moram, preferências, enfim. Faça um estudo profundo e detalhado para conhecer bem os seus consumidores.

9. NÃO TER COMPROMETIMENTO, PERSISTÊNCIA E RESILIÊNCIA

Será através do comprometimento diário que os resultados aparecerão. Trabalhar duro e fazer alguns sacrifícios são pontos que o empreendedorismo exige.

E muitas vezes, o cansaço e frustrações aparecerão durante a nossa jornada. No entanto, o comprometimento precisa persistir.

Em momentos negativos, tire lições e aprendizados disso. E trabalhe ainda mais para ajustar o que precisa e continuar o seu trabalho.

O comprometimento precisa estar sempre na mentalidade. É isso que diferencia os que tem sucesso.

E é aí que entram a persistência e resiliência. Que em poucas palavras, persistência é continuar tentando, mas de formas diferentes até encontrar a maneira correta para dar certo. E não se abalar com os resultados negativos, quando eles aparecerem.

E resiliência é uma característica que faz uma pessoa superar adversidades e obstáculos ou até lidar com mudanças inesperadas com certa facilidade.

Em outras palavras, uma pessoa resiliente é flexível a adversidades.

Portanto, ser persistente e resiliente são características muito presentes numa mente empreendedora de sucesso.

10. NÃO ESTUDAR A CONCORRÊNCIA 

Estudar a concorrência é um ponto importante no desenvolvimento de sua estratégia de negócios.

Analise os preços trabalhados, qualidade dos produtos, satisfação dos clientes, prazos de entrega, condições de pagamento, enfim.

Conhecer bem seus concorrentes fará com que você consiga identificar se o seu negócio tem um diferencial competitivo para conquistar espaço no mercado. E, consequentemente, conquistar seu público-alvo.

11. NÃO TRABALHAR A DIVULGAÇÃO

Para conseguir atrair clientes, é preciso divulgar sua empresa para que eles saibam que ela existe. E que tenham vontade de ir conhecer.

E muitos empreendedores acabam ignorando esse trabalho. Por isso, ter estratégias de comunicação e marketing é muito importante.

Desse modo, entenda quais seriam as melhores formas de conseguir alcançar seu público-alvo. Sempre considerando as condições do seu negócio e mercado também.

12. TRABALHAR O PREÇO ERRADO

Definir os preços dos seus produtos ou serviços é muito importante para ter sucesso. De nada adianta cobrar caro se os consumidores não enxergarem valor na oferta.

Ou então cobrar mais barato e não conseguir ter lucros significantes para se manter e crescer.

Por isso, definir o preço é um trabalho que precisa de muita atenção. E não é tão simples. É preciso saber todos os seus custos e despesas para saber a sua margem real de lucro após realizar uma venda.

E muitos empreendedores acabam não trabalhando este ponto do jeito certo. O que causa prejuízo e frustrações.

Por isso, se quiser entender como definir o preço certo, assista o nosso vídeo que mostra o passo-a-passo para isso. Se quiser assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

13. NÃO TER BONS FORNECEDORES

O mais importante ao escolher um fornecedor é selecionar um que compartilhe seus valores e mantenha um bom relacionamento com eles.

Seus fornecedores são a base para o bom funcionamento de seu negócio. Ainda, é preciso manter um relacionamento saudável com eles.

Pesquise e selecione os fornecedores que melhor atenderem as suas necessidades. Estude se eles realmente são opções boas e confiáveis para ajudar o seu negócio.

Analise seus preços, condições de negociação, prazos de entrega e pagamento, enfim. Ter fornecedores que sejam parceiros é fundamental para o sucesso.

14. NÃO SEREM REALISTAS

Empreendedores de sucesso também procuram sempre manter seus pés no chão. Eles não ficam apenas sonhando em ideias.

Eles, de fato, trabalham para concretizar seus negócios de maneira racional, planejada, organizada e funcional.

Em outras palavras, a mente empreendedora de sucesso sempre procura entender se os caminhos e cenários encontrados são realmente viáveis e realizáveis.

Nada é feito sem um estudo e uma preparação adequada.

15. NÃO ESTUDAR 

Por fim, estude sempre. Entenda quais são as áreas e assuntos que você precisa conhecer ou até aprimorar.

Estudar é um pilar fundamental no empreendedorismo. Ou seja, procure se aprimorar e esteja em evolução sempre.

Isso te trará resultados tanto no curto, médio e principalmente, no longo prazo. Assim, as chances de sucesso do seu negócio serão bem maiores e realistas.

CONCLUSÃO SOBRE COMO NÃO ABRIR NEGÓCIO PRÓPRIO

Esses são os erros muito comuns de empreendedores iniciantes. No entanto, eles não são os únicos. Existem muitos outros que você pode entender mais assistindo nosso vídeo sobre como funciona uma mente empreendedora de sucesso.

Com certeza, ele vai te ajudar muito neste assunto. Pode acreditar! Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

Além disso, se tiver algum erro de empreendedores que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. NÃO TRABALHAR UM PLANO DE NEGÓCIO
  2. NÃO SE CONHECER
  3. NÃO TRABALHAR COM ALGO QUE TENHA PAIXÃO
  4. NÃO SABER SEU PROPÓSITO
  5. NÃO TER UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO
  6. NÃO TRABALHAR A CONTABILIDADE
  7. NÃO TER UM GESTÃO FINANCEIRA
  8. NÃO CONHECER O PÚBLICO-ALVO
  9. NÃO TER COMPROMETIMENTO, PERSISTÊNCIA E RESILIÊNCIA
  10. NÃO ESTUDAR A CONCORRÊNCIA
  11. NÃO TRABALHAR A DIVULGAÇÃO
  12. TRABALHAR O PREÇO ERRADO
  13. NÃO TER BONS FORNECEDORES
  14. NÃO SEREM REALISTAS
  15. NÃO ESTUDAR

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *