Tipos de empreendedorismo para iniciantes. Antes de empreender ou montar um negócio próprio, é muito importante entender que o empreendedorismo apresenta algumas frentes, modelos e áreas a serem trabalhadas.
Por isso, separamos aqui os 09 Principais Tipos de Empreendedorismo que todo profissional precisa saber antes de ter uma empresa própria. Tudo de um jeito prático e direto ao ponto!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
TIPOS DE EMPREENDEDORISMO
Empreender é algo muito gratificante e realizador. Porém, envolve muito trabalho, força de vontade, resiliência e muito planejamento.
Por isso, conhecer os tipos de empreendedorismo é fundamental para que você consiga se preparar ainda melhor para montar seu negócio próprio. Pode acreditar: entender isso fará toda a diferença.
Então, vamos lá!
1. EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Basicamente, é um conceito que possibilita a construção de negócios que visam um maior impacto as melhorias na sociedade. Seja ela local ou até global também.
E dessa maneira, os empreendedores criam medidas que podem ser lucrativas, mas ao mesmo tempo ter melhorias sociais.
Em outras palavras, o empreendedorismo social faz com que estes negócios tenham como objetivo principal, atender às necessidades sociais dos lugares onde atua e contribuir para mudar a realidade dos seus consumidores.
Os empreendimentos sociais devem vender produtos ou serviços capazes de aumentar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para a mudança de realidades sociais.
Bem como viabilizar que a empresa consiga se sustentar e crescer também.
O termo empreendedorismo social significa que o negócio, além de ser lucrativo, precisa trazer desenvolvimento para a sociedade. E ainda, ser economicamente rentáveis.
Dessa forma, se quiser conhecer mais sobre Empreendedorismo Social, assista nosso vídeo que mostra tudo isso de uma forma bem prática. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL
Aqui, trata-se de empreendedores que atuam por conta própria. Ou seja, sozinhos. E um exemplo prático são os MEIs (ou microempreendedores individuais).
Geralmente, esse tipo de empreendedor começa um negócio próprio e trabalha sozinho. Às vezes, apenas com 1 colaborador para ajudar, por exemplo.
E se quiser conhecer mais sobre o MEI, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂
3. EMPREENDEDORISMO INFORMAL
Esse tipo de empreendedorismo geralmente é trabalhado por aqueles que atuam por conta própria. No entanto, muitas vezes é algo com uma visão mais para o curto prazo. Inclusive, muitas vezes até temporário.
Dessa forma, por ser informal, é algo que não apresenta tanta estabilidade ou até proteção.
E um assunto que complementa bem esse tema é a uberização no trabalho.
Que em poucas palavras, trata-se de uma nova forma de controlar, gerenciar e organizar o trabalho. Inclusive, alguns especialistas apontam a uberização como um processo de flexibilização e informalização. Não há grandes burocracias, nem grandes investimentos iniciais para começar.
Então, se quiser conhecer mais sobre a Uberização no trabalho, assista nosso vídeo com tudo sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
4. EMPREENDEDORISMO COOPERATIVO
Trata-se de um modelo de negócio no qual diversos tipos de empreendedores passam a atuar de forma cooperada.
Ou seja, empreendedores de áreas diferentes se apoiam e se ajudam. Dessa forma, juntos, eles têm chances maiores para alcançar melhores resultados, encontrando boas oportunidades de negócio.
Aqui, para funcionar bem, é preciso ter muita organização, responsabilidade e uma ótima comunicação. Já que se trata de cabeças diferentes, com modos de trabalho que nem sempre podem ser iguais também.
5. EMPREENDEDORISMO DE FRANQUIAS
Este tipo de empreendedorismo é um modelo de negócio baseado em franquia.
Conhecido também como Franchising, franquia é uma estratégia empresarial focada na expansão de uma marca, empresa ou até um modelo de negócio.
É uma relação que envolve dois lados: franqueador e franqueado.
Franqueador é uma pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (que no caso são os franqueados) o direito de uso desta marca ou patente e do know-how desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso deste sistema.
E o Franqueado é pessoa física ou jurídica que adere à rede de franquias idealizada pelo franqueador, mediante o pagamento de determinadas taxas pela cessão do direito de uso da marca ou patente e transferência de know-how. E também é preciso se comprometer a seguir o modelo determinado pelo franqueador.
Esse empreendedorismo é bastante procurado por ser possível trabalhar com marcas que já sejam renomadas e com grande potencial de bons faturamentos e resultados.
E hoje em dia, existem diversos tipos de franquia. Inclusive, com modelos que sejam 100% digitais e online.
Então, caso queira conhecer como uma franquia funciona, assista nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
6. EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
Aqui, trata-se do empreendedorismo em que um colaborador(a) monta um novo projeto dentro da própria empresa que trabalha. E isso seja visto com bons olhos pela própria empresa também.
Embora não seja totalmente o dono(a) do projeto, o profissional costuma ter bastante autonomia para ter suas tomadas de decisão e andar para onde ache que precisa seguir.
Isso faz com que esses empreendedores se motivem dentro de um negócio que possa oferecer estrutura para que seus projetos aconteçam. Ao mesmo tempo, as empresas podem ter grandes resultados também com essas iniciativas.
7. EMPREENDEDORISMO PÚBLICO
Neste modelo, é algo relacionado ao setor governamental. Muitas vezes, o serviço público não funciona de uma maneira adequada.
Por isso, o empreendedorismo público trabalha de diversas formas para ajudar a sociedade. E, ao mesmo tempo, fazer com que os responsáveis e governadores de regiões, cidade, estado ou países acordem e trabalhem em pró da sociedade sempre.
8. EMPREENDEDORISMO DIGITAL
Basicamente, trata-se de um modelo de negócio digital, no ambiente online. Seja para vender produtos ou serviços.
Ou seja, é criar e montar um negócio cujo seu modelo se baseie na internet. Onde é possível vender ou comercializar produtos como e-books, cursos online, vídeos, shows, eventos ou workshops no formato digital, soluções tecnológicas, aplicativos, consultoria online, jogos, webinars, entre muitos outros.
Atualmente, é um empreendedorismo que vem crescendo muito pelo potencial que apresenta.
Por isso, recomendamos muito assistir nosso vídeo que explica bem como o empreendedorismo digital funciona e todas suas vantagens. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
9. EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIO PRÓPRIO
E este é muito famoso, onde se refere a criação de um negócio próprio. Buscando atender as necessidades de mercado ou aproveitando boas oportunidades. Ou seja, resolver um problema ou uma demanda que ainda não foi atendida ou solucionada.
São aqueles empreendedores que acreditam numa ideia de negócio. E trabalham muito para que ela aconteça da melhor maneira possível.
CONCLUSÃO SOBRE TIPOS DE EMPREENDEDORISMO
Esses foram os principais tipos de empreendedorismo. É bem importante conhece-los para conseguir trabalhar ainda melhor a sua jornada empreendedora.
No entanto, eles não são os únicos. Por isso, se conhece outro tipo de empreendedorismo, escreva aqui nos comentários e compartilhe com a gente.
E se quiser entender como montar um negócio próprio do jeito certo, vamos deixar aqui embaixo a nossa playlist com os mais diversos pilares e assuntos que com certeza irão te ajudar muito.
Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- EMPREENDEDORISMO SOCIAL
- EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL
- EMPREENDEDORISMO INFORMAL
- EMPREENDEDORISMO COOPERATIVO
- EMPREENDEDORISMO DE FRANQUIAS
- EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
- EMPREENDEDORISMO PÚBLICO
- EMPREENDEDORISMO DIGITAL
- EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIO PRÓPRIO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
2 pensamentos em “Tipos de Empreendedorismo (9 Principais Tipos Incríveis)”
Eu sou uma empreendedora dona de negócio próprio, aproveitar a necessidade da população de onde eu moro e comecei a revender produtos da internet a preço de custo para as pessoas. Gostei muito de conhecer que tipo de empreendedora eu sou, obrigada.
Oi Anna! Que legal sua história e iniciativa! Esperamos que nossos conteúdos te ajude na sua jornada empreendedora. E que você e a sua empresa tenham muito sucesso! 🙂