O Que É Empreendedorismo Social? (Exemplos Reais e Suas Vantagens)

O que é empreendedorismo social?

Esse é um dos assuntos mais procurados recentemente e que cresce muito no mundo todo. Mas poucos conseguem entende-lo e, principalmente, trabalha-lo do jeito certo.

E, assim, melhorar e transformar de verdade a realidade de muitos lugares!

Por isso, entenda agora de um jeito prático o que é empreendedorismo social, exemplos reais e suas principais vantagens!

Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL?
  2. SEUS 3 PILARES PARA FUNCIONAR
  3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS
  4. EXEMPLOS REAIS DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL?

Primeiramente, empreendedorismo social é uma forma ou tipo de empreendedorismo.

Basicamente, é um conceito que possibilita a construção de negócios que visam um maior impacto as melhorias na sociedade. Seja ela local ou até global também.

E dessa maneira, os empreendedores criam medidas que podem ser lucrativas, mas ao mesmo tempo ter melhorias sociais.

Em outras palavras, o empreendedorismo social faz com que estes negócios tenham como objetivo principal, atender às necessidades sociais dos lugares onde atua e contribuir para mudar a realidade dos seus consumidores.

Os empreendimentos sociais devem vender produtos ou serviços capazes de aumentar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para a mudança de realidades sociais.

Bem como viabilizar que a empresa consiga se sustentar e crescer também.

O termo empreendedorismo social significa que o negócio, além de ser lucrativo, precisa trazer desenvolvimento para a sociedade.

De certa forma, podemos dizer que é preciso ser lucrativo financeiramente, mas principalmente, socialmente, fazer o bem para a sociedade.

Um empreendimento social busca soluções para problemas sociais com a lógica do mercado oferecendo produtos e serviços de qualidade ajudando a combater ou diminuir desigualdades, promovendo inclusão, geração de renda.

E ainda, são economicamente rentáveis.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - O Que É Empreendedorismo Social? (Exemplos Reais e Suas Vantagens)

Mas qual a diferença entre o empreendedorismo tradicional e o empreendedorismo social?

O empreendedorismo tradicional faz com que as empresas ofereçam serviços e produtos à sociedade. E dessa maneira, lucrar com as vendas que forem realizadas.

Já no empreendedorismo social, o lucro sobre as vendas também acontece. No entanto, o grande objetivo aqui é levar mais qualidade de vida para as pessoas, para a sociedade em questão.

Da mesma maneira, o empreendedorismo tradicional até pode trabalhar algum tipo de ação para beneficiar a sociedade ou alguma causa social.

Porém, no empreendedorismo social, as causas sociais são o principal foco e motivo da existência dessas empresas. É o pilar principal.

E ainda, no empreendedorismo tradicional, as empresas procuram atender um público-alvo específico que possa pagar pelos seus produtos ou serviços oferecidos.

Já no empreendedorismo social, as empresas procuram um público carente socialmente, até marginalizados e que não são atendidos pelo empreendedorismo tradicional.

E é justamente por isso que ele pode ser lucrativo sim, mas seu principal objetivo e propósito é conseguir atender o público carente, negligenciado ou muito desfavorecido.

Mas tome cuidado porque o empreendedorismo social depende muito do contexto em que está inserido. Porque muitas vezes, um produto/serviço pode ser considerado social em um cenário, mas em outro não.

Por exemplo: oferecer energia elétrica em uma cidade grande como Nova York é um serviço que já é feito em grande escala, onde praticamente todos tem acesso a energia elétrica.

Porém, ao oferecer esse serviço em uma cidade pequena e afastada onde não tem eletricidade é algo que o empreendedorismo social entraria.

Percebeu a diferença?

Negócio próprio abrir CNPJ - O Que É Empreendedorismo Social? (Exemplos Reais e Suas Vantagens)

2. SEUS 3 PILARES PARA FUNCIONAR

De modo resumido, existem 3 pilares principais para trabalhar o empreendedorismo social. O diagnóstico, identificação de oportunidade e criação de uma nova realidade.

DIAGNÓSTICO

O primeiro passo é identificar um problema, algo que esteja atrapalhando um determinado segmento da sociedade, como injustiça, exclusões, entre muitos outros pontos.

Geralmente, as pessoas mais impactadas por essas questões não tem recursos financeiros, poder ou até influência para encontrar alguma solução.

Outros exemplos bem comuns são: educação de má qualidade, exclusão digital, falta de moradia, atendimento médico ruins, desemprego, exclusão social (como comunidade LGBT, pessoas com deficiência física, etnias, entre outros).

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE

Feito o diagnóstico, agora é hora de transformar o problema social identificado e transformá-lo em um negócio para resolver este mesmo problema.

Ou seja, montar uma empresa que ofereça algum tipo de solução para o público afetado por este problema identificado.

E esse trabalho é feito com a iniciativa do empreendedor(a) junto com a sua capacidade de formar equipes motivadas, engajadas, inspiradas e com coragem para transformar essa realidade identificada no diagnóstico.

Que realmente acreditem no propósito central do negócio.

CRIAÇÃO DE UMA NOVA REALIDADE

Agora, é colocar a mão na massa e implementar seu novo negócio no empreendedorismo social.

Em outras palavras, é o momento de criar um novo equilíbrio estável que libere o potencial inexplorado ou alivie o sofrimento do público-alvo.

Tudo isso feito por meio da criação de um ambiente que crie a possibilidade de um futuro melhor para o seu público e para a sociedade em geral. 

  • LEIA TAMBÉM:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)

Responsável pelo sucesso próprio negócio - O Que É Empreendedorismo Social? (Exemplos Reais e Suas Vantagens)

3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

AJUDA PESSOAS VULNERÁVEIS

O empreendedorismo social faz com que as empresas transformem a vida das pessoas necessitadas através dos seus negócios, mas de modo que ainda sejam rentáveis.

E transformar a vida dessas pessoas é o que realmente move os negócios do empreendedorismo social.

INOVAÇÃO

Do mesmo modo, a inovação é algo que pode ser bastante explorado. Os empreendedores que tiverem visão social terão um campo bem grande para explorar e implementar novas ideias.

De uma forma que ajudem resolver problemas sociais, mas ao mesmo tempo ser economicamente viável. E assim, colherem grandes resultados lá na frente.

SEM DEPENDÊNCIA

Além disso, por ter que ser rentável para conseguir funcionar, sobreviver e crescer, no empreendedorismo social faz toda a diferença. Dessa maneira, a empresa consegue andar com as próprias pernas, sem depender de ajudas financeiras ou algo parecido. Que até pode acontecer, mas não é o foco da empresa.

Isso é diferente quando se compara com filantropias, como as ONGs. Que geralmente dependem de doações, ajuda financeiras, entre outros pontos.

APOIOS

E no empreendedorismo social, diversos tipos de apoio costumam existir. Empresas, fundos de investimentos, investidores, entre outros costumam apoiar, de fato, esse tipo de iniciativa.

E dessa forma, ter uma base mais sólida e um impulso inicial é muito mais provável de acontecer para começar um negócio próprio no empreendedorismo social.

Empreendedor - O Que É Empreendedorismo Social? (Exemplos Reais e Suas Vantagens)

4. EXEMPLOS REAIS DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

GRAAC

Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, é um instituto criado com o objetivo de proporcionar às crianças e aos adolescentes com câncer um tratamento médico de qualidade.

O seu propósito é ser um centro médico de referência em ensino, pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer infantil.

E em toda sua história, já tratou e curou milhares de pacientes. E continua investindo no seu crescimento para poder atender ainda mais pacientes para melhorar seu serviço para a sociedade.

GRAMEEN BANK

O Grameen Bank, localizado em Bangladesh, é o primeiro banco do mundo especializado em microcrédito para a população mais pobre conseguir empreender.

E dessa forma, dar a oportunidade e possibilidade de uma vida melhor para esse público.

Inclusive, ganhou o Nobel da paz em 2006 juntamente com o seu idealizador e fundador: o professor bengalês Muhammad Yunus.

E o Grameen Bank continua crescendo e operando em diversos países, sempre com o foco em ajudar a população de baixa renda a conseguir crédito para montar seu próprio negócio e transformar suas vidas.

Viu como o empreendedorismo social é muito interessante e tem um propósito de muito valor?

Com certeza, construir uma empresa que ajuda a resolver problemas/necessidades sociais e ainda ser autossustentável é uma ótima forma de empreender.

E assim, deixar um legado de valor para a sociedade e para o mundo.

E se quiser começar no empreendedorismo social, sugerimos muito montar um plano de negócios.

E se quiser entender como montar um do jeito certo, não deixe de assistir nossa playlist que mostra tudo o que você precisa saber. Para isso, é só clicar aqui 🙂

E PRA FECHAR ESSE POST…

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL?
  2. SEUS 3 PILARES PARA FUNCIONAR
  3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS
  4. EXEMPLOS REAIS DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “O Que É Empreendedorismo Social? (Exemplos Reais e Suas Vantagens)”