Uberização no Trabalho (Vantagens e Desvantagens na Prática)

Uberização no trabalho. Com o desemprego em alta, muitas pessoas tiveram que buscar alternativas de trabalho. Seja para complementar sua renda, bem como ser sua principal forma de trabalho. Literalmente, seu sustento.

E foi aí que surgiu a Uberização no Trabalho. Ou seja, as pessoas procurarem por trabalhos mais informais, flexíveis e por demanda. E claro, esse nome veio do aplicativo Uber.

Por isso, entenda agora o que é Uberização no trabalho, suas vantagens e desvantagens e 05 Dicas Práticas de Como Lidar e Encontrar Oportunidades na Uberização.

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É UBERIZAÇÃO NO TRABALHO?
  2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
  3. OPORTUNIDADES
  4. 05 DICAS PRÁTICAS DE COMO LIDAR E SE PREPARAR COM A UBERIZAÇÃO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É UBERIZAÇÃO NO TRABALHO?

Esse termo veio do nome da empresa Uber. Na qual os motoristas tinham liberdade e atuar de acordo com as demandas dos clientes. Ainda, tem a opção de aceitar ou não a corrida ou viagem a ser feita.

Desse modo, trata-se de uma nova forma de controlar, gerenciar e organizar o trabalho. Inclusive, alguns especialistas apontam a uberização como um processo de flexibilização e informalização. Não há grandes burocracias, nem grandes investimentos iniciais para começar.

E com o avanço da tecnologia, cada vez mais é possível encontrar trabalhos desse tipo. Conectando profissionais com potenciais clientes.

Dessa maneira, os intermediários não atuam diretamente no processo. Porque sua principal função é garantir que os clientes consigam encontrar profissionais para atender suas necessidades. E vice-versa.

Assim, o desempenho é de acordo com a demanda. Ou seja, a renda vem de acordo com o desempenho.

Por isso, se torna algo bem dinâmico. Cada pessoa é sua própria gestora de trabalho. Como resultado, a gestão é por resultado de cada profissional.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Uberização no Trabalho (Vantagens e Desvantagens na Prática)

2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS

VANTAGENS

FLEXIBILIDADE

Na uberização, é possível cada pessoa montar seu tempo e carga de trabalho. Cada um decide o quanto e quando deseja trabalhar. Do mesmo modo, os profissionais se organizam de acordo com suas necessidades e demanda também.

Assim, podem se organizar de uma maneira que consiga equilibrar bem suas vidas profissionais e pessoais também. Ter mais tempo para si mesmo(a).

SER SEU PRÓPRIO(A) CHEFE

Um outro ponto é que os profissionais na uberização são seus próprios(as) chefes. Ou seja, são os responsáveis por determinar os resultados que precisam ser alcançados. Bem como a maneira ou a forma do trabalho a ser seguido.

ALTERNATIVA AO DESEMPREGO

Ainda, é uma forma de encontrar trabalho em momentos que o desemprego se torne algo cada vez mais presente.

RENDA EXTRA

Da mesma forma, é possível encarar como um trabalho para gerar renda extra. Ou seja, a pessoa pode ter um emprego, mas utiliza uberização para conseguir gerar mais dinheiro para complementar seu salário.

Em outras palavras, é uma possibilidade de aumentar suas rendas.

DESVANTAGENS

INSTABILIDADE

A falta de estabilidade na uberização é bem presente. Não tem salário fixo como em um emprego.

Conforme falamos antes, o rendimento varia de acordo com a demanda e desempenho de cada um. Ou seja, algo que varia bastante sempre.

LEIS TRABALHISTAS

Da mesma maneira, por ser algo mais informal, as leis trabalhistas ainda não são consideradas na maioria dos casos.

Assim, não existem benefícios como 13º salário, hora extra, férias, direitos trabalhistas, entre outros.

ESTRUTURA DE TRABALHO

Além disso, não existem auxílios ou amparos em relação aos materiais necessários para a realização de tal trabalho.

Inclusive, a segurança dos profissionais é de responsabilidade dos próprios profissionais. Logo, podemos dizer que existe a precarização do trabalho nestes casos.

Business7 150ppp 01 e1583595876969 - Uberização no Trabalho (Vantagens e Desvantagens na Prática)

3. OPORTUNIDADES

Como falamos aqui, a uberização veio do nome Uber, empresa em que conecta motoristas com passageiros.

Logo, além de ser motoristas de aplicativos, entregadores (como de comida ou delivery, mas também de mercadorias ou documentos, por exemplo) também são exemplos da uberização.

No entanto, de acordo com especialistas, muitas outras profissões mais tradicionais entrarão nesse modelo. Como advogados, arquitetos, publicitários, fotógrafos, investidores financeiros, enfim.

Inclusive, existem muitos portais que já fazem essa conexão entre profissionais e clientes. Por isso, muitas oportunidades podem ser criadas e encontradas na uberização.

Dessa maneira, recomendamos muito você assistir nosso vídeo sobre Freelancers. Que são profissionais autônomos que podem aproveitar bem esse processo da uberização.

Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

4. 05 DICAS PRÁTICAS DE COMO LIDAR E ENCONTRAR OPORTUNIDADES COM A UBERIZAÇÃO

1. BUSQUE INFORMAÇÕES

Primeiramente, procure se informar o máximo possível sobre a uberização. Bem como possíveis oportunidades de trabalho que utilizam este modelo.

Entenda como funciona cada plataforma, tipos de trabalho, modelos de contrato, enfim. Estude tudo o que abordamos aqui.

Como resultado, você estará muito mais preparado(a) para trabalhar na uberização. Bem como se precaver de possíveis problemas e alinhar bem suas expectativas.

2. DEFINA SEUS OBJETIVOS E METAS

Um ponto bem importante é definir muito bem seus objetos e metas. Que sejam realistas e relevantes para cada necessidade sua.

E um vídeo que pode te ajudar muito nisso é sobre Objetivos e Metas que Realmente Importam que temos aqui no canal. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 😉

3. ORGANIZE-SE

Outra dica bem importante é se organizar de uma forma correta. E que seja de acordo com os seus objetivos e expectativas.

Para a uberização, ter uma boa gestão de tempo é fundamental para ter sucesso.

Conforme falamos aqui, a uberização apresenta instabilidades e sem garantias. Logo, conseguir otimizar seu desempenho é fundamental para alcançar seus resultados esperados. Bem como administrar bem seus recursos e gestão financeira.

Por isso, se quiser se aprofundar sobre como ter uma boa gestão do tempo, assista nosso vídeo prático aqui embaixo 🙂

4. ENTENDA O VALOR DO SEU TRABALHO

Esta dica é para mostrar que é muito importante saber o valor do seu trabalho. Literalmente, o quanto você deve cobrar ou ganhar.

Por exemplo: não adianta cobrar um preço muito baixo para conseguir mais clientes. Se, ao mesmo tempo, esse preço não traga um retorno financeiro que seja de acordo e que valha a pena.

Da mesma forma, não adianta cobrar muito caro pelo seu serviço se você não conseguir fazer com que os clientes enxerguem vantagem nesse preço.

Enfim, o mais importante aqui é ter muita coerência e sinceridade. Sempre valorizando o seu trabalho de forma honesta, combinado?

5. TENHA CONTRATOS

Ter contratos é sempre bom para formalizar tudo o que for acordado entre você e seus clientes. Bem como com as empresas ou aplicativos que trabalham como intermediadores.

Essa é uma forma de estabelecer obrigações de todos os lados e participantes de cada trabalho.

Logo, pelo fato da uberização ser mais algo informal, quanto mais você conseguir formalizar os processos e obrigações, mais segurança você terá para evitar possíveis frustrações e dores de cabeça para cada serviço prestado.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - Uberização no Trabalho (Vantagens e Desvantagens na Prática)

PRA FECHAR ESSE POST SOBRE UBERIZAÇÃO NO TRABALHO…

Viu como a uberização é algo cada vez mais presente no nosso dia-a-dia? A tendência é que ela cresça e se estruture cada vez mais.

Assim, muitas oportunidades aparecerão, já que os hábitos dos consumidores vão se atualizando conforme essa evolução.

Por isso, conseguir se preparar e antecipar essas mudanças é fundamental para ter sucesso, pode acreditar!

E aí? Você consegue identificar mais algum exemplo de profissões que usam a uberização? Se sim, escreva aqui nos comentários para dividir com a gente 🙂

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É UBERIZAÇÃO NO TRABALHO?
  2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
  3. OPORTUNIDADES
  4. 05 DICAS PRÁTICAS DE COMO LIDAR E ENCONTRAR OPORTUNIDADES COM A UBERIZAÇÃO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *