O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO? (E suas 05 DICAS PRÁTICAS)

O que é Marketing de Conteúdo?

Sabia que essa é uma estratégia de marketing que faz com que os consumidores se aproximem muito mais da sua empresa?

E assim, conseguir realizar muito mais vendas ao longo do tempo?

Por isso, entenda agora o que é Marketing de Conteúdo, suas principais vantagens que traz para o seu negócio e as 05 Dicas Bem Simples de como aplica-lo do jeito certo e prático!

Se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também clicando na imagem aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

1- O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

2- PRINCIPAIS VANTAGENS PARA SEU NEGÓCIO

3- 05 DICAS DE COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1- O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo engajar e se aproximar com o seu público-alvo através de conteúdos relevantes e valiosos para ele.

E assim, construir e manter uma rede de clientes e potenciais clientes através de conteúdos que possam ajudá-los a resolver algum problema ou necessidade deles.

Tudo isso é feito para atrair, envolver e gerar valor para os consumidores de um jeito que crie uma percepção positiva da sua marca/empresa. E no lugar e na hora certa também.

O marketing de conteúdo ajuda o público-alvo a resolver ou solucionar algum determinado ponto ou assunto.

E assim, criar uma conexão com cada consumidor de modo que ele entenda que sua marca tem valor.

Afinal de contas, o conteúdo criado por você ou sua empresa atendeu ou superou as expectativas dele.

Desse modo, a confiança por parte dos seus consumidores em relação ao seu negócio vai sendo construída.

E assim, oportunidades de negócios podem ser criadas e aproveitadas, já que o sentimento do seu público-alvo com a sua marca vai ser positivo.

Curso para empreendedores - O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO? (E suas 05 DICAS PRÁTICAS)

O marketing de conteúdo é um dos braços ou pilares do Inbound Marketing (ou Marketing de Atração), que é mais abrangente.

Basicamente, é um conjunto de estratégias em ambientes digitais focadas na criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo específico.

Seja no seu site, blog, e-commerce, redes sociais ou qualquer outro ambiente online da sua marca.

Ou seja, seu principal objetivo é atrair os consumidores para os canais do seu negócio para que eles possam virar leads (que resumidamente, representam potenciais clientes) e depois transformá-los em clientes, de fato.

Por isso, é muito importante entender o Inbound Marketing para ficar bem claro o Marketing de Conteúdo.

E caso queira se aprofundar sobre este assunto, recomendamos muito assistir o nosso vídeo bem prático sobre Inbound Marketing.

Com certeza fará toda a diferença. Para assisti-lo, é só clicar na imagem aqui embaixo 🙂

2- PRINCIPAIS VANTAGENS PARA SEU NEGÓCIO

AUMENTA O TRÁFEGO DO SEU SITE

Com o marketing de conteúdo, seu site conseguirá ter mais base para conseguir ser encontrado na internet pelos consumidores.

E hoje em dia, cada vez mais as pessoas realizam pesquisas no Google, Bing, Youtube ou outros mecanismos de buscas.

E esses mecanismos possuem algoritmos que conseguem encontrar conteúdos relevantes de acordo com a busca dos usuários.

Então, se seu site tiver um marketing de conteúdo bem trabalhado, ele terá mais chance de ser encontrado pelos mecanismos de busca e aparecer nas primeiras páginas das pesquisas.

E assim, conseguir aumentar o tráfego do seu site de maneira relevante e assertiva. Em outras palavras, quem trabalha o Marketing de Conteúdo tem mais chances de ser encontrado(a) quando comparado com aqueles que não trabalham.

BRAND AWARENESS

Além disso, o marketing de conteúdo ajuda no brand awareness (ou reconhecimento de marca) de forma positiva.

Como falamos anteriormente, a produção de conteúdo ajuda as pessoas a encontrarem conteúdos relevantes para elas. E assim, acabam criando uma conexão com sua marca.

Dessa maneira, as pessoas tem uma propensão maior em comprar com empresas ou marcas que são familiares ou que tenham alguma conexão com elas.

ENGAJAMENTO COM SUA MARCA

Outro ponto importante é que o marketing de conteúdo consegue promover um engajamento maior entre os consumidores com a sua marca.

Ao produzir conteúdos relevantes e de qualidade, as pessoas naturalmente se engajarão mais com isso. Como compartilhando o conteúdo com conhecidos, comentando ou interagindo de outras maneiras.

E isso faz com que as pessoas interajam com sua marca e, em muitas vezes, acabam se tornando defensores da sua empresa.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO? (E suas 05 DICAS PRÁTICAS)

EDUCA SEU PÚBLICO

Além disso, o marketing de conteúdo educa seu público. Como falamos antes aqui, os conteúdos ajudam a resolver alguma dúvida, problema ou necessidade de determinadas pessoas.

E isso as ajudam a tomar melhores decisões, como o de compra, por exemplo. Com conteúdos relevantes e bem planejados, sua empresa conseguirá quebrar objeções e aumentar a satisfação dos clientes.

Principalmente porque eles chegarão na decisão de compra com o conhecimento total do seu produto/serviço e também de todos os benefícios que ele trará para eles.

O SUCESSO DO CLIENTE…

E isso faz chegar no Sucesso do Cliente, que é um assunto muito importante, mas que muitas empresas acabam esquecendo de trabalhar isso.

Basicamente, sucesso do cliente acontece quando seus clientes tem seus desejos ou necessidades atendidas através de interações com sua empresa, diretamente ou através do seu produto ou serviço, por exemplo.

E assim, cria-se uma base de clientes satisfeitos e fiéis, representando uma importante parcela do faturamento da sua empresa.

Por isso, recomendamos muito entender bem este assunto. E temos um vídeo bem práticos sobre isso. Se quiser assisti-lo, é só clicar nesta imagem aqui embaixo 🙂

GERAÇÃO DE LEADS

E com certeza, o marketing de conteúdo ajuda muito na geração de Leads.

Para quem não conhece, basicamente, lead é um cliente em potencial, que se interessou pelo seu produto/serviço e quis saber mais sobre o que o seu negócio oferece.

E dessa maneira, oferece dados ou informações de seu contato para a sua empresa.

Isso é um passo fundamental para conseguir gerar vendas no Marketing Digital. E hoje em dia, conseguir gerar lead é um passo obrigatório para conseguir gerar mais vendas.

Pode ter certeza que o marketing de conteúdo, quando trabalhado da maneira correta, conseguirá atender bem as necessidades dos clientes de acordo com o funil de venda, que vamos falar mais pra frente aqui.

Então, se quiser entender bem sobre Lead, temos um vídeo bem direto ao ponto sobre este assunto. Pra assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

AQUISIÇÃO DE CLIENTES

Conseguir um novo cliente para a empresa é algo que pode ser caro.

Até porque podem ser necessários investimentos para conseguir trazer novos consumidores para o seu negócio. Como montar um time grande de vendas ou até investir em publicidade.

E com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, sua empresa conseguirá reduzir bastante o custo de aquisição de clientes.

Tudo isso fornecendo materiais que tiram dúvidas dos clientes antes ou na hora da compra. Sempre com conteúdos e materiais que podem reduzir bastante o processo de vendas.

E ainda, com os clientes satisfeitos, através do marketing de conteúdo, é possível também que eles continuem comprando com frequência com a sua empresa.

Mas claro, isso depende muito de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, que é o que vamos falar agora.

Plano de Negocio - O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO? (E suas 05 DICAS PRÁTICAS)

3- 05 DICAS DE COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO

1- DEFINA OS OBJETIVOS

Comece definindo seus objetivos principais. Tenha isso bem claro porque serão nesses objetivos que sua empresa concentrará seus esforços.

Lembre-se que os objetivos precisam ser tangíveis, mensuráveis e realistas de acordo com a estrutura e condição do seu negócio.

E com essa definição muito bem feita, determine as métricas ou metas que mostrarão se o trabalho está sendo bem realizado e caminhando para a direção planejada.

Como exemplos, podemos citar: engajamentos, número de leads, vendas, retorno sobre investimento, entre outros.

2. DEFINA A BUYER PERSONA

Em suma, buyer persona é a representação do cliente ideal do seu negócio, com nome, idade, características, hábitos, preferências, enfim.

E ela é muito importante para conseguir entender bem como seus clientes se comportam para conseguir definir que tipo de conteúdo desenvolver para eles.

E assim, atender as necessidades ou problemas que eles procuram resolver.

Entender sua buyer persona é fundamental para conseguir produzir conteúdos que sejam realmente relevantes para eles. E assim, atingir seus objetivos.

E se precisar entender mais sobre buyer persona, temos um vídeo que explica bem esse assunto. Para assisti-lo, é só clicar nesta imagem aqui embaixo 🙂

 

3. TRABALHA O FUNIL DE VENDAS

Agora, é hora de trabalhar todos os pontos do seu funil de vendas.

Entenda quais são os momentos em que seus clientes passam para realizar uma compra com o seu negócio. Seja no fundo, meio, topo do funil ou até no pós-compra.

E assim, trabalhe conteúdos para cada um desses momentos. Fazendo isso, você conseguirá ajudar seus clientes com materiais bem relevantes e assertivos.

Dessa maneira, fará com que eles continuem pelo funil de venda, sempre com o seu negócio em mente, como uma boa opção de compra.

Por isso, se quiser se aprofundar sobre o funil de vendas (ou conhecido também como pipeline), temos um vídeo completo sobre isso.

Para assisti-lo, é só clicar nesta imagem aqui embaixo 🙂

4. SELECIONE OS CANAIS

O próximo passo é selecionar os canais para trabalhar os seus conteúdos considerando tudo o que falamos até aqui.

Escolha os canais em que sua buyer persona está. Além disso, escolha apenas aqueles canais nos quais sua empresa consiga realmente trabalhar de forma sólida e constante.

Como exemplo, podemos citar: blogs, redes sociais, e-mail marketing, vídeos, ebooks, infográficos, palestras, webinars, enfim.

Trabalhe conteúdos relevantes no canais em que seu público esteja e goste de estar, combinado?

5. MENSURE OS RESULTADOS

E por fim, sempre monitore os resultados obtidos e analise se tudo está andando conforme o planejado.

E caso não esteja, realize ajustes para conseguir atingir todos os objetivos propostos.

E ao atingir os objetivos, entenda profundamente o que deu certo e errado para continuar aperfeiçoando sua estratégia e ações do marketing de conteúdo da sua empresa.

E PRA FECHAR ESSE POST…

Esse é o marketing de conteúdo. Viu como ele é muito importante é pode ser muito  útil no seu negócio?

Não só para ajudar a realizar mais vendas, mas também em criar um relacionamento mais próximo com os consumidores

Com certeza, quando bem trabalhado, o Marketing de Conteúdo é uma ótima vantagem competitiva, pode acreditar!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

1- O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

2- PRINCIPAIS VANTAGENS PARA SEU NEGÓCIO

3- 05 DICAS DE COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO? (E suas 05 DICAS PRÁTICAS)”