COMO ORGANIZAR UMA EMPRESA PEQUENA (em 11 Passos)

Como organizar uma empresa pequena? Essa é uma dúvida muito comum para empreendedores e profissionais que não contam com uma estrutura grande e um poder financeiro alto.

Por isso, separamos aqui 11 Dicas Bem Práticas e rápidas que te ajudarão a organizar e gerenciar o seu pequeno negócio de um jeito assertivo, planejado e bem coerente.

Assim, construir uma base bem sólida para crescer todos os dias. Pode acreditar!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica esse assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

COMO ORGANIZAR UMA EMPRESA PEQUENA

Para organizar qualquer tipo de empresa, é preciso ter uma boa gestão de negócio. Que basicamente, trata-se do conjunto de atividades e processos utilizados para administrar uma empresa de forma eficiente e eficaz.

Ou seja, são as práticas e estratégias que visam planejar, organizar, liderar e controlar as atividades empresariais. Sempre buscando atingir os objetivos e garantir o sucesso da organização.

Então, se não conhece bem esse assunto, recomendamos assistir nosso vídeo que explica isso de um jeito prático e direto ao ponto. Assim, as dicas que falaremos aqui farão muito mais sentido para você.

Logo, se quiser assisti-lo, é só clicar nesse botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

Agora, se você já entende sobre gestão de negócios, vamos para as 11 Dicas bem práticas que apontam como organizar uma pequena empresa.

Então, vamos lá!

1.2MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão, visão e valores são conceitos estratégicos de gestão de empresas. Ou seja, elas fazem parte do planejamento estratégico de negócio.

E no dia a dia, servem como uma bússola para as empresas, orientando os caminhos para buscar os resultados esperados. Em outras palavras, ajudam a definir a direção estratégica das empresas.

Logo, isso é fundamental para fazer com que as próximas dicas façam mais sentido no dia a dia do seu negócio.

Ainda, é bem importante fazer com que todos os envolvidos tenham isso em mente para agir de acordo com o que a empresa realmente é e busca.

2. DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO

Entenda quem será seu público-alvo para cada ação. Sejam seus clientes ou potenciais clientes, os colaboradores da sua empresa, fornecedores ou parceiros, enfim.

Defina muito bem o seu público-alvo para cada parte da gestão do seu negócio. Dessa maneira, você terá uma base muito sólida para saber o que precisa ser feito para ter sucesso nas suas estratégias.

Isso fará com que cada ação seja muito mais eficaz e assertiva.

3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O planejamento financeiro consiste em uma projeção de receitas e despesas para um determinado período. Além disso, analisa os cenários projetados e estabelece metas com base nestas informações.

Em outras palavras, será ele que apontará as diretrizes para que o negócio seja rentável, através de um conjunto de ações, ferramentas e controles que buscam entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros de uma empresa para curto, médio e longo prazos.

Ou seja, o planejamento financeiro empresarial tem como objetivo principal garantir que sua empresa tenha dinheiro suficiente em caixa para ter uma vida saudável, consiga aproveitar oportunidades ou resolver possíveis emergências e, assim, crescer constantemente.

Bem como entender se todos os custos e despesas fazem sentido ou é possível reduzi-los para aumentar a rentabilidade e lucratividade do seu negócio.

4. ESTUDE A CONCORRÊNCIA

Juntamente com o que acabamos de falar, estudar a concorrência fará toda a diferença. Desse modo, sua empresa conseguirá se posicionar de uma maneira segura no mercado.

Bem como ter referências do que está dando certo ou não. Ainda, entender se existem oportunidades a serem aproveitadas. Ou até cuidados que devem ser tomados.

5. GESTÃO DE MARKETING

Basicamente, é o gerenciamento que analisa e monitora as estratégias, ações, processos, e pessoas relacionados as atividades marketing. De maneira que agregue valor ao mercado e seus consumidores. Bem como atingir as metas e objetivos do negócio.

Com essa gestão, é possível identificar e encontrar maneiras de atender demandas e oportunidades identificadas. Bem como trabalhar possíveis falhas e ameaças.

Ainda, sempre monitorando e estudando o mercado, concorrentes, comportamento dos consumidores, fornecedores e outros assuntos de forma organizada, coerente e planejada.

Tudo para satisfazer e encantar os clientes. Atendendo e resolvendo seus problemas e necessidades, ao mesmo tempo que gere lucro para a empresa.

6. GESTÃO DE PESSOAS

De forma resumida, é um conjunto de práticas focadas em maximizar o potencial das pessoas ou de cada indivíduo da sua equipe.

Ou seja, tem relação com as práticas adotadas para estudar, entender e valorizar o capital humano das empresas.

Em outras palavras, gestão de pessoas é cuidar e valorizar dos colaboradores do seu negócio. Assim, garantir o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles.

Ainda, preparar todos para que os resultados e objetivos do seu negócio sejam alcançados diariamente.

Apesar deste assunto ser muito relacionado ao Recursos Humanos (RH), esse trabalho abrange mais do que isso. Logo, é de responsabilidade dos líderes da empresa. E também dos gestores de cada área ou departamento.

7. CONTROLE DE ESTOQUE

Basicamente, controle de estoque é saber exatamente a quantidade ideal de cada item do seu estoque.

Assim, controlar toda a movimentação de produtos e matérias-primas do seu negócio. Bem como gerir bem suas entradas e saídas.

Estoque representa custos para empresa, mas ao mesmo tempo é responsável por realizar vendas para o negócio.

Desse modo, ter um controle de estoque é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Como resultado, ter uma gestão eficiente do estoque para gerar lucros verdadeiros para o seu negócio.

8. BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE

Basicamente, significa oferecer os melhores serviços para o cliente. Antes, durante e depois da compra. E dessa maneira, fazer com que cada cliente fique bem satisfeito com a sua empresa.

Em outras palavras, um bom atendimento é todo o suporte que você oferece aos seus clientes e que os ajuda a ter uma ótima experiência com a sua empresa.

Isso faz com que seu negócio crie e construa um relacionamento sólido e duradouro com ele. E assim, fazer com que ele compre da sua empresa, continue comprando e ainda se torne um cliente fiel, um defensor da marca.

9. INVISTA EM ESTRUTURA

Investir em estrutura para propiciar as condições ideais para exercer o trabalho esperado e conquistar os resultados desejados é fundamental.

Isso vale para equipamentos, tecnologia, ambiente de trabalho, enfim. Ofereça as condições de trabalho de forma coerente e condizente.

Inclusive, atualmente existem diversos sistemas de gerenciamento que ajudam muito na gestão empresarial. Como os ERPs, que são sistemas de gestão que permitem acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa.

Então, se quiser conhecer mais sobre ERPs, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂

Da mesma maneira, investir na qualificação profissional é fundamental também. Procure profissionais qualificados sempre para fazer parte da sua equipe. Monte um time talentoso todas as vezes.

Além disso, valorize seus colaboradores sempre. Ofereça treinamentos, capacitações, cursos, entre outras ferramentas para prepará-los melhor e dar condições ideias e propícias para que eles estejam aptos a entregar o melhor trabalho esperado e planejado. Que é o que falamos anteriormente.

10. TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

De forma bem resumida, essa teoria defende que as empresas são capazes de terem mais eficiência e produtividade, diminuir desperdícios e capacitar gestores a tomarem decisões mais assertivas e coerentes.

Sempre pontuando que os gestores de empresas precisam se antecipar, decidir e agir de modo bem planejado e organizado.

Além disso, aponta que o conhecimento administrativo supera o conhecimento técnico para determinar os caminhos a serem seguidos pelas empresas.

Isso é importante pontuar porque na época em que foi desenvolvida, que foi no início do século XX, os gestores se baseavam mais nas técnicas de produção do que a administração.

E com o crescimento da produtividade das empresas daquela época, percebeu-se a necessidade de gerir melhor os recursos. Sejam financeiros, materiais, de tempo e humanos também.

Dessa forma, a necessidade de otimizar processos e aumentar a eficiência crescia cada vez mais. Logo, a teoria clássica da administração surgiu para resolver exatamente esta questão.

E essa teoria pode te dar uma visão mais abrangente da sua empresa como um todo. E assim, trabalhar pontos para se estruturar e criar uma base mais sólida para organizar seu negócio.

Então, se quiser conhecer mais sobre a teoria clássica da administração, temos um vídeo que explica isso de forma bem resumida. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

11. MONITORE OS RESULTADOS 

Por fim, acompanhe de perto cada momento da gestão empresarial. Bem como os resultados obtidos.

Analise se os objetivos estão sendo alcançados e se as metas estão sendo conquistadas de acordo com o planejado.

Revise sempre que possível cada parte da gestão. Isso fará com que seja possível identificar pontos de atenção. Ainda, realizar ajustes quando for preciso.

CONCLUSÃO SOBRE COMO ORGANIZAR UMA EMPRESA PEQUENA

Viu como essas dicas podem te ajudar bastante em como organizar uma pequena empresa? Independentemente do setor ou segmento.

Tenha em mente que para ter sucesso com seu negócio, é fundamental se atentar para cada ponto da sua empresa. Bem como dividir o trabalho com todas as pessoas responsáveis por cada tarefa ou área, combinado?

Fazendo isso, pode ter certeza que seu negócio irá ter muito sucesso todos os dias. Assim, crescer cada vez mais e se destacar no mercado.

No entanto, essas dicas não são as únicas. Então, caso tenha alguma outra que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - COMO ORGANIZAR UMA EMPRESA PEQUENA (em 11 Passos)

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES
  2. DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO
  3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO
  4. ESTUDE A CONCORRÊNCIA
  5. GESTÃO DE MARKETING
  6. GESTÃO DE PESSOAS
  7. CONTROLE DE ESTOQUE
  8. BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE
  9. INVISTA EM ESTRUTURA
  10. TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
  11. MONITORE OS RESULTADOS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *