MUDANÇA DE CARREIRA PROFISSIONAL (Principais Sinais)

Mudança de carreira profissional ou transição de carreira. Se você está pensando em mudar de trabalho ou sair do seu emprego para montar o seu negócio próprio, saiba que isso exige um planejamento e análise muito bem-feitos e profundos.

Por isso, separamos aqui os principais sinais que mostram que realmente vale mudar de carreira. Ainda, os 09 passos obrigatórios para te ajudar a mudar de carreira profissional do jeito certo e coerente. Independentemente do momento da sua carreira ou vida pessoal também.

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É MUDANÇA DE CARREIRA PROFISSIONAL (ou Transição de Carreira)
  2. PRINCIPAIS SINAIS QUE PODEM MOSTRAR QUE É A HORA DE MUDAR DE CARREIRA
  3. 09 PASSOS OBRIGATÓRIOS PARA MUDAR DE CARREIRA DO JEITO CERTO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É MUDANÇA DE CARREIRA PROFISSIONAL (ou Transição de Carreira)

Basicamente, refere-se quando uma pessoa decide mudar de profissão. Literalmente, mudar o rumo da sua carreira profissional.

Em muitos casos, isso acontece na tentativa das pessoas conseguirem perspectivas e vidas melhores. No entanto, também acontece por necessidades ou falta de oportunidades. Que falaremos mais pra frente.

E este processo não é muito fácil. Exige uma análise bem profunda, cuidadosa, coerente e sincera. Ao mesmo tempo, é necessário ter muito planejamento e preparo de cada pessoa.

Principalmente porque ela pode acarretar resultados positivos, mas também negativos quando for feita de maneira errada.

Por isso, vamos mostrar aqui alguns sinais de que a mudança de carreira profissional pode estar no momento certo da sua vida.

HOME OFFICE PROFISSIONAL e1657222487536 - MUDANÇA DE CARREIRA PROFISSIONAL (Principais Sinais)

2. PRINCIPAIS SINAIS QUE PODEM MOSTRAR QUE É A HORA DE MUDAR DE CARREIRA

DESÂNIMO E DESINTERESSE

Quando você passa a sentir um desânimo ou até desinteresse em ir trabalhar ou realizar as suas tarefas do trabalho, isso pode ser, sim, um sinal se isso persistir por muito tempo.

Isso pode acontecer por diversos motivos. Como problemas internos na empresa, ambiente de trabalho carregado, desorganização de processos, entre muitos. Ou até a falta de reconhecimento profissional.

FALTA DE RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Às vezes, profissionais não se sentem valorizados ou reconhecidos no trabalho. Seja pelas suas realizações, falta de promoção de cargos, salário ou bônus, enfim.

Isso acaba criando uma falta de perspectiva de carreira. O que deixa a pessoa estagnada e bem desanimada.

DESVALORIZAÇÃO DO MERCADO

Outro ponto importante a se considerar é quando o mercado passa a olhar com menos carinho para a sua área.

Por exemplo: a tecnologia evolui cada vez mais, dia após dia. Dessa maneira, ela acaba substituindo muitas profissões e funções. Ou até exigindo profissionais com capacitações novas para atuar nessa área.

Ou então, quando o mercado em questão fica mais estagnado. Dessa forma, promoções ou crescimento de carreiras acontecem em um ritmo muito mais lento.

Literalmente, a falta de oportunidades nas áreas fica em evidência.

ESTRESSE E IRRITABILIDADE

Do mesmo modo, o estresse é comum aparecer em qualquer tipo de trabalho. No entanto, se ele for constante e durar muito tempo, isso pode ser um sinal também.

Principalmente pelo fato do estresse afetar não só as nossas vidas profissionais quanto pessoais.

Ao mesmo tempo, a irritação também é um sinal bem importante a se considerar. Como passar a ficar desconfortável ou até irritado(a) ao exercer suas responsabilidades no trabalho. Ou até ter alterações de humor de forma constante.

Se entender que isso é algo que não é contornável, esse é um ponto bem importante a se considerar na mudança de carreira.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - MUDANÇA DE CARREIRA PROFISSIONAL (Principais Sinais)

CONFORMISMO COM O CARGO ATUAL

Quando também não nos sentimos motivados em realizar nosso trabalho para conseguir posições melhores por muito tempo, isso pode ser um sinal.

Quando ficamos na nossa zona de conforto e não pensamos em crescer, isso nos deixará estagnados.

Isso pode acontecer por vários motivos, como um bom salário. Mas isso não significa que não devemos trabalhar por coisas melhores ou maiores durante a nossa vida.

Estar sempre em procura de oportunidades é algo que nos motiva e nos move pra frente sempre.

NECESSIDADE OU ALTERNATIVA

Inclusive, muitas vezes a mudança de carreira acontece por necessidade ou como uma alternativa.

Por exemplo: durante a pandemia, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos. E como alternativa de trabalho, passaram a exercer outras funções ou montaram seus negócios próprios.

3. 09 PASSOS OBRIGATÓRIOS PARA MUDAR DE CARREIRA DO JEITO CERTO

1. ENCONTRE SEU PROPÓSITO

Procure definir, entender e enxergar bem o seu propósito. Tanto da sua vida quanto do seu negócio.

O propósito faz com que a gente acredite no caminho a ser seguido. Isso nos dá motivação e inspiração verdadeira todos os dias. Aumentando sempre as nossas energias para conquistar nossas metas e objetivos.

Muitos profissionais trabalham apenas para ganhar dinheiro. Este pode até ser um propósito, mas se trabalhar com algo que não acredita ou não tem paixão, pode ter certeza que ganhar dinheiro vai durar bem pouco (ou até nem acontecer).

Tenha em mente que se o seu propósito é só ganhar dinheiro, esse tipo de mentalidade não consegue sustentar seu plano de carreira pessoal por muito tempo.

Dinheiro é consequência e resultado do seu trabalho bem-feito e sólido de todos os dias. E fazer algo bem feito por muito tempo funciona muito melhor quando você tem um propósito bem definido.

Algo que realmente você acredita e tenha muito valor para você. Trabalhe com algo que tenha paixão, combinado?

E uma maneira que pode te ajudar a encontrar e definir o seu propósito é o Ikigai.

Ele é bem prático e muito profundo. Caso queira conhecer esse método, assista nosso vídeo sobre ele, clicando aqui embaixo 🙂

2. TRABALHE SEU AUTOCONHECIMENTO

Em poucas palavras, autoconhecimento é o conhecimento que uma pessoa tem a respeito dela mesma. Desse modo, saber suas qualidades, desejos, ambições, limitações, fraquezas, comportamentos, enfim.

Em outras palavras, é a consciência que temos de nós mesmos. Ou seja, é conhecer a si mesmo, é ato de olhar para você mesmo(a).

Isso ajudará muito na construção e manutenção da sua boa autoestima.

Inclusive, caso queira se aprofundar mais sobre autoconhecimento, assista nosso vídeo que explica tudo o que precisa saber sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

3. LISTE OS MOTIVOS PARA A MUDANÇA

Liste e analise de forma muito profunda e sincera todos os motivos que estão te fazendo querer mudar de carreira profissional.

Toda mudança demanda motivação. Dessa forma, ao listar todos os motivos, conseguiremos ter uma visão mais clara dos verdadeiros motivos que estão nos fazendo a querer a transição de carreira.

4. ENTENDA O MERCADO DE TRABALHO

É muito importante estudar o mercado em que deseja mudar sua carreira. Analise se é uma área em crescimento, com boas oportunidades para serem trabalhadas e até se ela se encaixa com o seu perfil.

Ao mesmo tempo, converse com pessoas que já atuam nesse mercado. Isso fará com que você consiga analisar de forma racional e planejada também.

5. CONVERSE COM ALGUÉM QUE JÁ MUDOU DE CARREIRA

Da mesma maneira, conversar com pessoas que já passaram pela transição de carreira te trará informações e experiências bastante relevantes e valiosas.

E um assunto que pode ajudar muito aqui é o networking.

Basicamente, networking é um termo em inglês que significa trabalhar sua rede de contatos.

É uma ferramenta que viabiliza a construção de relações profissionais, cultivá-las em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.

E no empreendedorismo, ter uma rede de contatos bem trabalhada trará muitos frutos ao longo do tempo.

Inclusive, construir parcerias e até unir modelos de negócio que poderão trazer grandes retornos para a sua empresa.

Logo, se quiser entender bem como o Networking funciona de fato e trabalhar bem o seu, assista nosso vídeo que explica tudo isso. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

6. ESTUDE E SE QUALIFIQUE

Esteja sempre se preparando da melhor forma possível. E invista no seu crescimento e conhecimento.

Faça cursos e procure se qualificar o máximo possível. O mercado sempre irá preferir aqueles que estiverem melhores preparados. Assim, mantenha-se atualizado sempre também.

7. PROGRAME-SE FINANCEIRAMENTE

Mudar de carreiras, em muitos casos, pode causar quedas no rendimento financeiro. Como ter um salário menor do que estava acostumado(a) a ganhar. Principalmente na fase inicial da nova carreira.

Por exemplo: ao montar um negócio próprio, dificilmente os empreendedores sabem exatamente quanto irão ganhar no primeiro ano. Apesar de ter expectativas, a incerteza da performance é real.

Por isso, ter uma reserva financeira para um período é importante ser considerada também.

8. ALINHE SUAS EXPECTATIVAS

Um ponto bem importante é alinhar e definir muito bem suas expectativas com a mudança de carreira profissional.

Seja no salário ou lucro, qualidade de vida, motivação, tempo para crescimento, prazo para criar estabilidades, enfim.

Entenda muito bem suas expectativas e veja se, de fato, elas fazem muito sentido para você. E que você está realmente disposto(a) a isso.

9. ESTABELEÇA METAS E OBJETIVOS

Ainda, estabelecer metas e objetivos no curto, médio e longo prazo fará com que a gente consiga visualizar o caminho que precisamos seguir e trabalhar.

Isso nos dará uma direção mais clara. Porque caso notamos que as metas estão sendo atingidas, mostra que estamos no caminho certo. Caso contrário, nos sinaliza que precisamos realizar alguns ajustes.

E um assunto que pode te ajudar muito nisso é o Plano de Carreira Pessoal. Ele mostra exatamente isso, apontando caminhos que desejamos para conquistar posições e conquistas durante a nossa carreira profissional.

Por isso, recomendamos muito assistir nosso vídeo que explica bem esse assunto. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO SOBRE MUDANÇA DE CARREIRA PROFISSIONAL (ou Transição de Carreira)

Viu como uma mudança de carreira profissional exige muito planejamento, análise, preparo e sinceridade?

Com toda certeza, ela pode acontecer em qualquer momento de nossas vidas, independentemente da nossa idade ou momento. No entanto, ela precisa ser feita com muita calma, cuidado e de forma bem pensada, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É MUDANÇA DE CARREIRA PROFISSIONAL (ou Transição de Carreira)
  2. PRINCIPAIS SINAIS QUE PODEM MOSTRAR QUE É A HORA DE MUDAR DE CARREIRA
  3. 09 PASSOS OBRIGATÓRIOS PARA MUDAR DE CARREIRA DO JEITO CERTO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *