O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT? (08 Dicas de Como Combatê-lo)

O que é síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional?

Sabia que isso é um dos principais responsáveis pela queda de rendimento da sua empresa e também da sua própria motivação e saúde pessoal? Gerando muito estresse e desgaste.

Por isso, se quiser evitar esse problema, entenda agora tudo o que você precisa saber sobre Síndrome de Burnout e as 08 Dicas Incríveis para evitá-la do jeito certo!

Ou se preferir, pode também assistir nosso vídeo sobre este assunto clicando na imagem aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos explicar os seguintes pontos:

  1. O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT (ESGOTAMENTO PROFISSIONAL)?
  2. COMO IDENTIFICÁ-LA?
  3. SUAS POSSÍVEIS CAUSAS
  4. 4. 08 DICAS DE COMO PREVENIR DO JEITO CERTO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT (ESGOTAMENTO PROFISSIONAL)?

Primeiramente, Burnout é um termo em inglês que significa “queimar por completo”.

Basicamente, é um distúrbio psíquico que é caracterizado pela tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.

Desse modo, a síndrome de burnout, também conhecido como esgotamento profissional, acontece em decorrência do estress provocado principalmente pelo trabalho.

E ela leva a exaustão mental e física, com dificuldade de concentração, lapsos de memória, esgotamento, baixa autoestima, insônia, depressão, ansiedade, enxaqueca, mudanças repentinas de humor, estresse e até distúrbios gastrointestinais, por exemplo.

A síndrome de burnout atrapalha muito a produtividade dentro das empresas. E, consequentemente, acaba afetando a vida pessoal dos profissionais também.

Por isso, é muito importante evitar que a síndrome de burnout apareça. E se aparecer, tentar eliminá-la o mais rápido possível, que vamos falar aqui também.

LEIA TAMBÉM:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura

O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso

O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT? (08 Dicas de Como Combatê-lo)

2. COMO IDENTIFICÁ-LA?

É muito importante se atentar que o ideal é que profissionais especializados identifiquem e diagnostiquem a síndrome de burnout.

Mas vamos citar aqui alguns pontos que podem ser os sintomas deste esgotamento profissional, que são:

ESGOTAGAMENTO FÍSICO E MENTAL

Podem aparecer juntamente com dores frequentes de cabeça e estomacal, insônia e mudanças no apetite, por exemplo. Além disso, até gera também lapsos de memória e dificuldade de concentração.

IRRITABILIDADE

É muito comum, fazendo com que as pessoas se mostrem irritadas com mais frequência e facilidade. Às vezes, sem motivo aparente e até se tornam agressivas também.

ISOLAMENTO

De certa forma, essa síndrome faz com que as pessoas se isolarem. Principalmente porque por se se sentirem sobrecarregadas, elas preferem se isolar para não receber nenhum tipo de estímulo.

ADOECIMENTO

É um sintoma bastante comum.

A Síndrome de Burnout pode deixar o sistema imunológico mais frágil, deixando as pessoas ainda mais vulneráveis a problemas de saúde como resfriados, enxaqueca, cansaço, pressão alta e outras infecções também.

PROBLEMAS SÉRIOS 

É um outro sintoma como ansiedade, depressão. Ou então, as pessoas acabam fugindo da realidade, procurando válvulas de escape. Inclusive, consumindo álcool e até drogas.

BAIXA AUTOESTIMA 

Este é um outro sintoma muito comum. As pessoas ficam sem confiança e o pessimismo toma conta delas.

Seja Direto Plano de Negocio - O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT? (08 Dicas de Como Combatê-lo)

3. POSSÍVEIS CAUSAS

A princípio, vamos mostrar alguns exemplos que podem causar o burnout. Eles não são os únicos, mas são bastante comuns.

FALTA DE CONTROLE DE ROTINA

Os profissionais acabam não tendo controle sobre sua rotina, principalmente de trabalho. E assim, acabam não dizendo “não” e aceitam muitas tarefas.

E, consequentemente, acabam não conseguindo se organizar e priorizar as tarefas mais importantes.

Dessa maneira, acaba não entregando suas responsabilidades, tendo um esgotamento mental e físico também.

ATIVIDADES DESGASTANTES

Além disso, atividades desgastantes fazem com que as pessoas se sintam cansadas e sobrecarregadas emocionalmente e fisicamente também.

E ao longo do tempo, essas atividades acabam deixando as pessoas muito cansadas, o que contribui para a Síndrome do Burnout.

PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO

Outro exemplo é o relacionamento problemático que as pessoas com Síndrome de Burnout enfrentam.

Elas acabam tendo atritos frequentes com colegas de trabalho (e às vezes, até na vida pessoal também). Desse modo, acabam se isolando do grupo automaticamente.

FALTA DE APOIO

Outro ponto é que as pessoas se sentem isoladas, tanto na vida profissional quanto pessoal também. E isso cria um cenário negativo e propício para a Síndrome de Burnout.

EQUILÍBRIO PROFISSIONAL E PESSOAL

E ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental.

Em outras palavras, quando um deles começa a ocupar muito mais espaço que o outro, existe a possibilidade do estresse e esgotamento aparecerem, causando o Síndrome de Burnout também.

Como montar um negócio e1565276377476 - O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT? (08 Dicas de Como Combatê-lo)

4. 08 DICAS DE COMO PREVENIR DO JEITO CERTO

As dicas que mostraremos agora são só alguns exemplos de como prevenir a Síndrome de Burnout.

E recomendamos você segui-las, mas ao mesmo tempo incentivar os membros da sua equipe ou empresa a fazerem o mesmo.

Assim, será possível criar um ambiente favorável no seu negócio para não deixar esta síndrome aparecer e atrapalhar seu trabalho, combinado?

1. PLANEJE-SE

Trabalhe um bom planejamento, tanto na vida profissional quanto na pessoal também. Priorize as tarefas mais importantes ou urgentes.

E deixe claro os prazos a serem cumpridos e são possíveis de serem realizados dentro das condições propostas.

Fazendo isso, você conseguirá ter um controle maior sobre suas atividades.

2. SAIBA DIZER “NÃO”

É muito importante dizer “não” em alguns momentos. Se estiver sobrecarregado(a) de trabalho, é essencial negar novas demandas ou tarefas. Ou então negociar prazos ou datas de entregas de cada atividade para não se responsabilizar por mais trabalhos.

Porém, lembre-se de ter sinceridade total nestas situações. Diga “não” somente quando achar realmente necessário. E seja flexível em negociar a quantidade de tarefas sobre seu controle, combinado?

3. VISUALIZE O TODO

Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Inclusive, da sua equipe também.

Além disso, estude a possibilidade de propor uma nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.

Desse modo, você conseguirá melhorar a execução das suas atividades (e da sua empresa também) como um todo, aumentando a produtividade e performance.

4. VALORIZE SEUS LIMITES

Proponha-se a realizar o que você realmente consegue. Seja consciente e se organize para entregar tudo aquilo que foi combinado.

E separe um tempo também entre as suas atividades para poder respirar e relaxar um pouco para conseguir ter um descanso mental.

5. DIVIRTA-SE

Faça algo que goste sempre para aliviar a tensão e te deixar mais tranquilo(a). Pratique um hobby seu. Seja algum exercício físico, tocar um instrumento musical, sair com amigos e família, enfim.

Separe um tempo na usa agenda para se divertir e relaxar.

6. TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

Um ponto bem importante é se valorizar e cuidar de você mesmo(a). Tenha uma boa alimentação, sem pular nenhuma refeição.

Pratique exercícios físicos regularmente e durma bem todos os dias.

Lembre-se sempre: o trabalho pode exigir muito da gente sim.

Por isso, hábitos saudáveis não podem ser ignorados porque são essenciais para conseguir manter uma vida feliz. E quanto maior for o seu bem-estar, maior será sua produtividade.

7. MANTENHA UM BOM AMBIENTE DE TRABALHO

Ter um bom e agradável ambiente de trabalho é fundamental também. Faça com que as atividades do seu negócio sejam coerentes com a estrutura e tamanho da sua equipe.

Avalie se existe sobrecarga de trabalho em alguma área e mantenha um clima feliz e leve sempre. Inclusive, proponha integração entre as equipes com atividades relaxantes.

E promova eventos de relaxamento e diversão para todos da sua empresa.

8. PEÇA E ACEITE AJUDA

A sobrecarga é um dos principais causadores da Síndrome de Burnout. E pedir e aceitar ajuda é fundamental para evita-la. Isso vale tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

Ouça a opinião de seus familiares, amigos e colegas.

E não hesite em procurar ajuda profissional, como um psiquiatra ou psicoterapeuta. Até porque ele conseguirá te ajudar de modo profissional e até recomendar algum medicamento adequado, caso necessário.

Como empreender com sucesso - O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT? (08 Dicas de Como Combatê-lo)

 

E PRA FECHAR ESTE POST…

Viu como a Síndrome de Burnout (ou esgotamento profissional) é muito perigosa para o seu negócio e vida profissional e pessoal também?

Muitas vezes, ela não é notada em nossas vidas. Mas com certeza, é bastante prejudicial. Por isso, seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá combater esse Esgotamento Profissional.

E lembre-se sempre: a sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física. E o bem-estar é a base da sua saúde e do seu negócio também, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT (ESGOTAMENTO PROFISSIONAL)?
  2. COMO IDENTIFICÁ-LA?
  3. SUAS POSSÍVEIS CAUSAS
  4. 4. 08 DICAS DE COMO PREVENIR DO JEITO CERTO

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)