Semana de Trabalho de 4 Dias (O Que É e Como Funciona)

Semana de trabalho de 4 dias. Esta iniciativa promete mudar bastante a maneira como o mercado de trabalho funciona atualmente.

E ela já está funcionando em alguns países. No entanto, vem gerando muitas discussões e dúvidas.

Por isso, vamos mostrar aqui tudo o que precisa saber sobre a Semana de Trabalho de 4 dias: o que é, seus principais objetivos e como funciona. tudo de um jeito bem prático e resumido!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

SEMANA DE TRABALHO DE 4 DIAS

Para tentar deixar este assunto bem claro, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É A SEMANA DE TRABALHO DE 4 DIAS
  2. SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS
  3. COMO FUNCIONARÁ NA PRÁTICA

Então, vamos lá!

1. O QUE É A SEMANA DE TRABALHO DE 4 DIAS

De forma prática, trata-se da ideia de reduzir a jornada de trabalho para 4 dias. Ou seja, a ideia é diminuir a carga horária de trabalho para 32 horas semanais aqui no Brasil. No entanto, mantendo a mesma remuneração e benefícios para os colaboradores, sem redução de salário.

Essa mudança visa proporcionar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de melhorar a saúde e a produtividade de cada colaborador(a) de cada empresa.

Em outras palavras, a semana de trabalho de 4 dias consiste no modelo em que os colaboradores recebam 100% do salário, trabalhem 80% do seu tempo em troca do comprometimento de manter 100% de produtividade.

Por isso, ficou conhecido também como modelo 100-80-100.

No entanto, esse projeto não significa que o final de semana de folga será, obrigatoriamente, maior. Isso ficará a critério de cada empresa. A qual pode optar que a folga extra caia na 6ª-feira, o que aumentaria o final de semana para os colaboradores. Ou, então, no meio da semana, por exemplo.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Semana de Trabalho de 4 Dias (O Que É e Como Funciona)

2. PRINCIPAIS OBJETIVOS

QUALIDADE DE VIDA

Um dos pilares da Semana de Trabalho de 4 dias é proporcionar uma qualidade de vida melhor para os colaboradores.

Ou seja, diminuindo a carga horária de trabalho, as pessoas poderão ter mais tempo para elas mesmas e suas questões pessoais.

Literalmente, buscar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de uma maneira mais saudável. Bem como a felicidade também.

Assim, teriam mais tempo para ter o bem-estar e saúde mental e física em dia.

Desse modo, diminuindo o estresse, risco de ficar doente e também de ter problemas como ansiedade, distúrbios de sono, cansaço, síndrome de burnout, entre outras questões que muitas vezes são originadas pelo trabalho.

Inclusive, se quiser entender mais sobre Qualidade de Vida no Trabalho, assista nosso vídeo aqui embaixo com dicas incríveis 🙂

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Ao mesmo tempo, a ideia de reduzir a jornada de trabalho explora que dessa maneira, a produtividade de cada pessoa e, consequentemente, da empresa será aumentada.

Já que os colaboradores teriam mais motivação e energia para focar nas suas tarefas e responsabilidades.

Ou seja, a ideia é otimizar o trabalho de todos os membros da empresa. Dessa maneira, ter melhores processos e resultados.

RETENÇÃO DE TALENTOS

Ao mesmo tempo, a ideia da Semana de Trabalho de 4 dias é que as empresas que adotarem esse modelo terão mais chances de atrair talentos e grandes profissionais.

Além disso, conseguir reter seus colaboradores, principalmente os que trazem grandes resultados. Evitando, assim, a alta rotatividade de profissionais na empresa. Porque colaboradores felizes tendem a ser mais engajados e fiéis com o seu trabalho ou emprego.

AUMENTO NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

Como resultado, os clientes ficariam mais satisfeitos devido aos colaboradores estarem mais motivados e engajados nas suas tarefas e responsabilidades.

Ou seja, os clientes teriam um melhor atendimento, uma alta qualidade no produto ou serviço e sua satisfação com a empresa será melhorada também.

Do mesmo modo, se quiser conhecer dicas de como deixar seus clientes satisfeitos, assista nosso vídeo prático aqui embaixo 🙂

3. COMO FUNCIONARÁ NA PRÁTICA

A semana de trabalho de 4 dias está, atualmente, em fase de planejamento e testes no Brasil, no momento em que estamos gravando este vídeo, com empresas que se candidataram para este estudo.

Este estudo tem previsão de terminar em meados de 2024.

No entanto, esse modelo já foi testado ao redor do mundo. Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Emirados Árabes, Suécia, Portugal, África do Sul, entre outros.

E, segundo estudos, os resultados foram positivos até então. E grande parte das empresas optaram em seguir esse modelo após os testes realizados. Já que todos os objetivos que mostramos aqui foram atendidos de maneira satisfatória.

Além disso, não existe nada de mudança nas regras trabalhistas atuais por causa desse modelo de 4 dias de trabalho na semana. As leis e obrigações continuam as mesmas.

Porém, é importante ficarmos atentos a possíveis mudanças. Bem como avaliar se os resultados e maneira que esse modelo trabalha é viável e vale a pena para cada tipo de negócio.

Então, assim que tivermos mais novidades sobre este assunto, faremos um novo vídeo com as atualizações, combinado?

CONCLUSÃO SOBRE A SEMANA DE TRABALHO DE 4 DIAS

Viu como a semana de trabalho de 4 dias pode mudar a maneira que as empresas e o mercado de trabalho funcionam?

Ela não é obrigatória, mas segundo os objetivos que mostramos aqui, pode trazer grandes resultados tanto para as empresas quanto para os seus colaboradores.

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É A SEMANA DE TRABALHO DE 4 DIAS
  2. SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS
  3. COMO FUNCIONARÁ NA PRÁTICA

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *