10 FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Ferramentas planejamento estratégico para pequeno negócio. Trabalhar o planejamento estratégico do seu negócio é um pilar fundamental para o sucesso da sua empresa.

Por isso, conheça agora as 10 ferramentas que irão te ajudar muito a trabalhar o seu planejamento. E construir uma base muito sólida e eficiente para ter uma tomada de decisão bem assertiva e coerente.

Pode acreditar: essas ferramentas farão toda a diferença para o seu negócio!

E, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para as ferramentas funcionarem bem, primeiramente é preciso entender o que é um planejamento estratégico e como trabalhá-lo do jeito certo.

Em suma, planejamento estratégico é o processo de gerenciamento usado para criar um plano de como atingir um objetivo ou um conjunto de metas.

Desse modo, ele é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo. E, assim, organizar e preparar a sua empresa para caminhar na direção planejada inicialmente.

Ao mesmo tempo, ele permite se adequar durante a execução do plano de uma forma coerente e assertiva.

Por isso, se quiser entender tudo o que precisa sobre planejamento estratégico, assista nosso vídeo bem prático sobre esse assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

Dito isso, vamos para as nossas 10 dicas de ferramentas. E para cada uma delas, temos um vídeo que explica como funcionam de um jeito muito prático, com mais detalhes e exemplos. Por isso, vamos deixar o link deles aqui na descrição, combinado?

Então, vamos lá!

1. ANÁLISE SWOT

Tem como principal objetivo identificar as características chaves de uma empresa e do mercado em que atua, sendo dividida em duas partes:

  • ambiente interno: onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas da empresa
  • ambiente externo: onde estão as ameaças e as oportunidades.

A análise SWOT é uma ferramenta que:

  • faz o diagnóstico da empresa e do mercado;
  • auxilia (e muito) na tomada de decisão da empresa;
  • aponta os pontos que a empresa precisa melhorar;
  • identifica itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
  • E por fim, prepara planos estratégicos para aproveitar oportunidades de mercado e resolver problemas e riscos.

Ou seja, resumidamente, ela poderá ser utilizada como base para gestão e planejamento estratégico empresarial.

2. 05 FORÇAS DE PORTER

Esta ferramenta estuda as forças que influenciam a capacidade de uma empresa em atender seus clientes e obter lucro.

E ela considera cinco fatores, as “forças” competitivas, que devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Que são:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Poder de negociação dos clientes;
  • Ameaça de novos produtos ou serviços.
  • Ameaça de novos concorrentes;

Essas 5 forças de Porter funcionam como pilares para uma empresa. A ideia é que, caso algum pilar seja modificado, a empresa precisa reavaliar seu posicionamento estratégico no mercado.

Esta ferramenta faz com que as organizações observem atentamente seus concorrentes.

No entanto, incentiva também a olhar além das ações de seus concorrentes. E examinar quais outros fatores poderiam impactar o ambiente de negócios.

Como resultado, todas essas cinco forças que compõem o ambiente competitivo podem influenciar diretamente a performance e lucratividade do seu negócio.

3. MATRIZ BCG

O objetivo desta ferramenta é analisar o desempenho e o potencial futuro de cada produto ou serviço da sua empresa no mercado.

Dessa maneira, será possível entender como está a performance de cada um para saber se estão sendo lucrativos ou não para empresa.

Assim, tomar decisões bem embasadas e definir estratégias para saber onde focar seus esforços e investimentos. Focar onde realmente importa.

Tenha em mente que nem sempre vender bastante um produto/serviço significa que ele está trazendo bastante lucro para empresa.

Às vezes, um determinado produto pode até vender bastante, mas ao mesmo tempo exige muito investimento por parte da empresa, o que acaba diminuindo sua margem de lucro.

E em alguns casos, pode até dar prejuízo no final. É isso que a Matriz BCG trabalha muito bem.

4. METAS SMART

Esta ferramenta auxilia a definir metas inteligentes, se baseando em cinco pontos: ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

A princípio, ela é realmente muito prática de ser trabalhada. Ainda, fará toda a diferença na definição das suas metas.

Dessa maneira, conseguir focar e trabalhar onde realmente importa. Em assuntos que trarão resultados verdadeiros para a sua empresa. Em metas que sejam realmente possíveis de serem alcançadas.

5. MISSÃO, VISÃO E VALORES

Esses três pilares servem como uma bússola para as empresas, orientando os caminhos para buscar os resultados esperados. Em outras palavras, ajudam a definir a direção estratégica das empresas.

De modo prático, podemos definir que:

MISSÃO:

É o propósito da empresa existir, sua razão de ser. Por que a empresa ou negócio existe?

Ou seja, qual é, literalmente, a missão da empresa ao ser fundada e criada. Por que ela foi criada ou ela foi montada para resolver qual problema?

A missão é ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais a empresa foi criada, o que representa a sua razão de ser.

VISÃO:

É a situação em que a empresa deseja chegar. Ou seja, é a posição em que a empresa deseja ocupar num cenário futuro.

VALORES:

Representam os princípios ou crenças que a empresa acredita.

De certa forma, são os critérios para os comportamentos, decisões e atitudes que serão seguidas para conseguir cumprir sua missão e alcançar sua visão. Ou seja, define o jeito de ser da empresa ou de se portar.

6. CICLO PDCA

Basicamente consiste em uma ferramenta de gestão de qualidade que tem como objetivo trazer melhorias contínuas aos processos, produtos e serviços de uma empresa ou projeto. Ou até para identificar e resolver algum tipo de problema também.

Ele é chamado de ciclo também porque ele precisa ser cíclico. Ou seja, deve ser aplicado repetitivamente e de modo sistemático para ter efeito até no curto, médio e longo prazo.

O significado PDCA vem de uma sigla em inglês, onde:

  • P vem de Plan, que é planejar.
  • D vem de Do, que é executar
  • C vem de Check, que é verificar
  • A vem de Act, que é Agir.

Logo, é possível entender que o Ciclo PDCA consiste em realizar um planejamento, executar para coloca-lo em prática, verificar e acompanhar os resultados e agir em alguma possível correção ou melhoria.

Dessa maneira, será possível acelerar e aperfeiçoar os processos de uma empresa, por meio da identificação de problemas, de causas e de soluções.

7. BUSINESS MODEL CANVAS

Conhecido também como Business Model Generation (ou Gerador de Modelo de Negócio), o Canvas consiste em representar o modelo de negócio visualmente em um quadro.

Ele aborda 4 blocos com 9 tópicos no total, que representam os principais pontos que devem ser levados em consideração em todo tipo de negócio ou empresa.

O quê:

1- Oferta de valor

Quem

2- Segmentos de cliente
3- Relacionamento com cliente
4- Canais

Como

5- Atividades-Chave
6- Parcerias-Chave
7- Recursos-Chave

Quanto

8- Estrutura de Custos
9- Fontes de Receita

Preenchendo esses quadros e tópicos, você terá uma visão bem mais abrangente e clara de como funcionará sua empresa ou ideia de negócio.

8. MATRIZ ANSOFF

Em suma, nada mais é que um recurso utilizado por empresas para planejar e trabalhar ações estratégicas de crescimento. 

Ela faz com que as empresas estudem o seu contexto para conseguirem melhorar suas práticas e, consequentemente, crescer.

Além disso, ela identifica também oportunidades e verifica os riscos ao avaliar 4 tipos de estratégias: penetração de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado e diversificação.

Tudo isso através de uma análise entre produtos e mercado, que já existiam ou então iniciaram recentemente.

A Matriz Ansoff ajuda muito na criação de ideias para fazer com que a empresa aproveite oportunidades, se destaque no mercado e trace caminhos realistas para conseguir crescer constantemente.

9. OKR

OKR é uma sigla do termo inglês “Objectives and Key Results”, que em português significa Objetivos e Resultados-Chave de uma empresa.

Essa metodologia ajuda a classificar o que é importante para alcançar suas metas. Por isso, podemos dizer que a mensuração de resultados é o ponto principal do OKR.

O OKR funciona de um modo bem simples:

OBJETIVES (O) (OBJETIVOS):

Representam o que a empresa quer alcançar. Além de direcionarem todos no mesmo caminho, eles farão com que as pessoas envolvidas se mantenham focadas e engajadas.

KEY RESULTS (KR) (RESULTADOS-CHAVE):

São os parâmetros que a empresa tem para determinar se os objetivos estão próximos de serem alcançados ou não.

Ou seja, são as metas que precisam ser atingidas para mostrar que o caminho que está sendo perseguido está certo ou não. E assim, continuar caminhando para atingir os objetivos finais.

10. PLANO DE AÇÃO

Basicamente, trata-se de uma ferramenta que usa uma metodologia que lista, organiza, executa e monitora todas as ações necessárias para alcançar e concretizar objetivos e metas.

Além disso, aponta cronograma, prazos e responsáveis para cada tarefa.

Literalmente, um plano de ação pontua bem onde você ou sua empresa quer chegar. Assim, criar um mapa bem organizado para conseguir alcançar o que deseja.

Como resultado, ele ajudará a executar as suas estratégias de forma organizada, planejada e efetiva.

CONCLUSÃO SOBRE AS FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO…

Essas foram as nossas dicas de ferramentas para trabalhar bem o seu planejamento estratégico. No entanto, é importante deixar claro que elas não são as únicas, mas são muito poderosas e farão toda a diferença.

Por isso, se conhece alguma outra ferramenta que não falamos aqui, divida com a gente nos comentários, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. ANÁLISE SWOT
  2. 5 FORÇAS DE PORTER
  3. MATRIZ BCG
  4. METAS SMART
  5. MISSÃO, VISÃO E VALORES
  6. CICLO PDCA
  7. BUSINESS MODEL CANVAS
  8. MATRIZ ANSOFF
  9. OKR
  10. PLANO DE AÇÃO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,

Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “10 FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO”