Como Atrair Clientes Para Meu Negócio

Como atrair clientes para meu negócio? Este é um dos principais pontos que empreendedores e profissionais iniciantes enfrentam nas suas empresas.

Até porque ter clientes, será possível realizar vendas, gerar receita e fazer com que o negócio sobreviva e cresça por muito tempo.

Por isso, vamos mostrar aqui 15 dicas infalíveis que os profissionais de sucesso utilizam em seus negócios. Tudo direto ao ponto e sem segredos!

Você verá nesse Post

COMO ATRAIR CLIENTES PARA MEU NEGÓCIO

Encontrar e atrair clientes pode parecer uma tarefa bastante desafiadora.

No entanto, a boa notícia é que os passos que vamos mostrar aqui trabalham exatamente esses pontos de um jeito planejado e profissional.

E se forem bem trabalhados, com certeza, vão te ajudar, e muito, a entender como atrair clientes para o seu tipo de produto ou serviço que o seu negócio oferece.

Assim, conseguir não só fazer com que seus clientes comprem com sua empresa, mas, principalmente voltem a comprar sempre.

Então, vamos lá para as 15 dicas infalíveis para atrair clientes do jeito certo e muito assertivo.

1. ENTENDA O QUE ESTÁ VENDENDO

Primeiramente, é muito importante você entender a fundo o que está vendendo. Seja um produto ou um serviço.

Veja como ele resolverá o problema ou necessidade dos clientes. E analise quais são os reais benefícios que eles proporcionarão para o seu público-alvo.

Coloque-se no lugar de cada cliente e estude se o que você está vendendo é realmente atrativo e necessário para eles.

Muitas vezes, empreendedores e profissionais acreditam no seu produto/serviço, mas esquecem de analisar se isso seria realmente relevante para o seu público-alvo.

Porém, caso o produto/serviço seja realmente relevante, faça os consumidores entenderem isso. Deixe claro quais são os benefícios que eles terão ao comprar o que você está vendendo. Mostre que a compra vale a pena.

E uma boa maneira de conseguir se destacar no mercado é trabalhar sua Proposta de Valor. Que basicamente, é o diferencial competitivo de uma empresa no mercado, perante a concorrência.

Ou seja, é composta pelo valor entregue ao cliente a partir dos produtos e serviços. E o que torna seu próprio negócio como a melhor escolha e por que seu público-alvo deve escolher você, e não a concorrência.

Se quiser se aprofundar sobre este assunto, temos um vídeo bem prático. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

2. DEFINA E ESTUDE O PÚBLICO-ALVO

Em suma, público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a sua empresa identifica no mercado. Assim, direciona seus esforços e estratégias para ele.

Basicamente, o público-alvo consiste em consumidores que são semelhantes em termos de idade, classe social e comportamento de compra. Desse modo, serve como um guia e direcional para definir o que o seu negócio precisa fazer para conseguir realizar suas vendas.

Portanto, conquistar seu público-alvo deve ser o foco da sua empresa. Sem eles do seu lado, as chances de sucesso do seu negócio são inexistentes.

Por isso, estude bem quem realmente é o seu público. Identifique e analise pontos como hábitos de consumo, idade, sexo, onde moram, preferências, enfim. Faça um estudo profundo e detalhado para conhecer bem os seus consumidores.

E aí entra a Buyer Persona…

Um assunto que faz toda a diferença para produtos ou serviços de alto valor é a Buyer Persona.

Que basicamente, trata-se de uma pessoa fictícia criada com base em dados e comportamentos reais para representar o cliente ideal de uma empresa.

Ou seja, por ser uma representação do seu cliente ideal, quanto mais detalhes tivermos sobre o público que realmente queremos chegar, maiores são as chances de vender mais e deixá-lo satisfeito com toda a experiência com a empresa.

Então, se quiser entender como trabalhar e definir bem a sua buyer persona, assista nosso vídeo que explica exatamente isso. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

3. PROSPECÇÃO DE CLIENTES

Basicamente, prospecção de clientes é o processo de encontrar clientes potenciais que correspondem ao perfil ideal para o seu negócio. E assim, iniciar um primeiro contato para criar um relacionamento e efetuar uma venda.

Em outras palavras, é encontrar oportunidades para conquistar novos clientes a fazerem negócio com sua empresa.

Literalmente, oferecendo não só seus produtos/serviços, mas sim soluções para possíveis problemas ou necessidades para eles.

E por ser o primeiro contato que a sua empresa tem com os clientes, a prospecção de clientes tem como um dos objetivos, introduzir os clientes no funil de vendas.

Que em poucas palavras, é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar uma compra.

Desse modo, a venda em si seria uma consequência positiva de todo esse processo. E é exatamente por isso que é preciso entender muito bem o funil de vendas do seu negócio.

E se quiser se aprofundar sobre este assunto, temos um vídeo bem prático que explica bem esse tema. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

4. AJUDE OS CLIENTES A ENTENDEREM O QUE ELES REALMENTE PRECISAM

Muitas vezes, o cliente não sabe ao certo sobre o que precisa para resolver seus problemas ou necessidades. E ajudá-los a entenderem o que eles realmente precisam vai ajudar muito a fechar uma venda.

Isso faz com que os clientes acreditem que você realmente entendeu os problemas e necessidades deles e o que a sua empresa está oferecendo vai resolver essa questão.

E no futuro, os clientes lembrarão de você por ter conseguido ajudá-los e voltarão a fazer negócios com sua empresa. Por isso, mais do que vender, estabeleça uma relação de confiança com os seus clientes, algo duradouro.

5. FOQUE NOS BENEFÍCIOS DO SEU PRODUTO/SERVIÇO

Depois que entender o que seus clientes precisam (e fazê-los compreender também como dissemos no item anterior), foque em mostrar os benefícios que seu produto ou serviço trarão para eles.

Para exemplificar, imagine um determinado smartphone. Como características, podemos citar uma boa capacidade de memória, câmera de alta resolução e um belo design.

Como benefícios para os clientes, podemos citar a comodidade deles conseguirem realizar diversas coisas do dia a dia através desse smartphone, que é super-rápido.

Além disso, conseguirá tirar diversas fotos e gravar vários vídeos de qualidade também.

Percebeu a diferença? Por isso, foque nos benefícios do seu produto/serviço para deixar bem claro para os seus clientes todas as vantagens que eles teriam ao comprarem o que você está vendendo.

Com certeza, isso deixará seus clientes mais confortáveis e seguros de comprarem com você, já que realmente enxergarão valor nisso.

6. ANALISE A CONCORRÊNCIA

Estudar a concorrência é um ponto importante no desenvolvimento de sua estratégia de negócios.

Analise os preços trabalhados, qualidade dos produtos, satisfação dos clientes, prazos de entrega, condições de pagamento, enfim.

Conhecer bem seus concorrentes fará com que você consiga identificar se o seu negócio tem um diferencial competitivo para conquistar espaço no mercado. E, consequentemente, conquistar seu público-alvo.

7. DESENVOLVA PLANO DE MARKETING

Estruture tudo isso o que falamos aqui num plano de marketing. Isso te dará uma visão e base muito grande e sólida para conseguir traçar as melhores estratégias e caminhos.

Assim, certificar-se que está focando onde realmente precisa. E caminhar para a direção certa de forma coerente.

Com toda certeza, ter um plano de marketing te trará muitos benefícios e otimizará muito seus esforços.

Por isso, se quiser entender uma forma bem prática de como desenvolver o seu plano de marketing, assista nosso vídeo que mostra o passo a passo sem segredos. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

8. TRABALHE O MARKETING DIGITAL

marketing digital cresce cada vez mais. Principalmente pelo hábito dos consumidores estarem muito presente no mundo digital também. Como celulares, computadores, aplicativos, entre outros.

Por isso, fazer com que sua empresa esteja no meio online é fundamental. Desse modo, as chances de conseguir ser visto pelos consumidores aumenta bastante.

Ainda, no marketing digital, é possível realizar investimentos de acordo com capacidade financeira da sua empresa. Bem como atingir os clientes que realmente agregarão valor para o seu negócio.

Por isso, recomendamos muito estudar bem o marketing digital para conseguir explorá-lo bem. Ele é bastante versátil e muito poderoso, capaz de trazer grandes resultados mesmo.

Aqui, são muitos pilares trabalhados. Como redes sociais, estar presente e ser encontrado em motores de buscas como o Google, aparecer no momento certo para os seus consumidores, enfim, muita coisa importante mesmo.

O marketing digital trará mais relevância para sua marca e aumentará as chances de ser encontrada pelos seus consumidores.

Então, se quiser conhecer mais sobre este assunto, assista nossa playlist com tudo o que precisa saber sobre o Marketing Digital. Caso queira assisti-la, é só clicar aqui embaixo 🙂

9. TENHA BOM ATENDIMENTO

O atendimento ao cliente é uma das principais formas de contato entre a sua empresa e seus clientes. No entanto, hoje, simplesmente atender bem seus clientes pode ser pouco.

Principalmente porque eles se tornam mais exigentes a cada dia que passa. E se sua empresa não prestar um bom atendimento, com certeza seus concorrentes prestarão. O que pode resultar nos seus clientes optarem pela concorrência ao invés do seu negócio.

Ter um bom atendimento não é simplesmente ter simpatia e cordialidade. É além disso. É, literalmente, fazer com que os desejos e necessidades dos seus clientes sejam atendidos e resolvidos. Em outras palavras, surpreendê-los de forma positiva.

10. TREINE E ATUALIZE A EQUIPE

Manter a sua equipe treinada e atualizada é muito importante também. Porque serão eles que atenderão seus clientes. Logo, eles representam sua empresa. E é preciso realizar um bom trabalho para satisfazer e surpreender seus consumidores.

Lembre-se que para garantir a satisfação do cliente, é preciso ter uma equipe treinada, informada e pronta para solucionar as demandas e oferecer o produto certo, na hora certa.

Dessa maneira, invista no treinamento e preparação adequada de toda a sua equipe. Deixe claro o que precisa ser feito e o padrão de atendimento que a sua empresa precisa ter sempre.

11. TRABALHE PREÇOS COERENTES

Ter bons preços e justos é algo que todos os clientes valorizam. De nada adianta prestar um bom atendimento se os seus consumidores não estão confortáveis com os preços trabalhados pelo seu negócio.

Ou seja, seus preços precisam ser condizentes com o valor que está sendo entregue nos seus produtos ou serviços.

Aqui, o seu preço trabalhado não precisa, necessariamente, ser o menor do mercado. Ele precisa ser justo e coerente. De forma que os seus clientes enxerguem um valor condizente. Que tenha o melhor custo-benefício.

Por isso, é importante entender os preços trabalhados pela concorrência. Bem como o valor que é entregue por eles para os consumidores.

E analise se o que a sua empresa está trabalhando vale realmente a pena para os seus consumidores.

12. FAÇA PARCERIAS E PROMOÇÕES

Outro ponto para atrair novos clientes é através de parcerias com empresas que possuam uma base de clientes semelhante, mas que não sejam concorrentes diretas.

Por exemplo: uma sorveteria pode estabelecer uma parceria com restaurantes para oferecer seus sorvetes como uma opção de sobremesa.

Dessa forma, o objetivo principal dessas parcerias é desenvolver estratégias que auxiliem empreendedores na busca por novos clientes.

Inclusive, é possível oferecer descontos ou promoções especiais para encaminhá-los entre os negócios parceiros, estabelecendo uma relação de benefício mútuo.

Ou, simplesmente, oferecer descontos, brindes ou até realizar promoções para incentivar com que possíveis clientes experimentem ou adquiram os produtos ou serviços que sua empresa oferece.

13. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Resumidamente, trata-se do processo de retenção dos clientes já conquistados pela empresa. Trata-se de um trabalho maior do que só deixar os clientes satisfeitos.

Fidelizar clientes significa fazer com que os clientes conquistados fiquem tão satisfeitos com produtos, serviços e experiências que uma empresa proporcionou a eles.

E, dessa maneira, fazer com que estes clientes continuem comprando com esta empresa. Tanto no curto, médio e longo prazo também.

14. NETWORKING

Basicamente, trata-se de uma ferramenta que viabiliza a construção de relações profissionais, cultivá-las em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.

Seu network será muito importante para o seu sucesso. Sejam seus parentes, amigos, colegas de trabalho, chefes, fornecedores, parceiros, enfim.

Seus conhecidos serão ferramentas bastante úteis para te ajudar a estruturar e gerenciar seu negócio ou carreira. Peça conselhos e ajuda. Mantenha contato com eles ao longo do caminho. Com certeza, quando bem trabalhado, você encontrará grandes oportunidades de negócio.

  1. MONITORE DE PERTO

E, por fim, registre, analise e otimize todos os processos das experiências até então.

Dessa maneira, garantirá que possíveis falhas sejam identificadas e ajustadas. Bem como encontrar pontos para melhorias e também oportunidades que podem ser bem aproveitadas.

Como resultado, você manterá a evolução constante do seu aprendizado e procedimento de atração de clientes para a sua empresa.  O que aumentará o faturamento do seu negócio e crescerá todos os dias.

CONCLUSÃO

Viu como para atrair clientes precisa trabalhar pontos bem importantes de um jeito planejado?

Atrair clientes para seu negócio pode parecer uma tarefa assustadora no início, mas com as estratégias certas e uma abordagem focada, é totalmente viável.

Ao compreender seu público-alvo, construir uma forte presença online, utilizar estratégia de marketing eficaz e construir relacionamentos duradouros com seus clientes, você estará no caminho certo para o sucesso.

Além disso, as dicas que falamos aqui são obrigatórios, mas não são as únicas. Então, se conhecer alguma outra que não mostramos, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. ENTENDA O QUE ESTÁ VENDENDO
  2. DEFINA E ESTUDE O PÚBLICO-ALVO
  3. PROSPECÇÃO DE CLIENTES
  4. AJUDE OS CLIENTES A ENTENDEREM O QUE REALMENTE PRECISAM
  5. FOQUE NOS BENEFÍCIOS DO SEU PRODUTO/SERVIÇO
  6. ANALISE A CONCORRÊNCIA
  7. PLANO DE MARKETING
  8. TRABALHE O MARKETING DIGITAL
  9. TENHA BOM ATENDIMENTO
  10. TREINE E ATUALIZE A EQUIPE
  11. TRABALHE PREÇOS COERENTES
  12. PARCERIAS E PROMOÇÕES
  13. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
  14. NETWORKING
  15. MONITORE DE PERTO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *