O Que é Plano de Negócio (8 Passos Práticos para Montar o Seu)

Plano de Negócios o que é? Um dos principais pilares do empreendedorismo e de todos os tipos de empresas, desenvolver o seu plano de negócio aumentará significativamente as chances de sucesso da sua ideia de negócio ou projetos.

Com certeza, é uma ferramenta-chave para todos os tipos de empreendedores e profissionais. Por isso, entenda agora o que é plano de negócio e os seus passos certos de como montar o seu de um jeito bem prático e resumido!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

PLANO DE NEGÓCIO

Para deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É PLANO DE NEGÓCIO
  2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE
  3. COMO MONTAR O SEU EM 8 PASSOS PRÁTICOS

Então, vamos lá!

1. O QUE É PLANO DE NEGÓCIO?

Basicamente, trata-se de um guia do seu negócio que pontua metas, datas e detalhes de como atingir os determinados objetivos do seu projeto.

Por isso é considerado uma ferramenta que traça um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor(a).

Ao mesmo tempo, o plano de negócios tem como objetivo diminuir o máximo de riscos e incertezas do projeto.

Com ele, será possível identificar potencial do negócio. Bem como possíveis falhas, ameaças e erros de projetos antes de colocá-lo em prática no mercado.

Ou seja, será com ele que você conseguirá analisar se seu modelo de negócio é viável ou não.

Porém, lembre-se sempre: um plano de negócios vai te guiar, mas nem sempre você precisa segui-lo fielmente.

Ele é totalmente mutável ao longo do projeto. Por isso, caberá a você identificar o momento de atualizá-lo e alterá-lo conforme for evoluindo, combinado?

Seguindo este raciocínio, o Plano de Negócios deve ser elaborado a partir do momento que você já escolheu sua ideia de negócio favorita e o tipo de mercado que irá atuar.

2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE

PROJEÇÃO DE CENÁRIOS

Ao criar um plano de negócios, diferentes cenários serão criados para entender melhor as situações favoráveis e desfavoráveis que a empresa poderá enfrentar durante o seu caminho.

Isso ajuda a identificar oportunidades e ameaças, além de contribuir muito para a tomada de decisões.

INFORMAÇÕES CLARAS

A falta de alinhamento de informações pode causar conflitos entre a equipe envolvida. E isso pode prejudicar muito qualquer tipo de negócio.

E é exatamente isso que o Plano de Negócio evita. Ele é capaz de manter todas as informações relevantes organizadas, bem alinhadas e também registradas.

Isso faz com que todas as pessoas envolvidas estejam cientes dos detalhes e processos. Evitando mal-entendidos e desinformação.

MELHOR PREPARO PARA OBSTÁCULOS

Além disso, a identificação de possíveis problemas que possam surgir durante a trajetória da empresa será real.

Dessa forma, estratégias serão desenvolvidas para lidar com qualquer tipo de adversidades ou obstáculos que possam aparecer.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Do mesmo modo, se for preciso buscar investimento de terceiros ou algum tipo de financiamento, o plano de negócios é capaz de identificar maneiras de conseguir captar recursos financeiros para o negócio ou projeto.

AJUSTES DE CAMINHO

Ainda, proporciona uma visão mais clara e assertiva de cada fase do processo como um todo. Bem como os possíveis resultados que precisam ser alcançados em cada momento.

E caso alguma coisa não saia ou aconteça conforme o esperado, é possível realizar ajustes para corrigir e melhorar o que precisa. Assim, colocar o andamento do projeto sempre em dia e na direção planejada e esperada.

3. COMO MONTAR O SEU EM 8 PASSOS PRÁTICOS

Um plano de negócio tradicional é dividido em 8 partes:

  1. Sumário Executivo
  2. Análise de Mercado
  3. Plano de Marketing
  4. Plano Operacional
  5. Plano Financeiro
  6. Construção de Cenários
  7. Avaliação Estratégica
  8. Avaliação do Plano de Negócios

Então, vamos explicar resumidamente cada um deles:

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Ele será um resumo inicial do seu plano de negócio, servindo como uma breve apresentação do seu negócio para quem for ter acesso a esse plano.

A princípio, ele deve abordar pontos como:

  • Descrição da empresa
  • Quem são os empreendedores
  • Produtos e/ou Serviços que serão oferecidos
  • Mercado de atuação
  • Localização da empresa
  • Missão
  • Forma Jurídica e Enquadramento Tributário
  • Qual será o investimento inicial necessário

2. ANÁLISE DE MERCADO

Aqui, é preciso apontar como é a situação do mercado que será trabalhado. Analisando se existe demanda para o produto/serviço em questão e qual o tamanho dela.

De forma resumida, são trabalhados 5 pontos aqui:

2.1. PÚBLICO-ALVO:

É preciso estudar bem o seu público-alvo, definindo pontos como:

  • Quem irá comprar?
  • O que irá comprar?
  • Qual o motivo da compra?
  • Como é o hábito de compra deles?
  • Qual é o estilo de vida?
  • Onde moram?
  • Qual a faixa etária?
  • Qual é o seu nível cultural?
  • Qual a sua renda?

Portanto, a ideia é mapear o máximo possível o perfil do seu público-alvo para conseguir entender o comportamento dele e analisar se é condizente com o seu negócio.

2.2. TENDÊNCIA DE MERCADO:

Identifique quais são as mudanças mais importantes que estão acontecendo com o seu público e veja se é possível notar alguma tendência.

Por exemplo: se você está desenvolvendo uma empresa de produtos e serviços para animais de estimação e percebe que seu público-alvo usa cada vez mais esse tipo de produto/serviço, então esse é um sinal que o seu negócio está no caminho certo para conquistar parte desse mercado.

Ou seja, existe uma boa demanda para o que a sua empresa pretende oferecer.

2.3. SITUAÇÃO DO MERCADO EM QUE IRÁ ATUAR

Aqui, pesquise e entenda como é o comportamento do mercado. Verifique se existe crescimento por uma demanda ou então se está estagnado por algum tempo.

Por exemplo: um mercado em crescimento pode ser animador. No entanto, se estiver perto de uma estagnação, isso pode representar um risco para o seu negócio.

2.4. CONCORRENTES

Do mesmo modo, estude os concorrentes que seu público-alvo procura para atender as suas necessidades.

Feito isso, pontue como o seu modelo de negócio traria uma solução melhor comparado a que é oferecida pela concorrência.

Ou seja, entenda de modo bem profundo e sincero o porquê os consumidores escolheriam a sua empresa ao invés da concorrência.

2.5. FORNECEDORES:

Procure e selecione fornecedores que consigam atender o que a sua empresa precisa. Bem como respeitar os prazos de produção de entrega, qualidade desejada e preços coerentes e factíveis com a realidade do seu negócio, por exemplo.

Dessa maneira, estude-os cuidadosamente para conseguir construir suas vantagens no mercado. Visto que os fornecedores serão seus parceiros de longa data na jornada do empreendedorismo.

E se quiser dicas práticas de como encontrar bons fornecedores, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂

3. PLANO DE MARKETING

Em suma, trata-se do planejamento das ações de Marketing de uma empresa que busca um determinado objetivo.

E ele pode ser desenvolvido para uma marca, um determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa, por exemplo.

Em outras palavras, é ferramenta de gestão que ajuda uma empresa a ser e se manter competitiva no mercado em que atua. Tudo isso através de estratégias e táticas de marketing.

Assim, entenda o produto ou serviço que será vendido e elabore como será sua construção e divulgação.

Logo, esse será o momento em que você irá decidir como posicionar seu produto/serviço no mercado.

  • Qual será o preço trabalhado
  • Como será a divulgação
  • Canais de distribuição (como o produto/serviço será entregue para o cliente)
  • Entre outros pontos bem importantes

Então, se quiser entender mais sobre Plano de Marketing e como montar o seu do jeito certo, assista nosso vídeo bem prático que explica exatamente esses pontos. Para isso, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.

4. PLANO OPERACIONAL

Determine como seu negócio/empresa funcionará. Em poucas palavras, o planejamento operacional é o plano de trabalho. Ele transforma as metas e objetivos estratégicos (ou táticos) em tarefas menores e executáveis.

É aqui que se definem os métodos, processos, sistemas, pessoas, responsabilidades, tarefas, equipamentos necessários, enfim.

Isto é, nesta parte, descreva como será a equipe, estrutura física ou digital necessária, capacidade de produção e o tempo necessário para cada etapa são itens que serão trabalhados nesse momento.

5. PLANO FINANCEIRO

Neste passo, é preciso definir como o fluxo de dinheiro funcionará no seu negócio.

  • qual o tamanho do investimento inicial necessário
  • qual o capital de giro (quantidade de dinheiro que você precisa para operar a empresa, principalmente nos primeiros meses)
  • quais os custos operacionais
  • em que momento será o ponto de equilíbrio (ou seja, faturamento mínimo que o negócio precisa gerar para não ter prejuízo)
  • Qual será retorno do investimento (ROI)
  • Demonstrativo de Resultados

De fato, analisando esses pontos, você será capaz de analisar o quão lucrativo será o seu negócio/empresa.

Da mesma maneira, se quiser entender mais como montar um planejamento financeiro do seu negócio, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂

6. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

Trabalhe e construa simulações do mercado para projetar como seria as respostas em diferentes situações para avaliar a capacidade do negócio.

Ou seja, desenvolva uma situação pessimista e outra otimista do seu negócio para um determinado período de tempo. Se preferir, pode até acrescentar uma situação mediana também.

Assim, você terá uma visão mais profunda e sólida dos cenários que poderá enfrentar com o seu negócio ou projeto. E se preparar muito bem para cada uma delas.

Como resultado, você terá uma base concreta para conseguir analisar quais ações precisariam ser tomadas para cada um desses cenários.

7. AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA

Neste momento, avalie os ambientes internos e externos da empresa para identificar possíveis oportunidades e ameaças.

Além disso, deixe claro as forças e fraquezas do negócio/empresa para saber como seria seu comportamento e poder de reação frente as situações positivas, mas adversas também.

8. AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

Por fim, avalie se seu negócio/empresa é viável ou não.

Mas lembre-se que o mercado muda constantemente, então sempre faça com que o seu plano de negócios esteja atualizado com a realidade, combinado?

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É PLANO DE NEGÓCIO

Viu como o Plano de Negócio é fundamental para o sucesso da sua empresa ou projeto? No entanto, existem diversas maneiras de desenvolvê-lo. Inclusive, vários modelos que podem se encaixar ainda melhor no seu perfil ou necessidade.

Por isso, se quiser entender ainda mais o Plano de Negócio com muitas dicas práticas, modelos e possíveis erros a serem evitados, assista nossa playlist que mostra tudo o que você precisa saber para desenvolver o seu do jeito profissional, assertivo e muito poderoso.

Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É PLANO DE NEGÓCIO
  2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE
  3. COMO MONTAR O SEU EM 8 PASSOS PRÁTICOS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “O Que é Plano de Negócio (8 Passos Práticos para Montar o Seu)”