Coronavírus. O que fazer para pequenas e médias empresas se prepararem p/ crise (Coronavírus)? Esse assunto está em todo lugar e vem causando muitos estragos no mundo todo.
Por isso, empreendedores de pequenas e médias empresas precisam ficar extremamente atentos a essa pandemia.
Então, se você tem um negócio próprio, fica aqui com a gente que vamos mostrar 7 dicas chaves para pequenas empresas se prepararem pra crise do Corona Vírus!
Embora o cenário ainda seja incerto, especialistas recomendam que os empreendedores que já tem um negócio próprio já se preparem para os problemas que potencialmente encontrarão pela frente. Principalmente as pequenas e médias empresas.
Aqui estão 7 dicas que os empreendedores podem fazer para enfrentar esta crise.
Você verá nesse Post
1- Aceite e assimile esta crise.
Sim, estamos em crise. Não tente se enganar e fingir que nada está acontecendo ou que é algo exagerado. É preciso aceitar esse fato e saber como assimilar da melhor maneira possível.
Porém, seja coerente e planeje como fazer com que seu negócio sobreviva a essa situação delicada.
2-Trace cenários
Talvez será preciso rever suas metas e objetivos.
Principalmente porque o comportamento dos consumidores está mudando para este momento.
O movimento mais claro está sendo as pessoas se isolarem, ficarem mais dentro de suas casas para evitar aglomerações.
Por isso, sugerimos pensar em cenários pessimistas e otimistas para ter visões e referências mais claras de como se comportar durante esse período de instabilidade.
Dessa maneira, você poderá se preparar de uma maneira mais adequada para tomar decisões e ações. Tudo isso porque ainda não se sabe ao certo o que pode acontecer daqui em diante.
Além disso, comunique toda sua equipe sobre a situação atual da empresa.
Será muito melhor você deixar todos os membros da sua empresa cientes da situação e, que juntos, as chances de sucesso aumentarão.
Leia também:
Não Comenta esses 10 Erros de Empreendedores (que levam à falência)
O Que É Fluxo de Caixa e suas 10 Regras Fundamentais
O Que é Capital de Giro e Como Fazer de um Jeito Simples e Sem Segredos
3- Evite novos custos
Em momentos de incertezas, evite custos adicionais.
É fundamental que os empreendedores conheçam profundamente os custos da sua empresa e sejam capazes de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando.
Porque em um contexto de queda do faturamento, eles precisam priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.
Escolha algumas prioridades para se concentrar enquanto recupera o equilíbrio.
Tenha em mente que agora é um momento de olhar para dentro da operação da empresa. Melhorar processos, evitar desperdícios e não gastar dinheiro com o que não for necessário.
4- Se adapte ao mercado
Como dissemos antes, a tendência é que as pessoas fiquem cada vez mais dentro de casas.
Por isso, use a criatividade para se adequar a esse cenário.
Por exemplo:
– utilize a internet para tentar continuar suas vendas ou a apresentação dos seus produtos ou serviços. Se você tem uma loja de roupa, que tal começar a vender seus produtos pela internet e enviar diretamente pra casa do cliente? Ou se tem uma escola, que tal dar suas aulas por vídeos ou ligações ao vivo na internet ou celular?
– outro exemplo pode ser o delivery. Se você tem um restaurante ou um mini-mercado, explore mais essa plataforma para dar mais opção para os clientes continuarem comprando de você
Lembre-se que para isso, você precisa se comunicar com o cliente. E , ainda mais nesse momento, para conseguir chegar nos clientes e comunicar suas ofertas e realizar vendas, combinado?
Enfim, esses foram só alguns exemplos pra tentar ilustrar como a criatividade nesses momentos pode ser salvadora. E, quem sabe, até uma boa e nova forma de rentabilidade pro seu negócio próprio.
5- Negocie com fornecedores
Com uma possível queda do faturamento, talvez seja preciso negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos.
Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.
Mas se lembre também que os seus fornecedores também estão no mesmo momento de crise que o seu. Por isso, pense em alternativas que possam ajudar os dois lados. Dessa maneira, as chances de acordos serão ainda maiores.
6- Gerencie seu emocional
São nesses momentos que o stress e o desespero pode nos levar a tomar algumas decisões impensadas.
Então, tenha os cenários desenhados que citamos anteriormente em mãos. Se planeja com antecedência para ter certeza de que as decisões a serem tomadas são as mais coerentes e viáveis para cada momento.
Ser racional nesses momentos é extremamente importante, tudo bem?
7- Visualize o novo começo
Incorpore o aprendizado ao longo desse tempo. Pergunte como isso afetará o futuro da sua empresa e faça ajustes. Como em qualquer crise, existem oportunidades para criatividade e mudança.
As recessões criam novos problemas que podem se transformar em oportunidades de negócios.
Alguns operadores cairão e abrirão portas para novas startups. Empreendedores continuarão procurando boas e novas ideias.
Por isso, fique atento ou atenta ao procurar opções que possam render bastante quando as coisas voltarem ao normal, combinado?
Essas foram as nossas dicas de como tentar se preparar melhor para essa crise que estamos passando por causa do coronavírus.
Elas não são as únicas alternativas, mas esperamos que elas possam ser úteis e dar referências e ideias para você conseguir se preparar da melhor maneira possível, combinado?
Esperamos que tenha gostado desse post.
Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários.
Um abraço,
E até a próxima!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
2 pensamentos em “7 Dicas Chaves p/ Empresas se Prepararem pra Crise (Coronavírus)”
amei o blog e os videos.
estou aprendendo muito, mas nem todos os videos do you tube estao no blog.
É uma pena pois gosto de lê o conteudo do video que está no blog.
Olá Neiva, tudo bem?
Muito obrigado pelo comentário! E vamos trabalhar para colocar todos os vídeos aqui no blog também! Obrigado pela sugestão!
Um abraço!