Empreender Por Onde Devo Começar (em 9 Passos Obrigatórios)

Empreender por onde devo começar? Essa é uma dúvida de praticamente todos os empreendedores iniciantes e que é bem normal mesmo de acontecer.

Justamente por isso que vamos mostrar aqui os 9 Passos Obrigatórios para conseguir estruturar e montar o seu negócio próprio do jeito certo e sem segredos. E assim, ter sucesso na sua jornada empreendedora. E tudo de um jeito bem prático e direto ao ponto!

Ou, se preferir, pode assistir o vídeo sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

EMPREENDER POR ONDE DEVO COMEÇAR

Empreender é algo muito gratificante e realizador. No entanto, para ter sucesso, é preciso ter muito planejamento, propósito e objetivos bem definidos, força de vontade e muito, mas muito trabalho.

Somada a isso, é preciso seguir, pelo menos, esses 9 Passos Obrigatórios para conseguir montar a sua empresa própria do jeito certo, planejado e coerente, combinado?

Então, vamos lá!

1. FAÇA UMA AUTOANÁLISE

Primeiramente, para entender como começar a empreender do zero, faça uma autoanálise. É preciso ter muita sinceridade e apontar não só seus pontos positivos, mas também os negativos.

Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais. Tenha em mente que o principal pilar do empreendedorismo é o próprio(a) empreendedor(a).

Porque será você a principal pessoa para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. E para empreender, a razão precisa ser sempre, sempre muito clara.

Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:

  • habilidades
  • talentos
  • desejos
  • e defeitos

De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.

Por isso, se quiser fazer uma boa autoanálise, recomendamos muito assistir nosso vídeo que mostra como fazer uma Análise SWOT Pessoal. Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

2. ENCONTRE UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO

Em seguida, antes de começar a empreender é preciso ter uma boa ideia de negócio. Esse passo parece básico, mas muitos empreendedores erram aqui.

Porque ter uma ideia de negócio não é simplesmente acreditar que a sua ideia é a melhor. Antes, é preciso avaliar se ela realmente é a melhor opção. E que ainda, esteja no momento ideal para ser trabalhada.

Será justamente esta ideia de negócio que vai direcionar todos os seus esforços para montar sua própria empresa.

E para te ajudar a encontrar ideia, pesquise muito e repare no que já está sendo feito atualmente. E procure maneiras de encontrar espaços que podem ser ocupados.

Ou então estudar o que já é feito e encontrar maneiras de aprimorar. Tudo para atender uma demanda de mercado que não está sendo atendida de maneira satisfatória.

Além disso, baseado na sua autocrítica feita no passo anterior, veja em que tipos de mercados você se encaixa.

Nesta hora, liste o maior número de ideias que tiver, sem ainda se aprofundar do assunto. Feito isso, comece a ligar suas habilidades, talentos, desejos e defeitos com cada ideia de mercado listado.

E então, elimine as ideias mais fracas até encontrar a sua opção favorita.

Um ponto importante aqui é escolher uma ideia em uma área ou assunto que você tenha paixão. Quanto mais você gostar e se interessar por este assunto, melhor será o seu envolvimento com ela.

Trabalhar com que realmente gosta te dará muita energia e motivação todos os dias. De fato, você se interessará por isso e fará de tudo para dar certo.

Inclusive, se quiser saber se a sua ideia de negócio tem chances de dar certo, assista nosso vídeo que mostra dicas bem certeiras para isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

3. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIO

De não adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.

Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.

Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:

  • Tamanho do Mercado
  • Quem serão seus clientes
  • Concorrentes
  • Produtos/Serviços oferecidos atualmente
  • Fornecedores
  • Investimentos e estruturas necessárias
  • Equipe
  • Riscos
  • Metas e Objetivos a serem alcançados

Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.

Bem como entender toda a estrutura necessária, investimentos e também se realmente existe uma boa demanda pelo que sua empresa oferecerá. Além de ter certeza que o seu negócio irá gerar um valor relevante para o seu público-alvo.

De fato, desenvolver um plano de negócio é um passo fundamental e obrigatório para começar a empreender do zero.

Com ele, as chances do seu negócio dar certo são muito maiores mesmo. E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.

Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

4. AVALIE SUAS FINANÇAS

Começar qualquer negócio tem um preço, então você precisa determinar como você vai cobrir esses custos. Assim, descubra o quanto você vai precisar.

Você tem os meios para financiar seu negócio ou precisará pedir dinheiro emprestado?

Se está planejando deixar o seu trabalho atual para se concentrar em seu negócio, você tem dinheiro guardado para se sustentar até começar a ter lucro?

De acordo com os especialistas, geralmente as empresas iniciantes fracassam porque ficam sem dinheiro muito antes de obter lucro.

De fato, nunca é uma má ideia superestimar a quantidade de capital inicial que você precisa. Visto que pode demorar um pouco até que o negócio comece a gerar receita sustentável.

Antes de mais nada, entenda os tipos de compras que fazem sentido para o seu negócio.

Da mesma forma, evite gastos excessivos com novos equipamentos sofisticados que não te ajudarão a atingir suas metas de negócios logo de cara, por exemplo.

Logo, sugerimos muito trabalhar o seu Planejamento Financeiro. Isso fará toda a diferença ao abordar pilares bem importantes. Como Fluxo de Caixa, Capital de Giro, Custos e Despesas, entre tantos outros.

Por isso, sugerimos assistir nosso vídeo sobre Planejamento Financeiro Empresarial para conseguir desenvolver o seu do jeito certo. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

5. CRIE O NOME E MARCA DA SUA EMPRESA

Definir um nome para sua empresa ou produto/serviço é um passo-chave para o sucesso do seu negócio.

O nome certo pode ser o ativo mais valioso de uma marca, impulsionando a diferenciação e acelerando a aceitação por parte do mercado e, principalmente, seus consumidores.

Desse modo, sugerirmos trabalhar o Naming. Que é o processo que aborda exatamente esse ponto de uma forma organizada e planejada. Com muitas técnicas poderosas.

Também temos um vídeo que explica bem este assunto que deixamos o link aqui embaixo para você, combinado?

6. FORMALIZE SEU NEGÓCIO

Com o plano de negócio desenvolvido e validado, e você está confiante que o seu negócio está pronto, agora é hora de abrir sua empresa formalmente. Ou seja, abrir um CNPJ.

Basicamente, CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Todo tipo de negócio precisa ter um CNPJ para iniciar suas atividades de forma legalizada.

A função do CNPJ é garantir que todas as atividades da empresa sejam desempenhadas de acordo com as exigências das leis do Brasil.

Ao ter um CNPJ, as empresas podem emitir notas fiscais, recorrer às linhas de crédito para pessoas jurídicas, contratar funcionários, cumprir as obrigações jurídicas, solicitar o alvará de funcionamento, entre outros pontos.

Além disso, é preciso definir o tipo de empresa, porte e modelo tributário que a sua empresa terá. Ou seja, se será MEI, Simples Nacional, Empresa Individual, Sociedade Empresária Limitada, entre outras.

Isso é muito importante porque definirá as obrigações legais, tributos e taxas que sua empresa precisará pagar para funcionar de maneira formal. Tudo dentro da lei.

Então, se quiser entender os tipos de empresas que podem ser considerados, assista nosso vídeo que explica isso de uma maneira prática mesmo. Para assisti-lo, é só clicar neste link aqui embaixo 🙂

E aqui, um contador(a) ou empresa de assessoria contábil pode te ajudar muito neste assunto. Inclusive, é o próximo tópico que vamos falar.

7. CONTABILIDADE

Este assunto é ignorado muitas vezes por muitos empreendedores iniciantes. Em poucas palavras, contabilidade auxilia o processo de administração das empresas.

Tudo através de informações e relatórios que orientam os gestores a seguirem determinados caminhos para ter mais lucratividade e sucesso do negócio. Tudo conforme as leis.

Em parte, trata-se do registro, controle e gerenciamento da entrada e saída de dinheiro. No entanto, esse simples movimento influencia diversos outros assuntos e frentes.

O que influencia na quantidade de impostos, taxas e obrigações que devem ser cumpridas conforme a legislação.

E é justamente isso que a contabilidade monitora e gerencia. Por isso, trabalhar a sua contabilidade ou contratar alguém especializado no assunto é muito importante também.

E caso precise entender mais sobre contabilidade, vamos deixar o link do nosso vídeo aqui embaixo 🙂

8. CERTIFIQUE-SE DE TODAS AS AUTORIZAÇÕES

Para começar uma empresa própria, é preciso ter autorizações e alvarás de funcionamento. Bem como questões de segurança e higiene, se for o caso.

Por isso, tenha tudo anotado e guardado todas as autorizações e obrigatoriedades necessárias para que o seu negócio funcione de forma regularizada. Bem como as validades e prazos para renovações.

Desse modo, evitará qualquer tipo de possíveis advertências, multas e até fechamento do negócio.

Aqui, a ajuda de contadores ou assessorias contábeis podem ajudar bastante neste ponto.

9. ESTUDE SEMPRE

Por fim, estude sempre. Entenda quais são as áreas e assuntos que você precisa conhecer ou até aprimorar.

Estudar é um pilar fundamental no empreendedorismo. Ou seja, procure se aprimorar e esteja em evolução sempre.

Isso te trará resultados tanto no curto, médio e principalmente, no longo prazo. Assim, as chances de sucesso do seu negócio serão bem maiores e realistas.

CONCLUSÃO

Essas foram as nossas dicas obrigatórias para começar a empreender do jeito certo, organizado e planejado. Seguindo esses passos, as chances de sucesso aumentam significativamente. No entanto, elas não são as únicas.

Por isso, se quiser se preparar ainda mais, assista nossa playlist que mostra muitas outras dicas bem poderosas de como abrir o seu negócio próprio. Caso queira assisti-la, vamos deixar o link na descrição.

Além disso, se tiver alguma outra dica que ache importante, escreva nos comentários e compartilhe com a gente também!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
  2. ENCONTRE UMA BOA IDEIA DE NEGÓCIO
  3. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIO
  4. AVALIE SUAS FINANÇAS
  5. CRIE O NOME E MARCA DA SUA EMPRESA
  6. FORMALIZE SEU NEGÓCIO
  7. CONTABILIDADE
  8. CERTIFIQUE-SE DE TODAS AS AUTORIZAÇÕES
  9. ESTUDE SEMPRE

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *