Empatia o que é? Com certeza ela é uma das principais responsáveis para ajudar a nos tornar melhores pessoas. Tanto na vida pessoal quanto profissional.
Além disso, conseguirmos lidar melhor com as outras pessoas, ter destaques, conquistar e se aproximar dos clientes, se destacar no ambiente e mercado de trabalho, entre tantas outras coisas bem importantes.
Por isso, entenda agora de um jeito bem prático o que é empatia, toda sua importância (que é bem grande mesmo), Exemplos e 06 Dicas BEM Simples de como ter e trabalhar mais a sua empatia!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo prático sobre este assunto também. Para isso, é só clica aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É EMPATIA
- SEUS PRINCIPAIS TIPOS
- TODA SUA IMPORTÂNCIA
- EXEMPLOS DE COMO A EMPATIA APARECE NO NOSSO COTIDIANO
- 06 DICAS BEM SIMPLES DE COMO TRABALHAR A SUA EMPATIA DO JEITO CERTO
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É EMPATIA
Resumidamente, empatia é a capacidade de sentir e entender o que uma outra pessoa sente. Dessa forma, conseguir se colocar no lugar desta pessoa para enxergar e assimilar a perspectiva dela diante de cada contexto em que estiver inserida.
Em outras palavras, analisar e entender o ponto de vista das outras pessoas dentro de cada contexto em questão. Diferente daquele com o qual estamos acostumados ou condicionados, por exemplo.
Dessa forma, a empatia pode ser utilizada em diversas situações. Como com amigos, família, clientes e potenciais clientes, chefes, equipe e colegas de trabalho, parceiros de negócios, enfim. Em praticamente em qualquer categoria.
Como resultado, a empatia trará uma conexão bem grande entre você e a outra pessoa. Isso gera respeito e melhora os nossos relacionamentos interpessoais.
2. SEUS PRINCIPAIS TIPOS
Em suma, existem 3 tipos de empatia: cognitiva, emocional e compassiva.
COGNITIVA
Esse tipo de empatia se refere a nossa capacidade de entender o estado mental da outra pessoa. Literalmente, entender o ponto de vista do outro.
EMOCIONAL
Já a empatia emocional trabalha o ponto de entender a perspectiva emocional da outra pessoa. Ou seja, é compartilhar o sentimento da outra pessoa.
Assim, criar uma conexão emocional. Justamente por isso que também é conhecida como empatia afetiva.
COMPASSIVA
Por fim, este tipo de empatia se refere a conexão e o entendimento que criamos com a outra pessoa. Consequentemente, tomar uma ação ou atitude para ajudá-la.
Em outras palavras, é percebemos que a outra pessoa precisa de ajuda e nos colocarmos à disposição. Realmente, tomarmos uma atitude em relação a isso.
Da mesma maneira, considerando esses 3 tipos de empatia, é importante saber separá-las para entender como trabalhar cada uma.
De forma prática, podemos dizer que esses 3 tipos de empatia representam uma evolução.
Ou seja, primeiro é preciso entender a empatia cognitiva para enxergar o ponto de vista da outra pessoa.
Depois, compreender de fato como ela se sente. E, finalmente, oferecer ajuda quando for necessário.
3. TODA SUA IMPORTÂNCIA
CRIA CONEXÕES
A empatia é capaz de criar conexões reais com as outras pessoas. Sejam racionais ou emocionais. E isso aumenta e melhora muito as nossas relações pessoais. Bem como a confiança e agradecimento que a outra pessoa terá em você.
REDUÇÃO DE CONFLITOS
Da mesma forma, será possível reduzir possíveis conflitos e stress também. Porque ter uma postura empática fará com que a gente seja mais compreensível com cada situação. Assim, ter uma mentalidade mais conciliadora.
CONVIVÊNCIA
Logo, a nossa convivência com as outras pessoas será mais agradável. Com respeito e compaixão sempre em alta. E, claro, o senso de justiça será bem trabalhado em todos os momentos.
MELHORES RESULTADOS
Desse modo, com um ambiente positivo, leve e de respeito, os resultados alcançados serão bem melhores. Todos saberão o que precisa ser feito e também passarão a trabalhar suas empatias para resolver as situações de forma coerente e efetiva.
4. EXEMPLOS DE COMO A EMPATIA APARECE NO NOSSO COTIDIANO
Exemplo 1:
Imagina que você está na sua empresa e percebe que uma pessoa da sua equipe não está performando bem. Bem como regredindo seu desempenho dia após dia.
Então, ao invés de apenas reclamar dessa pessoa, o que pode fazer com que crie um cenário negativo, a empatia pode trabalhar muito bem essa situação.
Por exemplo: primeiro, o ideal seria entender o que realmente está acontecendo com essa pessoa para que ela esteja performando abaixo do esperado. Isso pode ser algo profissional ou até pessoal também. Inclusive, fora do trabalho.
Dessa forma, entendendo profundamente o que está acontecendo com essa pessoa, a empatia te ajudará a pensar e trabalhar formas de resolver essa questão.
Como resultado, a outra pessoa entenderá que você está entendendo bem o que está acontecendo com ela. Bem como compreender que ela precisa melhorar seu trabalho. Tudo de forma compreensiva e com respeito mútuo.
Reparou como foi criada uma conexão sincera e compaixão entre você e a pessoa da sua equipe?
Exemplo 2:
Um outro exemplo é quando sua empresa tenta entender porque as vendas estão caindo. Imagine que um determinado produto da sua marca apresenta quedas nas vendas de forma constante.
Ao invés de trabalhar promoções ou ofertas agressivas (o que pode diminuir seus lucros), sua empresa pode trabalhar a empatia e se colocar no lugar de cada cliente. Inclusive, conversando com seus consumidores ou realizando pesquisas de satisfação.
Dessa maneira, será possível entender os reais motivos que estão afastando os clientes da sua marca. E assim, trabalhar estratégias assertivas para resolver de verdade os problemas e necessidades dos seus consumidores.
Como resultado, cada cliente enxergará que sua empresa realmente deu valor aos seus sentimentos. E percebeu que sua marca, de fato, entende o que eles precisam.
Assim, cria-se identificação genuína e conexões profundas com seus clientes.
Isso é algo muito forte que realmente faz toda a diferença no mercado. Literalmente, fortalece muito o vínculo da sua marca com seus clientes.
Enfim, esses foram apenas exemplos práticos para mostrar como a empatia é muito importante e tem bastante valor. Tanto na sua vida pessoal quanto profissional.
05. 06 DICAS BEM SIMPLES DE COMO TRABALHAR A SUA EMPATIA DO JEITO CERTO
1. ESCUTE DE VERDADE
Tenha real interesse no que a outra pessoa está dizendo ou passando. Procure entender profundamente o que os outros tem a dizer.
Não tente trabalhar a empatia apenas por fazer. Para ela dar certo, é preciso ter realmente a vontade de querer se aprofundar em cada situação.
Ao mesmo tempo, faça perguntas para se aprofundar de cada detalhe também.
2. PERSPECTIVA COERENTE
Ao escutar o que a outra pessoa conversou com você, coloque-se no lugar dela. Tenha disposição para compreender tudo o que está se passando. E tente ver o mundo através dos olhos dela.
3. NÃO JULGUE
Para a empatia funcionar, é muito importante não julgar o que outro pensa ou acredita. Inclusive, neste momento, é legal até abrir mão das suas próprias visões ou opiniões, naquilo que você acredita.
Isso fará com que você consiga compreender de modo neutro o que está acontecendo com a outra pessoa. Assim, entender como pode resolver a situação de forma coerente e justa.
Dessa forma, a pessoa não se sentirá julgada e nem confrontada. Ela perceberá que você realmente está entendendo o que está acontecendo com ela.
4. CERTIFIQUE SE ENTENDEU TUDO
Confirme com a outra pessoa se o que você entendeu é realmente o que ela quis dizer. Essa é uma das melhores formas para conseguir se certificar que o seu entendimento está correto. Dessa forma, os próximos passos serão trabalhados em cima das informações certas.
5. COMPREENDA AS OPÇÕES
Agora, analise e entenda as opções que podem ser tomadas para resolver determinadas questões. Sempre considerando o ponto de vista e sentimentos da outra pessoa.
Seja coerente e compreensível para estudar as opções que sejam, de fato, soluções para cada problema.
6. DIVIDA SUAS CONCLUSÕES
Neste momento, não seja agressivo(a) ou unilateral em nenhum momento. Procure utilizar as palavras certas e trabalhe para que a outra pessoa esteja aberta a receber e ouvir suas opiniões e possíveis soluções. Tudo de forma sincera, compreensiva e leve.
Além disso, tenha em mente que a empatia não serve para resolver o problema dos outros. Mas sim, fazer com que a outra pessoa tenha conexão, confiança e respeito com você.
E caso ela crie esse sentimento de empatia com você, ela pedirá ou aceitará sua ajuda de forma aberta. E isso fará com que ela entenda a responsabilidade e o papel para resolver a situação em questão.
Justamente por isso que a empatia é muito utilizada. Seja na vida pessoal quanto na profissional.
PRA FECHAR ESSE POST SOBRE O QUE É EMPATIA…
Viu como a empatia é algo sutil que pode fazer toda a diferença? Ela é um dos principais pilares da Inteligência Emocional, algo muito importante para melhorar e aprimorar nossos relacionamentos.
Em suma, Inteligência Emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nossos relacionamentos. Logo, é muito mais do que controlar nossos sentimentos.
Por isso, recomendamos muito assistir nosso vídeo sobre este assunto para complementar ainda mais a sua empatia. Então, caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É EMPATIA
- SEUS PRINCIPAIS TIPOS
- TODA SUA IMPORTÂNCIA
- EXEMPLOS DE COMO A EMPATIA APARECE NO NOSSO COTIDIANO
- 06 DICAS BEM SIMPLES DE COMO TRABALHAR A SUA EMPATIA DO JEITO CERTO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Ainda, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “EMPATIA O QUE É (Significado, Exemplos e Dicas Bem Práticas)”