Quer conhecer as principais dicas de gestão para pequenas empresas?
Abrir uma pequena empresa é um grande passo, mas mantê-la no caminho certo é um desafio ainda maior.
E muitos pequenos negócios fecham nos primeiros anos. Isso acontece por vários fatores. Um dos principais problemas é a má gestão.
Mas será que a forma como você está gerindo seu negócio pode estar atrapalhando o seu sucesso sem que você perceba?
Por isso, vamos mostrar aqui 15 dicas essenciais que podem transformar a maneira como você administra sua empresa. Ajudando a evitar erros bem comuns e levar sua empresa para o próximo nível. Pode acreditar!
Você verá nesse Post
DICAS DE GESTÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS
Então, vamos lá!
1. PREPARE-SE BEM
Não basta ter uma boa ideia ou capital. É preciso sempre buscar conhecimento.
Então, estude sempre. Seja fazendo cursos, pesquisando seu público, conversando com outros empreendedores e estudando a concorrência. Enfim. Saiba tudo sobre o seu mercado e sua empresa também.
Da mesma forma, é importante dar muita atenção ao que foi feito no passado. Os empreendedores precisam valorizar todos os seus êxitos e estudar os erros cometidos para que eles não se repitam.
Analise muito bem o que foi realizado e veja como aproveitar os seus êxitos e melhorá-los ainda mais. E ainda como minimizar ou até eliminar os futuros erros.
2. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
Um passo muito importante é fazer uma autoanálise. É preciso ter sinceridade e apontar não só seus pontos positivos, mas também os negativos.
Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais.
Porque será você a principal pessoa para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. E para um bom propósito profissional, a razão precisa ser sempre, sempre muito clara.
Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:
- habilidades
- talentos
- desejos
- e defeitos
De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.
3. CONHEÇA A FUNDO SEU NEGÓCIO PRÓPRIO
Antes de começar a desenhar o plano de marketing, é fundamental fazer uma autoanálise da sua empresa.
Saber exatamente quem é, seus pontos-fortes, defeitos, em que mercado está atuando, possíveis ameaças,… enfim, tudo mesmo sobre a sua empresa própria.
O objetivo aqui é ter muito claro quem é a sua empresa e como ela está inserida e posicionada no mercado.
Do mesmo modo, uma ótima ferramenta para ser utilizada para este momento é a Análise SWOT que citamos anteriormente, mas agora relacionada ao seu negócio.
4. REFINE SEU PLANO DE NEGÓCIOS
Se ainda não desenvolveu um, faça um Plano de Negócios. E se já tem um, analise-o profundamente e entenda se tudo ainda faz sentido.
Porque nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu próprio negócio, como por exemplo:
- Tamanho do Mercado
- Quem serão seus clientes
- Concorrentes
- Produtos/Serviços oferecidos atualmente
- Fornecedores
- Investimentos e estruturas necessárias
- Equipe
- Riscos
- Metas e Objetivos a serem alcançados
Afinal, é nele que você definiu (ou vai definir) seu modelo de negócio e avaliou se era viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.
5. PREÇOS ATRATIVOS E COERENTES
Ter bons preços e justos é algo que todos os clientes valorizam. E faz parte das dicas de gestão para pequenas empresas.
Ou seja, seus preços precisam ser condizentes com o valor que está sendo entregue nos seus produtos ou serviços.
Aqui, o seu preço trabalhado não precisa, necessariamente, ser o menor do mercado. Ele precisa ser justo e coerente. De forma que os seus clientes enxerguem um valor condizente. Que tenha o melhor custo-benefício.
Por isso, é importante entender os preços trabalhados pela concorrência. Bem como o valor que é entregue por eles para os consumidores.
E analise se o que a sua empresa está trabalhando vale realmente a pena para os seus consumidores.
6. DEFINA O PRÓ-LABORE
O lucro da empresa não é o mesmo que o salário do empreendedor(a). Tenha muito cuidado com isso. Até porque é muito importante separar parte do lucro para guardar para empresa. Ou até reinvestir na estrutura e crescimento do seu negócio.
Definir sua remuneração ou salário é algo que fará com que você tenha uma tranquilidade maior no seu trabalho e na sua vida pessoal também.
No entanto, é preciso ser muito coerente e ter muita responsabilidade de acordo com a capacidade financeira do seu negócio.
Muitos empreendedores acabam realizando retiradas de dinheiro maior do que o possível. E isso é muito negativo para a saúde financeira da sua empresa.
Por isso, tenha muita clareza no que está fazendo neste momento.
E aqui, existem alternativas como realizar a retirada do dinheiro de acordo com a lucratividade do negócio. Ou então, via pró-labore, que é bastante utilizado no empreendedorismo.
Basicamente, pró-labore é a remuneração dos sócios por seus trabalhos na empresa. Em outras palavras, é quanto os donos da empresa recebem de acordo com o trabalho ou função exercida.
E só por curiosidade: você já trabalha o seu pró-labore do jeito coerente? Escreva aqui nos comentários e compartilhe com a gente!
7. SEPARE AS CONTAS PESSOAIS DAS CONTAS DA EMPRESA
Não misture o dinheiro da empresa com suas finanças pessoais. Isso pode causar grandes problemas, tanto para a empresa quanto para a sua vida pessoal.
Desse modo, tenha tudo anotado e registrado os gastos e ganhos do seu negócio. E deixe sempre muito claro os valores que compete para cada finança: a da empresa e a sua pessoal.
8. TRABALHE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA SUA EMPRESA
O planejamento financeiro consiste em uma projeção de receitas e despesas para um determinado período.
Além disso, analisa os cenários projetados e estabelece metas com base nestas informações.
Em outras palavras, será ele que apontará as diretrizes para que o negócio seja rentável através de um conjunto de ações, ferramentas e controles que buscam entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros de uma empresa para curto, médio e longo prazo.
Por isso, prepare-se para todas as situações que podem acontecer se o seu negócio não der certo.
Bem como a maneira que você poderia sobreviver a este cenário até conseguir ter condições de fazer sua pequena empresa decolar.
E aqui, recomendamos muito você trabalhar 2 ferramentas de gestão financeira:
- o Capital de Giro, que basicamente, é uma reserva financeira para ajudar a sua empresa a ter mais fôlego e segurança na saúde financeira.
- e o Fluxo de Caixa, que controlará todas as entradas e saídas de dinheiro previstas durante um determinado período.
Ou seja, o planejamento financeiro empresarial tem como objetivo principal garantir que sua empresa tenha dinheiro suficiente em caixa para ter uma vida saudável, consiga aproveitar oportunidades ou resolver possíveis emergências. E, assim, crescer constantemente.
9. FAÇA PROJEÇÕES PARA O FUTURO
Uma das outras dicas de gestão para pequenas empresas é traçar diferentes cenários do possível andamento do seu negócio é bem importante. Por exemplo: faça uma projeção realista, outra otimista e outra pessimista.
Dessa maneira, mesmo com os piores cenários, você terá mais base e informações para saber como se comportar, caso isso aconteça.
Bem como ter um planejamento para estar preparado(a) para conseguir realizar possíveis ajustes. Com muita calma e coerência.
10. TRABALHE AS GESTÕES BÁSICAS
Para conseguir gerir uma empresa, independentemente do porte, é preciso trabalhar muitos pontos fundamentais para o funcionamento e crescimento de um negócio. Como:
Gestão de Estoque
Basicamente, controle de estoque é saber exatamente a quantidade ideal de cada item do seu estoque.
Assim, controlar toda a movimentação de produtos e matérias-primas do seu negócio. Bem como gerir suas entradas e saídas.
Estoque representa custos para empresa, mas ao mesmo tempo é responsável por realizar vendas para o negócio.
Gestão de Pessoas
É um conjunto de práticas focadas em maximizar o potencial das pessoas ou de cada indivíduo da sua equipe.
Ou seja, tem relação com as práticas adotadas para estudar, entender e valorizar o capital humano das empresas.
Gestão de Marketing
É o gerenciamento que analisa e monitora as estratégias, ações, processos, e pessoas relacionados as atividades marketing. De maneira que agregue valor ao mercado e seus consumidores. Bem como atingir as metas e objetivos do negócio.
Gestão de Qualidade
Que trabalha todo o controle dos processos organizacionais para atingir a qualidade desejada. Como gestão de pessoas, informações, finanças, estrutural, comunicação, vendas, enfim.
Em outras palavras, a gestão da qualidade fará com que o seu negócio busque, e alcance, a melhoria contínua dos seus produtos/serviços.
Como resultado, garantir e superar a satisfação e expectativa dos seus clientes.
11. INVISTA EM ESTRUTURA
Investir em estrutura para propiciar as condições ideais para exercer o trabalho esperado e conquistar os resultados desejados é fundamental.
Isso vale para equipamentos, tecnologia, ambiente de trabalho, enfim. Ofereça as condições de trabalho de forma coerente e condizente.
12. BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE
Basicamente, significa oferecer os melhores serviços para o cliente. Antes, durante e depois da compra. E dessa maneira, fazer com que cada cliente fique bem satisfeito(a) com a sua empresa.
Em outras palavras, um bom atendimento é todo o suporte que você oferece aos seus clientes e que os ajuda a ter uma ótima experiência com a sua empresa.
Isso faz com que seu negócio crie e construa um relacionamento sólido e duradouro com ele. Assim, fazer com que ele compre da sua empresa, continue comprando e ainda se torne um cliente fiel, um defensor da marca.
13. IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
Agora é hora de colocar tudo em ação. Mas lembre-se: a implementação é apenas o começo. Monitorar é fundamental em todo o processo.
Por isso, monitore constantemente suas campanhas para garantir que elas estejam no caminho certo.
Ao mesmo tempo, avalie tudo o que falamos aqui. E faça ajustes sempre quando for necessário.
14. DESCUBRA SEU TIPO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Gestão empresarial, é um conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo conduzir os negócios de uma empresa para conquistar os melhores resultados possíveis.
E cada profissional pode ter um estilo de gerir o seu negócio. E existem diversos modelos, como: gestão centralizadora, democrática, comportamental, colaborativa, enfim.
Por isso, se quiser descobrir qual é o seu tipo de gestão, assista este vídeo que mostra os 9 principais tipos de gestão empresarial. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
15. MISSÃO, VISÃO E VALORES
Ainda, sempre tenha muito bem definida a sua Missão, Visão e Valores. Que são conceitos estratégicos de gestão de empresas. Ou seja, elas fazem parte do planejamento estratégico de negócio.
E no dia a dia, servem como uma bússola para as empresas, orientando os caminhos para buscar os resultados esperados. Em outras palavras, ajudam a definir a direção estratégica das empresas.
DICA EXTRA
E se ficou até aqui, vamos deixar uma dica bem especial para melhorar ainda mais sua gestão da sua pequena empresa.
Que é trabalhar bem sua Gestão Estratégica Empresarial. Que é uma gestão bem profissional, com desenvolvimento estratégico que guiarão seu negócio para o caminho de sucesso de forma muito bem planejada e coerente.
Então, para saber como explorar este assunto na sua empresa, assista este vídeo que mostra o guia completo especificamente para gestores de pequenos negócios. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
E só pra recapitular as dicas de gestão para pequenas empresas:
- PREPARE-SE BEM
- FAÇA UMA AUTOANÁLISE
- CONHEÇA A FUNDO SEU NEGÓCIO PRÓPRIO
- REFINE SEU PLANO DE NEGÓCIOS
- PREÇOS ATRATIVOS E COERENTES
- DEFINA O PRÓ-LABORE
- SEPARE AS CONTAS PESSOAIS DAS CONTAS DA EMPRESA
- TRABALHE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA SUA EMPRESA
- FAÇA PROJEÇÕES PARA O FUTURO
- TRABALHE AS GESTÕES BÁSICAS
- INVISTA EM ESTRUTURA
- BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE
- IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
- DESCUBRA SEU TIPO DE GESTÃO EMPRESARIAL
- MISSÃO, VISÃO E VALORES
Esperamos que tenha gostado dessas dicas de gestão para pequenas empresas! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “Dicas De Gestão Para Pequenas Empresas”