Como Fazer Boas Perguntas (em 9 Segredos Surpreendetes)

Como fazer boas perguntas? Com toda certeza, boas perguntas levam a melhores respostas. E isso é muito importante para qualquer tipo de profissionais e para empreendedores.

Principalmente por encontrar oportunidades para o seu negócio. Ou então identificar possíveis problemas ou ameaças que precisam ser resolvidos.

Mas este assunto é tão corriqueiro que muitas pessoas nem se dão conta do tamanho da importância de realizar boas perguntas.

E se souber trabalhar bem esse tema, você estará na frente de muitos profissionais. Sem dúvida nenhuma, este é um dos segredos-chave de todos os empreendedores de sucesso.

Inclusive, essas perguntas não precisam ser feitas, obrigatoriamente, para outras pessoas. Elas podem ser feitas para você mesmo(a).

Por isso, conheça agora as 09 Dicas de Como Fazer Boas Perguntas que todo mundo deveria saber. Com certeza, com elas, você conseguirá realizar perguntas ainda melhores que irão te ajudar demais. Pode acreditar!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

Afinal, como fazer boas perguntas?

Saber como fazer boas perguntas vai te trazer grandes resultados. Porque com boas perguntas, boas respostas aparecerão.

E sem mais delongas, vamos mostrar as nossas dicas de como conseguir elaborar perguntas pertinentes e relevantes. Ainda, se ficar até o final do vídeo, vamos deixar uma dica extra bem legal que vai agregar muito valor neste assunto, combinado?

Então, vamos lá!

1. PREPARE-SE ANTECIPADAMENTE

Antes de realizar as perguntas, prepare-se adequadamente para essa conversa de maneira antecipada. Seja uma reunião, entrevista, bate-papo, enfim.

Entenda bem os objetivos de cada uma dessas situações. Assim, defina muito o bem o que precisa ser feito para obter as respostas desejadas.

Anote tudo o que precisa perguntar e organize de forma adequada e coerente. Se possível, em ordem de prioridade também.

Além disso, estude o outro lado da conversa. Entenda o que eles podem pensar sobre essa reunião, entrevista, bate-papo, entre outras situações. Coloque-se no lugar da outra pessoa e avalie como ela poderia reagir ao receber os tipos de perguntas que você deseja fazer.

Dessa maneira, você encontrará possibilidades de respostas e caminhos que a conversa possa seguir. Assim, preparar-se antecipadamente para conseguir controlar melhor o rumo das respostas e conversa. Inclusive, até não ser pego(a) de surpresa por algum tipo de reação ou resposta.

Feito isso, planeje as formas e maneiras de realizar as perguntas, que vamos explicar nas dicas a seguir.

2. ESCUTE MUITO BEM ATÉ O FIM

Saber escutar é algo que muitas pessoas não conseguem fazer. Dessa maneira, acabam tendo conclusões precipitadas e até erradas.

Logo, se souber escutar tudo o que a outra pessoa tem a falar, de modo profundo e com muita atenção, você terá as informações necessárias para avaliar se é possível tirar alguma conclusão. Ou então, checar se algo não ficou tão claro e questionar o que ainda não foi abordado.

Escutar o que os outros tem a dizer mostra que você está realmente interessado(a) no que a outra pessoa está dizendo ou tem a falar. E isso gera uma certa empatia pelo outro lado, o que deixa todos mais confortáveis para se expressar de maneira melhor e mais clara.

E uma metodologia que pode te ajudar muito aqui é trabalhar a Escuta Ativa. Resumidamente, é uma técnica que ajuda a construir e manter um diálogo ou conversa eficiente. Na qual o ouvinte consegue entender, interpretar e assimilar toda a mensagem que é transmitida pelo interlocutor. Tudo de forma clara e sincera.

Ainda, demonstrando um interesse verdadeiro e criando uma conexão real entre as pessoas.

Então, se quiser entender como funciona e como trabalhar a escuta ativa, assista nosso vídeo bem prático sobre esse assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

3. SEJA CASUAL

Para tentar deixar o outro lado mais confortável, trabalhe a sua casualidade. Ou seja, existem momentos em que ser mais casual deixa a pessoa mais próxima de você. Assim, te dar respostas mais claras e verdadeiras.

Ao invés de dizer algo como “fique tranquilo, não vou contar nada para ninguém”, por exemplo, pode acabar gerando um efeito contrário. Deixando a outra pessoa mais insegura, receosa e desconfiada de que algo pode estar errado ou melhor contar toda a história.

4. FAÇA PERGUNTAS SIMPLES

Perguntas simples e diretas ao ponto costumam levar respostas mais profundas. Por exemplo:

  • “Por que essa decisão foi tomada?”
  • “O que esse resultado pode significar?”
  • “Quando que isso aconteceu?”
  • “Por que as coisas estão acontecendo dessa maneira?”
  • “Por que desistiu nesse momento?”

Enfim, perguntas desse tipo costumam trazer respostas significativas e com mais detalhes.

5. TENHA HONESTIDADE

Ser honesto(a) durante a conversa ou diálogo é muito importante.

Fazer isso revela sua humildade. O que faz com que a outra pessoa assuma a mesma postura de ter o mesmo nível de honestidade.

Dessa maneira, ao realizar outras perguntas, melhores respostas podem aparecer.

6. GENUINIDADE E ESPONTANEIDADE

Ter a curiosidade espontânea de saber mais sobre algo ou alguém é bastante poderoso. Uma pergunta motivada pela sincera vontade de conhecer é algo muito difícil de não querer responder.

Isso mostra a naturalidade da conversa. E, consequentemente, para a pergunta e resposta.

DICA ESPECIAL

Aproveite para conhecer o Livro “Comunicação Assertiva“, que mostra tudo o que precisa saber para conseguir não só em realizar boas perguntas, como também ter uma comunicação muito clara e poderosa.

Caso queira conhecê-lo, é só clicar na imagem aqui embaixo. Aproveite, porque ele está com preço especial 🙂 

7. ALTERE ENTRE PERGUNTES ABERTAS E FECHADAS

Da mesma maneira, intercale um pouco entre perguntas abertas e fechadas. Perguntas fechadas são aquelas que as respostas possam ser “sim” ou “não”. Especialistas afirmam que este tipo de pergunta estimula a sinceridade ao longo da conversa.

Porque neste tipo de pergunta, as chances de evitar mentiras são maiores. Ou fica mais fácil de avaliar se há algo que não seja verdade na resposta.

Já perguntas abertas são aquelas em que as respostas costumam ser mais longas e profundas.

Para exemplificar, vamos dar um exemplo para cada tipo de pergunta. Imagine que você está em comprando um equipamento usado para sua empresa. Durante a negociação, para checar a qualidade deste equipamento, podemos ter como pergunta aberta algo assim: “Qual o motivo e história da venda deste equipamento que está sendo vendido?”

E como pergunta fechada: “Este equipamento está a venda porque ele está apresentando problemas?”.

Percebeu a diferença? Por isso, variar esses dois tipos de perguntas ajuda a obter respostas mais concretas ao longo da conversa.

No entanto, avalie bem cada situação e analise se o momento é adequado para qual tipo dessas perguntas, tudo bem?

8. ABORDAGEM PESSIMISTA PARA RESPOSTAS SINCERAS

Se estiver em uma situação em que entenda que é possível que a outra pessoa possa mentir na resposta, faça uma pergunta pressupondo que o que essa outra pessoa não quer contar pode ser uma ótima estratégia.

Por exemplo: se estiver conversando com algum possível parceiro sobre uma proposta, você pode tentar algo como “Provavelmente você não conseguirá entregar no prazo combinado, certo?”.

Isso faria com que a outra pessoa tenha uma facilidade maior em dizer a verdade. Desse modo, trabalhando o lado pessimista, o outro lado pode apenas confirmar. Bem mais rápido de dizer a verdade de um modo mais sincero.

Utilizando essa técnica, você terá respostas mais assertivas e sinceras. E assim, conseguir trabalhar no tempo certo para que não cause problemas para o seu lado. Ao mesmo tempo, ter em mente o cenário realista e preparar da melhor maneira para atingir seus objetivos e metas.

No entanto, use essa dica apenas quando sentir que o outro lado da conversa possa não ter tanta sinceridade na resposta e no processo, combinado?

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Como Fazer Boas Perguntas (em 9 Segredos Surpreendetes)

9. TENTE A EMPATIA

Resumidamente, empatia é a capacidade de sentir e entender o que uma outra pessoa sente. Dessa forma, conseguir se colocar no lugar desta pessoa para enxergar e assimilar a perspectiva dela diante de cada contexto em que estiver inserida.

Em outras palavras, analisar e entender o ponto de vista das outras pessoas dentro de cada contexto em questão. Diferente daquele com o qual estamos acostumados ou condicionados, por exemplo.

Dessa forma, a empatia pode ser utilizada em diversas situações. Como com amigos, família, clientes e potenciais clientes, chefes, equipe e colegas de trabalho, parceiros de negócios, enfim. Em praticamente em qualquer categoria.

Como resultado, a empatia trará uma conexão bem grande entre você e a outra pessoa. Isso gera respeito e melhora os nossos relacionamentos interpessoais. Assim, ter uma conversa mais fluída, positiva, honesta e verdadeira.

Logo, se quiser conhecer maneiras bem legais de como criar e trabalhar a empatia, assista nosso vídeo que mostra tudo isso direto ao ponto. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

DICA EXTRA

E conforme prometido, como dica extra, recomendamos trabalhar bem a sua comunicação como um todo. Isso é fundamental para que boas perguntas possam ser feitas. E, consequentemente, obter respostas de valor e que agreguem bastante para os seus objetivos e negócios.

Por isso, nossa recomendação é assistir nosso vídeo completo de Como Melhorar a Sua Comunicação. De um jeito bem didático, prático e com muitos exemplos. Com certeza, vai agregar muito valor e conhecimento para você conseguir elaborar perguntas bastante pertinentes e assertivas.

Então, se quiser assistir este vídeo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO SOBRE COMO FAZER BOAS PERGUNTAS

Viu como essas dicas podem te ajudar muito a se preparar melhor para conseguir realizar boas perguntas?

Se conseguir trabalhá-las bem, com certeza você terá respostas bem esclarecedoras, profundas, honestas e de bastante valor também.

E elas não são as únicas, mas são bastante funcionais e bem assertivas. Então, se tiver alguma outra dica como essas, compartilhe aqui com a gente nos comentários, tudo bem?

E pra recapitular o que falamos aqui…

  1. PREPARE-SE ANTECIPADAMENTE
  2. ESCUTE MUITO BEM ATÉ O FIM
  3. SEJA CASUAL
  4. FAÇA PERGUNTAS SIMPLES
  5. TENHA HONESTIDADE
  6. GENUINIDADE E ESPONTANEIDADE
  7. ALTERE ENTRE PERGUNTES ABERTAS E FECHADAS
  8. ABORDAGEM PESSIMISTA PARA RESPOSTAS SINCERAS
  9. TENTE A EMPATIA

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *