Técnicas de Venda Para Pequenas Empresas (O Guia Completo)

Técnicas de venda para pequenas empresas.

Vender é a alma de todo tipo de negócio. E para os empreendedores e profissionais iniciantes, dominar técnicas de venda eficazes pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Por isso, vamos agora mostrar 12 técnicas de vendas incríveis, práticas e fáceis de trabalhar que foram projetadas especificamente para pequenas empresas.

Com uma dica no final que fará toda a diferença para as suas vendas aumentarem sempre!

Tudo isso resumido e direto ao ponto!

Você verá nesse Post

TÉCNICAS DE VENDA PARA PEQUENAS EMPRESAS

Para ter sucesso com suas vendas e fazer com que as técnicas que mostraremos aqui funcionem de verdade, primeiramente é preciso desenvolver e trabalhar muito bem o planejamento ou plano de vendas do seu negócio.

Que basicamente, trata-se de uma ferramenta utilizada para otimizar e fazer com que os esforços de vendas sejam mais eficientes e assertivos.

Assim, orientará toda a equipe de vendas a conseguir melhores resultados.

Em outras palavras, este planejamento estrutura todo o processo das vendas. Desde a definição dos objetivos, metas, estratégias e o comportamento que toda a equipe deverá seguir.

Além disso, pode ser usado por um período de vendas que os próprios gestores definirem. E isso pode ser de curto, médio ou longo prazo, dependendo das necessidades e objetivos de cada negócio.

O planejamento de vendas otimiza e faz com que os esforços de vendas sejam mais organizados, eficientes e assertivos. 

Dessa maneira, toda sua equipe de vendas trabalhará em sinergia e terá maiores chances de realizar vendas.

Então, se quiser entender como trabalhar o Planejamento de Vendas da sua empresa do jeito certo e profissional, assista o vídeo que explica muito bem este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

Com isso em mente, vamos agora para as 12 técnicas de vendas de sucesso para pequenas empresas que turbinarão o seu negócio.

Ainda lembrando da dica especial no final que fará toda a diferença para as suas vendas aumentarem todos os dias.

Então, vamos lá!

1. ENTENDA O QUE ESTÁ VENDENDO

Primeiramente, é muito importante você entender a fundo o que está vendendo. Seja um produto ou um serviço.

Veja como ele resolverá o problema ou necessidade dos clientes. E analise quais são os reais benefícios que eles proporcionarão para o seu público-alvo.

Coloque-se no lugar de cada cliente e estude se o que você está vendendo é realmente atrativo e necessário para eles.

Muitas vezes, empreendedores e profissionais acreditam no seu produto/serviço, mas esquecem de analisar se isso seria realmente relevante para o seu público-alvo.

Porém, caso o produto/serviço seja realmente relevante, faça os consumidores entenderem isso. Deixe claro quais são os benefícios que eles terão ao comprar o que você está vendendo. Mostre que a compra vale a pena.

E uma boa maneira de conseguir se destacar no mercado é trabalhar sua Proposta de Valor. Que basicamente, é o diferencial competitivo de uma empresa no mercado, perante a concorrência.

Ou seja, é composta pelo valor entregue ao cliente a partir dos produtos e serviços. E o que torna seu próprio negócio como a melhor escolha e por que seu público-alvo deve escolher você, e não a concorrência.

2. DEFINA E ESTUDE O PÚBLICO-ALVO

Em suma, público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a sua empresa identifica no mercado. Assim, direciona seus esforços e estratégias para ele.

Basicamente, o público-alvo consiste em consumidores que são semelhantes em termos de idade, classe social e comportamento de compra. Desse modo, serve como um guia e direcional para definir o que o seu negócio precisa fazer para conseguir realizar suas vendas.

Portanto, conquistar seu público-alvo deve ser o foco da sua empresa. Sem eles do seu lado, as chances de sucesso do seu negócio são inexistentes.

Por isso, estude bem quem realmente é o seu público. Identifique e analise pontos como hábitos de consumo, idade, sexo, onde moram, preferências, enfim. Faça um estudo profundo e detalhado para conhecer bem os seus consumidores.

E aí entra a Buyer Persona

Um assunto que faz toda a diferença para produtos ou serviços de alto valor é a Buyer Persona.

Que basicamente, trata-se de uma pessoa fictícia criada com base em dados e comportamentos reais para representar o cliente ideal de uma empresa.

Ou seja, por ser uma representação do seu cliente ideal, quanto mais detalhes tivermos sobre o público que realmente queremos chegar, maiores são as chances de vender mais e deixá-lo satisfeito com toda a experiência com a empresa.

Então, se quiser entender como trabalhar e definir bem a sua buyer persona, assista nosso vídeo que explica exatamente isso. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 

3. FOQUE NOS BENEFÍCIOS DO SEU PRODUTO/SERVIÇO

Depois que entender o que seus clientes precisam (e também fazê-los compreender também como dissemos no item anterior), foque em mostrar os benefícios que seu produto ou serviço trarão para eles.

Para exemplificar, imagine um determinado smartphone. Como características, podemos citar uma boa capacidade de memória, câmera de alta resolução e um belo design.

Como benefícios para os clientes, podemos citar a comodidade deles conseguirem realizar diversas coisas do dia a dia através desse smartphone, que é super rápido.

Além disso, conseguirá tirar diversas fotos e gravar vários vídeos de qualidade também.

Percebeu a diferença? Por isso, foque nos benefícios do seu produto/serviço para deixar bem claro para os seus clientes todas as vantagens que eles teriam ao comprarem o que você está vendendo.

Com certeza, isso deixará seus clientes mais confortáveis e seguros de comprarem com você, já que realmente enxergarão valor nisso.

4. CRIE AS ESTRATÉGIAS

Agora, defina a sua estratégia de venda. Aqui, determine as ferramentas a serem utilizadas, argumentos, ofertas e preços, tipo de abordagem, tom da comunicação, momento de contato com cada cliente, enfim.

Sempre considerando tudo o que falamos até aqui.

Desenvolva a estrutura necessária para colocar a sua estratégia em prática. Inclusive, é muito importante também definir estratégias para enfrentar possíveis barreiras ou rejeições dos clientes no momento da venda.

E um assunto que é muito importante ser considerado nesse momento é o funil de vendas (ou pipeline). Que basicamente, representa todo o processo de venda. Ou seja, desde o momento do primeiro contato com o cliente até a realização da venda.

Em outras palavras, é o caminho que o cliente percorre. Desde o momento em que ele tem o primeiro contato com os produtos ou serviços da sua empresa até o momento em que a venda é fechada.

5. IDENTIFIQUE POSSÍVEIS ENTRAVES NO FECHAMENTO DA COMPRA

Tente sempre analisar o que pode estar fazendo com que seus clientes não estejam fechando uma compra com você.

Faça perguntas para tentar descobrir o que pode estar travando essa negociação.

E ao descobrir o problema que está dificultando a negociação, tente mostrar como os benefícios do seu produto ou serviço resolveria todas as questões dos seus clientes.

6. RESOLVA AS OBJEÇÕES DOS CLIENTES

Quando o cliente rejeitar sua oferta, seja qual for o motivo, não tente continuar usando a sua mesma estratégia ou abordagem de venda.

Entenda o motivo pelo qual os clientes rejeitaram a oferta e contorne a situação. Mude sua estratégia para que você consiga resolver essa objeção do cliente, como por exemplo oferecendo um produto ou serviço complementar.

Enfim, entenda de verdade qual a real objeção do cliente e veja como contorná-la. Porém, não seja insistente, mas sim coerente.

Mostre de maneira clara para os clientes que você está tentando entender todas as considerações deles para conseguir ajudá-los da melhor maneira possível, tudo bem?

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Técnicas de Venda Para Pequenas Empresas (O Guia Completo)

7. DESENVOLVA PLANO DE MARKETING

Estruture tudo isso o que falamos aqui num plano de marketing. Isso te dará uma visão e base muito grande e sólida para conseguir traçar as melhores estratégias e caminhos.

Assim, certificar-se que está focando onde realmente precisa. E caminhar para a direção certa de forma coerente.

Com toda certeza, ter um plano de marketing te trará muitos benefícios e otimizará muito seus esforços.

8. TRABALHE A PERSUASÃO

Persuasão é a ação de convencer, persuadir. É fazer com que a outra pessoa absorva o que você está falando, aceite e acredite nisso.

Da mesma forma, persuadir significa melhorar a comunicação com o interlocutor.

A persuasão pode fazer com que o ouvinte mude de opinião ou refaça uma escolha mais apropriada. Ou seja, é levar alguém a aceitar um argumento seu.

E para realizar uma venda, a persuasão é fundamental para convencer seus clientes.

9. USE OS GATILHOS MENTAIS

Os gatilhos mentais são extremamente importantes para conseguir realizar mais vendas. E são técnicas de venda bastante eficazes.

Basicamente, gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

São aquelas decisões que a gente toma e nem percebe. E existem diversos gatilhos extremamente poderosos que com certeza ajudarão muito a sua persuasão.

10. CRIE OPORTUNIDADADES DE COMPRA

Com seus clientes bem trabalhados, é um bom momento para explorar algumas técnicas de vendas para aumentar seu faturamento. Como por exemplo:

Cross Sell que é quando um cliente vai comprar um produto e você oferece outro item que possa complementar essa compra inicial dele. E assim, conseguir aumentar o ticket médio da compra deste cliente.

Ou então o Upsell, estratégia que visa vender um produto ou serviço mais completo (e com preço maior) do que o que– seria comprado inicialmente. Assim, o ticket médio também fica maior.

E temos também um vídeo para cada uma dessas técnicas que explica de maneira bem prática e rápida.

Por isso, se quiser assistir, é só clicar nos vídeos aqui embaixo 🙂

11. CRM

CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management em inglês, que significa Gestão de Relacionamento com Cliente, em português.

Ou seja, refere-se basicamente ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e ferramentas focadas no relacionamento com o cliente.

Na prática, o CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com os clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo e acessível, tratar muito bem os clientes é essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio.

Até porque se sua empresa não tratá-los de maneira atenciosa, transparente e cuidadosa, seus concorrentes com certeza farão. E, consequentemente, seus clientes podem acabar migrando para a concorrência, fazendo com que suas vendas caiam.

Por isso, o conceito de CRM significa ter planejamento, estratégia e execução centrados e focados no cliente.

12. PÓS-VENDA

Outro ponto importante de como deixar cliente mais feliz, o realizar suas vendas, o trabalho não acaba aí. Muito pelo contrário. Não abandone o seu cliente depois da venda.

Além de pedir suas opiniões, mantenha o contato com eles. Apresente novidades que possam interessá-los, pergunte se tudo está conforme o esperado, se existe algo que possa melhorar, uma simples mensagem de agradecimento, enfim.

Inclusive, promoções ou ofertas exclusivas para esses clientes que já realizaram alguma compra com sua empresa é bastante válido.

Tenha em mente que empresas que trabalham bem o pós-venda costumam ter bons resultados. Principalmente, manter seus clientes satisfeitos sempre.

Porque o pós-venda demonstra a preocupação e interesse que sua empresa tem com seus clientes.

DICA EXTRA 

E conforme prometido, como dica extra, recomendamos muito trabalhar a Inteligência de Vendas na sua empresa.

Que resumidamente, trata-se do conjunto de estratégia, táticas, técnicas, ferramentas e métodos para reunir informações e dados para ajudar a aumentar as vendas de uma empresa.

Logo, é a capacidade da empresa em conseguir se preparar bem para diversas situações de vendas. Assim, ter uma base muito sólida para conseguir chegar nos clientes na hora certa. e, principalmente, com a oferta e solução certa.

­Então, recomendamos assistir nosso vídeo que explica tudo o que precisa saber sobre este assunto. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO FINAL

Enfim, essas foram as técnicas de vendas muito utilizadas por profissionais de sucesso. E que funcionam muito bem para pequenos e médios negócios.

Tenha em mente que para empreendedores e profissionais iniciantes, dominar técnicas de venda eficazes é essencial para o sucesso das suas empresas.

Desde a venda consultiva até o uso de tecnologias modernas como CRM e análise de dados, há muitas estratégias que podem ajudar a aumentar suas vendas e fidelizar clientes.

Lembre-se de que a prática e a adaptação contínua são chaves para o sucesso. Ao implementar as técnicas que mostramos aqui, você estará no caminho certo para construir um negócio próspero e sustentável. Pode acreditar!

No entanto, as dicas que mostramos não são as únicas. Então, se conhecer alguma outra, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. ENTENDA O QUE ESTÁ VENDENDO
  2. DEFINA E ESTUDE O PÚBLICO-ALVO
  3. FOQUE NOS BENEFÍCIOS DO SEU PRODUTO/SERVIÇO
  4. CRIE AS ESTRATÉGIAS
  5. IDENTIFIQUE POSSÍVEIS ENTRAVES NO FECHAMENTO DA COMPRA
  6. RESOLVA AS OBJEÇÕES DOS CLIENTES
  7. DESENVOLVA PLANO DE MARKETING
  8. TRABALHE A PERSUASÃO
  9. USE OS GATILHOS MENTAIS
  10. CRIE OPORTUNIDADADES DE COMPRA
  11. CRM
  12. PÓS-VENDA
  13. DICA EXTRA: INTELIGÊNCIA DE VENDAS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “Técnicas de Venda Para Pequenas Empresas (O Guia Completo)”