Sistema WMS Como Funciona na Logística (em Resumo Prático)

Sistema WMS como funciona na logística? Conhecido como Warehouse Management System, que em português é Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Esse sistema é muito importante e tem sido cada vez mais utilizado por todos os tipos de negócio. Principalmente por ser uma grande ferramenta para melhorar e estruturar a logística das empresas.

Por isso, entenda agora o que é, como funciona o WMS, suas principais vantagens. Tudo de um jeito bem resumido e prático!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

SISTEMA WMS COMO FUNCIONA

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos explicar os seguintes pontos:

  1. O QUE É WMS
  2. COMO FUNCIONA
  3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

Então, vamos lá!

1. O QUE É WMS

Composta pelas siglas de Warehouse Management System, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, trata-se de uma ferramenta que gerencia bem a logística de uma empresa.

Desse modo, integrando processos, automatizando tarefas, administrando processos-chave e otimizando uma cadeia de logística. Ou seja, cuidando de tudo, desde a entrada de um produto ou um item até a sua saída.

Em outras palavras, é um software focado no controle diário dos processos e operações que envolvem o estoque e logística de uma empresa. Desde a fabricação ou recebimento dos produtos até a entrega para os consumidores.

Um WMS oferece dados em tempo real sobre os itens que a empresa armazenou e mostra o caminho de cada mercadoria de forma detalhada.

Desse modo, o objetivo do WMS é agilizar e facilitar o planejamento e o fluxo logístico de produtos e serviços de um negócio. De forma que os processos sejam otimizados, organizados e que erros sejam evitados ao máximo.

Literalmente, o WMS é um pilar muito importante para uma boa Gestão de Logística.

2. SISTEMA WMS COMO FUNCIONA

O WMS automatiza grande parte dos processos de uma gestão de logística e estoque.

Ou seja, quando um item entra em estoque, o sistema automaticamente realiza o seu registro. Seja através de código de barras, QR Code, RFID, que resumidamente é uma identificação por radiofrequência, entre outros).

Dessa forma, é possível identificar rapidamente a localização de um determinado item. Bem como suas quantidades e espaço utilizado.

Assim, a cada entrada ou saída dos itens, o estoque é atualizado rapidamente, em tempo real, de forma automática.

Inclusive, caso seja realizada uma venda ou uma saída é registrada, o WMS identifica a localização exata que está o item em questão.

Além disso, o WMS consegue gerar relatórios sólidos, rápidos e precisos.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Sistema WMS Como Funciona na Logística (em Resumo Prático)

3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

Com tudo isso, o WMS traz diversas vantagens e benefícios para a empresa.

CONTROLE DE ESTOQUE AUTOMATIZADO

O uso de um WMS é bem importante para racionalizar a operação de estoque e armazenamento de produtos.

A entrada e saída de mercadorias ou itens é feita digitalmente. O que garante que todas as áreas da empresa tenham acesso a estas informações. Até em tempo real.

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Dessa maneira, tudo isso ajuda a integrar os processos com um todo. Ao utilizar o WMS, melhorias acontecem nos processos internos no dia a dia. É possível eliminar gargalos e obstáculos comuns.

O que resulta na melhora das operações com automação. Ajudando bastante no cumprimento dos prazos.

De fato, o WMS deixa tudo mais ágil, consistente e com muita estabilidade. Bem como ajuda muito na comunicação interna da empresa. Já que todas as movimentações são registradas de forma rápida e até automática.

MELHORIA NO INVENTÁRIO

Ao mesmo tempo, a visibilidade do estoque e logística fica muita mais clara e precisa. Porque todos os itens estarão registrados, organizados e muito bem identificados.

Assim, será possível ter uma precisão muito maior na gestão geral.

GERENCIAMENTO DA LOGÍSTICA

Como resultado, o gerenciamento da logística também será melhorado. Porque o fluxo de produtos ou itens também será otimizado. Dessa forma, evita-se fluxos desnecessários.

Isso gera uma fluidez e transporte muito mais organizado e efetivo tanto internamente na empresa, quanto com fornecedores e clientes, por exemplo.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Além disso, o WMS traz um processamento mais rápido dos produtos ou itens que entram e saem. Desse modo, a tecnologia permite economizar tempo em várias operações logísticas.

O que reduz custos e possíveis erros também. Já que os processos como um todo serão otimizados, como dissemos anteriormente.

Como por exemplo, identificar as datas de validades, se for o caso, de todos os itens de um estoque. Utilizando tipos de gestão de estoque que seja coerente com o seu negócio.

Inclusive, caso queira conhecer os tipos de gestão de estoque, assista nosso vídeo que explica esse assunto de uma forma bem prática. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

MELHORA NO RELACIONAMENTO

Sob o mesmo ponto de vista, isso traz uma melhora no relacionamento com os públicos da empresa. Desde as equipes internas até com parceiros, fornecedores e clientes também.

Porque com as melhorias proporcionadas pelo WMS, a agilidade e qualidade são aumentadas consideravelmente em todos os pontos da cadeira de logística e estoque.

RELATÓRIOS E MONITORAMENTO PRECISOS

Ao mesmo tempo, é possível monitorar de perto todo o controle e movimentação do estoque e logística da empresa.

Com relatórios detalhados, práticos e em tempo real gerados pelo WMS. E assim, é possível ter tomadas de decisão muito mais sólidas e assertivas. Baseadas em informações reais atualizadas e concretas.

INTEGRAÇÃO COM ERPs

Da mesma maneira, é possível integrar o WMS com algum ERP. Que basicamente, tr ata-se de ferramentas de sistema de gestão integrado.

Ou seja, trabalha o Planejamento dos Recursos de Empresas. Como sistema de venda, controle financeiro e gestão de estoque também. E hoje em dia é muito utilizado por diversos tipos de negócios.

E se quiser entender mais sobre ERP, temos um vídeo que explica isso de forma bem prática. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO SOBRE SISTEMA WMS COMO FUNCIONA…

Viu como o WMS pode ser muito útil na gestão de estoque e logística do seu negócio? Quando bem trabalhado, ele pode trazer grandes resultados todos os dias. Pode acreditar!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É WMS
  2. COMO FUNCIONA
  3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

Além disso, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *