Plano de carreira pessoal. Qual é o seu?
Se você não tem um plano de carreira, saiba que ter um fará com que você consiga se organizar melhor e, principalmente, se motivar ainda mais.
Independentemente se você é um empreendedor(a), profissional contratado(a) por uma empresa, freelancer ou tem um negócio próprio.
Tenha em mente que ter um plano de carreira é saber para onde sua vida profissional está caminhando. Por isso, que ele é muito poderoso mesmo.
Então, entenda agora o que é plano de carreira pessoal, toda sua importância e como criar o seu em apenas 07 passos bem práticos.
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar esse assunto bem claro, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É PLANO DE CARREIRA PESSOAL?
- POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER UM?
- COMO CRIAR UM EM 07 PASSOS BEM PRÁTICOS
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É PLANO DE CARREIRA PESSOAL
Plano de carreira pessoal é um dos tipos de planos de carreira. Dentre eles, existem outros modelos como: plano de carreira em rede, em Y, em W, em linha, horizontal, paralela, empresarial e o pessoal.
Ou seja, o plano de carreira pessoal é o tipo de plano individual. Assim, é o programa definido pela própria pessoa. Que tem como objetivo aprimorar suas habilidades e conhecimentos para chegar em um determinado lugar e atingir seus objetivos profissionais e pessoais também.
Dessa maneira, funciona para conquistar um emprego, um determinado cargo ou conquistar níveis de evolução em um negócio próprio, por exemplo.
O desenvolvimento do plano permite que a pessoa faça uma autoanálise e conheça seus pontos fortes e fracos. Bem como trabalhar para aperfeiçoar suas habilidades até que suas metas sejam conquistadas.
Da mesma forma, muitas vezes, o plano de carreira pessoal funciona também como um projeto de vida. Com objetivos que vão além de uma empresa ou negócio em si.
É algo pensado e desenvolvido pela própria pessoa. Sempre considerando o que ela deseja conquistar, o que for melhor para o desenvolvimento dela própria.
2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER UM?
DEFINE O CAMINHO
O plano de carreira pessoal funciona como um guia. De modo que funcione como uma base sólida para conseguirmos tomar boas decisões na nossa vida profissional e pessoal também.
Porque ele mostrará as opções de caminhos que podemos seguir. E visualizar o destino que cada um poderá nos levar.
PLANEJAMENTO
Do mesmo modo, o plano de carreira pessoal funciona como um planejamento de curto, médio e longo prazo. Assim, teremos controle maior sobre as nossas carreiras e o caminho que estamos seguindo.
Ao mesmo tempo, saberemos bem o que e como precisa ser feito para conseguir chegar onde desejamos.
ALINHA EXPECTATIVAS
Como resultado, ele alinha as suas expectativas com a realidade. Dessa forma, deixa tudo mais tangível e claro. Assim, entenderemos sempre onde estamos e o que precisa ser feito para chegarmos onde desejamos.
Inclusive, com metas e objetivos reais com prazos possíveis de serem respeitados. Tanto na vida profissional quanto pessoal.
FOCO
Outro ponto é que com o plano de carreira pessoal, nós teremos foco no que realmente importa e saberemos bem o que deu certo e o que não.
Assim, analisar constantemente o que está funcionando e aprimorá-los. Bem como entender o que não está dando certo e trabalhar para realizar ajustes e melhorias.
Literalmente, focar onde importa para seguir nossos caminhos.
FORTALECE O NETWORKING
Ainda, o plano de carreira nos faz trabalhar o networking.
Basicamente, networking é um termo em inglês que significa trabalhar sua rede de contatos.
É uma ferramenta que viabiliza a construção de relações profissionais, cultivá-las em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.
E no empreendedorismo, ter uma rede de contatos bem trabalhada trará muitos frutos ao longo do tempo.
Inclusive, construir parcerias e até unir modelos de negócio que poderão trazer grandes retornos para a sua empresa.
Logo, se quiser entender bem como o Networking funciona de fato e trabalhar bem o seu, assista nosso vídeo que explica tudo isso. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
AUTOANÁLISE
Ainda, o plano de carreira pessoal faz com que a gente faça uma autoanálise constantemente. Como falamos anteriormente, descobrir nossas forças e fraquezas e trabalhar para melhorar o que achamos necessário. Bem como encontrar possíveis oportunidades para serem aproveitas. E trabalhar as ameaças que possam nos atrapalhar.
Isso é ótimo para o nosso desenvolvimento pessoal.
3. COMO CRIAR UM EM 07 PASSOS BEM PRÁTICOS
1. ENCONTRE SEU PROPÓSITO (USAR EDIÇÃO COMO MENTE EMPREENDEDORA DE SUCESSO – MAS COM ADAPTAÇÕES)
Procure definir, entender e enxergar bem o seu propósito. Tanto da sua vida quanto do seu negócio.
O propósito faz com que a gente acredite no caminho a ser seguido. Isso nos dá motivação e inspiração verdadeira todos os dias. Aumentando sempre as nossas energias para conquistar nossas metas e objetivos.
Muitos profissionais trabalham apenas para ganhar dinheiro. Este pode até ser um propósito, mas se trabalhar com algo que não acredita ou não tem paixão, pode ter certeza que ganhar dinheiro vai durar bem pouco (ou até nem acontecer).
Tenha em mente que se o seu propósito é só ganhar dinheiro, esse tipo de mentalidade não consegue sustentar seu plano de carreira pessoal por muito tempo.
Dinheiro é consequência e resultado do seu trabalho bem-feito e sólido de todos os dias.
E fazer algo bem feito por muito tempo funciona muito melhor quando você tem um propósito bem definido. Algo que realmente você acredita e tenha muito valor para você. Trabalhe com algo que tenha paixão, combinado?
Assim, uma maneira que pode te ajudar a encontrar e definir o seu propósito é o Ikigai. Ele é bem prático e muito profundo. Caso queira conhecer esse método, assista nosso vídeo sobre ele, clicando aqui embaixo 🙂
2. ENTENDA SEU ESTADO ATUAL
Aqui, trata-se de avaliar os pontos da sua vida profissional, e até pessoal, nos dias de hoje. E algumas questões podem te ajudar nisso, como:
- O que eu faço hoje? Qual é a minha profissão?
- Estou satisfeito(a) e feliz com essa situação?
- O que eu mais gosto de fazer durante a rotina de trabalho?
- O que acho que poderia ser diferente?
Enfim, entenda tudo o que precisa saber para identificar e interpretar o seu estado atual. Deixe que as ideias venham e fluam. Anote tudo o que vier na sua mente. E tenha muita sinceridade e transparência neste momento, não tenha medo de nada.
3. DEFINA SEU ESTADO DESEJADO
Agora, pense em como você se imagina profissionalmente, e também pessoalmente, daqui 2 ou 5 anos, por exemplo. Ao mesmo tempo, como você se desejaria imaginar nesse mesmo período. Literalmente, o que você deseja alcançar.
Isso te fará refletir como você se imagina sendo feliz e orgulhoso(a) no futuro.
Dessa maneira, você definirá o objetivo do seu plano de carreira. Onde deseja chegar.
4. VALIDE O ESTADO DESEJADO
Definido o estado desejado, agora é hora de entender o que precisa ser feito para chegar até ele.
Em outras palavras, entenda o que está por trás desse desejo. O que te move para caminhar nessa direção. Por que realmente isso vale a pena e é realmente importante para você?
Por isso, analise friamente e com muita calma se tudo está alinhado com seus valores e propósito. Tudo precisa se encaixar muito bem. Porque será assim que você conseguirá manter o foco e motivação para alcançar seus objetivos. Alcançar seu estado desejado.
- 5. DETERMINE METAS
Agora que já sabe o seu estado desejado, seu objetivo já está traçado. No entanto, é muito importante traçar metas para serem conquistadas a partir do seu início até a chegada do estado desejado.
Neste caso, as metas são conquistas menores a serem conquistadas para que a caminhada até o estado desejado seja feita de maneira planejada e organizada.
Por exemplo:
- entenda a distância do seu estado atual para o estado desejado.
- depois, divida essa distância em vários espaços ou intervalos menores.
- assim, mapeie o que você precisa conquistar nesses espaços menores até chegar ao estado desejado.
Dessa forma, você dividirá o objetivo final em metas menores. De modo que quando forem conquistadas, significa que o caminho percorrido está na direção certa até chegar ao estado desejado.
Como resultado, você saberá exatamente onde está. Mantendo a motivação e foco sempre em alta.
6. TRABALHE SEU AUTOCONHECIMENTO E ESTUDE O MERCADO
Em poucas palavras, autoconhecimento é o conhecimento que uma pessoa tem a respeito dela mesma. Desse modo, saber suas qualidades, desejos, ambições, limitações, fraquezas, comportamentos, enfim.
Logo, é a consciência que temos de nós mesmos. Ou seja, é conhecer a si mesmo, é o ato de olhar para você mesmo(a).
Isso ajudará muito a entender quem você é. Bem como entender o que precisa ser melhorado e também aproveitado.
Inclusive, caso queira se aprofundar mais sobre autoconhecimento, assista nosso vídeo que explica tudo o que precisa saber sobre este assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
Ao mesmo tempo, estude a analise o mercado atual. Inclusive, suas tendências. Identifique quais são as empresas, modelos de negócios, desafios e oportunidades, enfim.
Da mesma maneira, converse com profissionais e especialistas das áreas. Isso trará informações bastante relevantes para você ter uma base sólida para tomar suas decisões.
Assim, você também identificará pontos que podem ser trabalhados. Como realizar cursos, participar de eventos, entre outros.
7. PLANO DE AÇÃO
Por fim, um plano de ação pode ser desenvolvido para organizar todo o processo. Incluindo tudo o que falamos até aqui.
Em poucas palavras, é uma ferramenta utilizada para fazer um planejamento de trabalho necessário para atingir objetivos e metas desejados. Ou até para resolver um determinado problema.
Ele é muito útil mesmo. Porque aponta prazos e cronogramas, responsáveis por cada tarefa, metas e objetivos a serem atingidos, o que precisa ser feito em cada momento, enfim.
De fato, o plano de ação te ajudará a organizar todas as atividades que precisam ser feitas de forma bem planejada, coerente e assertiva.
Então, se quiser conhecer mais sobre Plano de Ação, assista nosso vídeo que mostra como fazer um de forma prática e direto ao ponto. Se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO SOBRE PLANO DE CARREIRA PESSOAL
Viu como o plano de carreira pessoal vai te ajudar muito a chegar onde deseja pra ser feliz e ter a realização profissional e pessoal?
Com certeza, servirá como um guia para chegarmos onde desejamos de um jeito organizado, planejado e coerente. Pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É PLANO DE CARREIRA PESSOAL?
- POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER UM?
- COMO CRIAR UM EM 07 PASSOS BEM PRÁTICOS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa