Planejamento estratégico pessoal como fazer? Trabalhar esse assunto é fundamental para conseguir definir seus objetivos pessoais do jeito certo e assertivo.
E, ao mesmo tempo, traçar um caminho seguro para conquistá-los sempre, de forma organizada e coerente.
Com toda certeza, ele é uma das chaves de sucesso do seu desenvolvimento pessoal.
Por isso, entenda agora o que é o que é Planejamento Estratégico Pessoal e como fazer o seu em 8 Passos Práticos e Certeiros.
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente isso clicando aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL COMO FAZER
Para tentar deixar este assunto bem claro para você, vamos explicar os seguintes pontos:
- O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
- POR QUE É TÃO IMPORTANTE PARA TODAS AS PESSOAS?
- COMO MONTAR O SEU EM 8 PASSOS BEM PRÁTICOS
Então, vamos lá!
1. O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Primeiramente, é preciso entender o que é o planejamento estratégico tradicional. Que, basicamente, é uma ferramenta de gestão fundamental que permite às empresas antecipar oportunidades e ameaças, além de definir a direção das atividades a serem realizadas.
O planejamento estratégico é muito utilizado por empresas de todos os portes e setores. Principalmente por trabalhar todos os pontos para fazer com que suas atividades caminhem para a direção desejada.
Logo, quanto mais detalhado for este planejamento, mais preparada a empresa estará para enfrentar desafios e haverá uma maior colaboração entre os setores, que estarão alinhados com o foco estratégico.
Tenha em mente que o planejamento é tomar decisões antecipadas que moldam o caminho que a empresa seguirá em direção à conclusão de seus objetivos e metas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
Então, podemos dizer que o Planejamento Estratégico Pessoal é um plano de vida da nossa pessoa que surge a partir de uma autoanálise sincera.
Além de gerar ações alinhadas com suas realizações pessoais.
Dessa maneira, essa ferramenta serve para planejar e alcançar resultados pessoais quando aplicado em sua vida. Tanto pessoal quanto profissional.
2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE PARA TODAS AS PESSOAS?
Como dissemos anteriormente, o Planejamento Estratégico Pessoal é muito importante para o desenvolvimento pessoal e alcançar os nossos objetivos de forma mais assertiva. Porque:
AUTOCONHECIMENTO
A elaboração do planejamento estratégico pessoal envolve uma análise interna profunda, permitindo que você se conheça melhor, identifique seus pontos fortes e áreas de melhoria.
Esse processo de autoconhecimento é fundamental para o crescimento pessoal e autodesenvolvimento.
PROPÓSITO
Além disso, nos ajuda a entender e identificar nossos propósitos. Tanto de vida quanto profissionais também.
E isso fará com que a gente tenha uma visão e entendimento mais claros da nossa missão, visão e valores.
CLAREZA DOS OBJETIVOS
Assim, o planejamento estratégico pessoal ajuda a definir metas e objetivos claros para diferentes áreas da vida. Como carreira, educação, saúde, relacionamentos, lazer, entre tantas outras coisas.
E isso proporciona direcionamento e foco, evitando a sensação de estar perdido ou sem rumo.
AÇÕES BEM DEFINIDAS
Ainda, ao criar um plano estratégico pessoal, você pode priorizar as ações necessárias para alcançar suas metas.
Isso evita que você se disperse em atividades menos importantes e concentre esforços naquilo que realmente importa.
TOMADA DE DECISÃO
Ao mesmo tempo, você será capaz de tomar decisões mais sólidas e embasadas. Porque considera seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Como resultado, reduz as chances de tomar decisões impulsivas ou que possam prejudicar seus planos futuros.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Do mesmo modo, você conseguirá assumir o controle de sua vida e se torna mais responsável por suas escolhas e ações. Proporcionando um senso de autonomia e empoderamento.
FLEXIBILIDADE
E planejamento estratégico pessoal permite que você esteja preparado(a) para enfrentar mudanças e desafios que possam surgir ao longo da vida.
Além de poder ajustar suas metas e estratégias sempre que preciso, mantendo-se flexível e resiliente também. Pilares fundamentais para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.
Inclusive, se quiser conhecer mais como trabalhar sua resiliência, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂
MOTIVAÇÃO CONSTANTE
Ainda, ter um plano estratégico pessoal bem trabalhado aumenta sua motivação e comprometimento em alcançar seus objetivos.
Ou seja, conforme você avança e alcança metas específicas, a sensação de realização aumenta sua motivação para continuar progredindo todos os dias.
DIRECIONAMENTO CONSISTENTE
Por fim, o Planejamento Estratégico Pessoal é uma ferramenta poderosa que permite a criação de um caminho bem estruturado e intencional para alcançar suas aspirações e viver uma vida mais significativa e bem-sucedida.
E isso faz toda a diferença para as nossas vidas, dia após dia.
3. COMO MONTAR O SEU EM 8 PASSOS BEM PRÁTICOS
1. PREPARE-SE
Antes de começar a montar seu planejamento estratégico pessoal, é preciso preparar muito bem a sua mentalidade.
Dessa forma, tenha honestidade em todos os momentos. Isso se trata da sua vida. Por isso, não tente se enganar a si mesmo(a) em nenhum momento.
Da mesma forma, esteja disposto(a) a mudar e sair da zona de conforto sempre que preciso.
Então, se quiser saber mais como evitar ou sair da zona de conforto, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂
E, ainda, escreva e anote tudo. Ao colocar sua ideia no papel ou em algum outro lugar de sua preferência, você será capaz de ter mais clareza sobre suas ideias e pensamentos. O que aumentará significativamente suas chances de conseguir atingir seus objetivos.
2. TRABALHE SEU AUTOCONHECIMENTO
Basicamente, trata-se do conhecimento que uma pessoa tem a respeito dela mesma. Desse modo, saber suas qualidades, desejos, ambições, limitações, fraquezas, comportamentos, enfim.
Em outras palavras, é a consciência que temos de nós mesmos. Ou seja, é conhecer a si mesmo, é ato de olhar para você mesmo(a).
Fazendo isso, você terá uma base e direcionamento das suas características para entender como trabalhar seu desenvolvimento pessoal.
E uma ferramenta que te ajudará muito a trabalhar seu autoconhecimento é a Análise SWOT Pessoal.
ANÁLISE SWOT PESSOAL
Com a SWOT Pessoal, você terá uma autoanalise profunda que te fará se conhecer melhor. Ou seja, olhar pra si mesmo(a) e estudar a sua própria pessoa.
Ainda, identificará pontos do seu estado atual e definir seu estado desejado.
Muitas vezes, empreendedores e profissionais caem no erro de planejar suas metas sem conhecer sua realidade.
E também não enxergam os fatores que podem facilitar ou então dificultar a sua jornada empreendedora.
E com a SWOT Pessoal, com certeza você esclarecerá estes pontos.
Como resultado, será capaz de montar um plano de ações conciso e organizado com seus objetivos e direcionamento de vida.
Literalmente, se conhecer primeiro e se organizar e planejar com coerência. Até porque você será a pessoa principal responsável pelo sucesso do seu negócio.
E para desenvolver sua análise SWOT Pessoal, é preciso, simplesmente, seguir os mesmos passos da análise SWOT Tradicional, mas aplicando para a sua pessoa.
Ou seja, identificar suas forças e fraquezas, bem como possíveis oportunidades e ameaças.
3. ENTENDA SEU PROPÓSITO
Procure definir, entender e enxergar bem o seu propósito. Tanto da sua vida quanto do seu negócio.
O propósito faz com que a gente acredite no caminho a ser seguido. Isso nos dá motivação e inspiração verdadeira todos os dias. Aumentando sempre as nossas energias para conquistar nossas metas e objetivos.
Tenha em mente que se o seu propósito é só ganhar dinheiro, esse tipo de mentalidade não consegue sustentar seu plano de carreira pessoal por muito tempo.
Dinheiro é consequência e resultado do seu trabalho bem-feito e sólido de todos os dias. E fazer algo bem feito por muito tempo funciona muito melhor quando você tem um propósito bem definido.
Algo que realmente você acredita e tenha muito valor. Trabalhe com algo que tenha paixão, combinado?
E uma maneira que pode te ajudar a encontrar e definir o seu propósito é o Ikigai. Ele é bem prático e muito profundo. Caso queira conhecer esse método, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
4. ENTENDA SEU ESTADO ATUAL
Aqui, trata-se de avaliar os pontos da sua vida profissional, e até pessoal, nos dias de hoje. E algumas questões podem te ajudar nisso, como:
- O que eu faço hoje? Qual é a minha profissão?
- Estou satisfeito(a) e feliz com essa situação?
- O que eu mais gosto de fazer durante a rotina de trabalho?
- O que acho que poderia ser diferente?
Enfim, entenda tudo o que precisa saber para identificar e interpretar o seu estado atual. Deixe que as ideias venham e fluam. Anote tudo o que vier na sua mente.
E tenha muita sinceridade e transparência neste momento, não tenha medo de nada.
5. DEFINA SEU ESTADO DESEJADO
Agora, pense em como você se imagina profissionalmente, e também pessoalmente, daqui 2 ou 5 anos, por exemplo. Ao mesmo tempo, como você se desejaria imaginar nesse mesmo período. Literalmente, o que você deseja alcançar.
Isso te fará refletir como você se imagina sendo feliz e orgulhoso(a) no futuro.
Dessa maneira, você definirá o objetivo do seu planejamento estratégico pessoal. Onde deseja chegar.
6. VALIDE O ESTADO DESEJADO
Definido o estado desejado, agora é hora de entender o que precisa ser feito para chegar até ele.
Em outras palavras, entenda o que está por trás desse desejo. O que te move para caminhar nessa direção. Por que realmente isso vale a pena e é realmente importante para você?
Por isso, analise friamente e com muita calma se tudo está alinhado com seus valores e propósito. Tudo precisa se encaixar muito bem.
Porque será assim que você conseguirá manter o foco e motivação para alcançar seus objetivos. Alcançar seu estado desejado.
7. DEFINA SEUS OBJETIVOS
A falta de definição de objetivos é o que atrapalha bastante o desenvolvimento pessoal.
Por isso, ter metas e objetivos é um passo fundamental. Ainda, eles precisam ser desafiadores, mas que ao mesmo tempo, sejam condizentes com a sua realidade. Literalmente, que eles sejam plausíveis e reais, possíveis de serem alcançados.
Caso contrário, você trabalhará metas e objetivos que não são possíveis de serem realizados considerando suas condições e ferramentas disponíveis. No entanto, tenha muita coerência e sinceridade neste momento.
8. PLANO DE AÇÃO
Por fim, um plano de ação pode ser desenvolvido para organizar todo o processo. Incluindo tudo o que falamos até aqui.
Em poucas palavras, é uma ferramenta utilizada para fazer um planejamento de trabalho necessário para atingir objetivos e metas desejados. Ou até para resolver um determinado problema.
Ele é muito útil mesmo. Porque aponta prazos e cronogramas, responsáveis por cada tarefa, metas e objetivos a serem atingidos, o que precisa ser feito em cada momento, enfim.
De fato, o plano de ação te ajudará a organizar todas as atividades que precisam ser feitas de forma bem planejada, coerente e assertiva.
Além disso, não se esqueça de monitorar sempre o andamento do seu planejamento estratégico pessoal.
Fazendo isso, conseguirá entender se precisa realizar possíveis ajustes, quando necessário. E entender, de fato, em que momento cada ação está exatamente.
CONCLUSÃO
Viu como o Planejamento Estratégico Pessoal é bem importante para as nossas vidas?
Quando bem trabalhado, pode ter certeza que você terá um controle muito maior das suas ações. Tanto no curto, médio e longo prazo. E isso trará frutos significativos e realizadores todos os dias. Pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL?
- POR QUE É TÃO IMPORTANTE PARA TODAS AS PESSOAS?
- COMO MONTAR O SEU EM 8 PASSOS BEM PRÁTICOS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa