O que é Design Thinking?
Essa é uma abordagem que está sendo adotada cada vez mais pelas empresas para gerar e organizar novas ideias, resolver diversos tipos de problemas e também ajudar nas tomadas de decisões.
Então, se quiser entender o que é design thinking e como isso pode ajudar o seu negócio, fica aqui com a gente neste post que vamos mostrar exatamente isso. Tudo de um jeito prático e simples!
Se preferir, pode assistir nosso vídeo também sobre este assunto 🙂
Então, vamos lá!
Primeiramente, aqui vamos abordar estes 3 tópicos para deixar claro o Design Thinking:
1- O que é design thinking?
2- Quais são seus benefícios?
3- Quais as etapas do design thinking?
Você verá nesse Post
1- O QUE É DESIGN THINKING?
Basicamente, Design thinking é uma abordagem do processo de pensamento criativo e crítico, o que possibilita a organização de ideias para a busca de conhecimento e estimula tomadas de decisão coerentes.
Não se trata de uma fórmula matemática, mas sim de um processo que cria condições para maximizar a geração e aplicação de ideias.
O intuito é que o design thinking seja realizado de forma coletiva e colaborativa para conseguir reunir o máximo de pontos de perspectivas diferentes.
Suas aplicações variam, mas é muito comum as empresas utilizarem o design thinking para encontrar soluções para diversos tipos de problemas, independentemente do seu tamanho.
Ou então para ajudar a elaborar novos produtos e serviços. Mas existem outras grandes vantagens em utilizar o design thinking no seu negócio, que vamos falar agora.
2- QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?
O design thinking encontra respostas de uma forma eficiente para diversos tipos de problemas de um negócio.
E seu custo para a execução é baixo, já que pode ser feito internamente na empresa.
Por ser trabalhado de uma maneira conjunta, com vários participantes com pontos de vistas diferentes, isso ajuda a encontrar diversos cenários. O que faz com que a empresa abra os olhos para diferentes questões e encontrar ideias e oportunidades para serem aproveitadas.
Além disso, o design thinking estimula a criatividade, incentivando todos os participantes a encontrar possíveis soluções e respostas.
E como falamos, o design thinking é feito através de pessoas de diferentes áreas de uma empresa. E o resultado disso é que os participantes se sentirão valorizados por participarem deste processo e serem ouvidos por todos. E isso acabará motivando a equipe e aumentando sua produtividade também.
E tudo isso que falamos agora é extremamente produtivo para a empresa.
Dessa maneira, ficará mais organizado conseguir criar uma Vantagem Competitiva para se destacar no mercado, aumentar o seu faturamento e, consequentemente, seus lucros.
Inclusive, se quiser saber como encontrar uma boa vantagem competitiva, temos um vídeo bem prático sobre isso. Para assistir, é só clicar no botão aqui em baixo ou ler nosso post clicando aqui :).
Agora, responda uma pergunta rápida: alguma vez você já se deparou com o Design Thinking e não sabia muito bem como agir? Compartilhe aqui sua resposta com a gente!
3- QUAIS AS ETAPAS DO DESIGN THINKING?
1- CONHECER A EMPRESA
O primeiro passo para trabalhar o desing thinkin é fazer uma imersão e analisar muito bem a sua empresa. Dessa maneira, os participantes ficarão todos cientes da situação atual e também da cultura organizacional, que é muito importante também.
Uma ferramenta útil para isso é a Análise SWOT, que ajudará a encontrar forças e fraquezas da empresa, assim como oportunidades e ameaças.
Se quiser se aprofundar sobre este assunto, temos um vídeo completo. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
2- DESENVOLVIMENTO
Colete informações e reúna a equipe para começar a trabalhar o que precisa ser resolvido. Lembre-se que o principal ponto aqui é partir das necessidades e percepção de valor pelo cliente e mercado.
Uma boa técnica para esta etapa é o brainstorming. Que basicamente, é uma “tempestade de ideias” feita para propor soluções a um problema específico. Mas consiste em uma reunião na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões para gerar ideias e insights para chegar em possíveis soluções.
Se preferir se aprofundar sobre Brainstorming, assista nosso vídeo. É só clicar neste botão aqui em baixo ou lendo nosso post clicando aqui 🙂
3- TESTE AS IDEIAS GERADAS
Depois de coletar uma boa quantidade de ideias e soluções criativas, é momento de fazer uma seleção um pouco mais rigorosa e escolher as alternativas com maiores chances de sucesso.
E faça isso em grupo também para aproveitar os diferentes pontos de vistas.
No caso de produtos, esse é o momento de investir em protótipos para testar. Já para os serviços, simule as ações sugeridas como solução.
E se for para resolver um problema da empresa, teste as soluções em escalas menores e analise os resultados.
4- DESENVOLVIMENTO
De fato, esta é a etapa pra por em prática o que foi decidido. Aqui, organize o seu plano de ação para executar o caminho encontrado para lançar um novo produto ou serviço, ou então resolver um possível problema da empresa.
E é essencial monitorar de perto o andamento para identificar possíveis pontos de melhoria.
Como sugestão, temos um vídeo do modelo de plano de ação 5W2H. Ele é bem prático e muito eficaz. Se quiser assistir pra entender como ele funciona, é só clicar no botão aqui em baixo ou ler nosso post sobre este assunto clicando aqui 🙂
PRA FECHAR ESTE POST…
Esse é o design thinking, abordagem que está sendo cada vez mais utilizada e que ajuda muito todos os tipos de empresa.
Então, só pra recapitular o que falamos aqui:
1- O que é design thinking?
2- Quais são seus benefícios?
3- Quais as etapas do design thinking?
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui!
Esperamos que tenha gostado desse post. E se gostou, compartilhe com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa