BENCHMARKING O Que É

Benchmarking O que é?

Benchmarking vem ajudando muitas empresas a melhorarem seus processos, marketing e também seus produtos e serviços. E como resultado, aumentando bastante suas vendas e lucros!

Então, entenda agora o Benchmarking: O que é, seus benefícios e como utilizar essa ferramenta. Tudo de um jeito bem prático e simples!

Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo também 🙂

Então, vamos lá!

Benchmarking é um método muito utilizado por empresas. E que ajuda muito no caminho de todo tipo de negócio, independentemente do porte ou do tamanho.

E neste post, vamos falar sobre os seguintes pontos:

1. O que é benchmarking?
2. Por que é tão importante?
3. Tipos de Benchmarking
4. E o passo a passo de como desenvolvê-lo

Você verá nesse Post

1. O QUE É BENCHMARKING?

Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas que são referências no mercado, visando a otimização dos resultados de um negócio ou marca.

É um processo de pesquisa entre empresas para analisar como seus produtos, processos e serviços estão desempenhando em relação aos concorrentes.

Benchmarking vem da palavra ‘benchmark’, que em português significa ‘referência’.

Sendo assim, é tomar como referência uma empresa (ou várias) e analisar com profundidade suas técnicas e processos, como marketing, produção, logística, entre outros.

De uma maneira geral, cada empresa identifica os pontos que impactam a sua performance. Depois, definem-se métricas para os indicadores-chave de performance da indústria ou mercado em relação a estes pontos.

E eles servirão de referência e que poderão ser utilizados pela sua empresa para desenvolver processos e estratégias que melhorem a posição do seu negócio.

2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Através do Benchmarking, é possível ter muitos benefícios para qualquer tipo de negócio. Se bem utilizado, pode trazer bons benefícios para a empresa, como:

– ter novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;

– descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto;

– ter uma análise mais profunda do mercado em que atua ou que irá atuar;

– avaliar a abordagem atual das suas ferramentas e identificar áreas que precisam de mudanças e melhorias;

– identificar novas tendências e sair à frente no mercado;

– descobrir maneiras novas de otimizar custos para aumentar a lucratividade do negócio

– construir uma base para estudar a possibilidade de novos investimentos;

– criar um plano e desenvolver novas estratégias para fazer a empresa crescer

5 forças de porter - BENCHMARKING O Que É

3. PRINCIPAIS TIPOS DE BENCHMARKING

Existe alguns tipos de benchmarking, mas aqui vamos falar os 5 principais, que são:

Competitivo

Nesse tipo, é usar como parâmetro os concorrentes. Da mesma forma, o objetivo é medir como o negócio ou produto se posiciona em relação as empresas que disputam diretamente os clientes. É estuda-los para entender e aprimorar os processos do seu negócio para poder se destacar no mercado.

Funcional

Neste modelo, o objetivo é entender como a mesma técnica pode ser praticada em diversos tipos de empresas. Por exemplo: a gestão financeira de qualquer companhia precisa ser trabalhada da melhor forma em todos os casos, independentemente se são negócios concorrentes ou não.

Genérico

Por outro lado, o benchmarking genérico é aplicado para entender como os mesmos processos podem ser realizados em empresas de diferentes setores para encontrar melhorias. Por exemplo: uma empresa que quer aprimorar seu e-commerce, passa a estudar as outras marcas para entender como funciona toda a cadeia de compra por p arte do consumidor. Inclusive, de outras categorias.

Colaborativo

Esse tipo ocorre quando duas ou mais empresas firmam uma parceria para dividir experiências e melhorarem seus processos. Por exemplo: uma empresa tem grande experiência com gestão financeira e uma outra tem muito sucesso com vendas. Então, elas podem ter um processo colaborativo entre elas de casos de sucessos e estratégias, de uma maneira em que possam crescer juntas.

4. PASSO A PASSO PARA FAZER UM BENCHMARKING

Para começar a montar um benchmarking, basicamente é preciso seguir estes 6 passos práticos:

1.Estude bem seu próprio negócio

Identifique os processos ou práticas que sua empresa precisa melhorar e faça uma análise do que poderia ou precisa ser melhorado.

Ao mesmo tempo, faça isso de maneira bem planejada, pois isso servirá de base para todo o resto do benchmarking.

2. Selecione de um a três concorrentes que gostaria de monitorar

Aqui, escolha empresas que você ache importante para o desenvolvimento do seu negócio. Inclusive, aproveite para selecionar também empresas de outros segmentos para trazer mais referências e ideias que vão além da sua área de atuação.

3. Estabeleça os indicadores de análise (qualitativos e quantitativos)

Igualmente, defina quais os dados que devem ser analisados e coletados para o benchmarking do seu negócio. Como por exemplo: melhorar significativamente o processo de vendas ou pós-vendas ou então como engajar melhor com o público-alvo.

Enfim, selecione os pontos que você julgue necessários nesse benchmarking de acordo com o seu negócio e necessidades.

O ideal é que sejam de fácil análise e sempre ensine algo novo, ao invés de apenas monitorar, combinado?

4. Obtenha os dados para análise

Este é o momento de buscar os dados para a sua análise do benchmarking. Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis (inclusive algumas gratuitas) que ajudam você neste trabalho.

Caso prefira, pode fazer manualmente também, testando todo o processo das empresas estudadas como um cliente comum, por exemplo. Ou então, fazendo pesquisas de mercado também.

Enfim, faça da maneira que ache adequada dentro das condições da sua empresa. No entanto, faça de uma maneira planejada e profunda, pois este passo é o que trará as informações essenciais para sua análise final.

5. Compare e analise as informações coletadas

Agora é o momento de juntar todos os dados coletados e analisar os resultados.

Faça comparações, entenda as relações que você pode criar com seu próprio negócio e veja o que pode ser trabalhado a partir do que foi feito nos 4 passos anteriores.

Seja como for, reflita e tire conclusões do que pode ser melhorado no seu negócio.

6. Faça um plano de ação

Com tudo isso em mãos, agora é hora de elaborar um plano de ação e executar todas as tarefas selecionadas e traçadas para melhorar os processos do seu negócio, de acordo com o seu benchmarking que foi feito.

Tudo baseado nas conclusões obtidas, bem como as oportunidades encontradas, pontos importantes de melhoria nas suas estratégias, além de possíveis ameaças e maneiras de como evitá-las.

Se quiser, temos um vídeo sobre o modelo de Plano de Ação 5W2H, que pode servir como base para você neste passo. Para assistir, é só clicar no botão aqui em baixo:

PRA FECHAR ESTE POST…

Este foi o nosso post sobre benchmarking, que pode ser bastante útil para o seu negócio. E só pra recapitular o que falamos aqui:

  • O que é benchmarking
  • Por que é tão importante
  • Tipos de Benchmarking
  • E o passo a passo de como desenvolvê-lo

E aí? Você tem feito benchmarking no seu negócio ou algo parecido? Comente aqui com a gente e divida suas experiências.

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui!

Esperamos que tenha gostado desse post. E se gostou, compartilhe com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “BENCHMARKING O Que É”