Marketplace O Que É? (6 Dicas Certas P/ Escolher o Ideal)

MarketPlace O que é? Você provavelmente já ouviu falar nesse termo, principalmente porque ele vem movimentando muito dinheiro no mercado no mundo todo.

E é justamente por isso que muitos empreendedores estão adotando esse modelo de negócio e vem conseguindo realizar bastante vendas!

Por isso, entenda agora o que é Market Place, como funciona, suas principais vantagens e desvantagens e as 06 Dicas Incríveis para trabalhar no marketplace do jeito certo! E tudo isso de um jeito muito prático e com muitos exemplos!

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. MARKETPLACE O QUE É?
  2. COMO FUNCIONA?
  3. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
  4. 06 DICAS CERTAS PARA TRABALHAR O MARKETPLACE

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. MARKETPLACE O QUE É?

Formado por duas palavras em inglês (Market, que é mercado, e Place, que é lugar), Marketplace é, basicamente, um local onde se realiza comércio.

Ou seja, é um modelo de negócio onde diversos vendedores, marcas ou empresas podem vender seus produtos ou serviços em um único lugar, site ou aplicativo.

É como se fosse um shopping center online no qual os visitantes tem acesso a várias lojas. Inclusive, tendo acesso com facilidade ao mesmo produto com diferentes opções de preços e modelos.

E existem três principais tipos de marketplace:

B2C (BUSINESS TO CONSUMER OU COSTUMER): 

É a sigla para o tipo de mercado de empresa para o consumidor. Ou seja, das empresas para os consumidores finais, pessoas físicas mesmo.

Um exemplo aqui é o iFood, onde vários restaurantes (e até mercados) oferecem uma variedade grande de opções para os consumidores comprarem suas comidas ou produtos.

Ou então a Magazine Luiza, onde diversas empresas disponibilizam seus produtos para serem comprados diretamente pelos consumidores. Assim como Lojas Americanas, Netshoes, Casas Bahia, entre muitos outros.

C2C (CONSUMER TO CONSUMER OU COSTUMER TO COSTUMER):

É a sigla para o tipo de mercado de consumidor para consumidor. Ou seja, os próprios consumidores vendem seus produtos ou serviços diretamente para outros consumidores.

Um exemplo aqui é o AirBnB, que é um marketplace onde os consumidores podem alugar suas casas ou apartamentos para outros consumidores se hospedarem por um determinado período.

Ou então o próprio Mercado Livre ou a Amazon, onde os próprios clientes conseguem vender seus produtos diretamente para outros consumidores.

B2B (BUSINESS TO BUSINESS):

É a siga para o tipo de mercado em que as empresas vendem para outras empresas.

Como exemplos de Marketplace, podemos citar novamente o próprio Mercado Livre, Amazon, eBay, entre outros, onde as empresas conseguem vender quantidades maiores diretamente para outras empresas.

E o marketplace B2B é um ótimo exemplo que está crescendo bastante, como os outros tipos que citamos aqui.

Porém, ele ainda não chegou a ser tão explorados quanto os outros, o que é uma boa oportunidade.

Por isso, se quiser entender bem como funciona o B2B, temos um vídeo bem prático sobre esse assunto. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

MARKETPLACE x E-COMMERCE

Porém, é importante pontuar que o marketplace é diferente de e-commerce.

O e-commerce é administrado pela empresa A que vende produtos de fornecedores dessa mesma empresa A, na qual pode trabalhar sua linha de preços, design, estratégias, equipe, responsável, enfim.

Ou seja, tudo é organizado e feito pela mesma empresa. E não há uma concorrência de empresas nesse e-commerce, só a empresa A é a que aparece com seus produtos/serviços.

E o Marketplace?

Já o marketplace dá espaço para várias empresas ao mesmo tempo oferecerem seus produtos/serviços. E por isso, existe uma competição ou concorrência entre essas empresas no mesmo lugar.

Ou seja, pode acontecer da empresa A vender os mesmos produtos que a empresa B ou a empresa C, por exemplo.

Ou então, você como consumidor, pode acessar um marketplace e comprar produtos de mercados diferentes, como roupas e geladeiras.

Dessa maneira, não precisa ficar acessando vários sites para comprar esses produtos, toda compra pode ser feita no mesmo lugar, que no caso é o marketplace.

Logo, podemos dizer que na maioria dos casos, um marketplace tem uma variedade maior de produtos e empresas quando comparado com o e-commerce.

Ou até que um e-commerce pode estar dentro de um marketplace. Percebeu a diferença?

Por isso, se quiser entender melhor o que é e como funciona o e-commerce, assista nosso vídeo bem prático sobre esse assunto.

Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

2. COMO FUNCIONA O MARKETPLACE?

Resumidamente, funciona da seguinte forma:

  • os consumidores acessam o marketplace;
  • realizam um cadastro rápido;
  • procura os produtos que tem interesse;
  • adiciona os produtos escolhidos no carrinho virtual;
  • faz o pagamento;
  • e aguarda a entrega dos produtos no local selecionado (ou até pode realizar a retirada também).
E PROS VENDEDORES?

Já no ponto de vista dos vendedores, é preciso:

  • realizar um cadastro para o marketplace analisar e depois aprovar da sua empresa e/ou produtos.
  • Além disso, é preciso concordar com as regras de cada marketplace, como comissões de vendas, garantia de produtos, prazos de envio, respeito as legislações, enfim.
  • Feito isso, seus produtos cadastrados passam a ser divulgados de acordo com as pesquisas realizadas pelos consumidores dentro do marketplace.
  • Neste caso, seus produtos aparecerão juntamente com os de outras empresas ou pessoas que também estão vendendo neste mesmo marketplace.
  • E caso você realize uma venda, o marketplace irá te avisar para preparar os produtos para serem enviados para os consumidores que realizam as compras de você.
  • O pagamento é feito do consumidor para o marketplace. O qual irá realizar o repasse do dinheiro para você ou sua empresa assim que garantirem que os produtos que os vendidos chegaram sem nenhum problema para os consumidores em questão.
  • E é justamente neste repasse que o marketplace desconta a comissão desta venda. Ou seja, você receberá o valor total da venda menos a comissão pré-acordada do marketplace. Mas isso falaremos mais pra frente, tudo bem?

Porém, tenha em mente que os marketplaces são muito rigorosos com o cumprimento de normas. Afinal, a reputação deles estão em jogo também.

Do mesmo modo, caso você não atenda as expectativas dos clientes, eles podem te avaliar no final do processo da compra.

E caso tenha uma má-avaliação, você ou sua empresa ficará marcada com uma nota ruim, o que provavelmente influenciará suas próximas vendas.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - Marketplace O Que É? (6 Dicas Certas P/ Escolher o Ideal)

3. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS

– VANTAGENS

VISIBILDADE

Os marketplaces geralmente costumam realizar uma divulgação mais forte para os consumidores visitarem seu espaço.

E se sua marca ou produtos estão neste marketplace, as chances de serem encontrados são bem maiores.

Dessa maneira, uma vez que seu produto está na vitrine dos maiores marketplaces, maior a confiança dos clientes para comprá-lo, mesmo que a sua marca ainda seja nova ou pequena.

Ou seja, fica implícito que todos os produtos nele comercializados são de confiança e qualidade.

AUMENTO NAS VENDAS

E com uma visibilidade maior, as chances de realizar mais vendas é maior também. Logo, se tiver um bom produto com preços justos (além de outros benefícios), suas chances de vendas são bem boas.

SEO

Outro ponto importante é que começar um e-commerce do zero envolve um trabalho mais árduo. E o SEO é fundamental.

Basicamente, SEO é Otimização Para Mecanismos de Busca.

Ou seja, é o processo de otimização de sites e conteúdos para que os motores de buscas, como Google, Youtube e Bing, por exemplo, encontrem seu site antes dos outros, colocando-o no topo dos resultados das buscas.

E em um marketplace, não há necessidade de todo esse esforço, já que é garantido o tráfego de potenciais clientes pois os próprios marketplaces já realizam esse trabalho.

Porém, é preciso realizar uma boa descrição dos seus produtos para o sistema do marketplace conseguir divulgar seus produtos de acordo com a procura de cada consumidor.

Então, se quiser entender melhor o que é SEO de um jeito resumido, assista nosso vídeo sobre isso. Para assisti-lo, é só clica neste botão aqui embaixo 🙂

CUSTO-BENEFÍCIO

Além disso, o custo benefício é bem vantajoso também para os vendedores.

Porque o marketplace irá proporcionar toda a estrutura necessária para você conseguir divulgar seus produtos. Como custo de servidor, investimento em marketing, tecnologia, entre outros.

E ainda, o marketplace funciona 24h por dia por ser online.

Basta ter internet e um computador ou celular para que os consumidores consigam realizar a compra. Ou seja, seus produtos poderão ser vendidos em qualquer momento, todos os dias.

– DESVANTAGENS

COMISSÕES POR VENDA

Como falamos anteriormente, o marketplace cobra uma comissão por cada venda que você ou sua empresa realizar.

Essa comissão varia, mas isso precisa ser considerado na margem de lucro dos seus produtos para calcular o preço correto a ser trabalhado.

E se quiser entender como trabalhar um preço de venda do jeito certo, não deixe de assistir nosso vídeo que explica o passo-a-passo disso.

Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

DEPENDÊNCIA

Do mesmo modo, muitas empresas acabam criando uma dependência do marketplace.

Porque se o marketplace em questão tiver algum problema ou até mesmo fechar, você ou sua empresa ficarão na mão e não conseguirão realizar mais as vendas neste local.

Ou até se o marketplace resolve aumentar suas taxas ou comissões, por exemplo, seus preços também serão bastante afetados. E aí, será preciso se readequar de acordo com cada situação.

PERSONALIDADE DA MARCA

Outro fato é que sua empresa não consegue explorar muito bem a identidade da sua marca. Geralmente, o marketplace costuma ter um padrão visual que todas as marcas ou empresas precisam seguir.

Logo, é bem difícil explorar o branding da sua empresa, o que causará uma falta de personalidade das marcas ou empresas.

Basicamente, Branding é uma forma de gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa. Isso inclui criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual.

E dessa forma, potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.

Mas caso queira se aprofundar mais sobre branding para entender como trabalhar esse assunto, assista nosso vídeo prático sobre tema.

Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

4. 06 DICAS CERTAS PARA TRABALHAR O MARKETPLACE

1. ENTENDA SEU PÚBLICO

Avalie bem se o seu público-alvo acessa ou frequenta cada marketplace em questão.

Às vezes, um marketplace pode ser bem famoso.

Porém, se os consumidores dos seus produtos não costumam frequentá-lo, esse marketplace não será funcional para você ou sua empresa e suas vendas não acontecerão da maneira esperada.

2. REGRAS E COMISSÕES

Estude muito bem as regras ou normas de cada marketplace.

Eles costumam ser bastante exigentes. Inclusive, caso não cumpra alguma regra, você ou sua empresa pode ser banida, literalmente.

Então, se tiver algum item que seja prejudicial ou não atenda as suas demandas, tome cuidado e veja se realmente vale a pena.

Além disso, cuidado com as comissões cobradas pelos marketplaces.

Em alguns casos, as comissões por vendas podem ser tão altas que sua margem de lucro ou preços trabalhados não sejam tão atrativos (ou até gere prejuízos).

3. CAPRICHE NAS INFORMAÇÕES

Tenha um cuidado especial na hora de descrever seus produtos.

Coloque as informações relevantes para os seus consumidores para que fique bem claro o que está sendo vendido.

Do mesmo modo, capriche nas fotos para chamar a atenção dos seus consumidores.

Isso é muito importante já que é preciso convencer os compradores que o que você está vendendo, de fato, vale a pena.

Lembre-se que se não fizer isso do jeito coerente, seus concorrentes farão e roubarão seus consumidores para eles.

Marketplace o que é - Marketplace O Que É? (6 Dicas Certas P/ Escolher o Ideal)

4. BOM ATENDIMENTO

Da mesma forma, tenha um bom atendimento para cada cliente ou consumidor.

Responda suas dúvidas, invista no pós-venda e nunca deixe o cliente sem resposta. E vá mais adiante: encante seus consumidores em todos os momentos.

Isso fará com que você ou sua marca tenha uma boa reputação, além dos clientes voltarem a comprar com você. E ainda, o marketplace passará te indicar para mais potenciais clientes também.

5. TENHA COMPETITIVIDADE

No marketplace, você terá uma concorrência bem forte e agressiva. Por isso, trabalhe preços competitivos, ofereça vantagens ou ofertas especiais ou até frete grátis.

Quanto mais conseguir ser mais competitivo que seus concorrentes, maiores as chances dos consumidores escolherem você na hora de comprar.

6. TRABALHE A QUANTIDADE VIÁVEL

De nada adianta estar presente em inúmeros marketplaces se você ou sua empresa não tiverem condições de atender a demanda de todos eles.

É muito comum empresas falharem nesse ponto.

Porque acabam não tendo estrutura ou até produtos na quantidade necessária para atender não só as vendas, como também atender os clientes de maneira adequada.

E isso acaba afetando a avaliação dos clientes e também dos marketplaces, nos quais ambos entenderão que você ou sua empresa pode não ser confiável de fazer negócios.

Por isso, seja coerente e trabalhe nos marketplaces que julgar capaz de atender, bem como a demanda dos consumidores, combinado?

E PRA FECHAR ESSE POST…

Viu como o marketplace pode ser bem vantajoso para você ou sua empresa conseguir aumentar a presença de mercado e também suas vendas?

Agora, cabe a você entender se o seu modelo de negócio se encaixa bem e se preparar para trabalhar o marketplace para alavancar seus lucros!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. MARKETPLACE O QUE É?
  2. COMO FUNCIONA?
  3. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
  4. 06 DICAS CERTAS PARA TRABALHAR O MARKETPLACE

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *