GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?

Growth Hacking. Por que essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada e fazendo com que empresas cresçam cada vez mais e de um jeito muito rápido?

Então, se quiser fazer com que o seu negócio cresça de uma maneira exponencial, fique aqui neste post bem prático sobre como usar o Growth Hacking do jeito certo, exemplos reais e como isso vai ajudar MUITO a sua empresa!

Se preferir, pode assistir nosso vídeo também sobre este assunto 🙂

Para deixar bem claro o Growth Hacking, vamos explicar os seguintes pontos para que sua empresa consiga crescer do jeito certo e rápido!

  1. O QUE É GROWTH HACKING?
  2. EXEMPLOS DE GROWTH HACKING
  3. 05 PASSOS BEM PRÁTICOS DE COMO TRABALHAR O GROWTH HACKING DO JEITO CERTO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É GROWTH HACKING?

O growth hacking é um processo de experimentação rápida e implementação de estratégias de marketing e promocionais que são focadas unicamente no crescimento eficiente e rápido dos negócios.

Mas não se trata de uma fórmula mágica. Para funcionar de verdade, é preciso muita criatividade, curiosidade e análise para encontrar oportunidades e resolver um problema ou demanda de mercado. Sempre pensando em como acelerar o crescimento de uma empresa.

Geralmente é usado em relação a startups em estágio inicial que precisam de crescimento grande em pouco tempo, mas com pequenos orçamentos.

O objetivo de crescimento é geralmente adquirir o maior número possível de clientes investindo o mínimo possível.

As estratégias utilizadas envolvem a realização de experimentos. As equipes elaboram hipóteses, verificam sua validade e fazem teste. Dessa maneira, descobrem oportunidades que podem fazer o negócio crescer de forma acelerada, organizada e planejada.

É por isso que o growth hacking é também conhecido como o marketing orientado a experimentos.

E um ponto muito importante é ter um produto que seja bastante expansível. Ou seja, que seja escalonável sem que os investimentos necessários sejam muito altos.

Em outras palavras, crescer de maneira exponencial sem que o investimento seja proporcional. Literalmente, crescer bastante sem ter que aumentar muito seus custos. E é isso que vamos mostrar no nosso próximo tópico deste vídeo.

Banner Ebook 11 perguntas miniatura e1557634267698 - GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?

2. EXEMPLOS DE GROWTH HACKING

> DROPBOX
Dropbox Logo 01.svg - GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem. Ou seja, basicamente, proporciona espaço em disco em servidores, acessível via internet.

Ele possui plano grátis, que tem espaço disponível menor, mas também possui versões pagas, as quais os espaços para armazenamento são bem maiores.

No início, a empresa não tinha dinheiro para investir em publicidade de massa. Por isso, realizou diversos testes de publicidade mais baratas e designs diferentes para o seu site.

Com isso, descobriu que o que trazia mais resultados coerentes de acordo com seu poder de investimento eram as indicações de amigos para amigos.

Percebendo essa oportunidade, fez uma ação em que os usuários do Dropbox que indicassem este serviço para seus amigos. E para cada amigo que se registrasse no Dropbox, a pessoa que indicou ganharia espaço extra no servidor.

E foi dessa maneira que o Dropbox se tornou uma potência nesse ramo, com mais de 600 milhões de usuários no mundo, inclusive muitos deles são planos empresariais.

Assim, o Dropbox cresceu de uma forma escalonável, mas com um investimento não proporcional. Ou seja, cresceu de uma maneira rápida e exponencial, mas com investimentos bem menores.

> UBER

uber logo 7 - GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?

Outro exemplo de Growth Hacking é o Uber.

A empresa construiu toda a sua estratégia abordando os pontos de dor associados aos serviços de táxi tradicionais. Ou seja, a de facilitar o pagamento, que eram feitos pelo próprio aplicativo, conseguir trabalhar preços mais baixos que os de táxis e aumentar a facilidade do usuário para encontrar um Uber disponível comparado aos de táxis.

No início, o Uber percebeu que quase todos os usuários que testaram o serviço uma vez, provavelmente fariam isso novamente.

E a solução pro Uber foi…

E, com isso, o Uber rapidamente passou a oferecer descontos para novos usuários fazerem suas primeiras viagens.

Mas na realidade, o Uber sabia que o valor deste desconto valeria a pena porque os usuários usariam novamente o serviço da empresa, o que valeria muito fazer este tipo de investimento.

Esse incentivo removeu muitas das barreiras que os usuários do Uber enfrentaram pela primeira vez, e os tornou extremamente propensas a se tornarem clientes de longo prazo.

E sua principal fonte de propaganda foi o boca-a-boca. Ou seja, clientes indicando para seus amigos e familiares. E seu crescimento foi muito rápido, além do seu produto ser bastante escalonável, já que se trata de um aplicativo que pode ser utilizado em todos os tipos de smartphones, cujo mercado não para de crescer também.

Reparou como o growth hacking ajuda muito as empresas a crescerem de forma rápida e exponencial? E viu como é muito importante ter um produto ou serviço que seja mais simples de escalonar?

O growth hacking se apresenta como uma solução mais segura para as empresas, já que foca na realização de experimentos/testes e a análise de dados antes de aplicar as estratégias.

Lembrando que as estratégias só são adotadas casos os testes comprovarem sua eficiência.

Um ponto importante é que o grande objetivo do growth hacking é tornar os negócios escaláveis, repetíveis e sustentáveis.

Ou seja, se sua empresa investe em estratégias que não foram baseadas em testes e não tem retorno garantido, ou que exigem muitas ações manuais e demandam muito tempo e recursos, pode ter certeza que isso não é growth hacking, tudo bem?

empreendedorismo - GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?

3. 05 PASSOS PRÁTICOS PARA TRABALHAR O GROWTH HACKING

1. PRODUTO/SERVIÇO CERTO

Esse é um passo óbvio, mas tenha certeza que o produto/serviço que sua empresa está trabalhando tenha uma alta demanda do mercado. Ou seja, que ele resolve ou atende um problema ou necessidade das pessoas, nos quais elas realmente queiram usar.

E pode ter certeza que é muito comum as marcas errarem em trabalhar um produto/serviço no mercado errado ou cria-lo sem existir uma demanda ou necessidade por parte do público.

Então, foque em um produto/serviço que realmente resolva um problema ou atenda uma necessidade por parte do mercado. Algo que realmente tenha demanda.

2. LISTE HIPÓTESES E SOLUÇÕES

Agora, reúna a equipe responsável e formule hipóteses e testes ou experimentos a serem realizados. O objetivo aqui é identificar quais mudanças podem gerar resultados mais rápidos e baratos.

Essa é a parte do famoso “E se…”, como por exemplo:

– E se fizéssemos de uma maneira diferente?

– E se mudássemos alguma coisa no produto/serviço?

– E se trabalharmos uma maneira diferente de chegar nos consumidores?

– E se alterarmos parte do processo?

Enfim, esse é o momento de levantar todas as hipóteses e possíveis soluções. E uma boa ferramenta para ajudar neste momento é o Brainstorming.

Que basicamente, é uma atividade – desenvolvida individualmente ou em grupo – que visa explorar toda a capacidade criativa e intelectual dos participantes para encontrar uma solução para um determinado problema.

Com certeza o Brainstorming vai ajudar muito nesse passo. Então, se quiser entender como isso funciona, temos um vídeo bem prático para você. Para assistir, é só clicar no botão aqui embaixo:

3. REALIZE OS TESTES

Neste momento, é hora de reunir a equipe responsável e colocar as técnicas do Growth Hacking em ação.

Para isso, comece definindo o objetivo principal de cada teste ou experimento. Inclusive, os resultados esperados para cada um deles.

Feito isso, organize todas as suas ideias, hipóteses e soluções trabalhadas no passo anterior. E então, coloque as ideias em prática e testes todas elas junto aos consumidores.

Neste momento, é muito importante acompanhar de perto o andamento de cada experimento e os resultados gerados e alcançados.

E uma boa ferramenta para te ajudar a organizar e acompanhar esse passo é um plano de ação.

E recomendamos muito trabalhar o modelo 5W2H, que é muito simples de usar e aplicar. Mas ao mesmo tempo, traz ótimos resultados.

Então, se quiser entender como ele funciona, assista nosso vídeo bem prático sobre ele. Para isso, é só clicar no botão aqui em baixo:

E lembre-se que uma ótima forma de trabalhar o growth hacking é conseguir investir o mínimo possível para conseguir crescer.

Então, trabalhe formas de conseguir viralizar este conteúdo.

Ou seja, fazer com que os próprios consumidores indiquem para seus amigos e familiares. E o boca-a-boca, ou buzz marketing, é um jeito muito poderoso de fazer isso acontecer.

Porque precisa de um investimento menor do que as publicidades tradicionais, além da mensagem ter um apelo mais forte, já que é transmitida por alguém que as pessoas conhecem e convivem.

E também temos um vídeo bem prático sobre como trabalhar este assunto de um jeito assertivo. Para assistir, é só clicar neste botão aqui embaixo:

4. COLETE OS RESULTADOS E OTIMIZE OS PROCESSOS

Agora, analise os resultados obtidos e avalie os prós e contras de cada experimento/teste. Entenda se os resultados foram alcançados. E, com isso, trabalhe para manter os clientes conquistados e melhore e otimize os processos.

Na prática, para te ajudar, você pode responder questões como:

– Qual experimento apresentou o maior ROI de implementação? Ou seja, o melhor retorno sobre o investimento feito?

– Qual teste possui menor complexidade para ser implementado?

– Qual a eficiência de cada solução testada? Ela tem efeitos no curto, médio e/ou longo prazo?

Enfim, analise cada experimento ou teste realizado e avalie qual ou quais deles deram certo. E, consequentemente, qual ou quais valem a pena a continuar trabalhando.

E baseados nos números e resultados obtidos, trabalhe para otimizá-los e implemente o processo na empresa para escalona-lo e aplicar como a solução a ser trabalhada.

De forma que continue resolvendo os problema e necessidades dos consumidores.

E, consequentemente, fazer com que sua empresa cresça de uma maneira rápida, exponencial e sustentável.

5. BUSQUE NOVOS PROBLEMAS E REPITA ESTE CICLO

Growth hacking não se trata de lançar uma ideia, testá-la, aprová-la e finalizar o trabalho.

O processo é contínuo, sempre buscando melhorar e otimizar o que já foi feito e alcançado. Em todo momento, é preciso atender e melhorar a experiência e satisfação dos seus consumidores.

Então, agora volte ao passo 1 que falamos aqui e repita todo o ciclo. Procurando novos problemas ou necessidades a serem resolvidas ou oportunidades a serem aproveitadas, combinado?

SWOT Exemplo 4 - GROWTH HACKING | Como Isso Faz Sua Empresa Crescer Rápido?

E PRA FECHAR ESTE POST SOBRE GROWTH HACKING…

Este foi o nosso post sobre o Growth Hacking. Viu como ele é extremamente poderoso e pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa, inclusive aquelas que não tem um poder de investimento muito alto?

Porém, lembre-se que o Growth Hacking não é uma fórmula mágica.

Ser um growth hacker é ser uma pessoa curiosa, criativa e analítica, que quer encontrar as oportunidades que poucos perceberam antes para acelerar o crescimento das empresas, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É GROWTH HACKING?
  2. EXEMPLOS DE GROWTH HACKING
  3. 05 PASSOS BEM PRÁTICOS DE COMO TRABALHAR O GROWTH HACKING DO JEITO CERTO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem?

Para acessar nosso canal, é só clicar aqui 🙂

E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *