Folha de pagamento como fazer?
Saber trabalhá-la e calculá-la é uma das principais obrigações de uma empresa. E um dos pilares mais importantes de uma boa gestão e administração de todos os tipos de negócio.
Por isso, entenda agora o que é folha de pagamento e como calculá-la em 05 Dicas MUITO práticas! E tudo isso de um jeito bem resumido e direto ao ponto!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
FOLHA DE PAGAMENTO COMO FAZER
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É FOLHA DE PAGAMENTO
- COMO CALCULÁ-LA EM 05 DICAS BEM PRÁTICAS
Então, vamos lá!
1. O QUE É FOLHA DE PAGAMENTO
A folha de pagamento é um documento com todo o processo de pagar aos funcionários os seus salários, bônus e outras compensações. Literalmente, uma lista de remuneração paga aos colaboradores de uma empresa.
Através dela, a empresa consegue demonstrar todos os rendimentos e descontos que cada funcionário teve no mês.
Normalmente, é tratada pelo departamento de Recursos Humanos. No entanto, é comum terceirizar esse trabalho para empresas de assessoria contábil.
E precisa ter conhecimentos das leis trabalhistas e noções de matemática financeira de contabilidade. Já que é preciso obter os valores dos rendimentos e descontos legais de forma correta.
A folha de pagamento é um documento que tem função operacional, contábil e fiscal. Por isso, é de suma importância e obrigatória por lei.
E para tentar deixar mais claro, na folha de pagamento são calculados o que cada colaborador(a) tem direito a ganhar. Bem como os respectivos descontos cabíveis.
E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROVENTOS CALCULADOS NA FOLHA DE PAGAMENTO?
Basicamente, considera o
-
SALÁRIO BRUTO
Que é o salário total do funcionário referente ao período em questão, sem considerar os descontos que falaremos mais pra frente.
-
HORAS EXTRAS
Valor adicional referente pelo tempo que foi além do horário ou expediente firmado em contrato.
-
DESCANSO SEMANAL PROGRAMADO (DSR)
Todos colaboradores tem direito a um descanso semanal de 24 horas consecutivas. Salvo algumas exceções que devem ser tratadas caso a caso.
-
ADICIONAL DE PERICULOSIDADE
Que é referente a atividades que podem oferecer perigo à vida de colaboradores;
-
ADICIONAL DE INSALUBRIDADE
Que é referente a atividades que podem colocar os colaboradores em contato com materiais perigosos, tóxicos e nocivos à saúde;
-
FÉRIAS
Em caso de férias, é preciso considerar os valores referentes a esse direito dos trabalhadores;
-
13º SALÁRIO
No período referente ao 13º salário, é preciso considerar esse valor também.
-
Entre outros.
QUAIS OS PRINCIPAIS DESCONTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO?
De maneira geral, considera-se:
-
INSS
Que é Instituto Nacional do Seguro Social, órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros e outros tipos de segurados;
-
POSSÍVEIS FALTAS OU ATRASOS;
Quando um colaborador(a) falta ou atrasa, pode-se descontar o valor referente a esse período de ausência. No entanto, existem casos que é preciso abonar ou desconsiderar faltas ou atrasos justificados, como através de atestados médicos, por exemplo.
-
VALE-TRANSPORTE
Quando um colaborador(a) opta por receber vale-transporte, uma porcentagem é descontada do salário do profissional.
-
IRFF
Que é Imposto de Renda Retido na Fonte
-
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES A SINDICATOS;
Em alguns casos, colaboradores optam por contribuir financeiramente com o sindicato do seu segmento de trabalho através de uma % do seu salário.
Neste caso, a empresa desconta esse valor na folha. Inclusive, existem algumas contribuições obrigatórias para sindicatos, que são descontados na folha também.
-
Entre outros
2. COMO CALCULÁ-LA EM 05 DICAS BEM PRÁTICAS
Calcular a folha de pagamento exige muita atenção a todos os detalhes.
1. CLASSIFICAÇÃO DE CADA COLABORADOR(A)
Para começar, é preciso classificar cada um dos colaboradores de acordo com a sua categoria e sua ocupação/cargo. Que é regulamentada de acordo com a Convenção Coletiva que determina as normas para calcular os valores da folha.
Este cálculo varia de acordo com cada categoria. Por isso, é importante entender em qual função está cada um dos colaboradores. E manter essa informação sempre atualizada.
2. CALCULE AS HORAS TRABALHADAS
Sempre considere todas as horas que cada colaborador(a) trabalhou no período em questão. Aqui, além do expediente normal, é preciso incluir possíveis horas extras, jornadas adicionais ou até descanso remunerado, por exemplo.
Bem como é importante considerar possíveis faltas ou ausências. No entanto, tenha em mente que algumas faltas justificadas podem ser abonadas. Ou seja, não podem ser descontadas. Como atestados médicos, por exemplo.
3. CALCULE OS ENCARGOS E IMPOSTOS
Como citamos aqui, agora é hora de calcular os descontos referentes aos impostos e encargos obrigatórios. Como o INSS e FGTS. Com base nisso, é considerado também o desconto do imposto de renda obrigatório.
4. DEDUÇÃO DE BENEFÍCIOS LEGAIS
Ainda, considere os descontos referentes aos benefícios legais que falamos antes. Como a porcentagem do vale-transporte para aqueles colaboradores que optaram em receber esse benefício.
5. JUNTE TUDO
Por fim, junte todos os valores que o colaborador(a) tem direito a receber com os respectivos descontos cabíveis. E assim, chega-se no salário final de cada profissional da empresa.
Desse modo, pode gerar o holerite. Que basicamente, trata-se de um comprovante de pagamento do salário dos colaboradores. Nele, constam todos os valores a receber, descontos e outras informações sobre o colaborador(a) e a empresa. Literalmente, aponta cada provento e desconto referente ao período em questão.
Além disso, serve como um histórico de pagamento para a sua empresa. Bem como funcionar como uma garantia de que os compromissos e obrigações do seu negócio estão sendo cumpridos.
Ao mesmo tempo, o holerite ajuda sua empresa a controlar e calcular a folha de pagamento de uma forma organizada. Gerando organização e uma visão mais ampla e assertiva dos gastos referentes a remuneração da sua equipe.
CONCLUSÃO
Viu como a Folha de Pagamento é muito importante para todos os tipos de negócio? Ela é um pilar fundamental para ter uma boa gestão administrativa da sua empresa.
Inclusive, vamos indicar um vídeo do SEBRAE que explica de maneira prática como calcular a folha de pagamento através de uma planilha que eles disponibilizam para facilitar esta tarefa. Caso queira assisti-lo, deixamos o link aqui na descrição, tudo bem?
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É FOLHA DE PAGAMENTO
- COMO CALCULÁ-LA EM 05 DICAS BEM PRÁTICAS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Além disso, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa