Como criar uma agência de marketing digital do zero? Muitos empreendedores estão trabalhando neste assunto porque o marketing digital não para de crescer. E ainda tem muito espaço para continuar crescendo.
No entanto, muitos acabam não sabendo montar sua agência de marketing digital do jeito certo. E assim, acabam tendo muitos problemas e até falham nessa tarefa.
Por isso, conheça agora o passo-a-passo de como criar uma agência de marketing digital do zero do jeito certo para ter muito sucesso!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente esse assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
COMO CRIAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL DO ZERO
Para ter sucesso com a sua agência de marketing digital, antes é preciso entender muito bem o que é marketing digital.
Basicamente, é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Ele resume todos os seus esforços de marketing na internet e no ambiente online.
E é por isso que o marketing digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje.
Então, caso queira se aprofundar sobre o marketing digital e todos seus principais pilares, assista nossa playlist que explica os principais pontos deste assunto. Com muitos exemplos e de um jeito bem prático. Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
Agora, se já conhece bem este assunto, vamos agora pros 14 passos obrigatórios para criar sua agência de marketing digital do jeito certo e de sucesso.
Então, vamos lá!
1. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
Antes de criar uma agência de marketing digital, faça uma autoanálise. É preciso ter muita sinceridade e apontar não só seus pontos positivos, mas também os negativos.
Desse modo, conseguir se conhecer é extremamente importante para você não cometer erros por motivos emocionais. Tenha em mente que o principal pilar do empreendedorismo é o próprio(a) empreendedor(a).
Porque será você a principal pessoa para fazer com que o seu negócio dê certo e tenha muito sucesso. E para empreender, a razão precisa ser sempre, sempre muito clara.
Assim, nessa autocrítica, pontue quais são suas:
- habilidades
- talentos
- desejos
- e defeitos
De fato, esse é um momento ideal para você fazer uma análise SWOT da sua própria pessoa, listando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Dessa maneira, você conseguirá enxergar o que pode te ajudar e, também, te atrapalhar durante todo o processo da construção e manutenção do seu próprio negócio.
2. DEFINA O QUE SUA AGÊNCIA OFERECERÁ
Entenda, de fato, o que sua agência oferecerá para seus clientes. Quais são os serviços que seu negócio prestará para seus potenciais clientes?
Isso é muito importante ser feito com muito cuidado, atenção, coerência e planejamento. Como exemplo, entenda se sua agência trabalhará serviços como SEO, Tráfego Pago, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, Desenvolvimento de Sites, enfim.
Será isso que direcionará onde estarão os esforços do seu negócio. Bem como traçar o caminho a ser seguido.
E de modo bem resumido, basicamente, existem três tipos principais de agência:
AGÊNCIA FULL-SERVICE:
Este tipo de agência abrange todas as necessidades de marketing digital de seus clientes. Seja por meio de equipe interna, freelancers, parcerias com outras agências e empresas, enfim.
Neste caso, o grande diferencial aqui é que os clientes contam com um único ponto de contato em sua agência para atender a todas as suas demandas referentes ao marketing digital.
Ou seja, neste modelo, a sua agência seria a responsável por organizar, desenvolver e entregar todos os trabalhos para cada cliente.
AGÊNCIA ESPECIALIZADA:
Já neste tipo, a agência se concentra em uma ou algumas partes de um projeto de marketing digital e se torna altamente especializado nessas áreas específicas.
Dessa forma, a agência se torna reconhecida por sua excelência e especialização em algumas frentes ou pilares específicos do marketing digital.
AGÊNCIA MULTICANAL:
Este tipo é um meio termo entre a agência full-service e a agência especializada. Ou seja, ela combina e trabalha algumas frentes do marketing digital.
Dessa forma, é capaz de trabalhar e atender demandas específicas, numa quantidade maior de frentes ou variedade comparado a agência especializada, mas também não tão completo quanto uma agência full-service.
3. PLANO DE NEGÓCIOS
De nada adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.
Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.
Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu negócio próprio, como por exemplo:
- Tamanho do Mercado
- Quem serão seus clientes
- Concorrentes
- Produtos/Serviços oferecidos atualmente
- Fornecedores
- Investimentos e estruturas necessárias
- Equipe
- Riscos
- Metas e Objetivos a serem alcançados
Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.
De fato, desenvolver um plano de negócio é um passo fundamental e obrigatório para começar a montar sua agência de marketing digital.
Com ele, as chances do seu negócio dar certo são muito maiores mesmo. E se quiser, temos uma playlist com tudo o que precisa saber sobre o que é e como desenvolver seu plano de negócio de diversas maneiras.
Caso queira assisti-la, é só clicar aqui embaixo 🙂
4. PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA
Outra dica é saber de modo detalhado o quanto precisará investir para viabilizar e manter a sua ideia da agência de marketing digital.
É preciso ter noção de quanto dinheiro vai precisar. Tanto para começar, quanto para manter e fazer com que a empresa continue funcionando.
Então, trabalhar o Planejamento Financeiro do seu negócio é fundamental. E quando ele não é trabalhado do jeito certo, com certeza será um grande problema. E um dos principais vilões por muitas empresas fecharem as portas.
Com o planejamento financeiro, você terá bem claro os valores e investimentos que precisam ser feitos. Bem como analisar todo o dinheiro que entra e o que sai. Juntamente com suas provisões no curto, médio e longo prazo. E é aqui que entra o Fluxo de Caixa, Capital de Giro, entre outros assuntos bem importantes nas finanças do seu negócio.
Por isso, deixamos na descrição os links dos nossos vídeos que mostram e explicam esses assuntos também para você entender tudo sobre eles. É só assistir aqui embaixo 🙂
5. ANALISE A CONCORRÊNCIA
Estudar a concorrência é um ponto importante no desenvolvimento de sua estratégia de negócios.
Analise os preços trabalhados, qualidade dos produtos, satisfação dos clientes, prazos de entrega, condições de pagamento, enfim.
Conhecer bem seus concorrentes fará com que você consiga identificar se o seu negócio tem um diferencial competitivo para conquistar espaço no mercado. E, consequentemente, conquistar seu público-alvo.
Ainda, será possível entender qual será a proposta de valor da sua empresa para conseguir se destacar no mercado para atrair e conquistar seus possíveis clientes. Que é o que vamos falar agora.
6. PROPOSTA DE VALOR
Tenha uma proposta de valor muito bem definida e clara.
Em suma, proposta de valor é o diferencial competitivo de uma empresa no mercado, perante a concorrência.
Ou seja, é composta pelo valor entregue ao cliente a partir dos produtos e serviços. E o que torna sua agência de marketing digital como a melhor escolha e por que seu público-alvo deve escolher você, e não a concorrência.
Além disso, definir uma boa proposta de valor é o primeiro passo para mostrar como sua agência de marketing digital pode atender um nicho ou um segmento de clientes de maneira assertiva e satisfatória.
Logo, são essas as razões principais pelas quais o consumidor deve optar pela sua agência e não pelos concorrentes, que na maioria das vezes são bastante competentes também.
7. DETERMINE A ESTRUTURA INTERNA DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
Estude e defina como será a estrutura interna da sua empresa, definindo pontos como:
- Quantos sócios serão na empresa?
- Qual a participação de cada sócio no capital da empresa?
- Existem investidores? Se sim, quantos e qual a porcentagem de cada um?
Esses são alguns pontos que é preciso definir nesse momento. E é muito importante deixar todos os pontos extremamente claros para evitar problemas internos de sociedade no decorrer do processo.
Assim, cada um sabe da sua responsabilidade desde o início, evitando dores de cabeça e surpresas quando a empresa estiver em funcionamento.
8. FORMALIZE SEU NEGÓCIO
Com o plano de negócio desenvolvido e validado, e você está confiante que o seu negócio está pronto, agora é hora de abrir sua empresa formalmente. Ou seja, abrir um CNPJ.
Basicamente, CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Todo tipo de negócio precisa ter um CNPJ para iniciar sua atividade de forma legalizada.
A função do CNPJ é garantir que todas as atividades da empresa sejam desempenhadas de acordo com as exigências das leis do Brasil.
Ao ter um CNPJ, as empresas podem emitir notas fiscais, recorrer às linhas de crédito para pessoas jurídicas, contratar funcionários, cumprir as obrigações jurídicas, solicitar o alvará de funcionamento, entre outros pontos.
Além disso, é preciso definir o tipo de empresa, porte e modelo tributário que a sua empresa terá. Ou seja, se será MEI, Simples Nacional, Empresa Individual, Sociedade Empresária Limitada, entre outras.
Isso é muito importante porque definirá as obrigações legais, tributos e taxas que sua empresa precisará pagar para funcionar de maneira formal. Tudo dentro da lei.
Então, se quiser entender os tipos de empresas que podem ser considerados, assista nosso vídeo que explica isso de uma maneira prática mesmo. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
E aqui, um contador(a) ou empresa de assessoria contábil pode te ajudar muito neste assunto.
9. DEFINA O NOME E IDENTIDADE VISUAL
Apesar de parecer básico, definir um bom nome da sua agência é fundamental. Isso ajudará a sua empresa a ser encontrada pelo seu público-alvo.
Por isso, é preciso selecionar um nome que o seu público se identifique e se lembre facilmente. Se possível, algo original e simples de ser memorizado.
Ao mesmo tempo, defina bem a identidade visual da sua loja ou marca. Literalmente, isso fará com que seu público crie uma conexão ou identidade com o seu negócio.
Desse modo, a identidade visual trabalha pontos como logotipo, paleta de cores, fontes de texto, estilo de fotos e imagens a serem utilizadas, entre muitas outras coisas.
Trabalhar bem a sua identidade visual trará profissionalismo e confiança no seu trabalho. Principalmente por parte dos seus consumidores.
Por isso, recomendamos assistir nosso vídeo sobre como criar sua identidade visual e toda sua importância. Se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
10. PESSOAS CERTAS
Na jornada empreendedora, é preciso ter pessoas que realmente agreguem valor e te ajudem. Quando tem uma equipe muito boa, com pessoas que entendem e acreditem no que precisa ser feito, isso é um grande diferencial.
Por isso, entenda realmente onde você pode precisar de ajuda. E escolha pessoas que você confie para te ajudar em todas as tarefas e obrigações. Bem como se certificar em criar um bom ambiente de trabalho. Que seja harmônico.
Isso trará resultados de forma mais natural. E o clima de parceria é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Ao mesmo tempo, vale para todas as pessoas envolvidas. Como membros da sua equipe, fornecedores, parceiros, enfim.
11. PLANO DE MARKETING
Em suma, trata-se do planejamento das ações de Marketing de uma empresa que busca um determinado objetivo.
E ele pode ser desenvolvido para uma marca, um determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa, por exemplo.
Em outras palavras, é ferramenta de gestão que ajuda uma empresa a ser e se manter competitiva no mercado em que atua. Tudo isso através de estratégias e táticas de marketing.
Assim, entenda o produto ou serviço que será vendido e elabore como será sua construção e divulgação.
Logo, esse será o momento em que você irá decidir como posicionar seu produto/serviço no mercado.
- Qual será o preço trabalhado
- Como será a divulgação
- Canais de distribuição (como o produto/serviço será entregue para o cliente)
- Entre outros pontos bem importantes
Então, se quiser entender mais sobre Plano de Marketing e como montar o seu do jeito certo, assista nosso vídeo bem prático que explica exatamente esses pontos. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
12. CERTIFIQUE-SE DE TODAS AS AUTORIZAÇÕES
Para começar uma empresa própria, é preciso ter autorizações e alvarás de funcionamento. Bem como questões de segurança e higiene, se for o caso.
Por isso, tenha tudo anotado e guardado todas as autorizações e obrigatoriedades necessárias para que o seu negócio funcione de forma regularizada. Bem como as validades e prazos para renovações.
Desse modo, evitará qualquer tipo de possíveis advertências, multas e até fechamento do negócio.
Aqui, a ajuda de contadores ou assessorias contábeis podem ajudar bastante neste ponto.
13. DEFINA OBJETIVOS
O primeiro passo é definir muito bem seus objetivos. Literalmente, identificar onde deseja chegar.
Isso servirá como um guia e direcional para focar suas estratégias em pró disso. Ou seja, seu planejamento será bem mais coerente e assertivo.
Neste momento, lembre-se de trabalhar metas e objetivos que sejam realistas. Que, de fato, sejam possíveis de serem alcançados. Sempre considerando a estrutura atual da sua empresa e seu respectivo poder de investimento.
14. ANALISE SE TUDO FAZ SENTIDO
Agora, analise se tudo o que foi feito até aqui faz sentido para você. E se, de fato, a sua ideia de negócio se sustenta e tem potencial verdadeiro.
Aqui, é muito importante ter coerência e sinceridade. Verifique se realmente você acredita profundamente nessa ideia de negócio.
Ainda, coloque-se no lugar dos seus potenciais consumidores e analise se o que está sendo oferecido realmente tem valor. Que vai resolver a necessidade ou problema dos seus clientes.
Muitas vezes, os empreendedores pecam nesse passo. Na empolgação, eles acreditam que sua ideia vai dar certo. Mas, no fundo, eles não acreditavam tanto assim na sua ideia. E isso causa efeitos negativos na sua jornada empreendedora.
Tenha em mente que acreditar de verdade na sua ideia é fazer com que ela dê certo. Por isso, se não estiver confiante neste momento, trabalhe para mudar e ajustar o que precisa para deixá-la ainda mais atrativa.
Peça opiniões, realize testes, procure especialistas, pesquise bastante, enfim.
Lembre-se que você trabalhará todos os dias nessa ideia de negócio. Principalmente depois de conseguir tirar essa ideia do papel.
Então, se não tiver confiança, seus dias serão bem mais cansativos, incertos e não te dará a motivação necessária para seguir com ela todos os dias, combinado?
CONCLUSÃO
Essas foram as nossas dicas de como criar uma agência de marketing digital do zero. Elas não são as únicas, mas são obrigatórias para que o seu negócio comece do jeito certo, planejado e organizado para ter muito sucesso.
Então, se tiver alguma outra dica que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!
DICA EXTRA
E como dica extra para você que ficou até aqui, existe um assunto muito importante que são poucos empreendedores que trabalham este ponto. E se você trabalhar, estará na frente de muitos profissionais. Pode acreditar!
Que são os Pilares Mentais fundamentais que todos profissionais precisam trabalhar para ter sucesso no curto, médio e longo prazo. E assim, conquistar seus objetivos e metas sempre. De forma saudável, planejada e com consistência.
Então, recomendamos muito assistir o vídeo que mostra os 10 pilares mentais que todos empreendedores deveriam conhecer e trabalhar todos os dias. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- FAÇA UMA AUTOANÁLISE
- DEFINA O QUE SUA AGÊNCIA OFERECERÁ
- PLANO DE NEGÓCIOS
- PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA
- ANALISE A CONCORRÊNCIA
- PROPOSTA DE VALOR
- DETERMINE A ESTRUTURA INTERNA DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
- FORMALIZE SEU NEGÓCIO
- DEFINA O NOME E IDENTIDADE VISUAL
- PESSOAS CERTAS
- PLANO DE MARKETING
- CERTIFIQUE-SE DE TODAS AS AUTORIZAÇÕES
- DEFINA OBJETIVOS
- ANALISE SE TUDO FAZ SENTIDO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa