Se você quer começar um negócio próprio com pouco dinheiro (ou até sem), veja agora os 07 passos simples que precisam ser considerados para resolver essa questão e começar a empreender.
Assim, dinheiro NÃO pode ser mais uma barreira pra você conseguir tirar sua ideia do papel!
Você verá nesse Post
COMO ABRIR UMA PEQUENA EMPRESA COM POUCO DINHEIRO
Para começar um próprio negócio, é preciso saber que vai ter que trabalhar e se esforçar muito. Muito mesmo!
E vários obstáculos podem aparecer na sua frente. Antes e durante sua jornada empreendedora. E não ter dinheiro suficiente pra começar é um deles.
Começar uma empresa própria pode precisar de um grande investimento.
E, para vários empreendedores, adquirir esse dinheiro pode parecer impossível, o que acaba fazendo com que muitos desistam do seu sonho de ser o próprio ou própria chefe.
MAS com criatividade, muito trabalho e foco, é possível abrir, sim, sua empresa.
Por isso, vamos mostrar agora os 07 passos bem simples de como começar com pouco ou até sem dinheiro!
1. MONTE SEU PLANO DE NEGÓCIO
De não adianta só gostar muito de um determinado mercado. É preciso estudá-lo de uma maneira bem profunda.
Desse modo, escolhido o mercado (ou nicho de mercado) em que irá atuar, desenvolva um Plano de Negócios.
Nele, você vai conseguir entender exatamente o que esperar para o seu próprio negócio, como por exemplo:
- Tamanho do Mercado
- Quem serão seus clientes
- Concorrentes
- Produtos/Serviços oferecidos atualmente
- Fornecedores
- Investimentos e estruturas necessárias
- Equipe
- Riscos
- Metas e Objetivos a serem alcançados
Afinal, é nele que você vai definir seu modelo de negócio e avaliar se é viável ou não. E assim, caminhar para a direção certa. Focar onde realmente importa.
2. CALCULE TODOS OS INVESTIMENTOS
Uma das maiores razões pelas quais as pessoas não encontram dinheiro para iniciar seus negócios é que quase não há limite para as despesas necessárias para colocar um negócio em funcionamento.
Cada empresa terá necessidades diferentes, o que significa que a quantidade de financiamento que você precisa dependerá inteiramente do tipo de negócio que você deseja começar.
Por exemplo: alguns tipos de empresas exigirão um espaço físico para escritório, que pode ser extremamente caro.
Ou então, talvez precise de suprimentos ou equipamentos especializados, os quais podem contribuir para aumentar os custos iniciais.
Tenha em mente que os custos para montar um próprio negócio aumentam muito rápido.
E, se você não tem dinheiro para começar, cobrir essas despesas pode ser um trabalho bem difícil.
Por isso, analise seu projeto inicial e se aprofunde o máximo para saber todos os investimentos que precisam ser feitos para viabilizar sua ideia de negócio.
Feito isso, liste todos esses itens em ordem de prioridade. E, se possível, exclua aqueles custos que não são extremamente necessários para começar.
3. ADAPTE SEU PLANO DE NEGÓCIOS
Após saber e definir bem todos os custos e investimentos necessários para o seu próprio negócio, e colocá-los em ordem de prioridade, agora é hora de rever seu plano de negócio para saber onde pode adequar para se encaixar ao seu orçamento inicial.
Por exemplo: se você estava imaginando começar com 10 funcionários e, ao listar todos seus custos e investimentos iniciais, percebeu que daria para adaptar o seu planejamento e iniciar com uma equipe menor.
Ou então começar sozinho ou sozinha mesmo, até juntar dinheiro e aumentar suas receitas para contratar mais membros pra sua equipe.
Até porque a contratação de funcionários é uma despesa inicial considerável para um novo negócio.
Esses são só alguns exemplos de como você poderia tentar reduzir os custos iniciais para conseguir viabilizar sua empresa própria.
E à medida que a receita do seu negócio for aumentando, você estaria em melhores condições financeiras para investir na sua expansão.
Porém…
É muito importante saber identificar os custos obrigatórios para iniciar seu negócio próprio. Como por exemplo: abertura de CNPJ, alvarás de funcionamento e impostos.
Lembre-se: seja extremamente coerente na hora de priorizar e reduzir (ou eliminar custos) neste momento.
E caso não consiga, de jeito nenhum, diminuir ou eliminar custos, não se preocupe. Porque vamos aqui mostrar mais alternativas.
Mas um ponto importante: tome muito cuidado ao adaptar o seu plano de negócio para não mudar todo o planejamento que foi feito anteriormente.
O mais importante é manter a sua essência e o propósito do seu negócio próprio, combinado?
4. COMECE COM O BÁSICO
Um erro comum em alguns empreendedores é começar com algo bem maior do que podem administrar.
Isso pode aumentar bastante suas chances de falha, principalmente se você estiver trabalhando com pouco ou nenhum financiamento.
Ao invés de administrar seu negócio como se fosse uma empresa milionária, você deve se dedicar a estabelecer sua empresa, começando pelo básico.
Por exemplo: ao invés de oferecer uma linha completa de produtos quando sua empresa abrir, você poderá se concentrar em fornecer um produto único e de alta qualidade que provavelmente atrairá clientes.
Ao começar pequeno, você dará à sua empresa a chance de crescer. E, assim que começar a ter lucro, poderá trabalhar para expandir seu negócio.
5. CONSIDERE O MARKETING
O marketing é fundamental para divulgar seu negócio, atrair clientes e, consequentemente, gerar vendas.
E para começar, não precisa, necessariamente, realizar um alto investimento nessa divulgação. Existem muitas maneiras de trabalhar o marketing sem ter que investir muito.
Tenha sempre em mente que criar um plano de marketing para pequenos negócios com pouco investimento é totalmente viável.
O segredo está em conhecer bem o seu público, tentar utilizar ferramentas gratuitas ou de baixo custo e ter bastante coerência e criatividade.
Pequenos empresas podem alcançar ótimos resultados se seguirem esses passos simples e ajustarem suas estratégias conforme o andamento dos negócios.
Lembre-se sempre: marketing não é sobre gastar muito, mas sobre investir de forma inteligente, combinado?
6. PROCURE FINANCIAMENTO EXTERNO
Se mesmo com esses passos que falamos até agora não forem suficientes pra você tirar sua ideia do papel, existem outras alternativas de como começar um negócio com pouco dinheiro.
Procurar fundos externos pode ser uma ótima solução. Existem várias fontes de financiamento para os empreendedores iniciarem seus negócios.
E, se você acredita que tem uma ideia que provavelmente será lucrativa, encontrar apoio financeiro para sua empresa não deverá ser tão difícil.
Amigos e Familiares
Uma alternativa para procurar financiamento pode ser seus amigos e familiares. Eles podem ser uma solução viável por serem mais próximos e te conhecerem bem.
Embora, na maioria das vezes, o poder de investimento deles não seja tão alto, talvez seja possível uma ajuda financeira suficiente para você começar.
Investidor Anjo
Outra ideia para conseguir dinheiro para o seu negócio é procurar um investidor anjo.
Resumidamente, investidor anjo é uma pessoa com grande conhecimento e experiência de mercado, que apoiará financeiramente o seu negócio, em troca de uma porcentagem de propriedade da sua empresa.
Inclusive, pode ajudar no início das operações, atuando como mentor ou conselheiro. No entanto, caso sua empresa seja bem-sucedida, ele poderá ficar com parte do seu negócio. Dependendo do acordo inicial entre ambas as partes.
Sócios
Tem a também a opção de encontrar sócios. Eles podem ajudar não só com o investimento inicial para o seu negócio próprio (como investidores), mas também colocar a mão na massa e ajudar no dia a dia também.
Seja contribuindo intelectualmente com sua experiência e conhecimento, ou então ajudando na operação do negócio.
Clientes
Além disso, existe a opção de conseguir dinheiro via clientes, dependendo do modelo de negócio.
Ou seja, seus clientes podem pagar antes de receber o produto ou serviço.
Como por exemplo serviço sob demanda. Imagina que você presta consultoria de marketing. Neste caso, você pode pedir para os clientes pagarem de forma parcial ou até total antes de você prestar o serviço. Assim, com esses pagamentos, você pode investir na estrutura da sua empresa.
Ou então quando você faz bolos. É possível pedir para os clientes pagarem antes e, com esse dinheiro, daria para comprar os insumos para preparar seus bolos, pagar os respectivos custos e despesas e também investir na estrutura da sua empresa.
Empréstimos
Existe ainda a possibilidade de pedir empréstimos. Bancos ou corretoras podem conceder empréstimos para sua empresa, dependendo de como for seu projeto, além do seu histórico de crédito.
Porém, tome MUITO cuidado para não se endividar. Isso pode ser extremamente perigoso para o seu negócio e pra você também. Pense MUITO bem antes de pedir qualquer empréstimo.
E se pedir, tenha um planejamento muito claro, coerente e viável para o pagamento desta dívida, combinado?
Combinações
O que pode ser feito também é uma combinação desses itens que falamos até aqui.
Dessa maneira, a sua dependência financeira de cada uma das fontes de dinheiro pode ser menor também.
Essas dicas que falamos agora são alternativas de como começar um negócio com pouco dinheiro, ou até sem. Mas existem muitas outras que mostramos nesse vídeo aqui embaixo 🙂
7. REFINE SEMPRE SUA IDEIA DE NEGÓCIO
Independentemente se tem dinheiro ou não para começar, nunca pare de refinar sua ideia de negócio.
Embora você esteja confiante com sua ideia original, pode ter certeza que ainda há várias tarefas que devem ser concluídas antes.
Como por exemplo: atualizar seu plano de negócios, estudar seu capital de giro e fluxo de caixa, pensar no seu plano de marketing… enfim, olhe tudo bem de perto e de maneira profunda.
Por isso, se quiser entender mais pontos bem importantes para começar um negócio próprio do zero do jeito profissional, assista o vídeo que mostra exatamente isso. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
Por fim, lembre-se sempre que iniciar um negócio próprio pode ser uma das aventuras mais emocionantes da sua vida e, como você sabe agora, mesmo aqueles que não tem dinheiro podem empreender.
O trabalho contínuo em sua ideia garantirá que seu negócio nunca fique estagnado e que você esteja sempre entusiasmado(a) com o crescimento da sua empresa. Pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- MONTE SEU PLANO DE NEGÓCIO
- CALCULE TODOS OS INVESTIMENTOS
- ADAPTE SEU PLANO DE NEGÓCIOS
- COMECE COM O BÁSICO
- CONSIDERE O MARKETING
- PROCURE FINANCIAMENTO EXTERNO
- REFINE SEMPRE SUA IDEIA DE NEGÓCIO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa