O que é e-commerce e e-business? Essa é uma dúvida muito comum e que acaba confundindo muita gente.
E apesar delas poderem ter ligação uma com a outra, elas não são a mesma coisa. Por isso, vamos mostrar aqui a diferença entre esses dois modelos.
Assim, você terá uma base sólida para trabalhar isso na sua empresa ou negócio do jeito certo, coerente e planejado! Tudo de uma forma resumida e com exemplos práticos!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É E-COMMERCE
- O QUE É E-BUSINESS
- DIFERENÇAS GERAIS ENTRE ESSES DOIS MODELOS
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É E-COMMERCE
E-commerce é uma abreviação do termo em inglês electronic commerce, que em português significa “comércio eletrônico”.
O e-commerce se refere às transações comerciais realizadas totalmente online. Como por exemplo: comprar um produto em um website, pela internet.
Isso vale para o processo todo de compra, desde a escolha do produto ou serviço pelo cliente, até a finalização do pedido com o pagamento. Tudo isso é realizado por meios digitais.
Como exemplo, podemos citar os marketplaces. Como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, entre outros. Ou até sites de marcas próprias que vendem seus produtos na internet.
No e-commerce, a única parte que exige alguma coisa do mundo físico é a da logística. Ou seja, o processo de transporte do produto comprado até os consumidores.
Mas em alguns casos, nem essa logística é preciso. Quando se trata de produtos digitais, como e-books, cursos online ou filmes, por exemplo, essa logística é feita digitalmente também.
Onde geralmente envia um link para realizar o download de um produto ou então um acesso digital para acessar o conteúdo comprado no meio online.
Então, se quiser entender o E-commerce de uma maneira mais profunda, assista nosso vídeo que explica esse assunto de uma maneira bem prática. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
2. O QUE É E-BUSINESS
E-business, um termo originário do inglês que significa “negócio eletrônico”. Ou seja, representa um modelo empresarial totalmente digital.
Como exemplo, podemos citar as plataformas de streaming, como o Netflix. Ou até o Google, Youtube e plataformas de educação a distância também.
E ao contrário do e-commerce, que se concentra nas transações online, o e-business abrange a totalidade de suas operações no ambiente digital.
Desde interações com o público até a prestação de serviços e todas as etapas de negociação que sustentam o negócio como um todo.
Além disso, o conceito de e-business é fundamental para empresas que querem transformar seu cenário de atuação. Através das vantagens proporcionadas pela tecnologia e pela conectividade e integração de redes nos negócios.
Porque o âmbito do e-business ultrapassa a mera troca de informações relacionadas a produtos e serviços com clientes e fornecedores.
Nesse contexto, envolve a utilização da Internet para a transferência de informações entre funcionários que operam sistemas internos, parceiros comerciais, filiais, clientes, fornecedores, utilizadores remotos e o público em geral.
Além disso, o e-business engloba a automação de processos internos e outros. Dessa forma, permite que os gestores da empresa voltados ao e-business direcionem seus esforços para o crescimento do negócio mediante a aplicação de informações e tecnologia.
3. DIFERENÇAS GERAIS ENTRE ESSES DOIS MODELOS
De modo geral, podemos dizer que o e-commerce e o e-business acabam se cruzando e se complementando em determinados momentos.
Porque o e-commerce tem características de um negócio digital. Como as lojas virtuais, que crescem cada vez mais.
No entanto, e-commerce pode ser entendido como um comércio eletrônico. E o e-business com um negócio eletrônico.
Logo, o e-business é algo mais abrangente no meio digital. Ou seja, o e-commerce pode ser visto como uma parte do e-business.
Até porque um e-business não precisa, necessariamente, ter uma transação comercial entre empresas e clientes.
Além disso, o e-business aborda outras frentes além dos clientes. Como colaboradores, fornecedores, filiais, parceiros comerciais, entre outros.
Em outras palavras, o e-business não se limita às transações financeiras ou à compra e venda de produtos e serviços. Que é o que o e-commerce faz.
Justamente por isso, o e-commerce pode ser visto como uma etapa ou uma parte do e-business.
Então, se quiser entender mais sobre o E-Business e como trabalhá-lo do jeito certo, escreva aqui nos comentários “Mais sobre E-business” que se tiver bastante pedido, ficaremos felizes em desenvolver um vídeo sobre este assunto para você, combinado?
E novamente, se quiser entender mais sobre E-Commerce, já temos um vídeo que explica bem esse assunto. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO SOBRE O QUE É E-COMMERCE E E-BUSINESS..
Viu como o e-commerce e e-business são conceitos bem importantes e que precisam ser muito bem entendidos para serem trabalhados da forma correta?
Com certeza, são assuntos que já fazem parte da nossa realidade e são muito poderosos. E tem muito, mais muito espaço ainda para crescer.
Por isso, saber trabalhá-los é uma forma muito forte e bem planejada para fazer com que o seu negócio tenha lucros significativos e cresça todos os dias por um longo tempo. Pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É E-COMMERCE
- O QUE É E-BUSINESS
- DIFERENÇAS GERAIS ENTRE ESSES DOIS MODELOS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “O Que É E-Commerce e E-Business (Qual a Diferença Entre Eles)”