Estratégias de Crescimento de uma Empresa (Exemplos Práticos)

Estratégias de crescimento de uma empresa. Isso é algo que muitos empreendedores e profissionais procuram todos os dias. E, de fato, existem diversas estratégias para que isso aconteça.

Justamente por isso, vamos mostrar aqui como encontrar a estratégia certa para o seu tipo de negócio. Tudo de um jeito bem prático e que são poucas empresas e pessoas que conseguem trabalhar esse assunto do jeito certo!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente esse assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA

Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA
  2. COMO DEFINIR A ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO
  3. EXEMPLOS DE TIPOS DE ESTRATÉGIAS
  4. ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO QUE O GOOGLE E MUITAS OUTRAS EMPRESAS BEM-SUCEDIDAS JÁ UTILIZARAM

Então, vamos lá!

1. O QUE É ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA

Basicamente, estratégias de crescimento consistem em métodos e processos utilizados para impulsionar o progresso, desenvolvimento e crescimento de uma empresa.

Dessa forma, ter uma estratégia de crescimento clara define os objetivos da empresa e sua posição no mercado.

Logo, uma das principais finalidades da estratégia de crescimento é definir ações efetivas, com base no cenário atual da empresa e no estado em que ela deseja estar em um determinado período de tempo. Tudo de forma planejada e estratégica.

Isso oferece uma grande oportunidade de crescimento. E também de implementar melhorias na gestão como um todo.

Somado a isso, uma estratégia de crescimento inclui direcionamento em momentos de crises, desafios e dificuldades. Bem como encontrar e aproveitar boas oportunidades.

Além disso, inclui um plano de ação detalhado com metas, prazos, responsabilidades e outros pontos importantes para orientação sempre que for preciso.

Ou seja, uma estratégia de crescimento de uma empresa pode ser definida como uma melhoria na posição competitiva de uma empresa, produto ou serviço. E até consolidar a posição que a empresa já conquistou.

2. COMO DEFINIR A ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

Para conseguir crescer de maneira sólida, assertiva e coerente, primeiramente é preciso identificar exatamente como a empresa se encontra no atual momento. Juntamente com a definição de onde se deseja chegar ou o que deseja conquistar.

E para conseguir fazer este trabalho, existe uma ferramenta que ajuda muito nisso: a Matriz ANSOFF.

Em suma, trata-se de um recurso utilizado por empresas para planejar e trabalhar ações estratégicas de crescimento. 

De forma prática, ela faz com que as empresas estudem o seu contexto para conseguirem melhorar suas práticas e, consequentemente, crescer. Tudo isso através de uma análise entre produtos e mercado, que já existiam ou então iniciaram recentemente.

Em outras palavras, a Matriz Ansoff ajuda muito na criação de ideias para fazer com que a empresa aproveite oportunidades, se destaque no mercado e trace caminhos realistas para conseguir crescer constantemente.

Além disso, ela identifica oportunidades e verifica os riscos ao avaliar 4 tipos de estratégias: penetração de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado e diversificação.

COMO FUNCIONA A MATRIZ ANSOFF?

Basicamente, a Ansoff consiste em 2 eixos, que é o de mercados e o de produtos, resultando em desenho bem simples, como essa imagem que você está vendo agora.

Em seguida, dentro de cada eixo, temos 2 categorias: Novos e Existentes. Cruzando esses eixos e categorias, chegamos em 4 tipos de estratégias.

  • Penetração de mercado: que visa aumentar as vendas de produtos que já existem para um mercado antigo;
  • Desenvolvimento de produtos: o objetivo aqui é introduzir novos produtos ou aqueles que estão em desenvolvimento em um mercado antigo;
  • Elaboração de mercado: tem como foco a entrada de produtos existentes em um novo mercado;
  • Diversificação: que é a introdução de novos produtos com a entrada de um novo mercado.

Com toda certeza, utilizar a Matriz Ansoff vai ajudar a entender qual é a melhor área ou momento para desenvolver uma boa estratégia de crescimento.

Então, se quiser entender como a Matriz Ansoff funciona com exemplos bem práticos, assista nosso vídeo que mostra exatamente esse assunto. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

De fato, trabalhar esta ferramenta é fundamental para conseguir desenvolver uma boa estratégia de crescimento de qualquer tipo de negócio.

3. EXEMPLOS DE TIPOS DE ESTRATÉGIAS

Trabalhado a Matriz Ansoff (ou até outra ferramenta de sua preferência), será possível identificar oportunidades para a expansão e crescimento da empresa no mercado.

Ainda, lembre-se que, para crescer de maneira saudável e sólida, é importante ter feito uma análise bem profunda de como a empresa ou negócio se encontra atualmente. Conforme falamos antes.

Com isso em mente, existem tipos de estratégias de crescimento muito utilizadas. Como:

ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO

Sob o mesmo ponto de vista, esta estratégia envolve um forte investimento na ampliação da empresa e sua estrutura. Como criar novas unidades ou até filiais, ampliar as instalações, aquisição de concorrentes, melhorar e fortalecer a rede de distribuição, entre tantas outras frentes.

ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Este tipo está ligada à conquista de novos mercados e exige um planejamento estratégico mais profundo e geralmente mais complexo.

De forma resumida, trata-se da expansão das atividades da empresa em outros países. O que amplia o tamanho do mercado e base de consumidores.

Aqui, é importante pontuar que é preciso ter muita atenção e cuidado. Já que atuar em outros países envolve outras legislações e costumes dos consumidores.

ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO

Aqui, a estratégia está relacionada ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços. Sempre com base em pesquisa e desenvolvimento também.

Ao mesmo tempo, a inovação é o pilar-chave aqui. Ou seja, é preciso inovar o que já existe para atender melhor as demandas de mercado ou necessidade dos clientes. Inclusive até, criando novos hábitos de consumo e de comportamento também por parte do mercado e consumidores.

E assim, antecipar-se aos concorrentes sempre.

ESTRATÉGIA DE JOINT VENTURE

De forma resumida, Joint Venture é uma parceria econômica que consiste em um acordo comercial entre duas ou mais empresas. Independentemente de seus ramos de atuação.

E o objetivo aqui é reunir os recursos de cada empresa para realizar uma tarefa específica durante um período determinado de tempo.

Ao mesmo tempo, essa estratégia empresarial pode ser aplicada em diversos setores para alcançar diversos objetivos, como acelerar a expansão dos negócios.

Ao unir seus recursos, as empresas podem ter acesso a habilidades escassas e até mesmo entrar em novos mercados.

De fato, a Joint Venture pode estar relacionada a novos projetos ou outras atividades comerciais, sempre com foco na otimização dos resultados.

Assim, esta estratégia se relaciona com parcerias que podem ajudar a unir forças. Seja para criar novos produtos ou conquistar novos mercados.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Estratégias de Crescimento de uma Empresa (Exemplos Práticos)

4. ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO QUE O GOOGLE E OUTRAS EMPRESAS BEM-SUCEDIDAS JÁ UTILIZARAM

E uma estratégia que nem todos conhecem, mas que foi muito bem utilizada pelo Google é o Growth Hacking

Com ela, o Google conseguiu crescer rapidamente e de forma contínua. Justamente por isso que muitas outras empresas utilizaram e hoje também são muito bem-sucedidas.

Basicamente, Growth Hacking é um processo de experimentação rápida e implementação de estratégias de marketing e promocionais que são focadas unicamente no crescimento eficiente e rápido dos negócios.

Mas não se trata de uma fórmula mágica. Para funcionar de verdade, é preciso muita criatividade, curiosidade e análise para encontrar oportunidades e resolver um problema ou demanda de mercado. Sempre pensando em como acelerar o crescimento de uma empresa.

Geralmente é usado em relação a startups em estágio inicial que precisam de crescimento grande em pouco tempo, mas com pequenos orçamentos.

Ao mesmo tempo, o objetivo de crescimento é geralmente adquirir o maior número possível de clientes investindo o mínimo possível.

As estratégias utilizadas envolvem a realização de experimentos. As equipes elaboram hipóteses, verificam sua validade e fazem teste. Dessa maneira, descobrem oportunidades que podem fazer o negócio crescer de forma acelerada, organizada e planejada.

Desse modo, é por isso que o growth hacking é também conhecido como o marketing orientado a experimentos.

PONTO DE ATENÇÃO

E um ponto muito importante é ter um produto que seja bastante expansível. Ou seja, que seja escalonável sem que os investimentos necessários sejam muito altos.

Em outras palavras, crescer de maneira exponencial sem que o investimento seja proporcional. Literalmente, crescer bastante sem ter que aumentar muito seus custos.

Então, recomendamos muito se aprofundar sobre Growth Hacking. Caso queira entender como ele funciona, assista nosso vídeo que mostra isso de um jeito bem prático e com muitos exemplos. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO COM DICA EXTRA

Viu como para fazer a sua empresa ou negócio crescer é preciso ter estratégias muito bem trabalhadas? Sempre de modo muito cuidadoso, planejado e coerente.

Da mesma forma, tenha sempre em mente que para fazer com que a sua empresa cresça, antes é preciso ter uma análise muito profunda e sincera do momento atual do seu negócio. E existem diversas ferramentas que trabalham isso.

E uma delas é a Análise SWOT. Que é capaz de traçar as forças e fraquezas do seu negócio. Bem como possíveis oportunidades e ameaças que precisam ser trabalhadas.

Logo, se não conhece a Análise SWOT, recomendamos muito assistir nosso vídeo que explica esta ferramenta de uma maneira prática e com exemplos. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

E só pra recapitular sobre estratégias de crescimento de uma empresa:

  1. O QUE É ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA
  2. COMO DEFINIR A ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO
  3. EXEMPLOS DE TIPOS DE ESTRATÉGIAS
  4. ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO QUE O GOOGLE E OUTRAS EMPRESAS BEM-SUCEDIDAS JÁ UTILIZARAM

Esperamos que tenha gostado! Além disso, se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “Estratégias de Crescimento de uma Empresa (Exemplos Práticos)”