Como melhorar a comunicação? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Principalmente por terem dificuldades em conseguir se expressar e serem entendidas de modo claro.
Por isso, separamos aqui 10 Dicas Incríveis de como melhorar a sua comunicação do jeito prático e sem segredos, pode acreditar!
Conseguir se comunicar de um jeito claro é fundamental para alcançar seus objetivos. E assim, caminhar para o sucesso sempre. Reduzindo muito possíveis mal-entendidos e problemas também. Tanto na vida profissional quanto pessoal.
E para melhorar a sua comunicação, existem várias dicas para conseguir fazer isso.
Porém, aqui vamos mostrar as 10 principais que te ajudarão a se expressar de um jeito claro. De modo que todos consigam entender facilmente o que você deseja falar. Assim, ser entendido(a) por todos!
Ainda, com uma dica bem especial no final desse vídeo, combinado? Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. IDENTIFIQUE OS PRÓPRIOS PROBLEMAS NA SUA COMUNICAÇÃO
A primeira dica é fazer uma autoanálise, estudar a si mesmo(a). Entenda o jeito que você se comunica. Seja na escrita, na fala e até sua expressão corporal. Dessa maneira, identifique os próprios problemas na sua comunicação.
Um exemplo aqui é se gravar. Faça um exercício de conversação e se filme ou grave com a sua câmera do celular, por exemplo. Assim, analise tanto suas boas práticas quanto as ruins. E entenda o que pode ou precisa ser melhorado.
Ou então, busque referências e repare nas pessoas que você gosta ou te inspiram. Podem ser em palestras, vídeos, na própria conversa, enfim. Além disso, repare nas pessoas ao seu redor. Entenda como eles reagem de acordo com a fala ou a comunicação.
E analise o que você acha bom ou ruim nesses exercícios. Bem como definir pontos a serem trabalhados e melhorados.
2. LEIA EM VOZ ALTA
Ler em voz alta faz com que você se acostume com sua própria voz. Além disso, entender sua maneira de falar, identificar problemas e adquirir fluidez.
Aqui, valem trechos de livros, revistas, reportagens, blogs, enfim. Literalmente, você conseguirá identificar o seu jeito de se comunicar.
3. TENHA META
Antes de começar uma conversa, pense no resultado que deseja alcançar. Ou seja, onde deseja chegar ou resolver.
Dessa maneira, você conseguirá ter foco na sua meta ou objetivo da conversa. Assim, terá um caminho traçado a ser perseguido durante a sua comunicação.
Do mesmo modo, deixe isso claro para todos os participantes. Como resultado, todos terão o entendimento do ponto de partida até onde precisa chegar.
Seja um bate-papo, email, conversas, reuniões, enfim.
4. ENTENDA SEU PÚBLICO
Conhecer o seu público é muito importante para conseguir trabalhar a sua comunicação. Tente entender suas preferências, costumes, hábitos, entre tantos outros pontos que julgar importante.
Assim, você conseguirá trabalhar sua comunicação de acordo com o público. E isso irá gerar um maior entendimento e criar conexão.
5. TRABALHE A EMPATIA
Sob o mesmo ponto de vista do item anterior, a empatia é algo que fará muita diferença. Muitas vezes, as pessoas possuem valores e opiniões próprias diferentes das suas.
Por isso, coloque-se no lugar das outras pessoas da conversa ou do público. E imagine como uma determinada informação seria encarada por eles. Fazendo isso, será possível entender como a sua mensagem seria absorvida.
Assim, entender se funcionaria ou não o que você deseja comunicar. E, de fato, criar uma conexão entre você e sua audiência.
6. ORGANIZE O RACIOCÍNIO
Outra dica valiosa é trabalhar o raciocínio da sua comunicação. Conforme falamos nos itens anteriores. Basicamente, pense em pelo menos, 3 pilares:
- ponto de partida
- pontos que precisam ser abordados e resolvidos durante a comunicação
- ponto de chegada ou ponto final
Dessa forma, conseguirá planejar e organizar seu raciocínio. Da mesma forma, deixar claro para o seu público o que será trabalhado durante a comunicação. Assim, ele ficará preparado e alinhado sobre os assuntos que serão explorados.
No entanto, em todos os momentos, tenha objetividade. Não enrole. Vá direto ao ponto para ter clareza e praticidade. Isso fará com que as chances da sua audiência se desinteressar sejam diminuídas bastante.
7. PENSE NAS PALAVRAS E PONTUAÇÕES
A forma que falamos precisa respeitar a maneira como escrevemos. Em outras palavras, use pausas para deixar mais claro e menos corrido a sua mensagem.
Use palavras de transição para mostrar a fluidez do seu raciocínio. Ou então, palavras que demonstre claramente que você está trocando de assunto, por exemplo.
Além disso, a entonação é bem importante. Um exemplo prático é: ao fazer uma pergunta, desde o início da frase, utilize bem sua entonação para mostrar que se trata de uma dúvida.
8. PRATIQUE A NATUALIDADE
Gestos excessivos podem atrapalhar a nossa comunicação. Por exemplo: mexer muito suas mãos poderá chamar muita atenção para estes movimentos. Assim, tirar a atenção do público sobre a sua fala.
Ao mesmo tempo, a expressão corporal é muito importante na comunicação. Como:
- sorrir e manter um olhar nos olhos do público
- ter uma postura boa e confiante
- ter confiança no que está falando ou escrevendo
- se vestir adequadamente para cada situação
- entre outros
Um outro ponto é sobre decorar textos ou falas. Se não estiver acostumado com isso, sua fala parecerá robótica, não natural. E isso pode fazer com que a empatia com o público seja perdida. Inclusive, pode até parecer falso o que está sendo comunicado.
Por isso, tome muito cuidado ao decorar textos. Caso não tenha outra alternativa, sugerimos tentar não decorar. Mas sim, entender os tópicos que precisam ser abordados. E como eles se conectam.
Então, entenda se o jeito que você está falando e esses tópicos possuem uma linha lógica de raciocínio.
Como resultado, você focará mais em entender o conteúdo no geral. Ao invés de se prender em um texto que pode ser mais complicado de decorar do que ser explicado. Por isso, siga as dicas anteriores que falamos aqui que podem te ajudar bastante nisso também.
9. SAIBA ESCUTAR
Este é um dos pontos críticos. Muitas pessoas não conseguem escutar o que os outros tem a dizer.
Pratique a escuta ativa. Ou seja,
- Tenha interesse real no que os outros estão falando
- Ouça e preste bastante atenção no que está sendo falado
- Não filtre apenas pelo o que te interessa
- Evite distrações
- Faça perguntas quando possível, enfim…
Então, assimile o máximo de informações possíveis. Isso fará com que a confiança entre os interlocutores e público seja muito maior. Além disso, reduz possíveis conflitos e melhora as relações interpessoais.
Além disso, não seja dono(a) da verdade. Saber escutar e entender os pontos de vistas das outras pessoas é fundamental para conseguir se comunicar bem.
Esteja aberto(a) para questionar suas certezas e pensamentos. Elimine qualquer tipo de comunicações violentas. Ainda, considere todas as opiniões e tente chegar num consenso entre todos.
Caso haja discordâncias, o que é bem comum de acontecer, busque um ponto de equilíbrio. Com boas formas de argumentar e, principalmente, muito respeito por todos.
10. ENTENDA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Estude bem como funcionam os meios de comunicação a serem utilizados. Como os e-mails, ligações, reuniões, whatsapp, conversas, apresentações, enfim.
Entender o meio ou a maneira que a comunicação será feita é fundamental. Dessa forma, você saberá como trabalhar suas mensagens e falas que atendam a forma dos meios em questão.
Por exemplo: e-mails muito longos costumam ser chatos de serem lidos. Assim, é preciso trabalhar bem narrativa para não perder o interesse do público. Bem como trabalhar as pontuações e separações de tópicos.
O mesmo vale para o Whatsapp, que geralmente funciona mais com mensagens mais curtas do que um email. Dessa forma, a maneira de escrever ou gravar áudios precisam ser bem práticos e diretos também.
DICA EXTRA
Conforme prometido, uma dica bem especial aqui é trabalhar a sua oratória. Que resumidamente, é mais do que falar e explicar. Literalmente, é falar bem e ser muito entendido(a) pela sua audiência. De forma clara, objetiva e cativante.
Por isso, recomendamos muito se aprofundar sobre este assunto. E se preferir, temos um vídeo bem prático sobre oratória. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
PRA FECHAR ESTE POST SOBRE COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO…
Essas foram as nossas dicas de como melhorar a comunicação. Com certeza, quando bem trabalhadas, vão te ajudar muito na sua vida profissional e pessoal também, pode acreditar!
E aí? Tem alguma dica que não falamos aqui, mas que ache bem importante também? Se sim, compartilhe com a gente aqui nos comentários!
Só pra recapitular as dicas que falamos aqui:
- IDENTIFIQUE OS PRÓPRIOS PROBLEMAS NA SUA COMUNICAÇÃO
- LEIA EM VOZ ALTA
- TENHA META
- ENTENDA SEU PÚBLICO
- TRABALHE A EMPATIA
- ORGANIZE O RACIOCÍNIO
- PENSE NAS PALAVRAS E PONTUAÇÕES
- PRATIQUE A NATUALIDADE
- SAIBA ESCUTAR
- ENTENDA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
- DICA EXTRA: PRATIQUE A ORATÓRIA
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Ainda, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “Como Melhorar a Comunicação (10 Dicas Bem Práticas e Simples)”