O que é Identidade visual?
Entender esse assunto fará com que você consiga transmitir a essência e o propósito da sua marca para os consumidores de um modo bem fácil de entender e, principalmente, aproximar os seus clientes com o seu negócio e se destacar no mercado!
Por isso, entenda agora o que é identidade visual e o Passo a Passo de como criar uma do jeito certo!
Ou se preferir, pode também assistir nosso vídeo sobre o que é identidade visual clicando aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro a Identidade Visual, vamos explicar os seguintes pontos:
- O QUE É?
- POR QUE É MUITO IMPORTANTE PARA QUALQUER NEGÓCIO?
- PASSO-A-PASSO DE COMO TRABALHAR UMA DO JEITO CERTO
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É?
Basicamente, identidade visual é a combinação de elementos gráficos e visuais para criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, produto ou serviço e quais são seus valores e propósitos.
Em outras palavras, trabalhar bem o logotipo, as cores, tipografias, formatos de comunicação e até frases, como o slogan.
Dessa forma, através de tudo isso que falamos, um conjunto gráfico é criado para traduzir todo o conceito por trás de uma marca, um nome, produto ou serviço, por exemplo.
O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita ou um anúncio, por exemplo.
Na realidade, ela estará em todos os cantos da sua marca, onde quer que ela apareça. Seja nos produtos, serviços, anúncios, site, redes sociais, uniformes, enfim. Em tudo mesmo.
E para conseguir atrair clientes com a identidade visual, é preciso pensar nela como a “personalidade” de uma empresa ou marca sintetizada e exposta para o mercado.
Ou seja, representar a atitude, estilo, visão, enfim…o propósito e a essência da marca precisam estar presentes.
Tudo isso com o objetivo de gravar na mente do público qual é a sua identidade visual e sua missão, de forma rápida, clara e objetiva. E, consequentemente, fazer com que seus consumidores se conectem e se identifiquem com a sua marca.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM POR:
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE É STORYTELLING (08 Dicas que Funcionam de Verdade)
SOFT SKILLS E HARD SKILLS | Como Influenciam Carreira e Negócio?
2. POR QUE É MUITO IMPORTANTE PARA QUALQUER NEGÓCIO?
CREDIBILIDADE E RECONHECIMENTO
Uma boa identidade visual é essencial para transmitir credibilidade da marca para os consumidores. De um modo que eles podem acreditar e confiar.
A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida dos consumidores, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
MEMÓRIA INCONSCIENTE
Além disso, a identidade também atrela a memória não proposital. Ou seja, através das cores, logo, fontes e os demais elementos, os consumidores lembraram da sua empresa de forma inconsciente.
VENDAS
E com isso, as chances de realizar vendas são bem maiores, já que os consumidores terão uma conexão com a sua marca.
E assim, sua empresa será mais reconhecida e os clientes estarão mais propensos a comprar com você.
IMPACTO
Outro ponto importante é com uma identidade visual que consiga mostrar sua essência e propósito, um bom impacto será causado em qualquer lugar, sua marca será reconhecida onde quer que esteja.
3. PASSO A PASSO DE COMO TRABALHAR UMA DO JEITO CERTO
Trabalhar uma identidade visual requer atenção, cuidado, muita análise e informações. E tudo isso se transformará em referências para a criação de qualquer produto ou serviço da sua empresa.
E para organizar sua identidade visual, o ideal é ter um manual de identidade visual, ou conhecido também como manual de marca.
Ele tem como objetivo ser um guia definitivo da comunicação visual de todo o seu negócio. Ou seja, tudo o que for criado na sua empresa, seguirá esse manual da marca.
Assim, será possível construir uma identidade visual muito sólida, que cause impacto no mercado e fique na memória do cliente todos os dias.
Então, vamos para os passos.
1. BRIEFING
O primeiro passo é ter um bom briefing, que basicamente é o documento que aponta e explica o cenário atual, as necessidades e até problemas a serem resolvidos de um projeto ou trabalho.
É aqui que precisa pontuar e deixar bem claro o que deve ser feito, como:
– descrever a marca, produto ou serviço, pontuando suas características
– quem é o público-alvo
– o que se espera deste público
– qual o diferencial da sua marca, produto ou serviço
– quem são os concorrentes
– o que é feito no mercado atualmente ou o que já foi feito
Enfim, colete e organize todas as informações necessárias para conseguir definir bem qual caminho precisa ser seguido e o que precisa ser feito.
E uma ferramenta que pode ajudar muito nesse processo é o BENCHMARKING.
Que resumidamente, é o processo de analisar os mercados, fazendo comparações entre as práticas do seu negócio com as estratégias adotadas pelos concorrentes e outras empresas do mercado em geral.
Isso também agregará muito para todo o processo.
E se quiser se aprofundar sobre estes assunto, temos vídeos bem práticos sobre isso. Para assistir, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. FAÇA UM BRAINSTORMING
Em poucas palavras, Brainstorming é uma tempestade de ideias.
Ou seja, é uma reunião feita com a equipe responsável em que consiste em dividir todas ideias que vierem a mente para resolver determinados assuntos, independentemente se cada ideia parece boa ou não.
Essa é uma excelente atividade para explorar a criatividade do projeto. Com certeza, vai ampliar bastante a qualidade do trabalho.
E ainda, trazer muitas ideias e opções de caminhos para deixar sua identidade visual ainda mais poderosa.
E também temos um vídeo direto ao ponto sobre Brainstorming explicando como ele funciona. Se quiser entender melhor este assunto, assista este vídeo clicando neste botão aqui embaixo 🙂
3. DEFINA SUA BUYER PERSONA
Basicamente, BUYER PERSONA é a representação dos clientes ideais da sua empresa.
Aqui, mais do que dados demográficos, a buyer persona ajuda a identificar os dados comportamentais, como atitudes, preferências, estilos de vida, entre outros pontos.
Em cima disso, será possível determinar o estilo, atitude entre outros comportamentos para determinar o caminho da sua identidade visual.
Por exemplo: se sua marca for mais informal, mas sua buyer persona prefere algo formal, algo está errado, concorda?
Por isso, definir sua buyer persona mostrará se sua empresa está trabalhando de modo assertivo para conseguir ter uma identidade visual que os consumidores se identifiquem.
E se quiser entender como encontrar e trabalhar sua Buyer Persona, assista nosso vídeo que mostra exatamente isso. Para assisti-lo, é só clicar no botão aqui embaixo também 🙂
4. TRABALHE OS ELEMENTOS
Agora que fizemos toda essa parte teórica, chegamos na parte criativa deste processo, momento em que começamos a dar vida a tudo que foi definido até agora.
E para isso, liste cada elemento que precisa aparecer na sua identidade visual. Por exemplo:
– Logotipo
(se já existe um ou não).
E se existe, como deve ser a aplicação dele em diferentes tipos de situações.
– Tipografia:
Escolha as fontes que deseja utilizar toda vez que for comunicar algo da sua marca. Elas são bem importantes e precisam estar em sintonia com os demais elementos que falaremos a seguir.
Por exemplo: fontes que parecem que foram escritas à mão podem dar um ar de sofisticação ou até algo mais informal também. Ou então letras de forma, que podem deixar a informação mais clara e direta.
Enfim, escolha as fontes que representem bem o propósito e essência da sua marca.
Porém, tome cuidado para não exagerar na quantidade de fontes utilizadas porque isso pode deixar sua identidade bem confusa e genérica.
– Cores:
Defina quais cores principais serão utilizadas na sua identidade visual. Cores despertam sentidos, ativam memórias e representam conceitos nas vidas das pessoas.
Por isso, analise bem quais cores utilizar, bem como a combinação entre elas.
Uma dica aqui é trabalhar paletas de cores que, basicamente, são combinações de cores que se complementam de forma harmônica e agradável.
E se procurar na internet por paleta de cores, aparecerão diversos sites, inclusive grátis, que mostram diversos tipos de paletas conforme sua necessidade.
– Formas:
Não menos importante, é preciso definir também as formas geométricas (se for o caso) que serão utilizadas na identidade visual. Sejam elas linhas, elementos gráficos, triângulos, quadrados, enfim.
Eles precisam estar em harmonia com todos os outros elementos citados até aqui, combinado?
– Imagens:
Caso for utilizar imagens também, defina os estilos e moldes das imagens que possam ser utilizadas. Sejam elas fotos, ilustrações, grafite, geométricas, enfim.
Defina um padrão de imagens que devem ser utilizadas para criar sintonia e padronização na sua identidade visual e não ficar algo bagunçado.
Nesta etapa, caso não tenha muita intimidade em criar e trabalhar esse lado criativo, procure empresas ou profissionais que possam te ajudar com isso. Como agências de design ou profissionais de comunicação.
Isso deixará seu trabalho ainda mais profissional e com credibilidade no mercado.
Mas caso não tenha poder financeiro para investir nisso neste momento, siga os passos que falamos até aqui e construa você mesmo.
E depois, peça opinião para seus conhecidos e veja o que pode melhorar. Isso funciona bastante também. E tem vários sites que te ajudam a fazer isso de graça na internet.
Como exemplo, podemos citar o Canva, que é bem completo e tem várias ferramentas bem intuitivas. Para acessá-lo, é só clicar aqui.
5. TESTE SUA IDENTIDADE VISUAL
E, por fim, feito tudo isso, agora teste sua identidade visual simulando e aplicando em diversas situações em que sua empresa está inserida.
Por exemplo: crie um layout do seu website, posts do seu Instagram, decoração da sua loja física e anúncios.
E veja se tudo faz sentido, se eles se integram e seguem o padrão da identidade visual. Em outras palavras, se eles se combinam e remetam sua marca em todos os instantes.
Neste momento, se coloque no lugar dos seus consumidores e veja se está funcionando. E peça opinião de outras pessoas também.
Tenha sinceridade e coerência nesse momento, combinado?
IDENTIDADE VISUAL X BRANDING
Esses foram os passos básicos para criar uma boa identidade visual. Porém, é muito importante pontuarmos que identidade visual é diferente de Branding, algo que é muito confundido.
Resumidamente, Branding define a estratégia e gestão da marca como um todo. É algo maior, que engloba a identidade visual também.
Ele é todo o processo de desenvolvimento do planejamento e criação dos conceitos a respeito de quem é a empresa, seu posicionamento, seu propósito e como quer conversar com os clientes.
Ele pode ser bem parecido com o que falamos sobre a identidade visual. Porém, o branding vai muito além de questões gráficas que falamos aqui.
Se o Branding da sua marca não estiver bem definido, sua identidade visual pode começar do jeito errado.
Porque é justamente o Branding que define as premissas da marca, ou seja, o propósito e essência que serão desdobrados em todos os conteúdos da empresa.
Por isso, recomendamos muito você assistir nosso vídeo prático sobre Branding e entender bem este assunto. Com toda certeza, sua identidade visual será muito assertiva, clara e funcional.
Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
E PRA FECHAR ESSE POST…
Viu como a identidade visual é algo que vai agregar muito valor pra sua marca, produto ou serviço?
De fato, ela é muito importante pro sucesso do seu negócio e fará toda a diferença no dia-a-dia com os seus públicos, pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É?
- POR QUE É MUITO IMPORTANTE PARA QUALQUER NEGÓCIO?
- PASSO-A-PASSO DE COMO TRABALHAR UMA DO JEITO CERTO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
User Review
0 (0 votes)Você também pode gostar:
- Como Criar Uma Marca Para Minha Empresa (Passo a Passo)
- Como Criar uma Agência de Marketing Digital do Zero
- COMO CRIAR LOGO PARA MINHA EMPRESA (Sem Segredos)
- Organograma de Uma Empresa (Estrutura Organizacional)
- Estratégias de Crescimento de uma Empresa (Exemplos…
- COMO ORGANIZAR UMA EMPRESA PEQUENA (em 11 Passos)
Nenhum comentário “O QUE É IDENTIDADE VISUAL? (Como Criar uma para sua Empresa)”