Saber o que é Segmentação de Mercado é um assunto que não pode ficar de fora do seu próprio negócio.
Através dela, você será capaz de ter melhores resultados com ações direcionadas pra onde realmente importa.
Então, entenda o que é segmentação de mercado, seus reais benefícios e exemplos de um jeito bem prático!
Se preferir, pode ver nosso vídeo também sobre segmentação de mercado 🙂
Primeiramente, dificilmente uma empresa consegue atender todos os clientes do mercado. Até porque são muitos clientes e eles são bem diversificados, inclusive nas suas necessidade e exigências de compra.
E para satisfazer todos, seria preciso um investimento bastante alto e muitos recursos.
E é por isso que é muito importante a empresa ser capaz de identificar quais clientes conseguirá atender bem. E é aí que entra a segmentação de mercado.
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
O QUE É SEGMENTAÇÃO DE MERCADO?
Basicamente, é identificar o grupo de clientes em potencial do mercado, de acordo com características específicas.
Esta ferramenta cria subconjuntos de consumidores com bases em dados demográficos, necessidades, prioridades, interesses comuns e outros critérios psicográficos ou comportamentais usados para entender melhor o público-alvo.
Dessa maneira, é possível identificar e traçar o perfil de grupos distintos de consumidores que possam ter interesse nos produtos ou serviços de determinadas empresas.
Você pode se interessar também:
MARKETING DIGITAL O QUE É | Saiba suas 7 Principais Estratégias
Como Começar um Negócio com Pouco Dinheiro (ou Até Sem)
PROPOSTA DE VALOR: O Que É, Como Elaborar e Exemplos
A SUA REAL IMPORTÂNCIA
Através da segmentação de mercado, suas estratégias de marketing serão mais específicas, assertivas e eficazes na mensagem e nos produtos/serviços oferecidos.
Assim, você terá vários benefícios, como:
– Conhecer melhor o comportamento do seu público-alvo e de uma maneira mais profunda.
– Maior foco da empresa, já que trabalhará mercados específicos e segmentados.
– Atender melhor a necessidade e o problema de um determinado público pré-definido.
– Aumentar sua força competitiva no mercado. Porque seu negócio está focado em segmentos específicos e aprende tudo o que precisa saber sobre esse segmento, para comercializar seus produtos ou serviço para ele.
– Construir uma base sólida para possíveis expansões. Principalmente porque já adquiriu um conhecimento mais profundo do público-alvo segmentado. Dessa maneira, poderá criar oportunidades em outros áreas.
– Otimizar esforços e verba de comunicação, pois sua mensagem será bem direcionada as necessidades e problemas a serem resolvidos de um determinado público-potencial.
TIPOS DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Em modos gerais, existem 4 tipos de segmentação de mercado:
– Geográfica
– Demográfica
– Psicográfica
– Comportamental
1. SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
Divide um mercado com base na localização.
Ou seja, saber onde um cliente está localizado pode ajudar uma empresa a entender melhor as necessidades de seus clientes.
E assim, direcionar sua mensagem e segmentar clientes com ações locais.
Você pode dividir um segmento com base em seus locais, como bairro, cidade, estado ou país, por exemplo.
Apesar de parecer básico, o comportamento e motivo de compra podem variar bastante.
Por exemplo: a necessidade da compra de um carro provavelmente é maior em uma cidade que não tem estrutura adequada de transporte público do que em uma que tem.
2. SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA
Esse tipo de segmentação classifica o mercado com base em qualidades demográficas, como idade, sexo, ocupação, educação, renda e nacionalidade, por exemplo.
Por exemplo, um produto comum que é segmentado com base nessa segmentação é a de lavagem do corpo. Geralmente, é possível encontrar produtos direcionados para mulheres e outros para homens.
3. SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA
Essa segmentação lida com características relacionadas a atributos mentais e emocionais.
Assim, a segmentação psicográfica divide um grupo de clientes com base em seus traços de personalidade, valores, interesses, atitudes e estilos de vida.
Os dados psicográficos podem ser um pouco mais complexos de medir, até porque são mais subjetivos do que os demográficos, por exemplo.
Porém, os dados psicográficos fornecem informações valiosas sobre os motivos, preferências e necessidades dos clientes.
Ao entender a psicografia, os profissionais de marketing podem desenvolver um conteúdo mais relacionável aos segmentos de clientes.
São informações psicográficas que informam por que as pessoas compram ou não um determinado produto ou serviço.
Um exemplo para este tipo de segmentação são os vegetarianos. Que por valores, interesses (ou até por necessidades) não comem carne.
4. SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL
Aqui, os consumidores são divididos em grupos com base em seus conhecimentos de um produto ou serviço em relação a sua atitude, experiência e resposta.
Podem ser considerados em 7 categorias:
1. Ocasiões:
Os consumidores sentem uma determinada necessidade em alguma ocasião. Como por exemplo: um casal que quer viajar com seus filhos para aproveitar as férias escolares.
2. Benefícios:
Os consumidores são classificados de acordo com os benefícios que procuram.
Por exemplo: o casal que quer viajar com seus filhos está interessado em um hotel que tenha muito lazer em família. Diferentemente se fosse um executivo que tivesse que viajar a negócios, no qual seu interesse poderia ser um hotel próximo ao local de onde teria reuniões.
3. Status do Usuário:
Os mercados podem ser classificados em não-usuários-, ex-usuários, usuários potenciais, usuários iniciantes e usuários regulares de um determinado produto ou serviço.
Um exemplo podem ser as academias. Que vira e mexe estão procurando atrair novos clientes (como ex-alunos), mas também novos usuários que podem se preocupar em manter sua saúde em dia. Além de, é claro, manter os atuais alunos na sua base de clientes.
4. Índice de utilização:
Segmentar o mercado por light-users, medium-users e heavy-users. Como o próprio nome diz, essa categoria separa os consumidores de acordo com o seu nível de utilização de determinado produto ou serviço.
Como por exemplo: uma corredora de maratona pode ser uma heavy-user de um aplicativo de treinamento de corrida de longa distância.
Ou então consumidores que só consomem champanhe em ocasiões especiais podem ser considerados light-users dessa bebida.
5. Status de fidelidade:
Os clientes tem graus de fidelidade variados em relação a marcas ou empresas específicas.
Por exemplo: clientes que voltam sempre em um restaurante são bastante fiéis. Diferentemente dos consumidores que compram água mineral de acordo com o preço no exato momento da compra.
6. Estágio de Prontidão
Refere-se ao momento de compra em que os consumidores estão com um determinado produto ou serviço.
Por exemplo: quando a Apple lança seus smartphones, sempre se formam longas filas na frente das suas lojas. Formados por consumidores que estão mais do que prontos para comprar esse produto que será lançado.
Diferentemente de uma pessoa que não tem tanto interesse em smartphones. Que utiliza esses aparelhos apenas para poder se comunicar. E não se importa em ter um aparelho mais simples e antigo até.
7. Atitude em relação ao produto
Aqui se trabalha como o consumidor se relaciona com o produto ou serviço. Ele pode ser um defensor da marca ou simplesmente indiferente.
Por exemplo: programas de pontos ou recompensas são utilizados normalmente para manter e fazer com que sua base de clientes continue utilizando seus serviços. E até mesmo, passar a consumir mais e subir de categoria.
Estes foram apenas alguns exemplos e maneiras de organizar e planejar sua segmentação de mercado.
Mas é muito importante pontuar aqui que elas não são as únicas. O que mais vale é você analisar os cenários e ver qual se encaixa melhor para o seu tipo negócio.
Além disso, esses diferentes tipos de segmentação podem ser cruzados para ter uma segmentação ainda mais específica e assertiva.
Como por exemplo: uma escola de ioga pode escolher uma região em que há bastante executivos que trabalham muito e costumam se estressar bastante com a sua profissão.
Neste exemplo, essa escola de ioga a Segmentação Geográfica com a Psicográfica. E até mesmo a Comportamental.
Enfim, cabe à você saber o que se adequa melhor as suas necessidades, combinado?
Esse foi nosso post sobre segmentação de mercado. Então, só pra recapitular o que falamos:
1– O que é segmentação de mercado
2– Sua importância
3- Tipos de Segmentação de mercado, que basicamente são 4:
– Geográfica
– Demográfica
– Psicográfica
– Comportamental
E aí, qual segmentação de mercado você tem utilizado com o seu negócio próprio?
Compartilhe aqui com a gente nos comentários!
E conheça nosso canal no Youtube para se aprofundar mais sobre como montar e gerenciar um próprio negócio! Para acessar, é só clicar aqui.
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “O Que É Segmentação de Mercado (Por que é essencial?)”