No mundo do marketing digital, uma das estratégias mais poderosas e duradouras é o tráfego orgânico.
E trabalhar esse assunto do jeito certo vai ajudar a atrair clientes e aumentar as vendas do seu negócio.
Por isso, vamos mostrar agora o que é tráfego orgânico, por que ele é muito importante, como trabalhá-lo do jeito certo e quais são as melhores fontes para gerar esse tipo de tráfego.
Tudo de um jeito bem prático e direto ao ponto!
Você verá nesse Post
TRÁFEGO ORGÂNICO PARA INICIANTES
Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos explicar os seguintes pontos:
- O QUE É TRÁFEGO ORGÂNICO
- PRINCIPAIS TIPOS DE TRÁFEGO
- POR QUE É MUITO IMPORTANTE?
- COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO E PROFISSIONAL EM 7 PASSOS PRÁTICOS
- MELHORES FONTES PARA GERAR ESSE TRÁFEGO
Então, vamos lá!
1. O QUE É TRÁFEGO ORGÂNICO
Tráfego orgânico corresponde aos visitantes que chegam no seu site, blog, e-commerce, redes sociais, entre outros, de uma forma espontânea através de pesquisas feitas em mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.
Neste caso, não teve investimento financeiro por parte da empresa para atrair esses visitantes, como anúncios, e-mail marketing, lista de contatos, por exemplo. Prática que é feita através do tráfego pago.
Então, podemos dizer que estes visitantes chegaram até os canais na internet da sua empresa porque se interessaram por algum conteúdo que seja relevante pra eles.
Procuraram por alguma palavra-chave e encontraram sua empresa como uma das respostas/soluções.
Seja seu site, e-commerce ou blog de maneira espontânea, após encontrarem uma de suas páginas por meio da busca orgânica no Google, Youtube ou outros mecanismos de buscas.
Ou seja, diferentemente do tráfego pago, que é gerado por anúncios patrocinados, o tráfego orgânico é conquistado através de esforços contínuos de criação de conteúdo relevante e otimização para motores de busca (SEO).
Que basicamente, SEO é uma sigla que, em português, significa Otimização Para Mecanismos de Busca.
Ou seja, é o processo de otimização de sites e conteúdos para que os motores de buscas, como Google, Youtube e Bing, por exemplo, encontrem seu site antes dos outros, colocando-o no topo dos resultados das buscas.
Mas falaremos mais sobre SEO mais pra frente nesse conteúdo, tudo bem?
2. PRINCIPAIS TIPOS DE TRÁFEGO
Mas para deixar mais claro, é importante entender e conhecer outros tipos de tráfego, além do orgânico. Que basicamente, os principais são:
- Tráfego Pago: atrai visitantes por meio de anúncios. Como no Google ou em sites frequentemente acessados pelo seu público-alvo.
- Tráfego Direto: refere-se quando uma pessoa acessa seu site diretamente, sem passar por outro site. É considerado uma forma de tráfego orgânico, já que não provém de fontes pagas.
- Tráfego Social: são acessos que vêm de redes sociais, comuns em links compartilhados nesses canais que direcionam tráfego para um site, por exemplo.
- Tráfego de Referência: quando alguém visita uma página a partir de outro site que não seja um mecanismo de busca. Isso ocorre, por exemplo, com backlinks. Que é qualquer tipo de ligação recebida de uma fonte na web para outra fonte na web. Como de um site para outro site.
- Tráfego Orgânico: que acabamos de explicar.
E só por curiosidade nossa, você ou sua empresa já trabalhou algum tipo desses tráfegos que falamos agora? Escreva nos comentários e compartilhe com a gente!
3. POR QUE É MUITO IMPORTANTE?
CUSTO-BENEFÍCIO
Basicamente, é preciso investir mais no seu próprio site, blog, e-commerce, entre outros, para conseguir se posicionar bem nos resultados de buscas dos mecanismos de pesquisas, como Google e Youtube.
E dessa maneira, trabalhar em conteúdos relevantes para o seu público-alvo sem precisar de investimentos em mídia.
Em outras palavras, o tráfego orgânico não precisa de investimento direto por anúncio ou lead, já que chama a atenção por oferecer conteúdos que respondem uma dúvida ou explica um assunto de interesse do público, através de palavras-chave.
Por isso, se não sabe o que é palavra-chave, sugerimos muito assistir nosso vídeo prático para conseguir trabalhar bem seu tráfego orgânico e pago também. Para isso, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
RELACIONAMENTO COM PÚBLICO
E através desses conteúdos relevantes, a relação com o seu público será maior e melhor porque ele terá as informações que tem interesse.
E com isso, cria-se uma conexão entre sua marca e seu público.
DURABILIDADE
E tendo conteúdos relevantes, seus sites, e-commerce, blog, entre outros, podem ser encontrados durante muito tempo, ficam ativos por mais tempo porque não precisam de anúncios para serem encontrados.
NATURALIDADE
Outro ponto importante é que o tráfego orgânico traz algo mais natural para o público, não é algo tão vendedor quanto é no tráfego pago.
Isso faz com que os visitantes consumam seus conteúdos de forma mais sincera e natural, com menos barreiras quando costumam ter quando se trata de anúncios.
E de certa maneira, trabalhando o seu público ao longo do tempo e conteúdos, as chances da sua empresa realizar mais vendas fica mais alta a partir do momento que seu público passa acreditar nos seus conteúdos. Sua marca passa a ser relevante para eles.
DESVANTAGENS DO TRÁFEGO ORGÂNICO
Mas é importante pontuar que o tráfego orgânico possui algumas desvantagens também. Como por exemplo:
LENTIDÃO
O principal ponto é que com tráfego orgânico, o crescimento dos seus canais é mais lento.
Se sua empresa procura vendas imediatas, o tráfego orgânico não alcançará seu objetivo. Porque é algo mais passivo, ou seja, depende dos consumidores encontrarem sua empresa através da procura por seus conteúdos.
MUDANÇAS DE REGRAS
Além disso, os mecanismos de buscas, como Google e Youtube, e também as redes sociais costumam atualizar suas regras. Por isso, é muito importante ter atenção nessas mudanças para adaptar seus conteúdos, sempre que necessário.
4. COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO E PROFISSIONAL EM 7 PASSOS PRÁTICOS
Passo 1. DEFINA E ESTUDE O PÚBLICO-ALVO
Em suma, público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a sua empresa identifica no mercado. Assim, direciona seus esforços e estratégias para ele.
Basicamente, o público-alvo consiste em consumidores que são semelhantes em termos de idade, classe social e comportamento de compra. Desse modo, serve como um guia e direcional para definir o que o seu negócio precisa fazer para conseguir realizar suas vendas.
Portanto, conquistar seu público-alvo deve ser o foco da sua empresa. Sem eles do seu lado, as chances de sucesso do seu negócio são inexistentes.
Por isso, estude bem quem realmente é o seu público. Identifique e analise pontos como hábitos de consumo, idade, sexo, onde moram, preferências, enfim. Faça um estudo profundo e detalhado para conhecer bem os seus consumidores.
E aí entra a Buyer Persona…
Um assunto que faz toda a diferença para produtos ou serviços de alto valor é a Buyer Persona.
Que basicamente, trata-se de uma pessoa fictícia criada com base em dados e comportamentos reais para representar o cliente ideal de uma empresa.
Ou seja, por ser uma representação do seu cliente ideal, quanto mais detalhes tivermos sobre o público que realmente queremos chegar, maiores são as chances de vender mais e deixá-lo satisfeito com toda a experiência com a empresa.
Passo 2. PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE
Palavras-chave são o principal instrumento de pesquisa na internet. Ou seja, é através dela que você consegue encontrar um texto nos sites de buscas, como Google e Youtube, por exemplo.
Basicamente, palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que são escritas pelas pessoas nos campos de buscas para conseguir encontrar respostas, soluções ou entretenimento na internet.
Dessa maneira, podemos dizer que é através das palavras-chave que é possível encontrar o que deseja na internet.
Mas tenha em mente que essas palavras-chave precisam aparecer dentro dos seus conteúdos, de forma coerente, organizada e planejada.
Elas são essenciais no marketing digital e no tráfego orgânico.
Por isso, para conseguir destacar seu negócio na internet, utilizar as palavras-chave certas é fundamental para conseguir direcionar e organizar seus canais online para serem encontrados mais facilmente pelos clientes e potenciais consumidores.
Passo 3. CRIAÇÃO DE CONTEÚDO RELEVANTE E DE QUALIDADE
Uma vez que você tem uma lista de palavras-chave, o próximo passo é criar conteúdo que responda às perguntas e necessidades do seu público.
Isso pode incluir artigos de blog, vídeos, infográficos, e-books, entre tantos outros.
Além disso, certifique-se de que seu conteúdo seja original, relevante e útil para o seu público-alvo. Isso é fundamental para conseguir gerar o tráfego orgânico para o seu negócio.
E sempre capriche muito na qualidade dos seus conteúdos. Coloque-se no lugar do seu público-alvo e avalie se, de fato, seu conteúdo está agregando valor.
E uma dica aqui é trabalhar muito bem o Marketing de Conteúdo. Que de forma resumida, é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo engajar e se aproximar com o seu público-alvo através de conteúdos relevantes e valiosos para ele.
Então, se quiser conhecer mais sobre Marketing de Conteúdo, assista o vídeo que explica esse assunto de forma prática. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
Passo 4. OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA (SEO)
Conforme falamos antes, SEO é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital para otimização de sites, blogs, e-commerces e outras páginas na internet que tem como objetivo melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos sites de buscas ou pesquisas.
E algumas práticas essenciais de SEO incluem:
- SEO On-Page:
É otimização dentro do seu próprio site, como uso correto de palavras-chave, meta descrições, títulos, URLs amigáveis e estrutura de links internos, por exemplo.
- SEO Off-Page:
Trata-se das estratégias fora do seu site. Como construção de backlinks de qualidade, participação em redes sociais e parcerias com outros sites.
- SEO On Site:
Representa a parte de desempenho, características de programação e usabilidade do site. Literalmente, a parte técnica do SEO.
Como garantir que seu site seja tecnicamente sólido, com boa velocidade de carregamento, design responsivo e sem erros de navegação.
PASSO 5. UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS
As redes sociais são uma excelente fonte de tráfego orgânico.
Logo, compartilhar seu conteúdo em plataformas como Instagram, Youtube, Facebook, LinkedIn, X, TikTok pode aumentar significativamente sua visibilidade.
Além disso, interagir com seu público nessas redes ajuda a construir uma comunidade fiel e engajada também.
Passo 6. PUBLIQUE SEUS CONTEÚDOS EM DIVERSAS PLATAFORMAS
Além de compartilhar links para o seu site nas redes sociais, utilize outras plataformas para divulgar seus conteúdos.
Como em outros sites, e-mails, indicações, enfim. Tente publicar em mais de um lugar.
Lembre-se de que facilitar o acesso a esses conteúdos para os usuários torna a experiência deles ainda mais conveniente.
Assim, eles podem encontrar o que precisam sem precisar sair de seus canais digitais favoritos.
Da mesma forma, dedique tempo para promover seu conteúdo. Quanto mais você se empenhar nisso, mais pessoas descobrirão sua mensagem e entrarão em contato com a sua marca. Tudo isso sem precisar investir em anúncios.
Passo 7. VARIE OS FORMATOS DE CONTEÚDO
Criar conteúdos em diferentes formatos, como infográficos, podcasts e vídeos, ajuda a aumentar o alcance e impulsionar o tráfego orgânico.
Além disso, é uma ótima maneira de descobrir quais tipos de conteúdo seu público prefere. Isso permite que você produza mais desses formatos e atraia ainda mais cliques.
5. MELHORES FONTES PARA GERAR ESSE TRÁFEGO
E só para te dar algumas referências, separamos aqui algumas fontes de tráfego orgânico para trabalhar os passos que acabamos de falar. Como por exemplo:
1. Google
Não é surpresa que o Google seja a principal fonte de tráfego orgânico para a maioria dos sites. Dessa forma, otimizar seu conteúdo para o Google, utilizando boas práticas de SEO, é essencial.
2. Redes Sociais
Conforme já falamos, plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, X e TikTok são ótimas para compartilhar conteúdo e atrair visitantes com o tráfego orgânico.
Logo, participar de grupos e comunidades, utilizar hashtags e palavras-chave relevantes e manter uma presença ativa nas redes sociais é bem importante.
3. YouTube
O YouTube é um grande mecanismo de busca também, muito utilizado.
Logo, criar vídeos relevantes e otimizá-los para palavras-chave pode atrair um público significativo para seu site.
4. Blogs e Fóruns
Participar de blogs e fóruns relacionados ao seu nicho pode gerar tráfego de alta qualidade. Responder perguntas no Quora ou Reddit e outros fóruns pode estabelecer você como uma autoridade e direcionar tráfego para seu site.
5. Parcerias e Colaborações
Outra forma para gerar tráfego orgânico é colaborar com outros sites e influenciadores. Isso pode ampliar significativamente seu alcance.
Assim, parcerias de conteúdo, menções e backlinks são formas eficazes de aumentar seu tráfego orgânico.
6. SEO Local
E para negócios locais, otimizar seu site para buscas locais ou geolocalização é crucial.
Por isso, utilize ferramentas como Google Meu Negócio e crie conteúdos específicos para sua região e incentive avaliações de clientes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Viu como trabalhar com tráfego orgânico é uma estratégia essencial para qualquer negócio que deseja crescer de maneira sustentável e econômica no marketing digital?
O que mostramos aqui são passos fundamentais para atrair visitantes e aumentar suas vendas com tráfego orgânico.
Ao mesmo tempo, lembre-se que construir tráfego orgânico é um processo contínuo e requer paciência e dedicação.
No entanto, os resultados são significativos. O que proporciona um fluxo constante de visitantes interessados e potenciais clientes para seu negócio.
Logo, comece hoje mesmo a implementar essas estratégias e veja seu site ganhar visibilidade e credibilidade no mundo digital.
DICAS EXTRAS ESPECIAIS
E se ficou até aqui, vamos recomendar dois vídeos que agregarão bastante informações e que são muito complementares com o tráfego orgânico.
O primeiro é sobre a diferença entre o Tráfego Pago e o próprio Tráfego Orgânico. Que mostra qual deles pode ser o mais apropriado para o momento do seu negócio.
E o outro é o Tráfego Direto. Que quando trabalhado com o Tráfego Orgânico, trará grandes resultados para sua empresa também.
Então, se quiser assisti-lo, vamos deixar o link aqui embaixo, combinado?
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É TRÁFEGO ORGÂNICO
- PRINCIPAIS TIPOS DE TRÁFEGO
- POR QUE É MUITO IMPORTANTE?
- COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO E PROFISSIONAL EM 7 PASSOS PRÁTICOS
- MELHORES FONTES PARA GERAR ESSE TRÁFEGO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa