O Que É Taylorismo (Teoria da Administração Científica de Taylor)

Taylorismo ou Teoria da Administração Científica de Taylor.

Esse foi um modelo de processo de produção com base em administração científica. E tinha como principais objetivos maximizar e otimizar a produtividade e ter muita eficiência. 

Justamente por isso que muitas empresas utilizam referências do Taylorismo até hoje.

Então, entenda agora o que é Taylorismo, seus principais princípios e também algumas críticas que recebe. Tudo de um jeito bem prático e resumido!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente esse assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

TAYLORISMO (TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR)

Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos explicar os seguintes pontos:

  1. O QUE É TAYLORISMO
  2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E PRINCÍPIOS
  3. CRÍTICAS QUE RECEBE

Então, vamos lá!

1. O QUE É TAYLORISMO

Basicamente, trata-se de um método de produção criado pelo teórico americano Frederick Taylor.

Este método era caracterizado pela racionalização do trabalho. Ou seja, a especialização dos colaboradores era vista como ponto alto do Taylorismo. Padronizando e automatizando ao máximo a produção.

Desse modo, cada colaborador(a) era treinado e capacitado para executar apenas algumas tarefas específicas, ao invés de realizar diversas tarefas.

Tudo isso com o objetivo de maximizar a produtividade de cada profissional. E, consequentemente, a produção geral da empresa também.

Em outras palavras, cada aspecto do trabalho era planejado cientificamente para otimizar a produção. Em moldes científicos mesmo.

Além disso, o Taylorismo defendia que era responsabilidade dos gerentes ou gestores da empresa desenvolverem sistemas de produção adequados para alcançar a eficiência econômica.

Justamente por tudo isso que esse método pode ser chamado de administração científica.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - O Que É Taylorismo (Teoria da Administração Científica de Taylor)

 

2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E PRINCÍPIOS

PRODUÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA

O Taylorismo adotava métodos científicos em vez de regras práticas.

Ou seja, em vez de fazer as coisas de um determinado jeito sem ter uma grande razão por trás disso, os gestores devem usar o método científico para determinar o melhor jeito de executar as tarefas. Tudo baseado em dados e estudos.

TAREFAS DE ACORDO COM APTIDÕES

Outro ponto é a separação das tarefas de acordo com as aptidões dos colaboradores.

Ao invés de delegar atividades de modo aleatório, os gestores devem analisar as habilidades de cada colaborador(a) e treiná-los para atingir sua eficiência máxima em uma tarefa específica.

MONITORAMENTO

Outro pilar é o monitoramento da performance de trabalho. Dessa forma, os gestores devem avaliar a eficiência dos funcionários e orientá-los sempre que for preciso para garantir sua produtividade. E atingir as metas e objetivos.

SEPARAÇÃO DE FUNÇÕES

Da mesma forma, essa separação se refere a funções entre gestores e colaboradores. Assim, os gestores devem ser responsáveis pelo planejamento e treinamento. Enquanto os colaboradores implementam o que foram capacitados e delegados para executarem.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS E GASTOS

E tudo isso feito para reduzir o tempo de processo, que era o principal foco das pesquisas e das ideias de Taylor.

Dessa maneira, o Taylorismo visava reduzir o tempo de processo para completar uma tarefa para melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo, reduzir todos os gastos possíveis para maximizar os lucros.

Assim, seus experimentos consistiam em dividir o trabalho em tarefas específicas, usar um cronômetro para medir o tempo gasto em cada uma e reorganizá-las para criar uma sequência otimizada.

Logo, muitos de seus experimentos consistiam em dividir o trabalho em tarefas mais específicas, cronometrar o tempo gasto em cada uma para entender bem como está o processo atual. E, então, reorganizá-las para criar uma sequência bem otimizada e organizada.

9154D - O Que É Taylorismo (Teoria da Administração Científica de Taylor)

MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TAYLORISMO, TOYOTISMO E FORDISMO?

O Fordismo e Toyotismo são outros tipos de modelos de produção.

FORDISMO:

Desenvolvida por Henry Ford, o Fordismo utilizava a tecnologia de linha de montagem.

Esse método foi amplamente trabalhado pelas montadoras de automóveis, em que as peças eram movidas em uma esteira. Enquanto cada colaborador(a) realiza tarefas específicas em um lugar fixo nessa linha de montagem.

Assim, esse sistema não exigia muita qualificação dos trabalhadores.

TOYOTISMO:

Já o Toyotismo, incorporado pela Toyota no passado, é um sistema que incorpora práticas de gestão, dando origem ao Lean Manufacturing (que é Manufatura Enxuta em português).

Logo, foca na redução de desperdícios e o aumento da eficiência.

Então, se quiser entender mais sobre esses modelos, temos um vídeo para cada um deles que explica de forma prática e resumida. Caso queira assisti-los, vamos deixar os links aqui embaixo, combinado?

 

3. CRÍTICAS QUE RECEBE

Uma das principais críticas ao Taylorismo é que ele transforma os trabalhadores em meras máquinas de produção. O que é conhecido como “automatismo dos operários”.

Então, quando se designava para uma única função, o colaborador não estimula sua criatividade e não tem oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Além disso, Taylorismo faz com que os trabalhadores se especializem somente em uma função. Isso acaba impedindo deles entenderem como funciona o processo produtivo como um todo.

Dessa forma, as críticas batem no ponto que os colaboradores acabam ficando alienados e até desumanizados. Literalmente, tornando-os em máquinas em um processo produtivo em empresas.

No entanto, vale ressaltar também que o Taylorismo influenciou bastante a indústria e negócio como um todo. E ainda é muito estudado e até serve como referência atualmente para muitas empresas.

Até porque a administração científica influenciou tanto a gestão quanto a economia, tornando-se fundamental para a compreensão da dinâmica organizacional e dos processos industriais.

DICA DE ADMINISTRAÇÃO…

Inclusive, se quiser entender mais sobre administração, recomendamos muito entender a Teoria Clássica da Administração. Que é um dos pilares para conseguir administrar ou gerenciar todos os tipos de negócio. Em todas as áreas ou departamentos da sua empresa.

E, se quiser, temos um vídeo que explica este assunto de forma bem resumida. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO

Viu como o Taylorismo é um modelo de produção e ainda serve como referência para muitas empresas nos dias de hoje?

Principalmente porque muitos profissionais e gestores de sucesso se baseiam em dados e métodos científicos para tomarem decisões. E isso é bem importante na nossa vida profissional e até pessoal também. Pode acreditar!

E só pra recapitular o que falamos:

  1. O QUE É TAYLORISMO
  2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E PRINCÍPIOS
  3. CRÍTICAS QUE RECEBE

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “O Que É Taylorismo (Teoria da Administração Científica de Taylor)”