Segredos de uma boa comunicação. Conseguir se comunicar de um jeito claro é fundamental para alcançar seus objetivos. Tanto na vida profissional quanto pessoal.
E para melhorar a sua comunicação, existem várias dicas para conseguir fazer isso.
Então, vamos mostrar aqui os 8 pilares que te ajudarão a se comunicar de um jeito claro e assertivo. De modo que todos consigam entender facilmente o que você deseja falar. Tudo de um jeito prático e resumido!
Você verá nesse Post
SEGREDOS DE UMA BOA COMUNICAÇÃO
Para que as nossas dicas aqui fiquem bem claras, antes é preciso ter em mente que uma boa comunicação é aquela que consegue transmitir as informações de maneira bem clara, dinâmica e com respeito. De maneira simples e direto ao ponto. Assim, obter os resultados esperados e planejados.
Ao mesmo tempo, ela busca o equilíbrio. Dessa forma, preza pela transparência das suas necessidades e desejos. Sempre considerando também as necessidades e desejos dos outros.
Do mesmo modo, você conseguirá transmitir o que deseja de um jeito que faça com que as outras pessoas compreendam, respeitem e confiem no que está sendo comunicado.
Com isso em mente, vamos agora para as nossas dicas práticas para melhorar a sua comunicação.
E se ficar até o final, deixamos uma dica extra que vai fazer toda a diferença para ter uma boa comunicação, combinado?
1. AUTOCONHECIMENTO
Basicamente, trata-se do conhecimento que uma pessoa tem a respeito dela mesma. Desse modo, saber suas qualidades, desejos, ambições, limitações, fraquezas, comportamentos, enfim.
Em outras palavras, é a consciência que temos de nós mesmos. Ou seja, é conhecer a si mesmo, é ato de olhar para você mesmo(a).
Fazendo isso, você terá uma base e direcionamento das suas características para entender como trabalhar a sua comunicação.
2. OBJETIVIDADE E CLAREZA
Ter objetividade na comunicação faz com que as informações sejam transmitidas e interpretadas de forma prática e efetiva.
No entanto, tenha coerência e entenda a melhor forma de como fazer essa comunicação. Tudo para evitar que não ocorram entendimentos errados. Ainda, evitar estresse e confusões.
Do mesmo modo, tenha certeza que tudo foi entendido pelo seu público da forma correta e clara. Como por exemplo, usar o tipo de linguagem que os colaboradores da sua empresa estejam acostumados a utilizar, uma linguagem mais próxima para facilitar o entendimento por parte de todos.
3. TRABALHE A EMPATIA
Outro segredo de uma boa comunicação é a empatia, que é algo que fará muita diferença. Muitas vezes, as pessoas possuem valores e opiniões próprias diferentes das suas.
Por isso, coloque-se no lugar das outras pessoas da conversa ou do público. E imagine como uma determinada informação seria encarada por eles. Fazendo isso, será possível entender como a sua mensagem seria absorvida.
Assim, entender se funcionaria ou não o que você deseja comunicar. E, de fato, criar uma conexão entre você e sua audiência.
4. SAIBA ESCUTAR
Este é um dos pontos críticos. Muitas pessoas não conseguem escutar o que os outros tem a dizer.
Pratique a escuta ativa. Ou seja,
- Tenha interesse real no que os outros estão falando
- Ouça e preste bastante atenção no que está sendo falado
- Não filtre apenas pelo o que te interessa
- Evite distrações
- Faça perguntas quando possível, enfim…
Assimile o máximo de informações possíveis. Isso fará com que a confiança entre os interlocutores e público seja muito maior. Além disso, reduz possíveis conflitos e melhora as relações interpessoais.
Ainda, não seja dono(a) da verdade. Saber escutar e entender os pontos de vistas das outras pessoas é fundamental para conseguir se comunicar bem.
Esteja aberto(a) para questionar suas certezas e pensamentos. Elimine qualquer tipo de comunicações violentas. Ainda, considere todas as opiniões e tente chegar num consenso entre todos.
Caso haja discordâncias, o que é bem comum de acontecer, busque um ponto de equilíbrio. Com boas formas de argumentar e, principalmente, muito respeito por todos.
5. COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
Resumidamente, trata-se de habilidades de comunicação verbal (seja ela escrita ou falada) e não verbal (como expressões faciais ou corporais, gestos, imagens, entre outros).
E isso auxilia na forma que cada pessoa se expressa e escuta os outros. Dessa maneira, as nossas respostas deixam de ser automáticas e repetitivas.
Então, passam a ser conscientes e baseadas nas percepções e interpretações do momento. Tudo feito por observação de comportamentos e fatores que influenciam cada pessoa.
Além disso, a comunicação não-violenta funciona através da escuta ativa e profunda. Com objetivo de buscar e trazer mais atenção e respeito.
Assim, não só evitar atritos, mas também gerar conexão, compaixão e empatia, que falamos anteriormente.
6. ORGANIZE O RACIOCÍNIO
Outra dica valiosa é trabalhar o raciocínio da sua comunicação. Conforme falamos nos itens anteriores. Basicamente, pense em pelo menos, 3 pilares:
- ponto de partida
- pontos que precisam ser abordados e resolvidos durante a comunicação
- ponto de chegada ou ponto final
Dessa forma, conseguirá planejar e organizar seu raciocínio. Do mesmo modo, deixar claro para o seu público o que será trabalhado durante a comunicação. Assim, ele ficará preparado e alinhado sobre os assuntos que serão explorados.
No entanto, em todos os momentos, tenha objetividade. Não enrole. Vá direto ao ponto para ter clareza e praticidade. Isso fará com que as chances da sua audiência se desinteressar sejam diminuídas bastante.
7. PENSE NAS PALAVRAS E PONTUAÇÕES
A forma que falamos precisa respeitar a maneira como escrevemos. Em outras palavras, use pausas para deixar mais clara e menos corrida a sua mensagem.
Use palavras de transição para mostrar a fluidez do seu raciocínio. Ou então, palavras que demonstrem claramente que você está trocando de assunto, por exemplo.
Além disso, a entonação é bem importante. Um exemplo prático é: ao fazer uma pergunta, desde o início da frase, utilize bem sua entonação para mostrar que se trata de uma dúvida.
8. ENTENDA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Estude bem como funcionam os meios de comunicação a serem utilizados. Como os e-mails, ligações, reuniões, whatsapp, conversas, apresentações, enfim.
Entender o meio ou a maneira que a comunicação será feita é fundamental. Dessa forma, você saberá como trabalhar suas mensagens e falas que atendam a forma dos meios em questão.
Por exemplo: e-mails muito longos costumam ser chatos de serem lidos. Assim, é preciso trabalhar bem narrativa para não perder o interesse do público. Bem como trabalhar as pontuações e separações de tópicos.
O mesmo vale para o Whatsapp, que geralmente funciona mais com mensagens mais curtas do que um email. Dessa forma, a maneira de escrever ou gravar áudios precisam ser bem práticos e diretos também.
DICA EXTRA
Conforme prometido, uma dica bem especial aqui é trabalhar a sua oratória, um dos principais segredos de uma boa comunicação. Que resumidamente, é mais do que falar e explicar. Literalmente, é falar bem e ser muito entendido(a) pela sua audiência. De forma clara, objetiva e cativante.
Por isso, recomendamos muito se aprofundar sobre este assunto. E se preferir, temos um vídeo bem prático sobre oratória. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO
Essas foram as nossas dicas dos segredos de uma boa comunicação. Com certeza, quando bem trabalhadas, vão te ajudar muito na sua vida profissional e pessoal também. pode acreditar!
Além disso, tem alguma dica que não falamos aqui, mas que ache bem importante? Se sim, compartilhe com a gente nos comentários!
E só pra recapitular as dicas que falamos aqui:
- AUTOCONHECIMENTO
- OBJETIVIDADE E CLAREZA
- TRABALHE A EMPATIA
- SAIBA ESCUTAR
- COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
- ORGANIZE O RACIOCÍNIO
- PENSE NAS PALAVRAS E PONTUAÇÕES
- ENTENDA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
- DICA EXTRA: ORATÓRIA
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Ainda, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa