Pix falso como identificar? Essa forma de pagamento e transferências vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Principalmente devido a sua facilidade, rapidez e por ser de graça na maior parte dos casos.
No entanto, existem algumas fraudes ou golpes que precisamos ficar muito atentos para não sermos prejudicados. E, infelizmente, vem se tornando muito comum.
Por isso, separamos aqui 4 dicas bem importantes e práticas para conseguirmos identificar quando um pix é falso para não cairmos nesse golpe.
Assim, proteger nossas empresas e até a nossa vida pessoal também.
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo bem prático sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
PIX FALSO COMO IDENTIFICAR
Um dos principais tipos de golpe com o Pix é receber comprovantes falsos de transferências Pix. E assim, os golpistas conseguem levar ou receber produtos ou serviços sem pagar nada por eles.
Por isso, para não sair no prejuízo, separamos aqui 4 dicas práticas e certeiras para identificar se o comprovante do Pix é verdadeiro ou não.
Dá só uma olhada!
1. QUALIDADE DO COMPROVANTE
Ao receber um comprovante do Pix, analise bem se ele apresenta textos e imagens reais e com boa qualidade.
Verifique se o logotipo da instituição financeira está certa. Bem como se está proporcional ao documento e se não há nenhum sinal de edição ou modificação.
Ainda, analise as fontes de textos e confirme se está condizente ou não.
Tenha em mente que um comprovante de transferência ou pagamento via Pix é bastante nítido. Ou seja, é possível ter uma leitura muito boa de todas as informações. Sejam textos ou imagens.
Ao perceber que existe possíveis sinais de edição ou a qualidade dos elementos não estão boas, desconfie imediatamente.
2. VERIFIQUE A DATA E HORÁRIO
No comprovante do Pix, aparece o horário e a data em que o Pix foi realizado. Por isso, confira se essas informações batem com o que foi combinado entre você e o outro lado (como clientes, por exemplo).
Caso a data ou horário esteja diferente, confirme realmente se o Pix está correto ou não.
3. CHEQUE O EXTRATO BANCÁRIO
O Pix é instantâneo. Ou seja, o dinheiro cai na sua conta praticamente no mesmo momento em que o pagamento ou transferência é realizada via Pix.
Por isso, ao desconfiar do comprovante, verifique o saldo na sua conta. Veja o extrato bancário para confirmar se a transferência ou pagamento realmente foi realizado.
Ao identificar o saldo, essa é a confirmação de que o Pix realmente foi realizado e efetuado da forma correta e certa.
Caso isso aconteça, aí sim você pode completar a venda e entregar ou enviar o produto ou serviço para os seus clientes.
4. CUIDADO COM AGENDAMENTOS
Um agendamento de Pix não significa, necessariamente, que o pagamento foi realizado. Um agendamento não garante que a transferência seja feita.
Isso só acontecerá se o pagador(a) tiver o respectivo saldo disponível na conta bancária.
Desse modo, o pagador(a) pode cancelar o agendamento posteriormente. Assim, a transferência do dinheiro não é realizada, de fato.
Por isso, ao invés de aceitar um comprovante de agendamento de Pix, peça sempre o comprovante de pagamento. E não de agendamento para não ter problema de calote ou golpe.
OUTROS TIPOS DE GOLPES DO PIX
Essas dicas que mostramos aqui são as principais para evitar golpes de comprovantes de pagamento ou transferência falsas do Pix.
Mas se você tiver alguma outra dica, escreva aqui nos comentários e compartilhe com a gente!
E tenha em mente que o que falamos aqui foram dicas para não cair no golpe do comprovante falso do Pix.
No entanto, tenha muita atenção e cuidado porque existem outros tipos de golpes do Pix. Como por exemplo:
CADASTRO ERRADO
Golpistas enviam links falsos para o cidadão realizar o cadastro do seu Pix ou da empresa. Assim, quando a pessoa for realizar o cadastro através deste link falso, irá colocar seus dados pessoais ou da empresa.
Desse modo, com esses dados em mãos, os golpistas os utilizam para realizar diversos tipos de golpe ou fraudes no nome desta pessoa ou empresa.
Por isso, ao receber esse tipo de link, não abra e não utilize. Sempre que for realizar algo com o Pix, faça direto na sua instituição financeira. Seja nos aplicativos oficiais ou seus respectivos sites originais.
PIX ERRADO
Outro golpe muito comum acontece quando os golpistas enviam um comprovante falso dizendo que enviou ou realizou um pix para você ou sua empresa de forma errada ou por engano.
Assim, eles pedem para que se realize uma transferência da sua parte para eles para devolver o suposto dinheiro que foi enviado por engano para você. Literalmente, pedindo um reembolso.
No entanto, os golpistas usam um comprovante falso. Por isso, caso isso aconteça, siga as dicas que falamos aqui para saber se realmente é um golpe. Assim, você ou sua empresa ficará muito mais protegida.
E caso caia em algum golpe do Pix, procure sua instituição financeira ou banco imediatamente e peça ajuda. Eles te orientarão como proceder nesses casos, combinado?
CONCLUSÃO
E só pra recapitular as dicas que falamos aqui:
- QUALIDADE DO COMPROVANTE
- VERIFIQUE A DATA E HORÁRIO
- CHEQUE O EXTRATO BANCÁRIO
- CUIDADO COM AGENDAMENTOS
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa