PCP o que é? Conhecido também como Plano de Controle de Produção, o PCP é um sistema que gerencia os recursos operacionais de uma empresa. E assim, reduzir custos e desperdícios do seu negócio.
E como resultado, trará muitos lucros todos os dias. Por isso, entenda agora o que é PCP, suas grandes vantagens e as 06 etapas práticas para aplica-lo na sua empresa do jeito certo!
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- PCP O QUE É?
- SUAS GRANDES VANTAGENS
- 06 ETAPAS PARA APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. PCP O QUE É?
PCP é a sigla para Plano de Controle de Produção. Ou seja, é a gestão operacional de uma empresa para manter a previsão e o controle de todos os recursos utilizados em uma produção.
Como resultado, otimizar o uso dos recursos e processos, bem como tempo e equipe envolvida, para evitar desperdícios e reduzir custos.
Logo, podemos dizer que seus principais objetivos são:
– Planejar
Ou seja, determinar e organizar os produtos que devem ser produzidos e quando isso deve ser feito.
– Programar
É a definição dos recursos e equipes que serão utilizados para a produção do início ao fim.
– Controlar:
É o monitoramento para verificar se tudo está andando conforme o esperado. Assim, corrigir possíveis problemas ou realizar ajustes quando necessário.
E considerando tudo isso, fazer com que os produtos certos sejam entregues para os clientes na hora certa também.
2. SUAS GRANDES VANTAGENS
TOMADAS DE DECISÃO
O PCP trará uma base bem sólida para que os gestores da empresa consigam tomar decisões mais assertivas.
Principalmente porque permite o controle de todo o fluxo do processo de produção.
OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
Ainda, o PCP também consegue otimizar os processos de produção das empresas.
Pois como planeja, organiza e controla o processo produtivo, é possível entender onde podem ser feitos ajustes para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS
Como resultado, é possível otimizar bem todos os recursos utilizados em uma produção, inclusive tempo e as equipes envolvidas.
Assim, fazer com que tudo seja utilizado e trabalhado da melhor forma. Sempre focando onde realmente importa.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Consequentemente, os custos serão reduzidos significativamente. Pode ter certeza que muitas produções geram grandes desperdícios de recursos, tempo e equipes mal treinadas.
Logo, o PCP conseguirá organizar isso e fazer com que tudo seja feito corretamente. E assim, evitar desperdícios e reduzir bem os custos.
MELHORES RESULTADOS
E ainda, como o PCP consegue identificar pontos fortes e fracos da produção, logística e processo, os resultados da empresa serão bem melhores.
Principalmente considerando tudo o que falamos até aqui.
3. 06 ETAPAS PARA APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO
1. PREVISÃO DE DEMANDA
O primeiro passo é prever a demanda de mercado. Ou seja, o quanto a empresa precisa produzir para atender seus clientes.
Dessa maneira, será possível entender o que precisa ser produzido, quantidade e prazos. E assim, começar o planejamento e estratégias de produção.
Para auxiliar nesse passo, estudar os dados de períodos anteriores pode dar uma base para ter uma previsão da demanda.
2. PLANEJAMENTO E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Com a previsão da demanda feita, agora é o momento de planejar a capacidade de produção da empresa.
Ou seja, é preciso avaliar se a empresa tem o que precisa para realizar a produção toda. Desse modo, certificar se precisa ser feita alguma adaptação.
3. PLANEJAMENTO AGREGADO DE PRODUÇÃO (PAP)
Neste passo, defina qual estratégia de produção será utilizada e implementada. E aqui, trata-se volume de produção, montagem e treinamento das equipes, estoques, logística, seleção de fornecedores, entre outros pontos.
E o PAP geralmente é considerado anual, mas sempre ocorrem revisões mensais para saber se é preciso realizar algum ajuste.
4. PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO (PMP)
Agora é o momento de determinar a maneira de como os planos de produção serão executados no curto prazo.
O PMP permite que sua empresa analise e direcione recursos para que a produção de um determinado período seja executada da maneira correta e consiga atender a demanda.
Geralmente, costuma ser mais detalhado do que o PAP.
Principalmente pelo fato de considerar tanto a previsão de demanda, quanto os pedidos realizados de produção e compra/venda.
5. PROGRAMAÇÃO DETALHADA DA PRODUÇÃO (PDP)
A importância do PDP é mostrar como a empresa realizará as operações no dia a dia para produzir o planejado.
Aqui, são considerados atividades como:
– sequenciamento de ordens de produção
Define a sequência operacional das máquinas para diminuir atrasos, ociosidade e estoques necessários;
– gerenciamento de materiais
É o planejamento do estoque (inclusive o estoque de segurança), definição do tamanho dos lotes e o reabastecimento da matéria-prima;
– emissão de ordens de produção
É a implementação do programa de produção. Ou seja, é a emissão dos documentos necessários para que as operações sejam iniciadas.
O mesmo vale para a liberação da produção também, fazendo com que os recursos necessários disponíveis.
6. CONTROLE DE PRODUÇÃO
E, por fim, o processo da produção todo precisa ser acompanhado de perto. E assim, garantir que tudo está andando conforme o planejado. Ou até então realizar possíveis ajustes quando necessário.
Aqui, todos os detalhes precisam ser considerados e revisados para que todo o PCP tenha sucesso para que os resultados desejados sejam alcançados.
Inclusive, existem algumas ferramentas que são bastante úteis para trabalhar bem o PCP. E um bom exemplo é a metodologia KANBAN.
Que basicamente, é um sistema visual de gestão de trabalho ou do fluxo de produção em empresas e projetos. Ele utiliza cartões coloridos (ou post-its) para facilitar a visualização e o entendimento do panorama geral dos processos.
Além disso, o foco do Kanban é priorizar a produtividade e a organização das entregas. E o seu objetivo é proporcionar um trabalho mais transparente e direcionado.
Então, se quiser se aprofundar mais sobre este assunto, temos um vídeo bem prático sobre isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
E para garantir que o PCP funcione ainda mais de um jeito mais prático e organizado, recomendamos utilizar ERPs.
Que resumidamente, são sistemas de gestão integrados que auxiliam as empresas a organizar, otimizar e melhorar todos os processos do negócio.
Assim, todo o fluxo de informação será muito mais rápido e assertivo.
Por isso, se quiser entender mais sobre ERPs, assista nosso vídeo que explica esse tema de um jeito que é direto ao ponto. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
PRA FECHAR ESSE POST SOBRE PCP O QUE É…
Viu como o PCP (Plano de Controle de Produção), quando bem trabalhado, trará mais produtividade, reduzirá custos, erros e desperdícios da sua empresa? E assim, aumentar muito seus lucros?
E é justamente por isso que ele é muito utilizado por empresas de todos os tipos de porte. Com certeza, ele pode agregar bastante no seu negócio também, pode acreditar!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- PCP O QUE É?
- SUAS GRANDES VANTAGENS
- 06 ETAPAS PARA APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa