PCP O Que É | 06 Dicas Práticas para Controlar Sua Produção

PCP o que é? Conhecido também como Plano de Controle de Produção, o PCP é um sistema que gerencia os recursos operacionais de uma empresa. E assim, reduzir custos e desperdícios do seu negócio.

E como resultado, trará muitos lucros todos os dias. Por isso, entenda agora o que é PCP, suas grandes vantagens e as 06 etapas práticas para aplica-lo na sua empresa do jeito certo!

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. PCP O QUE É?
  2. SUAS GRANDES VANTAGENS
  3. 06 ETAPAS PARA APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. PCP O QUE É?

PCP é a sigla para Plano de Controle de Produção. Ou seja, é a gestão operacional de uma empresa para manter a previsão e o controle de todos os recursos utilizados em uma produção.

Como resultado, otimizar o uso dos recursos e processos, bem como tempo e equipe envolvida, para evitar desperdícios e reduzir custos.

Logo, podemos dizer que seus principais objetivos são:

Planejar

Ou seja, determinar e organizar os produtos que devem ser produzidos e quando isso deve ser feito.

Programar 

É a definição dos recursos e equipes que serão utilizados para a produção do início ao fim.

Controlar: 

É o monitoramento para verificar se tudo está andando conforme o esperado. Assim, corrigir possíveis problemas ou realizar ajustes quando necessário.

E considerando tudo isso, fazer com que os produtos certos sejam entregues para os clientes na hora certa também.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - PCP O Que É | 06 Dicas Práticas para Controlar Sua Produção

2. SUAS GRANDES VANTAGENS

TOMADAS DE DECISÃO

O PCP trará uma base bem sólida para que os gestores da empresa consigam tomar decisões mais assertivas.

Principalmente porque permite o controle de todo o fluxo do processo de produção.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Ainda, o PCP também consegue otimizar os processos de produção das empresas.

Pois como planeja, organiza e controla o processo produtivo, é possível entender onde podem ser feitos ajustes para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

Como resultado, é possível otimizar bem todos os recursos utilizados em uma produção, inclusive tempo e as equipes envolvidas.

Assim, fazer com que tudo seja utilizado e trabalhado da melhor forma. Sempre focando onde realmente importa.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Consequentemente, os custos serão reduzidos significativamente. Pode ter certeza que muitas produções geram grandes desperdícios de recursos, tempo e equipes mal treinadas.

Logo, o PCP conseguirá organizar isso e fazer com que tudo seja feito corretamente. E assim, evitar desperdícios e reduzir bem os custos.

MELHORES RESULTADOS

E ainda, como o PCP consegue identificar pontos fortes e fracos da produção, logística e processo, os resultados da empresa serão bem melhores.

Principalmente considerando tudo o que falamos até aqui.

o que é fluxo de caixa - PCP O Que É | 06 Dicas Práticas para Controlar Sua Produção

3. 06 ETAPAS PARA APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO

1. PREVISÃO DE DEMANDA

O primeiro passo é prever a demanda de mercado. Ou seja, o quanto a empresa precisa produzir para atender seus clientes.

Dessa maneira, será possível entender o que precisa ser produzido, quantidade e prazos. E assim, começar o planejamento e estratégias de produção.

Para auxiliar nesse passo, estudar os dados de períodos anteriores pode dar uma base para ter uma previsão da demanda.

2. PLANEJAMENTO E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Com a previsão da demanda feita, agora é o momento de planejar a capacidade de produção da empresa.

Ou seja, é preciso avaliar se a empresa tem o que precisa para realizar a produção toda. Desse modo, certificar se precisa ser feita alguma adaptação.

3. PLANEJAMENTO AGREGADO DE PRODUÇÃO (PAP)

Neste passo, defina qual estratégia de produção será utilizada e implementada. E aqui, trata-se volume de produção, montagem e treinamento das equipes, estoques, logística, seleção de fornecedores, entre outros pontos.

E o PAP geralmente é considerado anual, mas sempre ocorrem revisões mensais para saber se é preciso realizar algum ajuste.

4. PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO (PMP)

Agora é o momento de determinar a maneira de como os planos de produção serão executados no curto prazo.

O PMP permite que sua empresa analise e direcione recursos para que a produção de um determinado período seja executada da maneira correta e consiga atender a demanda.

Geralmente, costuma ser mais detalhado do que o PAP.

Principalmente pelo fato de considerar tanto a previsão de demanda, quanto os pedidos realizados de produção e compra/venda.

5. PROGRAMAÇÃO DETALHADA DA PRODUÇÃO (PDP)

A importância do PDP é mostrar como a empresa realizará as operações no dia a dia para produzir o planejado.

Aqui, são considerados atividades como:

– sequenciamento de ordens de produção

Define a sequência operacional das máquinas para diminuir atrasos, ociosidade e estoques necessários;

– gerenciamento de materiais

É o planejamento do estoque (inclusive o estoque de segurança), definição do tamanho dos lotes e o reabastecimento da matéria-prima;

– emissão de ordens de produção 

É a implementação do programa de produção. Ou seja, é a emissão dos documentos necessários para que as operações sejam iniciadas.

O mesmo vale para a liberação da produção também, fazendo com que os recursos necessários disponíveis.

6. CONTROLE DE PRODUÇÃO

E, por fim, o processo da produção todo precisa ser acompanhado de perto. E assim, garantir que tudo está andando conforme o planejado. Ou até então realizar possíveis ajustes quando necessário.

Aqui, todos os detalhes precisam ser considerados e revisados para que todo o PCP tenha sucesso para que os resultados desejados sejam alcançados.

Inclusive, existem algumas ferramentas que são bastante úteis para trabalhar bem o PCP. E um bom exemplo é a metodologia KANBAN.

Que basicamente, é um sistema visual de gestão de trabalho ou do fluxo de produção em empresas e projetos. Ele utiliza cartões coloridos (ou post-its) para facilitar a visualização e o entendimento do panorama geral dos processos.

Além disso, o foco do Kanban é priorizar a produtividade e a organização das entregas. E o seu objetivo é proporcionar um trabalho mais transparente e direcionado.

Então, se quiser se aprofundar mais sobre este assunto, temos um vídeo bem prático sobre isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

E para garantir que o PCP funcione ainda mais de um jeito mais prático e organizado, recomendamos utilizar ERPs.

Que resumidamente, são sistemas de gestão integrados que auxiliam as empresas a organizar, otimizar e melhorar todos os processos do negócio.

Assim, todo o fluxo de informação será muito mais rápido e assertivo.

Por isso, se quiser entender mais sobre ERPs, assista nosso vídeo que explica esse tema de um jeito que é direto ao ponto. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

PRA FECHAR ESSE POST SOBRE PCP O QUE É…

Viu como o PCP (Plano de Controle de Produção), quando bem trabalhado, trará mais produtividade, reduzirá custos, erros e desperdícios da sua empresa? E assim, aumentar muito seus lucros?

E é justamente por isso que ele é muito utilizado por empresas de todos os tipos de porte. Com certeza, ele pode agregar bastante no seu negócio também, pode acreditar!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. PCP O QUE É?
  2. SUAS GRANDES VANTAGENS
  3. 06 ETAPAS PARA APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.