Organograma de Uma Empresa (Estrutura Organizacional)

Organograma de uma empresa. Quando o assunto se trata de administrar um negócio, uma das ferramentas mais importantes que os empreendedores e profissionais iniciantes devem dominar é o organograma.

Este esquema gráfico não só ilustra a estrutura hierárquica da empresa, mas também define claramente as responsabilidades de cada departamento e membros das equipes.

Por isso, vamos mostrar aqui o que é um organograma, por que é bem importante, seus principais tipos e o passo a passo profissional e certeiro de como montar o da sua empresa.

Você verá nesse Post

ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA 

Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos explicar os seguintes pontos:

  1. O QUE É ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA
  2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE DESENVOLVER UM
  3. PRINCIPAIS TIPOS E MODELOS
  4. COMO MONTAR UM EM 09 PASSOS PROFISSIONAIS

Então, vamos lá!

1. O QUE É ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA

Basicamente, trata-se de uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa.

Ou seja, ele mostra as relações hierárquicas entre os diversos departamentos, equipes, cargos e colaboradores. Sendo uma representação gráfica da estrutura organizacional de um negócio.

Em outras palavras, um organograma é uma ferramenta essencial para estruturar equipes dentro de uma empresa.

Porque tem como objetivo principal de assegurar que cada colaborador(a) desempenhe suas funções de forma eficiente e adequada.

2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE DESENVOLVER UM

CLAREZA NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Um organograma proporciona uma visão clara da estrutura hierárquica da empresa. Isso ajuda bastante os colaboradores a entenderem o funcionamento organizacional de um negócio.
Pontuando bem cada cargo, função e equipes.

Isso é especialmente importante em empresas em crescimento, onde a estrutura organizacional pode se tornar mais complexa com o tempo.

DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES

Além disso, o organograma ajuda a estabelecer responsabilidades claras para cada função e departamento dentro da empresa.

Isso evita conflitos de competência e duplicação de esforços, garantindo que cada colaborador(a) saiba exatamente quais são suas responsabilidades e a quem devem se reportar.

FACILITA A COMUNICAÇÃO E A TOMADA DE DECISÃO

Ao mesmo tempo, o organograma bem elaborado facilita a comunicação dentro da empresa.

Porque ele permite que os colaboradores saibam com quem devem se comunicar para obter informações, tomar decisões ou resolver problemas específicos, por exemplo.

Como resultado, ajuda a otimizar e agilizar os processos de trabalho e a evitar atrasos causados por falta de clareza na estrutura organizacional.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - Organograma de Uma Empresa (Estrutura Organizacional)

3. PRINCIPAIS TIPOS E MODELOS

1. ORGANOGRAMA VERTICAL

O modelo vertical, também conhecido como clássico ou hierárquico, é um dos mais comuns utilizados pelas empresas.

Nesse tipo, os cargos são organizados em ordem de importância, seguindo uma hierarquia descendente.

Assim, aqueles que ocupam os níveis mais elevados detêm os cargos de maior autoridade dentro da organização.

Logo, entre as vantagens desse tipo de organograma, destaca-se a facilidade na criação de planos de carreira e na compreensão do fluxo de trabalho.

2. ORGANOGRAMA HORIZONTAL

Este o organograma não prioriza a hierarquia de cargos, sendo mais adequado para ambientes empresariais informais.

Nesse tipo, há maior autonomia concedida aos colaboradores, que têm voz ativa nos processos de tomada de decisão e podem desempenhar diferentes funções.

Assim, sua estrutura é organizada horizontalmente, enfatizando que as relações de poder não são o foco, mas mantendo a ideia de organização.

3. ORGANOGRAMA CIRCULAR

Também conhecido como “Radial”, o foco aqui é a importância do trabalho em equipe, representando os colaboradores lado a lado em um formato circular.

Dessa maneira, no centro do círculo se encontra a figura de maior relevância na empresa. Como o CEO ou presidente, enquanto os demais são posicionados ao redor, em direção às extremidades.

Esse modelo é mais utilizado por negócios que valorizam a colaboração entre seus membros em vez da hierarquia entre eles.

4. ORGANOGRAMA LINEAR DE RESPONSABILIDADE (OLR)

Este tipo se concentra nas funções, tarefas e responsabilidades de cada cargo. Em vez de sua hierarquização.

Porém, ele não é recomendado para empresas com processos altamente complexos. Principalmente pelo fato de que, ao apresentar cada uma das atividades de cada área e suas inter-relações, o organograma pode ficar excessivamente poluído.

5. ORGANOGRAMA EM BARRAS

Já este modelo se destaca pela hierarquização dos cargos da empresa, representando os colaboradores por meio de barras dispostas verticalmente.

Dessa forma, o tamanho de cada barra corresponde ao grau de autoridade de cada profissional da empresa. Considerando que o maior cargo é representado pela barra mais extensa, enquanto outros diminuem de acordo com o nível da hierarquia.

6. ORGANOGRAMA MATRICIAL

Semelhante ao organograma vertical em sua estrutura, o modelo matricial é adotado por empresas com maior flexibilidade, onde os cargos e funções não estão rigidamente definidos.

Normalmente utilizado por empresas orientadas à execução de projetos específicos, esse formato apresenta estruturas temporárias que misturam departamentos e equipes distintas.

7. ORGANOGRAMA SETORIAL

Este tipo é direcionado a um setor específico da empresa. Assim, é útil para grandes negócios com muitos colaboradores e equipes altamente estruturadas.

4. COMO MONTAR UM EM 09 PASSOS PROFISSIONAIS

1. ENTENDA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EXISTENTE

Antes de começar a desenhar o organograma, é essencial entender a estrutura organizacional atual da empresa.

Isso inclui identificar os departamentos, as equipes, os cargos e as relações hierárquicas entre eles.

Dessa forma, liste todas as funções e cargos da empresa. Assim, entenderá o que precisa organizar de uma maneira detalhada, planejada e organizada.

2. DEFINA O OBJETIVO DO ORGANOGRAMA

Outro ponto bem importante que muitos profissionais menosprezam é definir um objetivo claro ao desenvolver o organograma.

Assim, ficará muito mais claro e assertivo o desenvolvimento do organograma para organizar, de verdade, a estrutura do seu negócio. Ou seja, o organograma fará muito mais sentido e será bem funcional.

3. ESCOLHA O FORMATO ADEQUADO

Agora, estude e defina qual o formato que melhor se adapta à estrutura e às necessidades da sua empresa.

De acordo com os tipos e modelos de organograma que mostramos anteriormente.

4. IDENTIFIQUE OS CARGOS E DEPARTAMENTOS

Liste todos os cargos e departamentos da empresa, desde os níveis mais altos de gestão até os colaboradores de nível operacional.

Dessa forma, conforme falamos antes, certifique-se de incluir todas as áreas funcionais e suas respectivas responsabilidades.

Inclusive, possíveis cargos ou funções novas que precisam ser criados para atender todas as demandas e necessidades da empresa.

5. ESTABELEÇA AS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS

Defina as relações de supervisão e reporte entre os cargos e departamentos. Isso ajudará a visualizar claramente a cadeia de comando e as linhas de autoridade dentro da empresa.

6. UTILIZE FERRAMENTAS ADEQUADAS

Existem diversas ferramentas disponíveis para criar organogramas. Desde programas de computador especializados até aplicativos online gratuitos.

Desse modo, escolha uma ferramenta que seja fácil de usar e que ofereça recursos adequados às suas necessidades e estilo.

Aqui, você pode usar qualquer programa de sua preferência. Mas vamos indicar 3 programas gratuitos que são bastante utilizados por profissionais experientes para desenvolver um organograma de sucesso.

O primeiro é o Notion. Que é um aplicativo para organizar tarefas e projetos. É uma plataforma de produtividade “tudo-em-um”. Ou seja, diversas funcionalidades em lugar só.

O outro é o Trello. Que é uma ferramenta bastante utilizada para gestão de projetos. Ela é online e é uma plataforma bem versátil e prática. E é justamente por isso que ele pode ser utilizado de maneira colaborativa.

E o terceiro é o Canva. Que é um aplicativo online de design muito simples e intuitivo.

Todas essas ferramentas funcionam muito bem para desenvolver um organograma profissional, funcional e visualmente fácil de entender.

7. DESENHE O ORGANOGRAMA

Comece desenhando os principais cargos e departamentos no topo do organograma e vá adicionando os níveis hierárquicos inferiores.

Se preciso, utilize símbolos padronizados para representar cada cargo e linhas de conexão para mostrar as relações entre eles.

Tenha em mente que o mais importante do organograma é deixar claro as funções e hierarquia de cada cargo. E, principalmente, que seja fácil e simples de entender.

8. APRESENTE PARA AS EQUIPES

Após a verificação bem cuidadosa e detalhada de todas as informações, apresente o organograma a todos os colaboradores.

Isso é essencial garantir clareza para todos. Ou seja, que o documento seja acessível a todos e compreendido por eles.

9. REVISE E ATUALIZE REGULARMENTE

Após criar o organograma, revise-o cuidadosamente para garantir que esteja preciso e completo.

Além disso, lembre-se de atualizá-lo regularmente conforme ocorram mudanças na estrutura organizacional da empresa.

Viu como o organograma é uma ferramenta essencial para todo tipo de empresas?

CONCLUSÃO

Tenha em mente que ao compreender o que é um organograma e como aplicá-lo em seu próprio negócio, você criará uma base sólida para o crescimento e o sucesso do seu negócio.

Lembre-se de que um organograma deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças na empresa, garantindo que ele continue a ser uma ferramenta útil para orientar a organização e a gestão de recursos, combinado?

Além disso, as dicas que mostramos aqui são bem importantes, mas não são as únicas. Então, se conhecer alguma outra que não mostramos, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA
  2. POR QUE É TÃO IMPORTANTE DESENVOLVER UM
  3. PRINCIPAIS TIPOS E MODELOS
  4. COMO MONTAR UM EM 09 PASSOS PROFISSIONAIS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *