O Que Significa Persuasão | 5 Dicas Obrigatórias Para Melhorá-la

O que significa persuasão?

Persuasão é um quesito básico e extremamente poderoso para ajudar qualquer pessoa ou empresa a convencer as outras pessoas e realizar mais vendas.

Mas além das vendas, a persuasão é muito importante tanto na nossa vida profissional quanto na pessoal.

Por isso, separamos aqui 5 dicas obrigatórias para melhorar sua persuasão. Elas são bem práticas e muito eficientes. Mas poucas pessoas conhecem…Então, veja só como elas são incríveis!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo prático sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

A capacidade de persuadir é uma das maiores habilidades para conseguir uma vantagem competitiva. O que pode fazer toda a diferença para você e o seu negócio.

Ainda, se quiser entender mais sobre como criar uma Vantagem Competitiva, assista nosso vídeo aqui embaixo 🙂

Porém, primeiramente, é preciso entender o que é Persuasão.

Você verá nesse Post

O QUE SIGNIFICA PERSUASÃO?

Que basicamente, é a ação de convencer, persuadir. É fazer com que a outra pessoa absorva o que você está falando, aceite e acredite nisso.

Da mesma forma, persuadir significa melhorar a comunicação com o interlocutor(a).

A persuasão pode fazer com que o ouvinte mude de opinião ou refaça uma escolha mais apropriada. Ou seja, é levar alguém a aceitar um argumento seu.

No entanto, entender a persuasão é mais profundo que isso. Por isso, caso queira entender bem este assunto, recomendamos muito assistir nosso vídeo. Que explica bem o que é persuasão e como ela pode influenciar sua vida profissional e pessoal também.

Caso queira assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂

Agora, se você já sabe e conhece bem este assunto, vamos então para as 05 dicas obrigatórias para melhorar sua persuasão.

E se ficar até o final deste vídeo, vamos mostrar uma dica extra que pode fazer toda a diferença para sua persuasão, combinado?

1. CONEXÕES

Os seres humanos são conectados a procurar razões para confiar em outra pessoa. Por isso, é muito importante conhecer bem o seu público. Dessa forma, será possível entender seus hábitos, crenças, dores e necessidades, por exemplo.

Assim, você terá uma base muito sólida e concreta para encontrar argumentos e soluções que atendam ou resolvam o que o seu público procura.

E o mesmo vale para o seu lado. Ou seja, é preciso se apresentar de uma maneira clara e sincera para as outras pessoas. Argumentos que deem motivos e façam o seu público a querer acreditar em você ou na sua empresa.

Como resultado, elas terão a chance de te conhecer melhor e avaliar se vale a pena acreditar no que você está falando ou apresentado.

Gerando credibilidade, afinidade e reciprocidade. Literalmente, mostrando que você está comprometido(a) com o bem-estar de outras pessoas.

Em outras palavras, é preciso criar uma conexão entre o interlocutor(a) com os ouvintes. Sem isso, dificilmente haverá uma relação sincera ou de confiança. Como resultado, sua persuasão não funcionará.

É aqui que entra a Empatia…

E um assunto que vai te ajudar muito neste passo é trabalhar a empatia. Que em muitos casos, é ignorada. O que representa um grande erro.

Em suma, empatia é a capacidade de sentir e entender o que uma outra pessoa sente. Dessa forma, conseguir se colocar no lugar desta pessoa para enxergar e assimilar a perspectiva dela diante de cada contexto em que estiver inserida.

Em outras palavras, analisar e entender o ponto de vista das outras pessoas dentro de cada contexto em questão. Diferente daquele com o qual estamos acostumados ou condicionados, por exemplo.

Por isso, recomendamos muito entender bem a empatia. Caso prefira, temos um vídeo que explica tudo isso na prática. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

2. USE A RAZÃO

A segunda dica é fazer um apelo lógico à razão. Por que o seu público se preocupa com a sua ideia?

Neste caso, use dados, evidências e fatos para formar um argumento racional. Que de fato, resolva ou atenda o que seu público realmente procura ou precisa.

Para a persuasão funcionar bem, é preciso utilizar a razão para mostrar ao seu público que o que você está falando é verdade. Que faça sentido mesmo.

3. TRABALHE A EMOÇÃO

Sob o mesmo ponto de vista, é importante entender que pode, sim, ter uma conexão emocional. Isso é muito válido e importante também.

As pessoas são levadas à ação pela maneira de como um orador(a) as faz sentir.

Desse modo, a melhor maneira de transferir emoções de uma pessoa para outra é através da narrativa. Então, envolva sua grande ideia em uma história a ser contada. Ainda, que consiga envolver e entreter o seu público.

De fato, isso trará o público para próximo de você ou da sua empresa.

HOME OFFICE PROFISSIONAL e1657222487536 - O Que Significa Persuasão | 5 Dicas Obrigatórias Para Melhorá-la

O Storytelling como uma ferramenta…

E um assunto que te ajudará muito aqui é o Storytelling. Que resumidamente, é um termo em inglês que significa, em tradução literal, o ato de contar histórias.

Ou seja, comunicar sua ideia, mensagem ou evento, através de palavras, imagens e sons criativos.

Em outras palavras, é a criação de narrativas com começo, meio e fim para comunicar algo sobre sua marca e se conectar emocionalmente com seus públicos.

O storytelling, quando trabalhado do jeito certo, é uma ferramenta poderosa para estabelecer um relacionamento duradouro com seus consumidores e potenciais clientes.

Quando você conta uma história verdadeira, sua mensagem é percebida como autêntica.

Então, recomendamos muito assistir nosso vídeo que explica o passo-a-passo para criar um storytelling verdadeiro. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

4. COMPROMISSO E COERÊNCIA

O comprometimento e coerência do que você fala ou apresenta é fundamental.

Isso faz a mensagem ser mais verdadeira e confiável.

Por exemplo: se alguém fala que vai fazer uma determinada coisa e realmente a faz, nós ficamos mais propensos a concordar com as suas proposições.

Desse modo, para conseguir ser persuasivo(a), primeiro é preciso acreditar, de fato, no que está sendo falado ou apresentado.

Um outro exemplo para ilustrar é: para vender algo a um potencial cliente, a proposta deve chegar de forma aberta. Ainda, com boa flexibilidade para evoluir e chegar em um ponto em comum. Que seja favorável para ambos os lados.

Para exercer uma boa persuasão, é preciso deixar espaço para todos opinarem e esclarecerem seus pontos. Literalmente, proporem mudanças na sua proposta.

Assim, é justamente aí que entra o compromisso. É preciso demonstrar que você entende a necessidade do público. E que desse modo, deseja chegar em uma solução criada de maneira compartilhada com os envolvidos.

Isso faz com que o sentimento de criação conjunta apareça. E isso é muito forte para a persuasão.

Use a Escuta Ativa…

Somado a isso, praticar a escuta ativa é bem válida aqui. Que basicamente, é uma técnica que ajuda a construir e manter um diálogo ou conversa eficiente. Na qual o ouvinte consegue entender, interpretar e assimilar toda a mensagem que é transmitida pelo interlocutor. Tudo de forma clara e sincera.

Ainda, demonstrando um interesse verdadeiro e criando uma conexão real entre as pessoas.

Do mesmo modo, se quiser entender como trabalhar a sua escuta ativa, assista nosso vídeo prático sobre isso. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

5. BREVIDADE

Tenha muita objetividade na hora de apresentar suas ideias ou propostas. Comece com o ponto mais forte. E expresse sua ideia com o mínimo de palavras possível.

Há um limite para a quantidade de informações que as pessoas podem absorver. E elas estarão mais alertas no início.

Desse modo, se prolongar muito o seu discurso, as chances de perder o interesse dos ouvintes são bem grandes.

Mas tenha coerência neste momento. A objetividade tem que ser clara. Muitas vezes, as pessoas confundem a objetividade e acabam colocando poucas informações relevantes. Como resultado, acabam não sendo claras e perdem a atenção ou interesse do público.

Por isso, tenha o máximo de objetividade. Mas considerando e valorizando as informações chaves que resolva ou atenda o que o seu público procura, combinado?

DICA EXTRA

Logo, conforme prometido, a persuasão é um assunto um pouco mais profundo. Por isso, é preciso estuda-la cada vez mais para trabalha-la da melhor maneira possível.

Dessa maneira, vamos recomendar aqui a leitura do livro “As Armas da Persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar”. Ele é considerado um dos melhores livros do assunto.

Com certeza, vale muito a pena sua leitura. Principalmente por ser bem didático e muito gostoso de ler.

Então, se quiser conhece-lo, você pode clicar aqui ou no link que deixamos aqui embaixo Clicando nele, você terá uma oferta por tempo limitado no momento que estamos gravando este vídeo, combinado?

PRA FECHAR ESSE POST SOBRE O QUE SIGNFICA PERSUASÃO

Viu como essas dicas para melhorar a sua persuasão são simples de serem trabalhadas? Ao mesmo tempo, são muito poderosas.

Porém, elas não são as únicas, existem muitas outras! Por isso, recomendamos assistir o nosso vídeo sobre o que é persuasão que falamos no começo deste vídeo. Lá, você vai encontrar muitas outras dicas bem legais para trabalhar sua persuasão, tudo bem?

Ao mesmo tempo, se tiver outra dica que não falamos aqui, comente com a gente também!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. CONEXÕES
  2. USE A RAZÃO
  3. TRABALHE A EMOÇÃO
  4. COMPROMISSO E COERÊNCIA
  5. BREVIDADE

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *