O que é quebra de caixa? Essa é uma prática muito comum em lojas e negócios que lidam com dinheiro em espécie.
Desse modo, serve como um incentivo em forma de valor adicional ao salário dos colaboradores realizarem o controle da entrada e saída de dinheiro do caixa da loja, varejo ou comércio, por exemplo.
Por isso, entenda agora o que é quebra de caixa e tudo o que precisa saber de um jeito bem resumido e prático!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É QUEBRA DE CAIXA
- COMO FUNCIONA
- 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR A QUEBRA DE CAIXA
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É QUEBRA DE CAIXA
Em poucas palavras, trata-se de um valor adicional ao salário pago para os colaboradores que tem um manuseio direto com dinheiro físico.
Ou seja, é uma verba destinada aos profissionais do caixa, como uma forma de reconhecimento pela importância dessa função.
Além disso, serve como incentivo e motivação para o bom desempenho e responsabilidade dessa tarefa.
Tudo para que o controle de dinheiro físico do caixa das empresas seja gerenciado da forma correta. Como entrada e saída de dinheiro, contagem do troco, enfim.
Assim, os colaboradores entendem o tamanho da importância dessa tarefa. Fazendo com que tudo seja feito com muita atenção. Evitando erros de entrada e saída de dinheiro do seu negócio.
2. COMO FUNCIONA
A quebra de caixa não é algo obrigatório. No entanto, existem alguns setores que é preciso cumpri-la devido a possíveis acordos direto entre empresa e colaboradores. Ou então pela convenção coletiva ou negociações com sindicatos.
E quando o pagamento da quebra do caixa é efetuado, ele é feito como parte do salário. E ele pode ser feito através de um valor fixo ou então como uma porcentagem do salário total.
Dessa forma, o valor da quebra do caixa é considerado no salário como um todo. O que inclui os cálculos de 13º salário, horas extras, FGTS, férias, entre outros benefícios.
3. 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR A QUEBRA DE CAIXA
1. DEFINA BEM OS PROCESSOS
Desenvolva um procedimento bem claro e elaborado para ser seguido na abertura e fechamento do caixa do seu negócio.
Isso fará com que cada colaborador(a) saiba exatamente o que precisa ser feito. Evitando possíveis erros ou falhas na entrada e saída de dinheiro.
Bem como definir de maneira clara os responsáveis pelo caixa em cada momento.
2. REGISTRE TUDO
Anote todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa. Inclusive, possíveis descontos, devoluções, abatimentos, enfim.
Todas essas anotações registrarão o histórico da movimentação do dinheiro do caixa. O que ajudará identificar possíveis falhas ou erros de processos.
3. CONFIRA NOTAS FISCAIS
Tenha muita atenção a todas as notas fiscais emitidas e recebidas. Elas representam a movimentação do dinheiro da empresa de maneira formalizada.
Assim, será possível conferir sempre se os valores emitidos e recebidos batem com o que foi realizado, de fato.
4. COMPARE O SALDO FINAL COM O REALIZADO
Analise com muito cuidado o saldo final do caixa com o que foi registrado no seu caixa também. Dessa forma, será possível acompanhar de perto possíveis diferenças de valores e registros.
5. ORGANIZE SEU CONTROLE DE CAIXA
Conseguir organizar de forma bem clara todas as movimentações de dinheiro é um pilar fundamental para evitar que erros aconteçam no gerenciamento do caixa.
Ou seja, deixe tudo muito claro sobre cada ponto e registro feito em cada dia. Isso servirá como base e histórico de tudo o que foi movimentado. E assim, identificar possíveis erros ou falhas cometidas em determinadas ocasiões.
6. USE ERP
Resumidamente, ERP é uma abreviação em inglês que significa Enterprise Resources Planning. Que em português, nada mais é do que Planejamento dos Recursos da Empresa.
Ou seja, é uma ferramenta de gestão empresarial que integra todas as informações de uma empresa em um único sistema. Em outras palavras, é um sistema de gestão integrado.
Dessa maneira, traz transparência, a colaboração entre equipes e a troca de dados com o objetivo de formar uma base sólida para conseguir ter melhores tomadas de decisão. Além de melhorar constantemente os processos, o que faz o negócio ser mais eficiente, organizado e eficaz.
Com certeza, um bom ERP ajudará bastante a controlar bem o movimento do caixa da sua empresa. Bem como automatizar tarefas que podem ajudar bastante a trabalhar de forma clara e coerente a quebra do caixa.
Por isso, se quiser entender como funciona um ERP de maneira prática, assista nosso vídeo que explica exatamente isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO
Viu como a quebra do caixa é simples, mas precisa de muita atenção todos os dias? Em muitos casos, ela é vista como algo repetitivo. No entanto, não entre no automático porque isso é bem perigoso. Caso contrário, as chances de aparecerem problemas frequentes é bem grande.
Por isso, trabalhe a quebra do caixa com muita atenção e seriedade, combinado?
Além disso, se tiver alguma outra dica de como trabalhar a quebra do caixa que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!
E só pra recapitular o que falamos:
- O QUE É QUEBRA DE CAIXA
- COMO FUNCIONA
- 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR A QUEBRA DE CAIXA
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa