O Que É Quebra de Caixa? (BEM Prático e Resumido)

O que é quebra de caixa? Essa é uma prática muito comum em lojas e negócios que lidam com dinheiro em espécie.

Desse modo, serve como um incentivo em forma de valor adicional ao salário dos colaboradores realizarem o controle da entrada e saída de dinheiro do caixa da loja, varejo ou comércio, por exemplo.

Por isso, entenda agora o que é quebra de caixa e tudo o que precisa saber de um jeito bem resumido e prático!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

 

Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É QUEBRA DE CAIXA
  2. COMO FUNCIONA
  3. 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR A QUEBRA DE CAIXA

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É QUEBRA DE CAIXA

Em poucas palavras, trata-se de um valor adicional ao salário pago para os colaboradores que tem um manuseio direto com dinheiro físico.

Ou seja, é uma verba destinada aos profissionais do caixa, como uma forma de reconhecimento pela importância dessa função.

Além disso, serve como incentivo e motivação para o bom desempenho e responsabilidade dessa tarefa.

Tudo para que o controle de dinheiro físico do caixa das empresas seja gerenciado da forma correta. Como entrada e saída de dinheiro, contagem do troco, enfim.

Assim, os colaboradores entendem o tamanho da importância dessa tarefa. Fazendo com que tudo seja feito com muita atenção. Evitando erros de entrada e saída de dinheiro do seu negócio.

2. COMO FUNCIONA

A quebra de caixa não é algo obrigatório. No entanto, existem alguns setores que é preciso cumpri-la devido a possíveis acordos direto entre empresa e colaboradores. Ou então pela convenção coletiva ou negociações com sindicatos.

E quando o pagamento da quebra do caixa é efetuado, ele é feito como parte do salário. E ele pode ser feito através de um valor fixo ou então como uma porcentagem do salário total.

Dessa forma, o valor da quebra do caixa é considerado no salário como um todo. O que inclui os cálculos de 13º salário, horas extras, FGTS, férias, entre outros benefícios.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - O Que É Quebra de Caixa? (BEM Prático e Resumido)

3. 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR A QUEBRA DE CAIXA

1. DEFINA BEM OS PROCESSOS

Desenvolva um procedimento bem claro e elaborado para ser seguido na abertura e fechamento do caixa do seu negócio.

Isso fará com que cada colaborador(a) saiba exatamente o que precisa ser feito. Evitando possíveis erros ou falhas na entrada e saída de dinheiro.

Bem como definir de maneira clara os responsáveis pelo caixa em cada momento.

2. REGISTRE TUDO

Anote todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa. Inclusive, possíveis descontos, devoluções, abatimentos, enfim.

Todas essas anotações registrarão o histórico da movimentação do dinheiro do caixa. O que ajudará identificar possíveis falhas ou erros de processos.

3. CONFIRA NOTAS FISCAIS

Tenha muita atenção a todas as notas fiscais emitidas e recebidas. Elas representam a movimentação do dinheiro da empresa de maneira formalizada.

Assim, será possível conferir sempre se os valores emitidos e recebidos batem com o que foi realizado, de fato.

4. COMPARE O SALDO FINAL COM O REALIZADO

Analise com muito cuidado o saldo final do caixa com o que foi registrado no seu caixa também. Dessa forma, será possível acompanhar de perto possíveis diferenças de valores e registros.

5. ORGANIZE SEU CONTROLE DE CAIXA

Conseguir organizar de forma bem clara todas as movimentações de dinheiro é um pilar fundamental para evitar que erros aconteçam no gerenciamento do caixa.

Ou seja, deixe tudo muito claro sobre cada ponto e registro feito em cada dia. Isso servirá como base e histórico de tudo o que foi movimentado. E assim, identificar possíveis erros ou falhas cometidas em determinadas ocasiões.

6. USE ERP

Resumidamente, ERP é uma abreviação em inglês que significa Enterprise Resources Planning. Que em português, nada mais é do que Planejamento dos Recursos da Empresa.

Ou seja, é uma ferramenta de gestão empresarial que integra todas as informações de uma empresa em um único sistema. Em outras palavras, é um sistema de gestão integrado.

Dessa maneira, traz transparência, a colaboração entre equipes e a troca de dados com o objetivo de formar uma base sólida para conseguir ter melhores tomadas de decisão. Além de melhorar constantemente os processos, o que faz o negócio ser mais eficiente, organizado e eficaz.

Com certeza, um bom ERP ajudará bastante a controlar bem o movimento do caixa da sua empresa. Bem como automatizar tarefas que podem ajudar bastante a trabalhar de forma clara e coerente a quebra do caixa.

Por isso, se quiser entender como funciona um ERP de maneira prática, assista nosso vídeo que explica exatamente isso. Caso queira assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

CONCLUSÃO

Viu como a quebra do caixa é simples, mas precisa de muita atenção todos os dias? Em muitos casos, ela é vista como algo repetitivo. No entanto, não entre no automático porque isso é bem perigoso. Caso contrário, as chances de aparecerem problemas frequentes é bem grande.

Por isso, trabalhe a quebra do caixa com muita atenção e seriedade, combinado?

Além disso, se tiver alguma outra dica de como trabalhar a quebra do caixa que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!

E só pra recapitular o que falamos:

  1. O QUE É QUEBRA DE CAIXA
  2. COMO FUNCIONA
  3. 06 DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR A QUEBRA DE CAIXA

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.