O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO (Prático e c/ Exemplos)

O que é Marketing de Relacionamento? Será através dele que sua empresa conseguirá fidelizar seus clientes e aumentar muito as suas vendas.

Por isso, entenda agora tudo sobre o Marketing de Relacionamento, toda sua importância e como aplicar no seu negócio. Pode acreditar: ele fará toda a diferença no sucesso da sua empresa.

Ou se preferir, pode assistir o nosso vídeo sobre este tema também 🙂

Aumentar a quantidade de clientes para conseguir aumentar as vendas é um plano básico para qualquer tipo de negócio.

Mas sabia que manter os clientes atuais satisfeitos e fideliza-los pode ser muito mais lucrativo para sua empresa?

E é aí que entra o Marketing de Relacionamento.

Essa estratégia fará com que seus clientes fiquem cada vez mais felizes com sua empresa e, consequentemente, comprando mais e mais da sua marca.

Por isso, nesse vídeo vamos abordar os seguintes pontos para deixar bem claro este assunto para você:

  1. O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO?
  2. POR QUE FAZ TODA A DIFERENÇA?
  3. COMO APLICA-LO NO SEU NEGÓCIO

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO?

Marketing de relacionamento é uma estratégia que tem como principal objetivo construir uma forte e sólida relação entre uma empresa e seus clientes.

É através dele que os clientes se sentem próximos a marca, fazendo que eles não só sejam clientes fiéis, mas como também defensores da marca.

Teoricamente, o foco do marketing de relacionamento não é vendas em si. Mas sim, encantar seus clientes e fidelizá-los.

E com isso, as vendas são consequência. Tenha em mente que clientes fiéis são altamente lucrativos.

Por isso, muitas vezes vale mais a pena ter uma base grande de clientes fiéis do que investir pesado em atrair novos clientes.

O relacionamento próximo faz com que o cliente confie na sua marca, se tornando um cliente fiel e defendendo a marca em seu círculo social.

E se quiser entender mais sobre Fidelização de Clientes, temos um vídeo bem prático sobre isso. Para assisti-lo, é só clicar neste vídeo aqui embaixo 🙂

Um ponto importante aqui é que o Marketing de Relacionamento tem como foco os seus próprios clientes. Ou seja, criar e manter um relacionamento de longo prazo com eles.

E isso é diferente quando falamos do Marketing em Geral, que tem como objetivo, atrair novos clientes para a empresa, geralmente.

Só para tentar ilustrar o fluxo básico, o Marketing em Geral atrairá clientes para sua empresa. E o Marketing de Relacionamento trabalhará os clientes conquistados para mantê-los sempre satisfeitos e fideliza-los.

Você pode se interessar também por:

WHATSAPP BUSINESS Como Funciona e Como Usar?
Como Vender Pela Internet | 10 Dicas Obrigatórias P/ Vender Online
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura

2. POR QUE FAZ TODA A DIFERENÇA?

DIFERENCIAL DE MERCADO

Estamos vivendo um momento em que os clientes ficam cada vez mais exigentes. E com isso, as empresas se esforçam cada vez mais para não só entregar um produto ou serviço de qualidade, mas também como superar a expectativa dos seus consumidores.

E isso também pode ser um grande diferencial de mercado.

CLIENTES COMPRANDO NOVAMENTE

Por isso, é muito importante entender que vender não é tudo. Mas fazer com que seus clientes voltem e comprem de novo com você é ainda MUITO mais valioso.

E é exatamente isso que o Marketing de relacionamento trabalhará: um relacionamento duradouro que vai permitir que a empresa acompanhe todo o processo que envolve a venda, experiência de compra e satisfação dos clientes.

CLIENTES FIÉIS

E como falamos anteriormente, com o Marketing de Relacionamento, sua empresa conseguirá manter e trabalhar uma base de clientes fiéis.

E isso representa defensores e propagadores da marca. Sempre falarão e defenderão sua empresa quando tiverem oportunidades.

AUMENTO DE VENDAS

E como consequência, suas vendas aumentarão, já que clientes fiéis costumam comprar mais, com mais frequência e serem bem lucrativos. Até porque acreditam na qualidade da sua marca e confiam nela.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO (Prático e c/ Exemplos)

3. COMO APLICAR O MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SEU NEGÓCIO

Agora, vamos mostrar alguns passos básicos para você conseguir construir um bom marketing de relacionamento para sua empresa.

1. PREPARE SUA EQUIPE

O primeiro passo para trabalhar o Marketing de Relacionamento é preparar sua equipe e empresa adequadamente.

A cultura de fidelização de clientes precisa ser implementada na empresa em todos os setores. Dessa maneira, todos os pontos de contato com o cliente estarão alinhados e focados em superar suas expectativas sempre, em todos os momentos.

E isso vale para a estrutura do seu negócio também. Analise bem se possui mínimo necessário para conseguir trabalhar o Marketing de Relacionamento, como tamanho da equipe, equipamentos ou ferramentas e poder para possível investimentos financeiros.

2. IDENTIFIQUE SEUS CLIENTES

Esse é o ponto-chave. Identificar seus clientes é fundamental porque será isso que direcionará suas estratégias.

Por isso, construa um banco de dados de clientes. Será através dele que você conseguirá criar as campanhas e investir em formas de gerar a fidelização dos seus clientes.

Além disso, é importante categorizar seus clientes. Como aqueles que realizam compras com maior frequência e aqueles que possuem grande relevância no faturamento do seu negócio.

Esses tipos de clientes merecem um tratamento diferenciado, pois são responsáveis por boa parte das suas vendas. Por isso, vale um esforço extra para mantê-los sempre ativos com a sua empresa.

Porém, clientes que não compram com tanta frequência também tem grande importância para o seu negócio. E é preciso considera-los sim nas suas estratégias.

Cada cliente é importante para o seu negócio, mas é preciso de uma análise cuidadosa em entender onde sua empresa precisa focar mais seus esforços.

E para cada categoria de cliente, sugerimos trabalhar uma Buyer Persona. Que basicamente, é uma representação do seu público, um personagem que conta com as características dos seus clientes.

Com ela, ficará mais prático identificar seu estilo de vida, hábitos, preferências, problemas e necessidades, entre outros pontos comportamentais como demográficos também.

E temos um vídeo bem prático que explica bem a Buyer Persona. Para assistir e conseguir se aprofundar sobre este assunto, é só clicar no vídeo aqui embaixo:

3. TRACE SUAS ESTRATÉGIAS

Depois de montar e categorizar seus clientes, agora é hora de trabalhar estratégias para fazer com que eles continuem próximo da sua marca. E conseguir fidelizá-los, mas sempre de acordo com as suas respectivas necessidades ou percepções.

Por exemplo:

Clientes que compram de vez em quando

Clientes que compram só de vez em quando com a sua marca podem receber algum incentivo para comprarem mais. Ou até ofertas que complementem o produto ou serviço que eles compraram.

Como exemplo de estratégia, podemos citar o cross-sell, que é uma técnica de venda que oferece um produto ou serviço que complemente ou agregue ainda mais valor na compra daquilo que os clientes efetuaram com sua empresa.

Inclusive, temos um vídeo bem completo sobre Cross-Sell. Com certeza vai te ajudar muito com o Marketing de Relacionamento.

Para assistir, é só clicar no botão neste vídeo aqui embaixo:

Clientes que compram bastante

Ou então oferecer ofertas exclusivas e de grande valor para clientes que compram bastante.

Como são clientes lucrativos para empresa, pois costumam voltar sempre, eles merecem algo exclusivo ou personalizado.

Até porque é muito importante que eles continuem confiando na sua marca e continuem voltando sempre.

E se o cliente for extremamente lucrativo para empresa, por que não mandar um presente de aniversário surpresa para superar ainda mais as expectativas dele?

Enfim, citamos só 2 exemplos para servir de referência na hora que for desenhar suas estratégias.

Dessa maneira, ilustramos como o marketing de relacionamento trabalha para criar e manter uma relação duradoura e lucrativa com seus clientes.

CRM

E um assunto que anda muito ligado com o Marketing de Relacionamento é o CRM (Customer Relationship Management), que em português é Gestão de relacionamento com clientes.

Basicamente, CRM é todo o processo que gerencia e analisa as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Através dele, você conseguirá se organizar melhor e realizar um planejamento mais adequado para o seu Marketing de Relacionamento.

Não só as ações a serem feitas, mas como orçamentos, estimativas de vendas e retornos, calendário, entre outros tantos pontos.

Assim, será possível mapear todas as ações a serem feitas para cada tipo de cliente como:

– Entrar em contato com o cliente informando sobre suas ofertas;

– Realizar pesquisa de satisfação com os clientes sobre um determinado assunto;

– Parabenizar o cliente em datas especiais de sua vida (como aniversário que citamos antes);

– Sistema de bonificações através de Programa de fidelidade. E isso é MUITO utilizado pelas empresas para conseguir manter seus clientes por perto e se destacar da concorrência.

Como aqueles que quanto mais os clientes comprarem, mais pontos eles ganham. E esses pontos podem ser trocados de acordo com cada empresa, como viagens, produtos, descontos, entre outros benefícios.

Por isso, se quiser entender bem como funciona o CRM, recomendamos muito você assistir nosso vídeo sobre este assunto.

De fato, ele fará toda a diferença mesmo, pode acreditar. Para assistir, é só clicar neste vídeo aqui embaixo:

4. ACOMPANHE DE PERTO OS RESULTADOS

E, por fim, monitore de perto os resultados de cada ação. Isso é muito importante porque será isso que fará com que sua empresa entenda se as estratégias estão dando certo ou não. E realizar possíveis ajustes quando necessário.

Viu como o Marketing de Relacionamento é muito importante para trazer ótimos resultados para sua empresa?

O sucesso do marketing de relacionamento está diretamente ligado a quanto a empresa conseguiu se aproximar do seu cliente.

De modo que compreenda as necessidades e desejos dos seus clientes e consiga potencializar o aumento das suas vendas.

E claro, ter o reconhecimento da marca por parte do mercado e, principalmente, seus clientes.

E por fim, vale lembrar: seja coerente e avalie sempre quais clientes realmente merecem mais atenção e esforços para que suas estratégias sejam sempre condizentes com o que cada um deles representa. Não só no faturamento da sua empresa, mas como também defensores da sua marca.

Dessa maneira, o marketing de relacionamento serve para aumentar seu faturamento e lucros, e nunca prejuízos, combinado?

Próprio Negócio do Zero Finanças - O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO (Prático e c/ Exemplos)

PRA FECHAR ESSE POST SOBRE O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO…

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO?
  2. POR QUE FAZ TODA A DIFERENÇA?
  3. COMO APLICA-LO NO SEU NEGÓCIO

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal aqui no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem?

Para acessá-lo, é só clicar aqui 🙂

E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *