O que é Just in Time?
Sabia que essa filosofia está ajudando muitas empresas a não dependerem de estoques, otimizando muito seus custos e lucros!
Por isso, se quiser entender o que é Just In Time, todas suas vantagens e 7 dicas práticas de como aplicar no seu negócio de um jeito simples, assista esse vídeo que é bem direto ao ponto.
Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo prático sobre este assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É JUST IN TIME
- PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
- 07 DICAS PARA APLICAR NA SUA EMPRESA DO JEITO CERTO
Então, vamos lá!
- LEIA TAMBÉM:
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)
Você verá nesse Post
1. O QUE É JUST IN TIME?
Just in time é um termo em inglês que significa algo como “bem na hora” ou “no momento certo”.
Basicamente, é uma metodologia de gestão em que a empresa compra e produz apenas a quantidade exata de matérias-primas ou produtos para atender as demandas dos seus clientes no tempo certo.
Ou seja, o Just in Time faz com que a empresa não produza, transporte, venda ou compre algo antes da hora certa.
Então, ele faz com que a empresa passe a usar seus recursos de forma mais enxuta possível, mas ao mesmo tempo de maneira eficiente.
E isso ajuda no gerenciamento dos processos encontrados ao longo da cadeia produtiva. Focando em atender a demanda real do negócio.
Desse modo, ele ajuda a diminuir ou até excluir a necessidade de ter um estoque.
E como sempre falamos aqui no canal, um estoque mal administrado representa um desperdício bem grande do dinheiro de qualquer tipo de empresa.
Inclusive, se quiser entender como ter um ótimo controle de estoque, temos um vídeo que mostra dicas simples e bem práticas para te ajudar a ter um controle de estoque certo.
Caso queira assistir, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
-
VANTAGENS
REDUÇÃO DE ESTOQUES E DESPERDÍCIOS
Uma das principais vantagens do Just in Time é a redução de estoque. Até porque estoque demanda espaço, pessoas dedicadas para gerenciá-lo e gastos também.
Ou seja, seu negócio irá trabalhar com produtos e matérias-primas na quantidade certa e no momento certo.
Bem como ter apenas o necessário, mas com uma frequência exata para manter a produção funcionando, otimizando assim o espaço de armazenagem e custos também.
Logo, os desperdícios serão bem menores (ou até mesmo zerados). Principalmente porque um estoque mal gerenciado resulta em grandes desperdícios para a empresa.
PROCESSOS EFETIVOS
Outro ponto importante é que o Just in Time otimiza processos. Até porque para ele funcionar bem, o processo como um todo precisa ocorrer de forma perfeita.
E isso faz com que sua empresa procure a melhora contínua, encontrando possíveis erros e eliminá-los ao longo do tempo.
PLANEJAMENTO COERENTE
E para que isso ocorra de uma forma correta, o Just In Time faz com que o seu negócio trabalhe um planejamento coerente em todas as partes da cadeia produtiva.
Com isso, o trabalho de todos será mais assertivo e os resultados serão alcançados de maneira organizada.
OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
Além disso, ao produzir de acordo com a demanda atual e real, sua empresa conseguirá otimizar a sua produção e trabalhar apenas em cima dos pedidos realizados e concretizados.
Desse modo, todos os processos serão planejados e predefinidos.
E assim, ficará mais fácil de executá-los e melhorar ainda mais a qualidade. Principalmente porque a sua empresa produzirá o necessário, tornando-se bastante produtiva.
CONTROLE E PADRONIZAÇÃO
E conforme falamos antes, o Just In Time demanda um processo extremamente bem alinhado. Dessa maneira, ele oferece maior controle sobre o processo de fabricação.
E isso é fundamental para dar uma resposta rápida ao mercado quando as necessidades dos clientes se alteram.
E é justamente por isso que a padronização dos processos aumenta bem.
E assim, conseguirá atender bem o que está sendo demandado em tempo real, sempre com a qualidade desejada e esperada.
MELHORA A COMUNICAÇÃO
Logo, o Just in Time exige uma padronização de processos, o que melhora a comunicação em geral, não só interna entre as áreas como também externa (com fornecedores e parceiros, por exemplo).
E isso qualifica e agiliza o trabalho da empresa como um todo.
-
DESVANTAGENS
EXIGE PREVISIBILIDADE DA DEMANDA
Uma das desvantagens do Just In Time é que para ele funcionar bem, é preciso ter uma previsibilidade da demanda real do mercado.
Empresas de setores que tem mais dificuldades de saber a demanda provavelmente sofrerão com o Just in Time. E, por isso, talvez a necessidade de estoque nestes casos seja necessária.
PEDIDOS INESPERADOS
Logo, se houver algum pedido inesperado, com o Just In Time, é mais difícil conseguir atender esta demanda de uma hora para outra.
Até porque é algo que não foi planejado e está fora dos padrões de produção que sua empresa estava preparada até então.
DEPENDÊNCIA DE FORNECEDORES
Outro ponto importante é que o Just in Time exige um alinhamento e comprometimento dos fornecedores.
Ou seja, quanto mais parceiro e comprometido for o seu fornecedor, melhor para o Just in Time.
Porém, é muito comum fornecedores acabarem atrasando entregas ou até mesmo entregar algo errado.
E no Just In Time, se isso acontecer, todo o processo é prejudicado, literalmente. Por isso, existe a dependência de fornecedores neste caso.
INTERRUPÇÃO DA PRODUÇÃO
Logo, se algum fornecedor atrasar sua entrega, por exemplo, o processo de produção será interrompido. E isso afetará todo o resto da cadeia de produção, o que acarretará atrasos de entrega.
3. 07 DICAS PARA APLICAR NA SUA EMPRESA DO JEITO CERTO
1. ANALISE SE SUA EMPRESA SE ENCAIXA
O primeiro passo é analisar e entender se o Just in Time se encaixa no modelo de negócio da sua empresa.
Seja coerente neste momento e estude se a sua empresa conseguiria se encaixar na metodologia do Just in Time. E claro, se teria benefícios concretos com ele.
Conseguir prever a demanda real é fundamental. Caso contrário, provavelmente o Just in Time não funcionará da maneira correta e assertiva para o seu negócio.
Além disso, trace seus objetivos e entenda se o Just in Time irá ser funcional e ajudará para isso ou não.
2. FAÇA SEU PLANEJAMENTO
Caso o Just in Time faça sentido para o seu negócio após analisar a dica anterior, planeje todos os pontos para operá-lo. Como por exemplo:
– Definir claramente as metas e objetivos reais que precisam ser alcançados.
– Estimar a demanda exata para saber o que precisa ser produzido
– Entender os prazos de produção e de entrega de matérias-primas e outros recursos
– Estudar a equipe necessária, bem como o seu treinamento
– Analisar e selecionar os fornecedores ideais
– Qualidade necessária esperada para cada etapa do processo e das entregas finais
Um ponto importante aqui é que não se trata apenas de velocidade nas entregas. Mas sim, a qualidade produtiva da sua empresa, bem como otimizar seus investimentos onde realmente importa.
3. ADEQUE SUA ESTRUTURA
Outra dica importante é montar uma estrutura necessária para atender o Just in Time. Aqui, inclui tudo o que for pra preparar e trabalhar da melhor maneira possível.
Seja o espaço físico, equipamentos, sistemas ou automatizações, enfim.
Tenha uma estrutura ideal para que sua equipe tenha todas as condições necessárias para conseguir entregar o serviço com a qualidade esperada.
E hoje em dia, existem muitos softwares que auxiliam neste processo, inclusive que funcionem online. Basta pesquisar de acordo com as necessidades do seu negócio.
4. DEFINA E ALINHE COM SEUS FORNECEDORES
Ter os fornecedores e parceiros certos no Just in Time é fundamental.
Como tudo se trata de tempo certo, trabalhar com fornecedores que cumpram todos os prazos e entregue sempre os produtos ou matérias-primas com a qualidade esperada é ponto-chave.
Lembre-se sempre que quando uma entrega é atrasada, todo o processo é afetado e sua cadeia produtiva sofrerá em todas as partes.
E isso é o que não pode acontecer nunca no Just in Time.
Por isso, certifique-se que os fornecedores entendam as suas responsabilidades e importância para fazer com que o processo flua bem todos os dias.
5. TREINE SUA EQUIPE
Ter uma equipe bem preparada é bem importante também. É preciso treiná-la e mostrar a importância de cada um em todo o processo.
Fazer com que cada membro entenda suas responsabilidades e que seus papéis são fundamentais para atingir os objetivos fará com que todos estejam motivados e comprometidos com suas tarefas.
E assim, sempre alcançar a qualidade necessária e desejada.
6. ACOMPANHE TODOS OS PROCESSOS
Monitorar e acompanhar cada parte do processo do Just in Time é obrigatório. Dessa maneira, sua empresa conseguirá identificar pontos de melhora ou ajustes.
Dessa forma, os gestores do seu negócio terão dados aprofundados sobre a performance de cada área, o que possibilita uma melhor e mais eficiente tomada de decisão.
7. DICAS DE FERRAMENTAS
E, por fim, além dos softwares que falamos anteriormente que podem ajudar sua empresa com o Just in Time, vamos recomendar agora 2 metodologias que ajudam muito a trabalhar este assunto:
– SUPPLY CHAIN (cadeia de suprimentos)
Que basicamente, é um sistema de organizações, atividades, informações, pessoas e recursos envolvidos no processo de transportar produtos ou serviços dos fornecedores até os clientes.
Ou seja, envolve todo o seu processo de produção até que seus produtos ou serviços cheguem nos seus clientes.
E isso é muito importante ser estudado e entendido para fazer com que o Just in Time funcione de verdade no seu negócio.
– KANBAN
Que basicamente, é um sistema visual de gestão de trabalho ou do fluxo de produção em empresas e projetos. Ele utiliza cartões coloridos (ou post-its).
E ele propõe o uso destes cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro de um negócio ou projeto.
E trabalhar o Kanban de maneira integrada com seu Just in Time fará com que os processos fiquem mais claros de serem entendidos e produzidos do jeito certo e no momento certo também.
Por isso, se quiser se aprofundar sobre estes dois assuntos, o qual recomendamos muito mesmo, assista nossos vídeos que deixamos aqui em cima 🙂
E PRA FECHAR ESSE POST…
Viu como o Just in Time pode ajudar muito a sua empresa? Porém, o mais importante é estudar e ser coerente se ele realmente se encaixa no modelo do seu negócio. Caso contrário, você poderá ter bastante problema com esse processo.
E se quiser conhecer um modelo de negócio que não necessita de estoque algum, sugerimos assistir nosso vídeo bem prático também sobre Dropshipping.
Que basicamente, é um modelo de negócio no qual o revendedor realiza suas vendas sem manter produtos em estoque.
E dessa maneira, ele comercializa produtos que ficam no estoque dos fornecedores, que também serão responsáveis pelo envio das mercadorias diretamente para os compradores ou clientes.
Por isso, se não conhece o dropshipping, recomendamos muito assistir nosso vídeo sobre ele. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo:)
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É JUST IN TIME
- PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
- 07 DICAS PARA APLICAR NA SUA EMPRESA DO JEITO CERTO
Esperamos que tenha gostado!
E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
User Review
5 (1 vote)Você também pode gostar:
- O Que É Marketing Multinível (Principais Vantagens e…
- Uberização no Trabalho (Vantagens e Desvantagens na Prática)
- MEI Vantagens e Desvantagens do Microempreendedor Individual
- Montar um Negócio Próprio Vantagens e Desvantagens
- O Que É Loja Virtual? (Principais Vantagens de Sucesso)
- Método Blocos de Tempo (Time Blocking)
Nenhum comentário “O QUE É JUST IN TIME (Principais Vantagens e Desvantagens)”