MANUFATURA ENXUTA (Lean Manufacturing) | Na Prática e Resumido!

Manufatura enxuta (Lean Manufacturing).

Sabia que essa metodologia faz muito sucesso com pequenas e medias empresas?

Inclusive, virando referência por conseguir fazer com que os negócios produzam o máximo possível e reduzindo o desperdício. E sempre mantendo a qualidade esperada.

Por isso, entenda agora o que é Manufatura Enxuta, o que ele resolve e seus principais benefícios. E tudo de um jeito bem prático!

Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre este tema também clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É MANUFATURA ENXUTA (LEAN MANUFACTURING)?
  2. O QUE REALMENTE RESOLVE?
  3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

E no final deste post, vamos mostrar algumas dicas de ferramentas que irão ajudar muito a sua empresa trabalhar Manufatura Enxuta do jeito certo, combinado?

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É MANUFATURA ENXUTA (LEAN MANUFACTURING)?

Também conhecido como Lean Manufactoring, Manufatura Enxuta é uma metodologia de gestão que visa otimizar processos e reduzir desperdícios.

Dessa maneira, procura-se diminuir ao máximo as possibilidades de erros, mas sempre mantendo a qualidade esperada.

Ela foi criada pela Toyota no período pós-guerra, onde era preciso otimizar o máximo os processos para evitar qualquer tipo de desperdício. E é justamente por isso que essa metodologia também pode ser chamada de Sistema Toyota de Produção.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - MANUFATURA ENXUTA (Lean Manufacturing) | Na Prática e Resumido!

2. O QUE REALMENTE RESOLVE?

A Manufatura Enxuta procura resolver 8 principais fatores responsáveis por possíveis desperdícios, como:

1. TRANSPORTE

Aqui, considera-se tudo o que deve e precisa ser transportado na empresa. Como produtos, matérias-primas, pessoas, informações, estoque, entre outros.

Ou seja, o transporte desnecessário pode danificar produtos, peças, equipamentos, por exemplo, o que pode acabar desorganizando todo o processo também.

Além disso, transportar demasiadamente as pessoas podem fazer com que elas fiquem cansadas, perdendo foco e produtividade também.

Logo, diminuir a quantidade de deslocamentos é um ponto que o Lean Manufacturing busca resolver.

2. MOVIMENTAÇÃO

Este item é mais sobre as pessoas ou funcionários mesmo, refere-se a movimentação de pessoas.

Sabe aquelas reuniões desnecessárias ou excessivas que poderiam ter sido resolvidas por email ou telefone? Isso é um bom exemplo sobre o desperdício em relação a movimentação.

Ou então um longo percurso de deslocamento para conseguir buscar um material para terminar uma determinada produção.

Esse movimento excessivo pode acontecer porque o desenho da área de trabalho não favorece a praticidade e que os itens sejam alcançados e acessados com facilidade.

No entanto, existem algumas maneiras de se resolver isso, como: ter um ambiente de trabalho organizado e bem planejado para manter um bom fluxo na empresa.

3. ESPERA

Maquinários, matéria prima e equipes paradas representam um grande desperdício. Esse tempo de espera, na maioria das vezes, está relacionado a erros em alguma parte do processo. Seja uma falha de comunicação, falta de energia elétrica, atraso de fornecedores, enfim.

Por isso, é preciso ter um processo de produção muito bem planejado e executado para que nada na empresa esteja oscioso(a).

4. ESTOQUE

Sempre falamos aqui no nosso canal que estoque parado representa dinheiro da empresa parado, literalmente.

Porém, a falta de estoque também pode representar perda de dinheiro para o negócio, já que a produção pode ser insuficiente para atender a demanda de mercado.

Desse modo, ter o estoque ideal em todos os momentos é fundamental.

E se quiser entender como controlar o estoque da sua empresa do jeito certo, assista nosso vídeo bem prático com dicas bem valiosas sobre isso. Para assisti-lo, é só clicar aqui embaixo 🙂

5. DEFEITOS

Basicamente, ter produtos com defeitos é um desperdício claro. Principalmente porque eles não podem ser utilizados/vendidos ou então terão que ser retrabalhados.

Logo, isso irá gerar custos e trabalhos extras para poder consertá-los ou ajustá-los. Dessa maneira, procure trabalhar bem seus processos para conseguir detectar possíveis falhas no meio do caminho.

6. PROCESSAMENTO EXCESSIVO

Aqui, considera-se todas as etapas de produção que acabam não agregando valor ao produto ou serviço final.

São aqueles processos que não ajudam muito na entrega final, mas acaba atrapalhando ou atrasando o processo como um todo. Um exemplo que já citamos aqui são as reuniões desnecessárias que poderiam ter sido evitadas para ganhar tempo ou otimizar processos.

Para corrigir esse tipo de desperdício, estude os processos da empresa e também saiba o que os seus clientes estão esperando do seu negócio. Então, alinhe essas informações e use-as para fazer melhorias.

7. CONHECIMENTO OU HABILIDADES

Neste tipo de desperdício, considera-se o potencial humano da sua empresa. Será que realmente seu negócio está aproveitando todo o potencial da sua equipe?

Às vezes, alguns funcionários ficam desmotivados por algumas razões e acabam não entregando todo o conhecimento ou habilidade no seu trabalho. Ou então, algumas pessoas ficam acanhadas ou até inseguras em demonstrar todo o potencial que tem.

Logo, trabalhe a motivação da sua equipe e incentive que eles sejam proativos. Além disso, criar uma cultura de inovação é bem importante para a redução desse desperdício.

  • LEIA TAMBÉM:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)

8. PRODUÇÃO EXCESSIVA

Produzir demais ou mais do que o necessário é um desperdício também, principalmente por dois motivos:

– o primeiro é porque produzir demais em pouco tempo pode significar que os produtos estão sendo entregues sem a qualidade final esperada. Ou até com defeitos, que é outro tipo de desperdício que falamos anteriormente.

– e o segundo motivo é que quando sua empresa produz a mais do que o planejado, isso pode representar produtos finais parados, estocados, sem demanda para atender. Dessa maneira, eles se tornam obsoletos e caem no mesmo problema que citamos no item “Estoque”: os produtos ficam parados, representando dinheiro da empresa parado também.

Por isso, estude, planeje, organize e monitore todos os processos de produção. E assim, sempre analise se o que está sendo produzido ou trabalhado está condizente com o que foi planejado.

3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

IDENTIFICAÇÃO E CORREÇÃO DE ERROS

Para conseguir reduzir os desperdícios e otimizar as produções, o Lean Manufatcturing irá ajudar identificar possíveis erros no meio do processo e corrigi-los.

Assim, será possível melhorar a produtividade da empresa no geral e em todos os setores.

QUALIDADE DOS PRODUTOS/SERVIÇOS

Além disso, por priorizar a qualidade também, o Lean Manufatcturing conseguirá evitar que produtos com defeitos sejam entregues. E assim, a qualidade dos produtos ou serviços finais será sempre alta.

LUCRATIVIDADE MAIOR

E isso influencia diretamente na lucratividade da empresa. Já que com menos desperdícios e uma produção otimizada com entregas de qualidade, sua empresa conseguirá focar onde realmente importa.

Dessa maneira, seus investimentos serão cada vez mais assertivos e eficientes.

FLEXIBILIDADE

E o Lean Manufacturing traz também a flexibilidade para o processo. Caso precise atender alguma sazonalidade ou uma demanda não planejada inicialmente, a reorganização dos processos é bem possível de ser feito nestes casos.

EQUIPE MOTIVADA

Outro ponto importante é que sua equipe estará mais motivada. Porque com os processos organizados e fluindo da maneira planejada, os colaboradores da sua empresa entenderão bem as suas responsabilidades.

E ainda, que o seu negócio está trabalhando todos os dias para proporcionar um ambiente de trabalho favorável em todos os pontos.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

E, por fim, quem ganha no final também é o cliente. Porque além de ter acesso a produtos ou serviços de qualidade e no tempo em que precisa, será possível receber um atendimento excelente por parte da sua empresa.

Principalmente pelo fato do processo de produção ser tão claro e organizado que ficará prático entender onde possa ter um possível gargalo ou problema que não satisfaça as expectativas dos seus clientes.

CONFORME PROMETIDO…

Viu como Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta ajuda muito qualquer tipo de negócio a conseguir otimizar sua produção, manter a qualidade e reduzir os desperdícios?

E conforme prometido, vamos indicar agora 3 ferramentas que com toda certeza vão te ajudar a trabalhar o Lean Manufacturing de um jeito ainda mais prático e assertivo.

1. KANBAN

Basicamente, é um sistema visual de gestão de trabalho ou do fluxo de produção em empresas e projetos que utiliza cartões coloridos (ou post-its).

O foco é priorizar a produtividade e a organização das entregas, com o objetivo é proporcionar um trabalho mais transparente e direcionado.

Quando aplicado em qualquer momento do Lean Manufacturing, ele se torna muito poderoso.

(Assista nosso vídeo prático sobre Kanban clicando aqui embaixo :))

2. JUST IN TIME

Em suma, é uma metodologia de gestão em que a empresa compra e produz apenas a quantidade exata de matérias-primas ou produtos para atender as demandas dos seus clientes no tempo certo.

Sem que a empresa produza, transporte, venda ou compre algo antes da hora certa.

Logo, ele faz com que a empresa passe a usar seus recursos de forma mais enxuta possível, mas ao mesmo tempo de maneira eficiente.

Quando somado ao Lean Manufacturing, muito valor é agregado.

(Assista nosso vídeo prático sobre Just In Time clicando aqui embaixo :))

3. METODOLOGIA 5S

Trata-se de uma ferramenta de gestão, cujo método busca promover disciplina e segurança dos processos como um todo, garantindo assim muito mais produtividade, eficiência e qualidade para a empresa.

(Assista nosso vídeo prático sobre Metodologia 5S clicando aqui embaixo :))

E PRA FECHAR ESSE POST…

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É LEAN MANUFACTURING (MANUFATURA ENXUTA)?
  2. O QUE REALMENTE RESOLVE?
  3. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
5 (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “MANUFATURA ENXUTA (Lean Manufacturing) | Na Prática e Resumido!”