O que é ESG nas empresas? (Toda Importância e Como Funciona)

O que é ESG nas empresas? Este assunto é um dos mais importantes e vem se tornando cada vez mais popular no mercado.

Principalmente porque além de ajudar o meio ambiente, os lucros das empresas que trabalham esse assunto tendem a ser maior no longo prazo.

Basicamente, ESG é uma sigla formada pelas letras iniciais de 3 palavras em inglês, que são: Environmental, Social e Governance. Que em português, significa (Ambiental, Social e Governança).

Então, entenda agora o que é ESG, como funciona e toda sua importância nos negócios. Tudo de um jeito prático e bem resumido!

Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que explica exatamente este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

Você verá nesse Post

O QUE É ESG NAS EMPRESAS

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É ESG
  2. COMO FUNCIONA
  3. PRINCIPAIS VANTAGENS DO ESG PARA AS EMPRESAS

Então, vamos lá!

1. O QUE É ESG NAS EMPRESAS

Como dissemos no começo, ESG significa Environmental, Social, and Governance, que traduzindo fica Ambiental, Social e Governança.

Basicamente, trata-se de um conjunto de diretrizes e melhores práticas que buscam determinar se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e possui uma gestão adequada.

Em outras palavras, é uma maneira de avaliar o desempenho de sustentabilidade de um negócio. Ou seja, a sustentabilidade empresarial.

E ela se baseia nos 3 pilares que formam a sigla do ESG:

  • Meio Ambiente (Environmental);
  • Social (Social);
  • Governança (Governance).

Esses pilares são utilizados como critérios para avaliar se uma empresa possui sustentabilidade empresarial. O que amplia a perspectiva de análise do negócio que vão além de questões financeiras.

Dessa maneira, o ESG busca avaliar se a empresa é realmente uma opção viável de investimento sustentável. Se ela é comprometida e capaz de gerar impactos positivos em termos financeiros, sociais e ambientais.

Logo, trabalhando o ESG, uma empresa consegue fazer com que a sua estratégia e modelo de negócio trabalhem para que o propósito da empresa e o seu respectivo lucro sejam inseparáveis.

Como resultado, fará com que a empresa tenha sempre em mente o seu compromisso profissional, social e ambiental também.

Ao mesmo tempo, o ESG serve como um guia para assegurar que as empresas entendam e trabalhem todas as suas operações e relacionamentos.

Além disso, compreender a influência que exerce, seu respectivo impacto (seja positivo ou negativo) e o que elas irão gerar de valor.

2. COMO FUNCIONA

Basicamente, o ESG se baseia nesses 3 pilares que falamos: Ambiental, Social e Governança.

AMBIENTAL:

O pilar ambiental se refere aos princípios e práticas que as empresas trabalham para conservar e preservar o meio ambiente. Ou seja, quais impactos ambientais elas promovem. Tanto positivamente quanto negativamente.

Dessa forma, considera-se também as suas ações e políticas socioambientais para preservar e até melhorar a biodiversidade.

Como por exemplo, podemos citar:

  • Reduzir ou eliminar poluentes;
  • Trabalhar com embalagens que não atrapalhem o ecossistema;
  • Buscar alternativas mais sustentáveis no processo de produção e cadeia de valor;
  • Reciclagem ou descarte de lixo coerente e responsável;
  • entre outros.

SOCIAL:

Já o pilar social se refere a maneira que as empresas se relacionam com as pessoas ao seu redor. Ou seja, seus stakeholders, que também é conhecido como Público de Interesse.

Que em poucas palavras, refere-se a qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa.

Clientes, funcionários, acionistas, parceiros, fornecedores, governo, concorrentes, comunidade, imprensa, entre outros são exemplos de stakeholders de uma empresa.

Como exemplos de ações deste pilar social, podemos citar:

  • Respeitar e valorizar os direitos e bem-estar dos colaboradores;
  • Trabalhar e apoiar a inclusão e diversidade;
  • Ajudar e engajar com causas e projetos sociais e interação com comunidades;
  • Entre outros.

E se quiser se aprofundar sobre Stakeholders (ou Público de Interesse), assista nosso vídeo que explica bem este tema. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂

GOVERNANÇA:

E no pilar governança se refere a maneira que as empresas conduzem a gestão e administração de todos os seus processos. Mas, de forma transparente, que respeita os códigos de condutas e éticas também.

Como exemplo, podemos citar:

  • Relatórios honestos e transparentes;
  • Remuneração correta para acionistas e colaboradores;
  • Prestar contas de maneira profissional, cumprindo suas responsabilidades;
  • Lutar contra possíveis problemas como corrupção, lavagem de dinheiro, trabalho exploratório;
  • Trabalhar com produtos e itens com informações verdadeiras;
  • Entre outras.

LEIA TAMBÉM:

TRABALHAR HOME OFFICE | 9 Dicas Incríveis para Trabalhar de Casa
LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso

3. PRINCIPAIS VANTAGENS DO ESG PARA AS EMPRESAS

FORTALECIMENTO DA REPUTAÇÃO E DA MARCA

O compromisso com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis ​​reforça a imagem das empresas.

E isso faz com que a sua reputação e valor da marca aumentem. Dessa maneira, acaba atraindo a atenção e interesse de clientes, parceiros, investidores, profissionais, entre outros, que valorizem esses mesmos princípios.

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Do mesmo modo, profissionais talentosos estão cada vez mais buscando empresas que pensem e agem a partir de valores e propósitos significativos e que sejam semelhantes às suas.

Logo, o ESG pode fazer com que a empresa atraia profissionais que além de talentosos, sejam engajados, comprometidos e motivados com a visão e valores destas empresas.

ENGAJAMENTO COM STAKEHOLDERS

Sob o mesmo ponto de vista, o ESG promove um maior engajamento com os stakeholders da empresa, incluindo clientes, fornecedores, investidores e comunidades locais. Conforme falamos antes.

Dessa maneira, os relacionamentos com o público de interesse se tornarão mais sólidos, verdadeiros e com maior confiança.

Assim, ter resultados genuínos e benéfico para todos.

REDUÇÃO DE RISCOS E CUSTOS OPERACIONAIS

Além disso, o ESG é capaz de melhorar processos e ter uma melhor gestão empresarial. Até porque consegue identificar e resolver possíveis ameaças e riscos. Como problemas legais, impactos ambientais negativos ou questões trabalhistas, por exemplo.

Somado a isso, a adoção de práticas sustentáveis pode levar a eficiências e otimização operacionais. O que leva à redução de custos e economia de recursos.

IMPACTO POSITIVO NA SOCIEDADE E NO MEIO AMBIENTE

Ao mesmo tempo, com o ESG, as empresas geram impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Tudo através de ações e comprometimento com a sociedade como um todo.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - O que é ESG nas empresas? (Toda Importância e Como Funciona)

NOVOS MERCADOS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

E hoje em dia, muitos mercados e setores estão exigindo cada vez mais critérios de ESG como parte das práticas de compra e contratação.

Desse modo, ao adotar esses critérios, as empresas conseguem acessar esses mercados, aumentar a base de clientes e identificar novas oportunidades de negócios.

MAIOR COMPETITIVIDADE

Com tudo isso em mente, vale pontuar que, no geral, trabalhar o ESG em uma empresa pode resultar em uma posição competitiva mais forte.

Porque ela terá valores e propósitos sólidos que a direcionará para caminhos concretos e realistas. E no longo prazo, isso fará toda a diferença para conseguir se destacar sempre.

MELHOR PREPARO

Assim, as empresas com uma abordagem ESG fortes e coerentes estarão mais bem preparadas para enfrentar possíveis desafios e crises.

Logo, podemos dizer que trabalhar o ESG no planejamento estratégico da sua empresa e na gestão de riscos fortalece, e muito, a resiliência da empresa no longo prazo.

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É ESG NAS EMPRESAS

Viu como o ESG é assunto muito relevante e que traz grandes benefícios, não só para a sua empresa, mas para a sociedade e meio ambiente no geral.

Isso é muito forte e é muito valorizado pelo mercado. Principalmente por ter a responsabilidade de cuidar, preservar e melhorar o mundo em que vivemos. E isso faz toda a diferença para qualquer tipo de negócio. Pode acreditar!

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É ESG
  2. COMO FUNCIONA
  3. PRINCIPAIS VANTAGENS DO ESG PARA AS EMPRESAS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *