O Que É Bullet Journal (Bujo) – Organize a Vida Pessoal e Profissional

O que é Bullet Journal? Também conhecido com BuJo é método para conseguirmos melhorar a nossa organização com as nossas tarefas ou afazeres. Ainda, do jeito que a gente quiser!

Por isso, conheça agora essa técnica que vem transformando a vida de todas aquelas pessoas que sentem muito dificuldade em se organizar. Ainda, desperta a nossa criatividade por ser simples, customizável e muito eficaz!

Tudo de um jeito prático e como criar um em 05 passos bem simples!

Para tentar deixar bem claro esse assunto, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É BULLET JOURNAL
  2. COMO FUNCIONA
  3. COMO CRIAR UM EM 05 PASSOS MUITO PRÁTICOS

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É BULLET JOURNAL

Também conhecido como Bujo, trata-se de um método de organização. Onde cada pessoa personaliza as folhas de um caderno para listar, planejar e organizar as atividades que precisam ser realizadas. Bem como acompanhar os seus hábitos e resultados.

Em outras palavras, pense nisso como um diário mais completo. Ou seja, não só com palavras e textos, mas com desenhos, símbolos e imagens também. Tudo para deixar mais agradável e fácil para entender o que precisa ser feito.

bullet journal index elaborate index system 1024x1024 1 - O Que É Bullet Journal (Bujo) - Organize a Vida Pessoal e Profissional

2. COMO FUNCIONA

Na prática, um Bullet Journal contém seções para registrar tarefas diárias, manter um calendário mensal, semanal, anual, por exemplo, fazer anotações, acompanhar a saúde fisiológica e mental e registrar pequenas atividades, objetivos de curto, médio e longo prazo. Entre muitas outras coisas.

Literalmente, ele irá organizar o que você precisar. E chamamos de diário agora pouco porque, ao atualizá-lo no dia-a-dia, você aprende a se livrar de coisas que te distraem e adicionar aquilo que você gosta.

Literalmente, funcionará como um planejador e rastreador das suas tarefas. Seja da vida profissional quanto pessoal.

Inclusive, pode até usar para deixar registrado os seus desejos, sonhos e suas inspirações, por exemplo.

Por isso que é muito utilizado. Porque ele pode ser customizado ou personalizado da maneira que funcionar melhor para você. Além disso, é totalmente flexível e traz a liberdade que queira para montá-lo de acordo com o que você precisa.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - O Que É Bullet Journal (Bujo) - Organize a Vida Pessoal e Profissional

3. COMO CRIAR UM EM 05 PASSOS MUITO PRÁTICOS

1. DEFINA SEU OBJETIVO

Primeiramente, entenda o que você precisa resolver com o Bullet Journal. Por exemplo:

  • organizar sua rotina
  • por que não consegue se organizar com as agendas tradicionais
  • se está com tarefas acumuladas
  • organizar todas suas atividades, como estudos, reuniões, trabalho, exames, etc
  • separar a vida pessoal da profissional
  • simplesmente para não esquecer as coisas

Enfim, entenda profundamente o que o Bullet Journal precisará te ajudar na sua vida.

2. ESCOLHA O TIPO DE CADERNO

Agora, defina qual modelo de caderno te atende melhor. Tenha em mente que o Bullet Journal pode ser feito em qualquer caderno.

Cabe a você escolher o estilo que se encaixa melhor com o seu jeito, necessidades e preferências.

Desse modo, considere o tamanho dele. Pequeno, grande, portátil para caber no seu bolso, enfim.

Além disso, é importante entender o modelo que te atende melhor. Por exemplo: pode ser uma agenda, fichário, caderno, borda em espiral (estilo apostila), lombada quadrada, brochura (como os de livros), entre tantos outros.

Geralmente, os Bullets Journal são feitos em cadernos pontilhados ou quadriculados. Principalmente pelo fato disso dar a possibilidade de você desenhar nas páginas do jeito que quiser. Ou seja, terá ajuda dos pontinhos ou das linhas que servirão como guia para você.

NÃO PRECISA DESENHAR COMO UM PROFISSIONAL…

No entanto, não é preciso ter letra bonita ou saber desenhar, nem nada! O Bullet Journal pode ter a cara que você quiser.

Desenhos servem apenas para tentar dar uma aparência mais agradável e amigável de visualizar. Além disso, podem ser substituídos por adesivos, post-its, carimbos, colagens, fotos, ou outros elementos de sua preferência.

Então, não se preocupe caso não saiba desenhar, tudo bem?

Tenha em mente que um Bullet Journal simplificado, muitas vezes, funciona mais do que um que tenha muitos itens e decorações. Tudo depende do seu próprio estilo de ser.

Ao mesmo tempo, escolher a gramatura do papel também é importante. Por exemplo: se você prefere usar caneta com pontas mais grossas, prefira cadernos com papéis mais grossos também. Assim, a tinta não vazará para as outras páginas.

No entanto, escolha o modelo de sua preferência, que atenda suas necessidades e o seu estilo.

Logo, aqui vale buscar referências de Bullet Journal. Pode ser até na internet mesmo. No Youtube e Pinterest, por exemplo, você encontrará muitos tipos e estilos para te inspirar.

Além disso, não se preocupe em gastar muito dinheiro para montar o seu Bullet Journal. Tenha em mente que BuJo começou com a proposta de usar um caderno e uma caneta apenas, combinado?

IMG 8463 - O Que É Bullet Journal (Bujo) - Organize a Vida Pessoal e Profissional

3. FAÇA LEGENDAS

Outro ponto muito útil é definir legendas. Como símbolos ou cores, por exemplo. Eles servirão como um estímulo visual. E ficará muito mais atraente.

Dessa maneira, as legendas servirão para sinalizar o que se trata cada tarefa. Ou até mesmo seu status ou prioridade.

Assim, você conseguirá simplificar a sua visualização e entendimento das suas anotações. Como resultado, conseguirá se organizar melhor e otimizar seu tempo.

4. ESTABELEÇA SUAS SEÇÕES

Também conhecido como Logs, as seções servirão para organizar seu Bullet Journal em categorias.

Selecione as categorias que se encaixarem melhor com o seu perfil. Na maioria dos casos, existe o “Índice ou Index”, que é a seção que mostra como o Bullet Journal está categorizado. Desse modo, ficará mais prático e simples de localizar aquilo que precisa.

E as demais seções, você pode fazer do jeito que for mais agradável de acordo com seu estilo. Como por exemplo:

  • Tarefas Diárias
  • Planejamento Semanal/Mensal
  • Pendências, Aniversários, Viagens, Eventos Marcados, entre outros
  • Monitoramento de Resultados
  • Sonhos/Objetivos

Enfim, defina as seções de acordo com o seu objetivo que falamos anteriormente, combinado? Veja o que mais funcionará para você.

E não se preocupe em ter que mudar em algum momento. Como mostramos, uma das grandes vantagens do Bullet Journal é que ele é muito flexível e adaptável. Você atualizará esse material sempre.

Bullet Journal Index Idea1 1024x1024 1 - O Que É Bullet Journal (Bujo) - Organize a Vida Pessoal e Profissional

5. CRIE O LAYOUT

Por fim, defina o layout geral do seu Bullet Journal, considerando tudo o que falamos até aqui. Por exemplo: deixe um espaço maior no seu caderno para aquelas seções que você tem mais tarefas ou mexerá mais no dia-a-dia.

Isso evita que você precise ficar alterando a estrutura do seu layout sempre. Além disso, pense em uma estrutura que seja eficaz. De modo que você consiga entender rapidamente o que está anotado e o que precisa ser feito.

Enfim, defina um layout que atenda seus objetivos e estilo. Ou seja, o que for melhor para você. E não se preocupe em encontrar o design ideal de primeira.

Como falamos, o Bullet Journal é totalmente flexível. Então, ao longo do tempo, você pode ir ajustando conforme suas necessidades.

Em todo caso, busque inspirações. Existem muitas referências que com certeza vão ajudar muito a sua criatividade!

E agora, é hora de criar o seu e colocar a mão na massa!

Viu como o Bullet Journal é muito simples de utilizar. Ao mesmo tempo, muito eficiente e prático?

Com ele, ficará mais fácil entender sua rotina, tarefas e objetivos. Otimizando muito o seu tempo e organizando toda a sua vida.

DICAS ESPECIAIS 

E para conseguir otimizar ainda mais o seu Bullet Journal, existem duas matrizes que ajudam a definir as tarefas e problemas que precisam ter mais atenção. Em outras palavras, definir as prioridades, focar onde realmente importa.

MATRIZ GUT

A primeira é a Matriz GUT. Que basicamente, trata-se de uma ferramenta que serve para priorizar determinadas estratégias e tarefas. Ainda, focadas em resolução de problemas.

Ela é muito útil porque muitas vezes temos diversos tipos de problemas. E aí, não sabemos por onde começar.

Se quiser entender mais sobre a Matriz GUT, assista nosso vídeo sobre ela clicando aqui embaixo 🙂

MATRIZ DE EISENHOWER

E a outra é a Matriz de Eisenhower. Que também conhecida como Matriz de Gerenciamento de Tempo.

Em suma, é uma ferramenta utilizada para priorizar tarefas. Bem como orientar os processos de tomadas de decisões. Seja na nossa vida pessoal, profissional ou em empresas.

Caso queira conhecer mais sobre a Matriz de Eisenhower, assista nosso vídeo sobre ela clicando aqui embaixo 🙂

Com certeza, essas duas matrizes irão ajudar muito o seu Bullet Journal, pode acreditar!

PRA FECHAR ESTE POST SOBRE O QUE É BULLET JOURNAL

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É BULLET JOURNAL
  2. COMO FUNCIONA
  3. COMO CRIAR UM EM 05 PASSOS MUITO PRÁTICOS

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

Ainda, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *