Nômade Digital. Este assunto vem sendo cada vez mais procurado por profissionais. Principalmente por ser possível trabalhar de qualquer lugar no mundo, literalmente. Basta ter conexão à internet.
E muitos nômades digitais trabalham enquanto viajam. Ou viajam enquanto trabalham!
Por isso, entenda agora o que é nômade digital, suas principais vantagens e desvantagens e como se tornar um em 07 Dicas Surpreendentes e práticas!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo sobre o assunto também. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:
- O QUE É NÔMADE DIGITAL
- COM O QUE TRABALHAM
- VANTAGENS E DESVANTAGENS
- 07 DICAS PRÁTICAS DE COMO SE TORNAR NÔMADE DIGITAL
Então, vamos lá!
Você verá nesse Post
1. O QUE É NÔMADE DIGITAL
Em suma, são profissionais que optam por um estilo de vida itinerante. Ou seja, não tem um lugar fixo de trabalho. Em outras palavras, exercem suas profissões em diferentes lugares e de forma remota. Ainda, ganham dinheiro com isso e é sua principal fonte de renda.
Tudo feito de maneira online. Logo, é preciso apenas ter internet e equipamentos de trabalho (como notebook, tablets e até celulares, por exemplo).
De forma prática, os nômades digitais apresentam 2 características principais, que forma o nome desse estilo de profissão:
– a primeira vem do “nômade”. Dessa maneira, os profissionais estão sempre em movimento, sem lugar fixo. Assim, refere-se a mudanças constantes de local de trabalho, sem necessariamente uma moradia fixa.
No entanto, é diferente daqueles profissionais que viajam várias vezes por ano. Porque eles ainda possuem uma base da empresa. Ou seja, um lugar fixo que é preciso ir e voltar constantemente para cumprir parte do trabalho. Nesse caso, não tem a liberdade e flexibilidade total.
– e a segunda característica parte do digital. Logo, tudo é feito de maneira digital, através da internet. E é justamente isso que traz a flexibilidade para os nômades digitais.
MAS ONDE VIVEM OS NÔMADES DIGITAIS?
Em qualquer lugar do mundo. Simples assim.
Basicamente, basta ter uma boa conexão à internet. E um equipamento para exercer suas atividades, como computadores, tablets, notebooks ou até celulares. Conforme falamos antes.
Ainda, eles vivem sempre em trânsito, em mudanças constantes. Ou seja, vivem em diversos lugares ao longo do tempo.
E geralmente, costumam encontrar locais que proporcionem condições boas para exercerem seu trabalho. Com um espaço condizente a isso.
Por exemplo: hotéis, pousadas ou hosteis, alugam casas ou apartamentos temporariamente, camping, trailers, enfim.
2. COM O QUE OS NÔMADES DIGITAIS TRABALHAM
Nômades digitais costumam a trabalhar com atividades ou tarefas que oferecem satisfação. E não apenas dinheiro.
Desse modo, existe uma quantidade e variedade de profissões que podem ser exercidas por meio do trabalho remoto. E isso vem crescendo cada vez mais. Inclusive, com muitas empresas se adaptando para esse estilo de trabalho.
Como exemplo, podemos citar:
-
FREELANCERS
Que basicamente, são profissionais liberais que trabalham de forma autônoma. Ou seja, por conta própria, sem vínculo empregatício.
Dessa maneira, prestam determinados serviços para empresas ou pessoas por um tempo determinado. Com preços ou valores estipulados pelo próprio freelancer.
Como exemplos de áreas que são bastante trabalhadas por freelancers, podemos citar:
- Fotógrafos
- Redatores ou revisores de textos
- Designers gráficos
- Programadores e Webdesigns
- Músicos
- Tradutores
- Profissionais de marketing e vendas
- Jornalistas
- Mercado Financeiro
- Professores
- Pintores
- Arquitetura
- Gestores de projetos
- Consultorias
- Assistente virtual
- Recursos humanos
- Contabilidade
Enfim, existem muitas, mas muitas áreas, assuntos e possibilidades para trabalhar como freelancer. E esse mercado vem crescendo cada vez mais.
Inclusive, se quiser se aprofundar ainda mais sobre freelancers, temos um vídeo bem prático sobre este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
-
MARKETING DIGITAL
Aqui, envolvem-se em muitos pilares, como: gestão de redes sociais, planejamento e execução de mídia, marketing de conteúdo, SEO, entre tantos outros.
Do mesmo modo, se quiser explorar ainda mais o marketing digital, assista nossa playlist que mostra tudo o que você precisa saber sobre este tema. Caso queira assisti-la, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
-
MARKETING DE AFILIADOS
Isso vem crescendo cada vez mais. De forma bem resumida, trata-se de um processo de ganhar uma comissão ao promover e vender um produto ou serviço de outra pessoa ou empresa.
Assim, você pode encontrar um produto que acredite, promovê-lo para os potenciais consumidores, e ganhar uma parte ou comissão a cada venda que realizar.
E o marketing de afiliados é muito presente no meio online. Por isso, é possível trabalhar e vender seus produtos/serviços tudo online, pela internet. Até porque grande parte desses produtos ou serviços são digitais também.
Logo, são enviados para os consumidores pela internet também. Como exemplos de produtos, podemos citar: e-books, cursos e treinamentos, jogos, palestras, eventos virtuais, enfim.
Então, caso queira conhecer mais sobre marketing de afiliados, escreva aqui nos comentários que ficaremos felizes em desenvolver um vídeo sobre este assunto também 🙂
-
TRABALHO REMOTO
Outro exemplo que vem se tornando cada vez mais presente é o trabalho remoto. No entanto, para se tornar nômade digital, este trabalho remoto precisa ser 100% do tempo.
Ou seja, todas as atividades ou responsabilidades do cargo de cada profissional precisam ser possíveis de serem realizadas de modo remoto e via internet.
Atualmente, existem muitas empresas que contratam seus colaboradores para exercer este tipo de trabalho. Dessa maneira, os profissionais podem trabalhar de onde quiserem, desde que tenha acesso a internet.
Enfim, esses foram só alguns exemplos de profissões que exercem o nomadismo digital. As possibilidades são infinitas.
De qualquer maneira, cabe à você analisar se o seu trabalho pode ser realizado dentro dessas condições, combinado?
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS
VANTAGENS
TRABALHAR EM QUALQUER LUGAR
Os nômades digitais podem morar e trabalhar em qualquer lugar do mundo. Assim, seus trabalhos podem ser executados de forma natural. Claro, desde que tenha um bom acesso à internet.
FLEXIBILIDADE
Da mesma forma, a flexibilidade costuma ser maior, já que na maioria dos casos, o trabalho é por demanda. Ou seja, os próprios profissionais podem definir sua carga de trabalho. Bem como horários e dias.
MOTIVAÇÃO E FELICIDADE
Por ser possível trabalhar de qualquer lugar, os nômades digitais costumam viajar bastante. Assim, a felicidade é alta. Principalmente por ser possível viajar e trabalhar ao mesmo tempo, conhecendo diversos lugares do mundo.
Como resultado, a motivação costuma ficar sempre em alta. O que ajuda na produtividade também.
ECONOMIA
Outro ponto é que alguns estudos apontam que nômades digitais tem a preocupação de gastar menos. Existe uma preocupação de ter um consumo consciente com menos desperdícios.
E o mesmo vale para as empresas, que costumam economizar seus gastos quando trabalham com nômades digitais.
DESVANTAGENS
INSTABILIDADE
Na maioria dos casos, os nômades digitais são autônomos. Dessa maneira, não existe um salário fixo. Ou seja, seus rendimentos dependem da quantidade de trabalho e clientes que conseguirem captar.
Dessa forma, é preciso ter um bom planejamento financeiro e estratégias bem elaboradas para conseguir aumentar seus ganhos.
No entanto, caso consiga uma vaga em uma empresa que adote este modelo, essa desvantagem é menos sentida.
SOLIDÃO
Além disso, a solidão pode ser um problema para os nômades digitais. Por estar em movimento constante, a distância de familiares e amigos é um fato que incomoda.
E por mais que esteja conhecendo lugares novos e pessoas novas, como os nômades digitais trocam de lugar constantemente, é preciso se despedir das possíveis novas amizades para encontrar outras no local em que for seguir.
COMUNICAÇÃO
Além disso, a comunicação é um ponto a ser trabalhado. Principalmente pelo fato de depender de aplicativos ou equipamentos para realizar reuniões ou ligações, por exemplo. Então, ruídos ou interrupções nas conversas podem existir.
Além disso, existe a questão do fuso-horário. Ou seja, dependendo do lugar onde estiver, é preciso se adaptar aos horários locais para conseguir se comunicar com os outros.
BUROCRACIA
E como toda viagem, é preciso se atentar as obrigações e documentações para conseguir entrar em determinados países ou cidades.
Por isso, é preciso estudar bem cada lugar antes de seguir a rota.
CONEXÃO
Ainda, conforme falamos antes, é preciso ter conexão boa à internet. Logo, não é qualquer lugar que apresenta essa estrutura, apesar de existirem vários que ofereçam isso.
Inclusive, muitos nômades digitais contratam serviços como planos de conexões móveis para estarem preparados a isso.
4. 07 DICAS PRÁTICAS DE COMO SE TORNAR NÔMADE DIGITAL
1. DEFINA SUA PROFISSÃO
Primeiramente, defina com o que você deseja trabalhar. Parece básico, mas trabalhar com o que gosta é fundamental para conseguir manter a motivação em alta. Principalmente pelo fato de apresentar instabilidades na maioria dos casos. Conforme falamos antes.
Feito isso, estude e entenda se há a possibilidade real de exercer o seu trabalho como nômade digital. Ou seja, analise se é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo através da internet. Afinal, não é qualquer profissão em que é possível fazer isso.
2. ENTENDA SUAS MOTIVAÇÕES
Outra dica é analisar, de fato, quais são seus objetivos e motivações para se tornar um(a) nômade digital.
Isso é bem importante para saber quais são suas expectativas e fazer com que elas se tornem realidades de uma maneira saudável e equilibrada.
Muitos profissionais pensam que ser nômade digital é ficar viajando por aí. Mas na verdade, ser nômade digital é conseguir viajar, mas trabalhar ao mesmo tempo.
Por isso, caso queira apenas viajar porque está infeliz com o seu trabalho, é possível tirar férias antes. Ou então, até ter um ano sabático pra por a cabeça em dia. Ou até testar um trabalho remoto antes para ver como se adapta.
Enfim, se possível, faça alguns pequenos testes antes para ver se funciona. De fato, não confunda nomadismo digital com férias infinitas, combinado?
3. ATENÇÃO A BUROCRACIA
Organize suas documentações. Como passaportes, vistos, certificados de vacinações ou exames exigidos, entre outros.
Ter isso em dia é muito importante para evitar dores de cabeças. Bem como possíveis perdas financeiras e de tempo também.
4. ORGANIZE-SE FINANCEIRAMENTE
Como dissemos anteriormente, os nômades digitais não tem uma estabilidade financeira na maioria dos casos. Por isso, é preciso se organizar financeiramente para ter uma reserva de dinheiro quando necessário.
Inclusive, um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo é muito importante também.
Assim, você evita passar perrengues e se prepara melhor para possíveis imprevistos.
5. PREPARE SEUS EQUIPAMENTOS
Defina quais são seus equipamentos necessários para o seu trabalho. Isso é fundamental para conseguir entender o que precisa levar com você.
Lembre-se que por ter um alto deslocamento de locais, os nômades digitais costumam preferir equipamentos que sejam mais portáteis.
Ao mesmo tempo, cheque as estruturas necessárias para conseguir cumprir com suas obrigações de trabalho.
6. PLANEJE SEUS DIAS
Um ponto extremamente importante é planejar muito bem como serão seus dias, semanas, meses, semestres e anos, por exemplo.
Fazendo isso, você conseguirá se organizar de maneira assertiva e condizente. Principalmente, mentalmente e financeiramente.
Dessa forma, você conseguirá entender melhor quais seriam as cidades e locais mais adequados para ir. Bem como buscar trabalho ou clientes para manter sua fonte de renda ativa.
7. ESTUDE SEMPRE
Por fim, nunca pare de estudar e se desenvolver. Por exemplo: estudar outros idiomas é fundamental para conseguir se virar em outros países.
Da mesma forma, continue investindo na sua qualificação e capacitação profissional. Hoje em dia, é possível encontrar bons cursos e treinamentos tanto online quanto presencial.
Dessa maneira, você estará apto(a) a novos desafios e encontrar grandes oportunidades. Assim, conseguir se destacar sempre.
DICA EXTRA
E como dica extra, sugerirmos muito você estudar e buscar referências para entender bem como é ser um(a) nômade digital.
Esse é um estilo de vida cada vez mais procurado. Mas para dar certo, você precisa estar muito bem preparado(a) mentalmente, fisicamente e financeiramente também.
Por isso, vamos recomendar aqui 2 opções:
CURSO “NÔMADE DIGITAL”:
A primeira é o curso “Nômade Digital”, que mostra o passo a passo para montar um negócio online para conseguir se tornar um(a) nômade digital. Ele é bem completo. E, por isso, é bastante elogiado pelos seus alunos e um dos mais procurados nesta área.
Então, se quiser conhecer esse curso, que está com uma oferta bem especial no momento que estamos gravando este vídeo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
LIVRO “NÔMADE DIGITAL”:
E a segunda é a leitura do livro “Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser”.
Ele é considerado por muitos como o guia para os profissionais conseguirem trabalhar e viver onde quiserem. Com certeza, é um dos livros mais vendidos para quem deseja se tornar um(a) nômade digital.
Dessa maneira, se quiser conhecer este livro, o que recomendamos muito, é só clicar aqui embaixo 🙂
E PRA FECHAR ESTE POST SOBRE NÔMADE DIGITAL…
Viu como nômade digital pode ser um estilo de vida bem prazeroso e profissional ao mesmo tempo?
Lembre-se que a questão não é simplesmente “largar tudo e viver seus sonhos”. Mas sim, em se preparar e conseguir trabalhar com o que gosta, viajando e conhecendo lugares de qualquer lugar do mundo.
Sempre com muita organização, planejamento, trabalho consistente e responsabilidade. E um pouquinho de coragem também é bem-vindo!
E aí? Se você fosse um(a) nômade digital, para qual cidade ou país você gostaria de ir? Divida sua resposta aqui com a gente nos comentários!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- O QUE É NÔMADE DIGITAL
- COM O QUE TRABALHAM
- VANTAGENS E DESVANTAGENS
- 07 DICAS PRÁTICAS DE COMO SE TORNAR NÔMADE DIGITAL
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa
Nenhum comentário “Nômade Digital (O Que É e 07 Passos para Se Tornar Um do Jeito Certo)”