MÉTODO GTD (A Arte de Fazer Acontecer) Getting Things Done

Método GTD, Getting Things Done ou A Arte de Fazer Acontecer.

Se você está sempre correndo contra o tempo e acha que não está chegando em lugar nenhum, chegou a hora de conhecer o método GTD.

Principalmente porque ele vai te ajudar a se organizar de uma maneira muito prática. E assim, realizar suas tarefas dentro dos prazos e assumir o controle.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o GTD é muito mais que um organizador de tarefas. Muito mesmo!

Por isso, entenda agora o que é o método GTD, todas suas vantagens incríveis para sua vida e os 5 passos bem práticos para aplica-lo no seu dia-a-dia.

Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo prático sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂

Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É E PRA QUE SERVE O MÉTODO GTD?
  2. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS
  3. 05 PASSOS PRÁTICOS PARA APLICÁ-LO NO SEU DIA-A-DIA

E no final deste vídeo, vamos deixar uma dica bem especial para você começar com o GTD agora mesmo, combinado?

Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

1. O QUE É E PRA QUE SERVE O MÉTODO GTD?

Formado pelas siglas das palavras em inglês Getting Things Done, que significa basicamente A Arte de Fazer Acontecer, o método GTD funciona como uma ferramenta de produtividade pessoal.

Porém, ele é mais do que produtividade ou organizador de tarefas. Ele procura um equilíbrio entre a carreira profissional e a vida pessoal, priorizando a saúde mental das pessoas.

Em outras palavras, o método GTD faz com que nós apaguemos todas as tarefas que temos na nossa cabeça e as registre em algum outro lugar, que chamam de “memória externa”. Como por exemplo: num papel, caderno ou no computador ou celular, por exemplo.

Dessa maneira, a nossa mente ficará livre, já que não precisará ficar memorizando essas coisas e focar onde realmente importa. Como executar projetos, ter novas ideias ou tomar decisões, por exemplo.

Banner 11 Perguntas Negócio Próprio 01 - MÉTODO GTD (A Arte de Fazer Acontecer) Getting Things Done

A DEFINIÇÃO DE TAREFAS…

Porém, o método GTD precisa de uma definição de tarefas a partir de ações. Ou seja, de acordo com cada situação.

Logo, o método GTD não foca somente em prioridades e prazos, mas sim na flexibilidade de ajustar e atualizar as tarefas diariamente.

Esse método consiste em fazer com que as pessoas retomem o controle do seu dia-a-dia. E segundo o GTD, a melhor forma de nos mantermos engajados com as nossas tarefas é retirá-las da cabeça.

Porque ao fazer isso, nós teremos uma perspectiva e podemos ter mais consciência sobre o que ainda deve ser feito e por que algo está sendo realizado.

Por isso, uma de suas grandes características é começar pelas coisas mais simples, ao invés de partir pros objetivos e propósitos maiores.

Então, podemos dizer que nós só teremos sucesso em focar nos grandes objetivos e propósitos se conseguirmos ter o controle das tarefas e preocupações cotidianas.

E é justamente por isso que muitos dizem que o método GTD pode ser representado pela simples frase: “Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações”.

  • LEIA TAMBÉM:

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO | 08 Dicas Incríveis de Leitura
O QUE VENDER NA INTERNET | 10 Ideias Inspiradoras de Sucesso
O QUE É SEO? (4 Dicas BEM Simples para Trabalhá-lo do Jeito Certo)

2. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS

OTIMIZAÇÃO DO TEMPO

Otimizar e administrar bem o tempo é uma das principais vantagens do método GTD.

Por trabalhar bem a mente e fazer com que ela esteja presente em cada minuto dos nossos dias, você vai descobrir que tem muito mais tempo do que imaginava pra fazer as coisas.

Assim, conseguirá se organizar melhor seus horários com as tarefas. Não só do seu lado profissional, mas pessoal também, como curtir a família, praticar seus hobbies e ter uma boa vida social, por exemplo.

QUALIDADE DE VIDA

Outro ponto importante é que método GTD prioriza a saúde mental, eliminando o stress. Até porque não adianta ter uma produtividade alta se o seu nível de stress for alto também.

E é justamente por isso que ele foca em técnicas para fazer com que você mantenha a calma e serenidade, sem ter que se preocupar demais com aquelas preocupações que atrapalham sua mente no segundo plano.

Dessa maneira, a sua produtividade e organização serão bem mais altos, mas com uma qualidade de vida bem trabalhada e equilibrada.

FOCO NO PRESENTE

Além disso, o GTD fará com que você foque no presente, no agora. Como dissemos anteriormente, a situação atual é o que define suas ações.

De fato, como suas tarefas e pendências estão guardadas ou listadas na memória externa que explicamos antes, sua mente estará livre para focar no que precisa ser feito agora.

SWOT Exemplo 4 - MÉTODO GTD (A Arte de Fazer Acontecer) Getting Things Done

LIBERDADE

Um ponto interessante é que o GTD não impõe nada do que e quando algo precisa ser feito.

A ideia é que você tenha liberdade para organizar suas tarefas e gerir o seu tempo da maneira que achar melhor. E assim, definir suas prioridades para melhorar seu desempenho.

CRIATIVIDADE

Por fazer com que você tenha a mente livre, será possível estimular sua criatividade. Sua cabeça conseguirá ter ou gerar ideias, e não armazená-las.

E isso pode ser uma ótima oportunidade para ter novas possibilidades.

FLEXIBILIDADE

E ainda, o GTD promove a flexibilidade, trabalhando a capacidade de adaptação as mudanças. E isso é muito importante porque imprevistos ou mudanças de caminhos acontecem quase que diariamente.

Caso não esteja preparado(a) para mudanças, você terá uma sensação de culpa por não conseguir cumprir alguma meta ou objetivo dentro de um determinado prazo, por exemplo.

Considerando isso, o método GTD permite que você ajuste ou adapte planos e prioridades de acordo com as suas necessidades atuais.

E é exatamente isso que faz com que esse método acompanhe a sua vida, e não o contrário.

Coronavirus empresas se prepararem pra crise - MÉTODO GTD (A Arte de Fazer Acontecer) Getting Things Done

3. 05 PASSOS PRÁTICOS PARA APLICÁ-LO NO SEU DIA-A-DIA

1. COLETE

O primeiro passo é coletar tudo o que chama nossa atenção no momento. Liste tudo o que aparecer. Sejam ideias, preocupações, pensamentos, pendências, enfim.

Faça isso, mas não se preocupe em categorizá-las ainda.

Essa lista é o que chamam de “Caixa de Entrada” nesse método, como se fosse do email mesmo.

Como falamos aqui, essa lista pode ser criada em qualquer lugar que seja bom para você: um caderno, bloco de notas, aplicativo, enfim.

2. ESCLAREÇA

Agora, analise a lista criada (Caixa de Entrada) e esclareça o que precisa ser feito para cada item.

Aqui, existirão itens que não podem ser resolvidas com ações e aqueles que podem ser executados.

No caso dos itens que não possam ser resolvidos com ações neste momento, você tem três alternativas:

– Descartar ou eliminar os itens que você sabe que não irá realizar

– Separar em uma lista que pode ser chamada de “Algum dia/talvez”, sem prazo definido para eles

– Colocar em uma outra lista para ser consultada num futuro

E para os itens que podem ser executados, você pode delega-los para alguém ou aguardar alguma resposta (se for o caso), agendar sua realização ou transformar em um projeto aquelas tarefas mais complexas, ou seja, as que precisam de várias ações.

3. ORGANIZE

Neste passo, classifique as ações que precisam ser feitas, organizando tudo dentro do seu contexto atual.

Separe os itens por categorias, como por exemplo: trabalho, estudos, viagens, família, etc.

Aqui, é possível também colocar seus prazos que cada ação precisa ser realizada. Isso ajudará muito organizar as coisas que precisam ser feitas.

4. REFLITA (REVISE)

Agora, olhe sua lista e revise periodicamente. Seja uma vez por semana, por mês ou até todos os dias. Enfim, revise sempre que possível.

Dessa maneira, você conseguirá entender as prioridades e reorganizar suas tarefas de acordo com cada situação.

Cheque sempre suas listas, inclusive aquelas que estão aguardando resposta ou foram delegadas para alguém. Ou então, atualizá-la de acordo com as novas tarefas que aparecerem na “Caixa de Entrada”.

5. FAÇA (ENGAJE)

E, por fim, coloque suas tarefas ou ações em prática. Realize as tarefas que precisam ser feitas ou engaje as pessoas em que foram delegadas algumas tarefas a serem feitas também.

Aqui, você seleciona as ações de acordo com os seus parâmetros, como contexto, energia, prioridade ou até prazos.

Business7 150ppp 01 e1583595876969 - MÉTODO GTD (A Arte de Fazer Acontecer) Getting Things Done

E PRA FECHAR ESSE POST…

Viu como o Método GTD é uma ótima forma de aumentar sua produtividade, mas também encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?

Com ele, com certeza sua motivação e comprometimento estarão sempre altos.

E conforme prometido, caso queira se aprofundar sobre o método GTD, recomendamos muito a leitura do livro “A Arte de Fazer Acontecer” que explica tudo o que você precisa saber sobre o método GTD e um jeito bem prático e didático.

Essa é uma leitura bem gostosa e fácil. E com certeza, ler esse livro vai te ajudar MUITO, mas muito mesmo. Por isso, caso queira conhece-lo, vamos deixar o link aqui embaixo, combinado?

E só pra recapitular o que falamos aqui:

  1. O QUE É E PRA QUE SERVE O MÉTODO GTD?
  2. SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS
  3. 05 PASSOS PRÁTICOS PARA APLICÁ-LO NO SEU DIA-A-DIA

Esperamos que tenha gostado!

E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!

Um abraço!

Marcus,
Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário “MÉTODO GTD (A Arte de Fazer Acontecer) Getting Things Done”